manto

Geosfera abaixo da crosta e acima do núcleo, entre cerca de 100km e 2.900km de profundidade e dividido em manto superior e manto inferior com uma zona de transição entre os dois.

O manto superior tem densidade em torno de 3,4 e, provavelmente, tem composição essencialmente peridotítica, sendo o principal fornecedor de magma para a formação da crosta; ele estende-se desde o Moho até cerca de 400km de profundidade, incluindo a base da litosfera (manto litosférico)e a parte superior da astenosfera.
O manto inferior ou manto interno, situado abaixo de 1.000km de profundidade, tem densidade em torno de 4,7 e apesar das altas temperaturas tambem é sólido em função das altas pressões reinantes.  A temperatura varia de 1.000 a 3.000°C aumentando com a profundidade e com aquecimento produzido por decaimento radioativo.
A zona de transição, entre 400 e 1000 km, mostra 3 rápidos incrementos nas velocidades de ondas sísmicas e apresenta comportamento variável de transmissão das ondas sísmicas perpendiculares (S); as placas tectônicas em subducção atingem, no máximo, a zona de transição, no limite entre astenosfera e mesosfera (700km de profundidade).

[Ver "The Interior of the Earth" - E.C. Roberston, USGS]

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico