deslizamento de solo
[Inglês:landslide]
[Conf. solifluxão]

Ruptura e deslizamento relevo abaixo de massas de solo e rochas associadas em encostas íngremes.

O processo está relacionado a infiltração de água de chuva continuada em encostas com declividade próxima de ângulo limite de estabilidade do solo local. Com os poros preenchidos por água, aumenta a densidade do solo, que se torna plástico, e diminui a coesão entre as partículas o que provoca a diminuição do ângulo de estabilidade do talude; em consequência, ocorre a abrupta ruptura do solo que desliza em avalanche morro abaixo.
Os deslizamentos de grandes massas de terra e rochas na forma de avalanches muitas vezes provocam catástrofes em áreas urbanas e em rodovias.
Entre outras causas, se tem, como das mais importantes, a retirada da cobertura vegetal que amarra o solo com seu sistema radicular e cujos galhos e folhas e raízes absorvem o impacto de gotas de chuva e do escoamento de água, evitando a erosão rápida.
Quando os blocos de rocha são muito importantes a predominantes no deslizamento, o nome avalanche de blocos ou deslizamento de rochas é aplicável.
Em regiões de glaciais, o fenômeno pode ser extremamente catastrófico, ocorrendo por grandes extensões ao longo dos vales, sendo conhecido como corrida de lama ou lahar, muitas vezes disparados pelo derretimento de glaciais afetados por vulcanismo.

[Ver landslide no site Visual Glossary do USGS]

 

Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico