permafrost
[=permanentemente gelado]

 Solo escuro que permanece gelado por mais de dois anos em regiões árticas (grandes latitudes) e em regiões montanhosas (grandes altitudes permanentemente geladas) com planícies ou altiplanos de tundra onde se desenvolvem pequenos arbustos, musgos e líquens, muitas vezes ocorrendo camada de solo capeando nível de gelo permanente ou que só degela parcialmente em ciclos maiores de aquecimento climático.

Permafrost cobre cerca de 20% da superfície das terras do planeta e mais de 1/3 do permafrost está para degelar (1o a 1,5oC) e em alguns pontos já degelando. Como o metano, formado a partir da decomposição anaeróbica de camadas orgânicas com vegetação, tipo tundra, e de animais, está sendo liberado com o degelo do permafrost temos aí uma fonte de gás com 25 vezes o efeito de estufa do CO2 sendo "dessequestrado" para atmosfera (ver Scientific American, December 2009).
O degêlo parcial de camadas do permafrost desenvolve feições superficiais métricas a decamétricas poligonizadas, onde podem se concentrar frações detríticas contidas no gelo, em um padrão que fica bem marcado na tundra.

[Ver mais detalhes no site The Atlas of Canada]

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico