Feedback  e participação

ERROS, SUGESTÕES, CRÍTICAS, ...  enviar e-mail

organização básica do glossário, atualmente compreende:

Verbete - sugestão de rotina na elaboração:

   (*) Ao encontrar erros, omissões ou tendo sugestões, COLABORE para a melhoria deste Glossário enviando email a respeito. No caso de verbetes com erros ou necessitando complementações: arraste o mouse sobre o texto do verbete, copie-o e cole-o no email e, abaixo desse texto colado, apresente suas ponderações.
    São bem-vindas as sugestões de links importantes/confiáveis de sites, páginas, artigos, vídeos.. que ilustrem e/ou complementem verbetes; a colaboração será registrada junto a esses links.
    Infelizmente as informações na Internet apresentam, em alguns sites, mesmo os sérios, alta volatilidade e muitas páginas mudam de endereço ou, simplesmente, o site e/ou a página são extintos. Links complementando verbetes são, assim, muitas vezes perdidos. Caso isto seja verificado pelo colega, depois de testar se não é somente o caso do provedor referente ao link estar fora do ar, favor enviar email indicando o link quebrado.
    Este glossário apresenta vários verbetes (*) complementados por ilustrações legendadas (Ver figuras legendadas) e por textos e breves notas (ver Textos Complementares). Breves notas e textos complementares, na forma de artigos, de notas de aula,etc. (inéditos ou com divulgação on line autorizada), de interesse para um ou mais verbetes, com ou sem ilustrações, são bem vindos e, uma vez aprovados, serão publicados neste site  do glossário.
    De forma semelhante, se você tiver foto, fotomicrografia, desenho, diagrama, etc. que ilustre de forma clara um ou mais de um dos verbetes, gostaríamos de contar com a sua colaboração enviando-nos tais ilustrações, caracterizando, com esse envio, autorização implícita para sua divulgação. Fotos e microfotos, figuras, etc.. devem vir com qualidade e resolução adequadas para reprodução na WEB (> 150 dpi em escala 1:1 de reprodução).
Envie-nos, por email, essa ilustração acompanhada de:

(*) A estrutura atual aproximada de verbetes é a seguinte:

(*)Para ser criado um verbete, são obrigatórios o termo e a sua definição precisa.

ERROS, SUGESTÕES, CRÍTICAS, ...  enviar e-mail
 

IMPORTANTE:
    A elaboração de  verbetes (autores ou coautores) deve atentar para os direitos autorais, ou seja, os verbetes devem ser da autoria de quem os está propondo e encaminhando. Favor não enviar cópias de verbetes, publicados ou inéditos, de outros autores ou copiados de livros, artigos, etc.. a não ser para indicar, a título de colaboração, alguma correção que se faça necessária em verbete já disponibilizado. Na elaboração de um verbete, admite-se, entretanto, a inserção de pequenos trechos de parágrafos de outros autores, desde que, como manda a ética, tais trechos estejam entre aspas e acompanhados da devida citação e referência bibliográfica completa.
    Cada verbete, após indicação de termos sinônimos, antônimos, acrônimos, correlatos.., deve sempre iniciar com uma definição concisa e suficiente do vocábulo e, conforme o caso, continuar com dados adicionais que complementem a conceituação mais detalhada do termo. Designações referentes a subdivisões ou classificações relacionadas ao verbete principal podem ser apresentadas a seguir organizando hierarquicamente esses termos. Informações adicionais consideradas relevantes também são importantes.
    O uso de fotos, mapas, gráficos de terceiros deverá contar com a anuência explicitada do(s) autor(es) detentor(es) de copy right. No caso de um artigo que já tenha sido publicado em revista científica, em papel ou eletronicamente, deve ser enviada, em anexo ao email, a cópia da autorização da revista, permitindo a reprodução, mesmo que parcial, neste glossário. Alternativa, melhor neste caso, entretanto, é simplesmente enviar o link para a página específica do artigo e do site que abriga esta página o que não fere o copy right.
    O simples envio de textos, imagens e dados para a coordenação do glossário pressupõe a autorização para a divulgação e eventual futura impressão em papel. Subentende-se, assim, que todas as colaborações estão automaticamente autorizadas a constarem em qualquer versão deste glossário, seja na Internet seja em outra mídia eletrônica ou mesmo como livro em papel, com o compromisso de serem sempre referenciados os autores ou colaboradores proprietários desses dados onde couber.

x-x-x-x-x-x
 
- Última atualização: 05/12/17 22:03