nódulo

(a) Inclusão, geralmente arredondada de material mantélico (Ex.nódulo peridotítico), de mineral (Ex. olivina) ou de concentração mineral fracionados em profundidade, que ocorre em pipes, chaminés e derrames de basanitos, carbonatitos, kimberlitos e outras rochas magmáticas de origem profunda. Distingue-se de xenólitos que são fragmentos de qualquer tipo de rocha encaixante da cúpola de uma intrusão ou do duto magmático próximo.

(b) Inclusão arredondada ou elipsóide, centimétrica em geral, muitas vezes com superfície rugosa, de mineral ou de agregado mineral sem estrutura interna significativa,  originada muitas vezes por substituição local de rocha sedimentar da qual se distingue pela composição diferente. São comuns nódulos de chert e quartzo microcristalino em calcários, marcassita em carvão, fosfatos em lutitos marinhos.

(c) Concreções originadas no assoalho oceânico pela precipitação e aglomeração/aglutinação botrioidal de soluções coloidais, derivadas de fumarolas ou de outros ambientes como os euxínicos, floculadas por oxidação de componentes solúveis em pH e eH distintos. (Ex. concreções manganesíferas e cobaltíferas do fundo do oceano).

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico