método da termoluminescência (TL)

A TL é um método geocronológico de datação de fenômenos ou processos geológicos ocorridos há milhares de anos (Recente), usando-se para a análise propriedades termoluminescentes de minerais como quartzo e carbonatos de solos e sedimentos que já foram expostos à luz solar e depois foram soterrados.

Esses minerais apresentam defeitos e impurezas cristalinos que armadilham progressivamente as emissões do decaimento radioativo de isótopos de K, U, Th e Rb do sedimento e tambem de radiação cósmica a que foram expostos anteriormente. A exposição à luz solar ou o forte aquecimento zeram este relógio que é medido por técnicas sofisticadas de irradiação e aquecimento da amostra, medindo-se a intensidade de luz (termoluminescente) emitida no processo que vai permitir quantificar o tempo em que o "relógio" ficou enterrado.
Esta sensibilidade para idades recentes (1.000 a 500.000 anos) torna este método geocronológico de muito uso para a arqueologia, e para a determinação da idade de eventos relacionados com a evolução da atual superfície terrestre como avalanches, depósitos piroclásticos e seu vulcanismo associado, depósitos de loess e outros ..

[Ver THERMOLUMINESCENCE Technique no site do USGS]

[Ver Termoluminescência (TL) - Grupo de Pesquisadores do Laboratório de Vidros e Datação/SP]

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico