evolucionismo
[Conf.criacionismo; evolução (das espécies)]

Proposta de natureza científica sobre a origem do universo em geral e da vida em particular através de uma evolução da matéria e da energia segundo sistemas organizacionais em constante mudanças, buscando equilíbrio (homeostase nos seres vivos) e adaptação por feedback ou retroalimentação (sistemas com entropia negativa) o que leva à seleção dos seres ou das organizações mais adaptados ao meio ambiente dentre os diversos criados, mais ou menos aleatoriamente ou ao acaso, por transformações ou mutações em reação às alterações das variáveis físicas e/ou químicas e/ou biológicas no ecossistema considerado.

Dentro da perspectiva evolucionista, ocorre uma verdadeira guerra entre sistemas organizados, entre eles os seres vivos, e a tendência universal de desordem por distribuição de energia (entropia positiva) com os corpos mais quentes cedendo calor aos mais frios, diminuindo e até extinguindo, assim, a capacidade de trabalho e de organização do (sub)sistema considerado.
A proposta evolucionista da vida praticamente nasceu com os estudos de Charles Darwin sobre a evolução das espécies, sendo foco ainda hoje de acirradas polêmicas com setores de igrejas que a repudiam, defendendo a criação de tudo de forma estática e por vontade divina e não por processos físico-químicos dinâmicos ao acaso.
O evolucionismo está relacionado à evolução do conhecimento humano a partir de estudos científicos. Já o criacionismo é doutrinário e está relacionado a princípios teosóficos, de crenças religiosas que não necessitam de demonstração científica.

Colaboração de Prof. Antônio Rodrigues Cordeiro (por email):
"
Segundo hipóteses de ampla aceitação, a Evolução da matéria teve inicio no Plasma de particulas elementares, prions, quaks e gluons que originaram o H1, H2 e H3, os quais deram origem aos cem átomos estáveis que conhecemos na Terra e em muitos planetas. Essa evolução deu-se em minutos no Big Bang, mas o processo teve continuidade ao se formarem moléculas sempre que as condições de energia permitiram. Na Terra, temos rochas de 3,9 bilhões de anos que indicam a presença de um caldo de compostos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo, onde se teriam formado glicídios,lipídios, protídios e ácidos nucleicos que, em um bilhão de anos teriam dado origem a primitivas bactérias. Experimentos de laboratório demonstraram que esse caldo se forma em uma mistura de compostos de carbono, em atmosfera livre de Oxigênio em ambiente com ampla fonte de energia.Vesículas de membranas lipoproteicas teriam absorvido essa sopa primordial e as proteinas teriam se organizado em associação com RNA e DNA para formar as mais primitivas células capazes de reprodução.
Darwin sugeriu que as células primitivas teriam de surgir em um ambiente muito especial. Muitos evolucionistas admitiram a origem espontânea da primeira célula.
A evolução de matéria parece ter sido sempre do simples ao complexo com agregações e diferenciação das partes. Foi assim, das particulas, aos átomos, ás moléculas e macromoléculas, estas se combinando para formar a primeira célula e esta entrou no âmbito da seleção natural...
Aparentemente, a estrutura da matéria, e da energia que lhe é intrinseca, determinou o curso da evolução pois dos cem átomos que se formaram; seis constituem o âmago da matéria organizada em seres vivos (C,H,O.N,P,S),outros 32 o resto, todos se associando..."espontaneamente" e excluindo os demais...é muito interessante, tudo dependendo dos graus de afinidade... eles estavam criados para fazer parte da vida...Isso pode ser finalismo, teismo, etc.
Acredito que a evolução da matéria foi uma decorrencia de sua natureza e inclui a evolução da matéria organizada."
Antônio Rodrigues Cordeiro
Geneticista - Professor Titular Aposentado da UFRGS

[Ver O sobe e desce da vida no site do Instituto de Ciências Biológicas - UFMG]
[Ver Criacionismo no site Alfabetização pela Bíblia]
[Ver Criacionistas e Ciência da Criação  no site Dicionário do Cético]
[Ver Scientific American: Snowball Earth]
[Ver: Nature Prehistoric Life - BBC]

Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico