monte submarino 
[Inglês: seamount; Francês: guyot]

Monte submarino imerso com topo aplainado que se eleva da planície abissal, muitas vezes com mais de 1.000m, que ocorre alinhado perpendicularmente às ridges, isolados ou formando agrupamentos.

A origem dos seamounts está relacionada a processos geológicos na interface crosta-manto (bem mais rasa nos oceanos do que nos continentes) decorrentes de aquecimento acima de hot spot. Havendo  movimentação da placa oceânica sobre o ponto quente mantélico, de forma análoga ao que ocorre no sistema de ilhas do Hawai, pode se formar uma linha de guyots sendo os mais antigos estabilizados. Atividades sísmicas, hidrotermalismo associando-se alterações diversas sobre rochas vulcânicas e toda uma biodiversidade relacionada ao ambiente de várias profundidades, depósitos (Fe, Mn, Co) metais raros e fosforitos podem se associar nesses montes submarinos.

[Ver: Iyer,S.D.; Mehta,C.M.; Kalangutka,P.N.G. 2012. Seamounts – characteristics, formation, mineral deposits and biodiversity. Geologica Acta,10(3):295-308; Disponível online em: www.geologica-acta.com]
[Ver: Geological Origin of the New England Seamount Chain (NOAA)]
[Vídeo: Seres das profundezas ]

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico