escala do tempo geológico
[Conf. carta estratigráfica]

Assume-se para a Terra uma idade de mais de 4,5 bilhões de anos. Com base em estudos estratigráficos e geotectônicos de correlação mundial apoiados, em grande parte, nos registros fossilíferos, paleomagnéticos e em datações geocronológicas,  este tempo geológico foi dividido em: Eons subdivididos em Eras; estas divididas em Períodos que, por sua vez, são divididos em Épocas as quais são divididas em Idades.

Os limites destas divisões são estabelecidos por comitées internacionais de correlação estratigráfica mundial e a base desta divisão temporal são os registros geológicos de várias partes do mundo, determinando-se áreas-tipos, as idades absolutas de seus limites, a correlação e o empilhamento estratigráfico entre elas de forma a se ter uma coluna cronoestratigráfica  mundial subdividida em unidades cronogeológicas designadas Eontemas, Eratemas, Sistemas, Séries e Andares  correspondentes, respectivamente, às divisões cronológicas acima.
A variação da rotação da Terra, desacelerando cerca de 41" de arco por século (Allaby & Allaby,1999), indica que nosso ano sazonal atual é bem mais longo em dias do que o dos primórdios da Terra; por exemplo, há 400Ma o ano tinha 400 dias.

[Clique aqui para ver o Quadro Esquemático do Tempo Geológico.
[Detalhes e atualizações podem ser vistos na Carta  Estratigráfica Internacional da IUGS International Union of Geological Sciences]
[Ver site Máquina do Tempo Geológico - UERJ]
[Ver The Geological Time-Scale no site PALÆOS: The Trace of Life on Earth]
[Ver: Nature Prehistoric Life - BBC]

 

Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico