sabkha 

Ambiente de sedimentação litorâneo supramaré, intermediário entre as terras emersas e faixa intra-marés, em clima árido a semi-árido, sendo comum a associação de depósitos sedimentares evaporíticos (calcários e salinos), de inundações intra-marés e eólicos.

Ambientes de sabkha são de limitado afluxo de material terrígeno (clima árido) e em seus depósitos sedimentares ocorrem processos singenéticos e diagenéticos diversos e característicos como dissolução de calcários e de niveis salinos, dolomitização, concentração de sulfetos.
Niveis conglomeráticos espraiados (da época de enxurradas), feições de ressecamento (mud cracks), poucos tipos de fósseis, esteiras estromatolíticas são comuns.
A intensa evapotranspiração de águas subterrâneas, carregadas de elementos dissolvidos das áreas altas continentais, aliada as condições geoquímicas especiais, muitas vezes redutoras, na área de sabkha, são responsáveis por muitos desses processos diagenéticos e de concentrações de metais de interesse econômico .
Importantes reservas salinas e de petróleo estão relacionadas com a evolução desses ambientes tipo sabkha.

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico