migmatito
[
migma=mistura]

Mistura de fácies de rochas metamórficas na qual, pelo menos, um componente é representado por material granítico ou granitóide derivado de fusão parcial (anatéxico) e/ou de metassomatismo com significativo aporte de elementos granitófilos.

A fusão parcial ocorre quando o conjunto rochoso atinge condições de forte metamorfismo sob alta pressão de H2O o que leva a fusão dos componentes granitófilos mais leves que tendem a se entremeiar com fácies remanescentes, não fundidos, mais máficos.
Os migmatitos podem ter estrutura muito variável, desde rocha maciça, homogênea, granitóide(diatexitos) até a combinação heterogênea de duas ou mais fácies distintas (metatexitos). Nestes, ocorrem fases rochosas mais escuras representando, normalmente, os relictos (paleossoma) não fundidos da rocha original  e fases mais félsicas representando a parte fundida (neossoma).
Em condições anidras, nas mesmas temperaturas e pressões de migmatitos, com pouca ou nenhuma fusão dissociando a fase máfica de félsica, formam-se os granulitos ao invés de migmatitos.

[Ver várias estruturas migmatíticas no site do Museu Heinz Ebert - UNESP]
[Ver migmatito heterogêneo, brechóide - Tese 005 - IG/UnB]
[Ver Migmatite rock em Earth Science World Image Bank - AGI]
 

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico