método da luminescência oticamente estimulada (LOE)

A LOE é um método geocronológico de datação de processos antropológicos ou geológicos ocorridos de centenas há milhares de anos (Recente), usando-se para a análise medidas de emissão luminescente estimulada em minerais ionizados por radiação natural ao longo do tempo.

A LOE é um método geocronológico relativamente recente de datação de processos arqueológicos e geológicos ocorridos de centenas a milhares de anos (100 a 200.000 anos ) com erros de ~10%.
U, K e Th radioativos existentes, mesmo em pequenas quantidades, em solos e sedimentos ionizam constantemente grãos de minerais próximos; esta ionização é cumulativa e proporcional ao tempo de irradiação e, pode ser estimulada a se evidenciar como radiação luminosa. A medida desta luminescência permite determinar o tempo de ionização dos minerais, sabendo-se que o "relógio", representado pela ionização dos cristais, é zerado, caso os cristais sejam expostos a radiação solar ou a forte aquecimento.
Esta sensibilidade para idades recentes torna este método geocronológico de muito uso para a arqueologia, e para a determinação da idade de eventos relacionados com a evolução da atual superfície terrestre como avalanches, depósitos piroclásticos e seu vulcanismo associado, depósitos de loess e outros distais de regiões desérticas,..

[Ver Luminescence Dating no site Sheffield Centre for International Drylands Research (SCIDR)-UK]

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico