pixel

Célula unitária de uma malha em x,y que, em imagens digitais, tem correspondência com a resolução espacial da imagem, representando cada pixel um "ponto" da imagem.

O nome pixel deriva de uma contração de picture+element que é o elemento unitário (célula) topológico  do espaço global representado através de uma ou mais (n) variáveis como: tom de cinza, cor, teor de determinado elemento químico, intensidade magnética,..
Imagens representadas por pixels são chamadas raster ou bitmaps.
Quanto maior o pixel, menor a resolução da imagem o que pode ser bem percebido ao se ampliar muito uma imagem: ela começa a ser representada pequenos quadrados (pixels).
Cada pixel é representado, na realidade, por um valor médio da variável que se está considerando dentro do espaço da célula. Em uma imagem de satélite, por exemplo, se o pixel tiver resolução de 10mx10m e nele se tiver 5x10m completamente negros (0 em bits) e 5x10m completamente brancos (255 em bits), o pixel será representado na imagem por um tom de cinza médio (128 em bits).
O pixel em sensoriamento remoto (e câmeras digitais) está diretamente relacionado com a resolução de captação do sistema sensor e com a altitude ou com a distancia do objeto imageado, definindo a resolução da imagem pelo IFOV (instantaneous field of view) que, corresponde, assim, ao pixel.

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico