eclogito

Rocha básica, basalto ou gabro, que sofreu metamorfismo de altas pressão e temperatura, da fácies eclogito transformando-se em uma rocha, geralmente granoblástica, cujos componentes são as fases minerais anidras características estáveis às altas pressões e temperaturas: piroxênio sódico, onfacítico, e granada magnesisna, piropo.

A fácies eclogito corresponde a condições de pressões maiores do que 10 kbar equivalentes a>30 km de crosta sobrejacente e temperaturas maiores do que 500oC e que podem chegar aos 1.000oC.
As crostas oceânicas ao sofrerem subducção são eclogitizadas nas condições de metamorfismo de alta P e massas eclogíticas assim formadas associam-se a xistos azuis, ricos em anfibólios sódicos, nos cinturões de alta pressão tipo Sanbagawa.
Ocorrências de diamante em nódulos eclogíticos contidos em rochas como o kimberlito correspondem a uma das mais importantes fontes primárias de diamante e indicativas de cristalização em profundidades mantélicas (>100 km).

[Ver pillow lava eclogitizada e com retrometamorfismo para anfibolito a 3.000m altitude nos Alpes suiços em site de Photo Gallery da PCU Services Co/UK]
[Ver eclogito no site Atlas de Minerais e de Rochas - Museu Heinz Ebert - UNESP]

 

Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico