hot spot

Região com forte fluxo calórico que persiste por dezenas de milhões de anos, provoca magmatismo de tendênca alcalina, tanto em áreas continentais quanto oceânicas, e cuja origem é creditada a existência de uma pluma mantélica abaixo desta região.

As chaminés alcalinas e carbonatíticas no Brasil, por exemplo, foram desenvolvidas em hot spots. As ilhas vulcânicas do Hawaí são exemplo típico de vulcanismo decorrente do deslocamento do hot spot.
O rifteamento de um continente tem como causa principal a ocorrência de hot spot que aquece a litosfera acima  que se eleva em um primeiro momento pela diminuição de densidade com o aquecimento desenvolvendo estrutura abobadada com tectônica de estiramento crustal e falhas lístricas associadas à uma junção tríplice. Na evolução, tende a ocorrer magmatismo alcalino com vulcanismo e que pode evoluir para a abertura de um oceano. Caso especial constitui a Islândia, com hot spot posicionado sobre a ridge do Atlântico Norte, e que apresenta, entre outras, rochas intermediárias a ácidas (formação de crosta proto-continental?).

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico