geotectônica
[Sin tectônica global; megatectônica]

Estudo das grandes estruturas terrestres tais como cadeias orogênicas, bacias geológicas, cratons, organização das geosferas terrestres,.. e dos processos geológicos (geodinâmica) envolvidos nesta mega organização estrutural da Terra.

A teoria da tectônica de placas litosféricas ampliou o campo de estudos estruturais tornando obsoletos os conceitos relacionados com a teoria de desenvolvimento e evolução de geossinclinais.
A geotectônica é comandada pela busca de equilíbrio de massas e de energia em que os princípios de ação<=>reação em busca de equilíbrio do sistema estão sempre presentes. Assim, por exemplo, a denudação de uma cadeia de montanhas por erosão glacial e fluvial diminui o peso das rochas favorecendo uma reação isostática de mais soerguimento das "entranhas" aquecidas da montanha, acompanhado ou não de magmatismo, e segue-se mais erosão com arrefecimento progressivo da crosta até que o sistema encontre um equilíbrio com a peneplanação da região; a extrema pressão com que fases minerais são submetidas ao serem tragadas em placas que mergulham no manto, faz com que mudem para estruturas cristalinas muito mais densas amplificando o mecanismo de subducção pelo aumento de densidade da rocha que as contem;..

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico