permafrost
[=solo permanentemente gelado]

 Solo escuro que permanece gelado por mais de dois anos em regiões árticas (grandes latitudes) ou em regiões montanhosas (grandes altitudes permanentemente geladas) com planícies ou altiplanos de tundra onde se desenvolvem pequenos arbustos, musgos e líquens, muitas vezes ocorrendo camada de solo capeando nível de gelo permanente ou que só degela parcialmente em ciclos maiores de aquecimento climático.

Permafrost cobre cerca de 20% da superfície das terras do planeta e mais de 1/3 do permafrost está para degelar (1o a 1,5oC) e em alguns pontos já degelando. Como o metano, formado a partir da decomposição anaeróbica de camadas orgânicas com vegetação, tipo tundra, e de animais, está sendo liberado com o degelo do permafrost temos aí uma fonte de gás com 25 vezes o efeito de estufa do CO2 sendo "dessequestrado" para atmosfera (ver Scientific American, December 2009).

O degêlo parcial de camadas do permafrost desenvolve feições superficiais métricas a decamétricas poligonizadas, onde podem se concentrar frações detríticas contidas no gelo, em um padrão que fica bem marcado na tundra.

[Ver mais detalhes no site The Atlas of Canada]

Artigo da BBC (*), alerta para o grande risco de, ocorrendo degelo acentuado com o aquecimento global, serem atingidas muitas áreas antes intocadas do permafrost e, assim, serem liberados, além de metano e outros gases, bactérias e vírus letais congelados e em estado de dormência, dispersos ou contidos em restos de animais e de humanos que morreram doentes e foram enterrados ou soterrados no hoje solo congelado. E, uma vez liberados, infectar animais e populações humanas com cepas milenares resistentes aos atuais antibióticos.

[(*) Long-dormant bacteria and viruses, trapped in ice and permafrost for centuries, are reviving as Earth's climate warms - ver em http://www.bbc.com/earth/story/20170504-there-are-diseases-hidden-in-ice-and-they-are-waking-up ]

 

[Autor: Winge,M.] - Última atualização: 02/02/18 19:26  
Home page Glossário Geológico