eustasia

Subida e descida universal do nível dos oceanos em função do aquecimento (épocas inter-glaciais) e resfriamento (épocas glaciais) do clima terrestre, provocando a diminuição (degelo) ou o aumento das geleiras, respectivamente. 

Nas transições para épocas glaciais as linhas de costa tornam-se emergentes, o nível base de erosão é rebaixado, provocando um rejuvenescimento generalizado dos processos erosivos; já nos períodos interglaciais ocorre o contrário, formando-se muitos mares interiores, rasos e quentes além de submersão generalizada de linhas de costa.
A causa principal dessas variações está relacionada a ciclos de variação da emissão de energia solar que atinge e aquece a terra. Outras causas, intrínsecas à Terra, afetam também o clima geral, somando-se ou contrapondo-se à principal: dispersão de energia térmica pelas correntes marinhas e aéreas que dependem da extensão dos mares e dos relevos dos continentes; efeito estufa devido ao CO2 despejado na atmosfera pelo desequilíbrio da fotossíntese em florestas tropicais e, recentemente, pelo homem com indústrias poluentes atuais, etc..

 

Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico