hidrotermal
[
hidro=água; termal=quente]

Referente a fluido aquoso aquecido, combinado ou não com outras fases fluidas (CO2 principalmente) em várias proporções, geralmente no estado supercrítico e fortemente reativo, com proveniência mantélica, ígnea ou metamórfica, podendo ainda ter origem meteórica, marinha ou sedimentar em correntes de convecção aquecidas por intrusões ígneas.

A ação hidrotermal ocorre em vários ambientes geológicos crustais, sendo marcantes os processo de alteração dos minerais pré-existentes.
O metamorfismo de fundo oceânico está fortemente relacionado com processos hidrotermais pré a sin-metamórficos com alteração por água do mar fortemente aquecida que circula em correntes convectivas mobilizadas pelo calor do magma ascendente na ridge meso-oceânica.
Muitas jazidas minerais, como às relacionadas aos greisens, estão relacionadas a processos de alteração hidrotermal, com extração e posterior deposição de metais de forma seletiva dadas as características geoquímicas de rochas e fluidos envolvidos junto a plutons intrusivos aquecendo fortemente o seu entorno.
Os processos metassomáticos e/ou hidrotermais podem ter como local de transformação zonas de contato, zonas de fratura ou falha, massas rochosas maiores, camadas, estratos ou bandas de litologias mais suscetíveis ao processo de transformação,... e, após o processo, além da transformação química pode-se ter mudanças de texturas ou preservações parciais ou totais de texturas ou estruturas (pseudomorfose).

[Ver veios hidrotermais no site Earth Science World Image Bank - AGI

[Autor: Winge,M.] Última atualização: 23/07/16 16:27
Home page Glossário Geológico