rifte
[Inglês: rift]
[Conf. aulacógeno]

Estrutura de bacia tectônica originada por tectônica extensional sobre hot spot, margeada por falhas de gravidade, , tipo graben  alongado, desenvolvendo vale ou depressão extensa (rift valley) em continentes ou, em sua possível evolução, em oceanos (rifte de cadeia meso-oceânica).

Os rifts, geralmente, ocorrem em uma junção tríplice em 120 graus, e apresentam-se na forma de calha, margeada por falhas normais, onde acumulam-se sedimentos maiormente detríticos fluviais associados a rochas magmáticas alcalinas.
A evolução tectônica de rift continental pode resultar em ruptura do continente em que dois dos braços da junção tríplice formam um oceano e o terceiro, rift abortado, fica como um aulacógeno.
Com a abertura do novo oceano  ocorre a separação e migração (drift) das placas tectônicas, e o rift, agora oceânico, fica associado à ridge ou cadeia meso-oceânica, locus da geração de crosta oceânica em estruturas ofiolíticas.

[Ver Formação de crosta oceânica entre África e Península Arábica]
[Ver THE WILSON CYCLE: RIFTING AND THE DEVELOPMENT OF OCEAN BASINS no site Department of Geology - University of Leicester / UK]

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico