erosão
[Conf. intemperismo; corrasão; nível base; erodibilidade; erosividade]

Processo geológico de desbaste da superfície terrestre.

Rochas, solos e coberturas vegetais sofrem a ação de agentes erosivos (água da chuva ou pluvial, água de rios ou fluvial, de vento, de gelo, de correntes e marés, de embate de ondas), ocorrendo a retirada e o transporte do material na forma de fragmentos, soluções e colóides para outros locais até atingir o nível base de erosão onde se acumulam.
A força da gravidade é essencial na distribuição ou redistribuição do material de desbaste. A erosão vai, em consequência, com raras exceções como na erosão eólica,removendo material das regiões altas e transportando para regiões mais baixas. O material pode se acumular em sítios preferenciais, transitórios (planícies de aluvião, por exemplo) ou mais definitivos como as bacias de sedimentação geológica lacustre, marinha ou oceânica.
A força da gravidade provoca, também, a partir de determinadas condições específicas limites, erosão direta na forma de queda de blocos de rochas que se soltam, de deslizamentos de solos, gelo, rochas e vegetação nas encostas ou canalizadas ao longo de vales como correntes de lamas, pedras e árvores que vão destruindo e levando tudo de arrasto vale abaixo. 
Conforme o agente erosivo principal, distinguem-se os seguintes tipos de erosão:
-erosão fluvial - desbaste de rochas e solos por rios e seus tributários;
-erosão glacial - desbaste de rochas e solos por geleiras;
-erosão eólica - desbaste de rochas e solos pela ação do vento (deflação eólica); associadamente a erosão, podem ocorrer depósitos eólicos, tipo  loess, de material fino soprado para longe da área mais ventosa;
-erosão marinha - desbaste de rochas e solos, de praias e dunas, com formação de falésias pela ação de ondas, ressacas e correntes marinhas e litorâneas.
Um processo erosivo especial é o de dissolução de minerais e rochas, principalmente calcárias, pela água formando grutas, cavernas e poços ou dolinas e associadamente construindo estalactites e estalagmites.

Autor: Winge,M.] - Última atualização: 15/01/18 18:10  
Home page Glossário Geológico