subsidência
[Conf. soerguimento]

Processo de rebaixamento da superfície terrestre com amplitude regional a local por causas tectônicas, como as fases tafrogênicas de bacias geológicas cratônicas a orogênicas, ou,  como evento localizado, por causas não-tectônicas, como dissolução de camadas sedimentares de sais e de calcários subterrâneos com abatimento das camadas acima das dissolvidas.

A subsidência de uma região muda a energia do sistema erosivo diminuindo a competência fluvial e aumentando a taxa de material depositado com relação ao transportado pelo sistema. A evolução do processo subsidente tende a formar bacias geológicas como áreas inundadas (lagos e mares interiores, por exemplo) com acumulação de sedimentos. Se a taxa de fornecimento e acumulação de sedimentos for maior que à de subsidência, ocorre uma fase transgressiva de sedimentação em direção às áreas antes expostas (subaéreas), aumentando a dimensão da bacia geológica com sedimentos.

Com a subsidência progressiva da base de uma bacia geológica, sedimentos, derrames vulcânicos.. vão aí depositando e empilhando-se camada sobre camada em uma sucessão estratigráfica das camadas mais velhas abaixo para as mais jovens acima. O peso de novas camadas produz a compressão e consequente compactação com diminuição de espessura dos estratos que, assim, tem seus fluidos líquidos intersticiais, água predominante, expulsos dos poros, fraturas e fissuras para pontos de mais baixa pressão acima. Associadamente, ocorre o aprofundamento dos estratos que vão sendo aquecidos devido ao gradiente geotérmico terrestre. Sedimentos são assim compactados e seus componentes cimentados transformando-se em rochas (processo de litificação).
Como a Terra é dinâmica, uma região que sofreu subsidência e formação de bacia geológica tende, com o passar do tempo, a ser submetida a novas forças tectônicas, invertendo-se a condição de subsidência para à de soerguimento crustal e vice-versa em uma evolução histórica com complexidade própria da área.

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico