mineral
[Conf. mineralóide; cristal; isomorfismo; polimorfismo; rocha]

Substância química natural, sólida, homogênea, geralmente resultante de processos inorgânicos, apresentando estrutura interna ordenada, composição química e propriedades físicas próprias e constantes dentro de certos limites que permitem a sua identificação como espécie mineral.

Os minerais são, juntamente, com outras substâncias naturais os constituintes das rochas.
Os minerais são caracterizados por apresentar um arranjo atômico com uma unidade química básica, denominada célula unitária, que se repete organizada e tridimensionalmente (rede cristalográfica) pela extensão do mineral e que se reflete, frequentemente, em sua superfície externa com formas geométricas e faces características como um cristal.
Minerais podem ser produzidos por atividades biológicas como a aragonita (madrepérola) de conchas e de pérolas e, são neste caso, chamados de minerais biogênicos ou organógenos.
Minerais diversos, como a calcita e a aragonita (CaCO3), a andalusita, a cianita e a sillimanita (Al2SiO5), o diamante e o grafite (C), podem apresentar a mesma composição química mas com estrutura cristalina diferente, sendo chamados minerais polimorfos. Por outro lado, minerais com composição química diferente podem apresentar a mesma estrutura cristalográfica, sendo chamados isomorfos, como a forsterita (Mg2SiO4) e a fayalita (Fe2SiO4), os plagioclásios e vários outros que compõem as séries isomórficas de minerais.
Um mineral deve ser natural e, portanto, substâncias artificiais produzidas pelo homem como cristais de diamante, safira, rubi,.. sintéticos não são minerais.
Substâncias líquidas, como água mineral ou metal mercúrio não são minerais, apesar de serem assim, eventualmente, denominadas (água mineral, por exemplo).
Substâncias naturais amorfas, como a opala, apesar de manterem uma certa constância de composição química e de características físicas, não apresentam a organização cristalina dos minerais, sendo classificadas como mineralóides (parecidas com minerais).
Os minerais são divididos, pela sua estrutura e composição química, em 12 grupos(ver Atlas de Minerais e de Rochas - Museu Heinz Ebert - UNESP): elementos nativos; sulfetos; sulfossais; óxidos e hidróxidos; halogenetos; carbonatos; nitratos; boratos; sulfatos e cromatos; fosfatos, arsenietos e vanadatos; tungstatos e molibdatos; silicatos

[Ref. Klein & Hurlbut (1999)]
[Ref. Branco,P.M. 1982. Dicionário de Mineralogia.
[Ver minerais no site Atlas de Minerais e de Rochas - Museu Heinz Ebert - UNESP]
[Ver Minerals Close Up  no site do USGS]
[Ver: Notas de Aula de Fundamentos de Mineralogia do Prof. José Affonso Brod]

[Autores: Winge,M.; Santos,M.D.]  Última atualização: 26/07/16 15:24
Home page Glossário Geológico