gradiente topográfico
[Sin.declividade]

Inclinação máxima de um trecho de uma encosta expressa em porcentagem definida pela razão entre a diferença de altitude e a distância total, projetada em plano horizontal, entre dois pontos desta encosta multiplicada por 100.

Por exemplo, em uma encosta em que se descem 10 metros de altitude para cada 10 metros de distância projetada em planta temos gradiente de 100% que vai corresponder a um ângulo de aclive ou de declive de 45O. Observar que a distância real do terreno entre os dois pontos considerados será equivalente a hipotenusa de um triângulo retângulo cujos catetos são a diferença de altitude e a distância projetada na horizontal.
Nas marcações de caminhamentos topográficos entre pontos sucessivos o gradiente medido pode ser menor do que o gradiente topográfico quando a direção não é a mesma da inclinação máxima do terreno, devendo-se, também, anotar se é negativo (declive ou encosta abaixo) ou positivo (aclive ou encosta acima).
O declive ou aclive tambem pode ser expresso em ângulo de inclinação do terreno: de 0o (terreno horizontal) a 90o (encosta ou paredão vertical).

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico