vulcão

Estrutura supracrustal caracterizada pela efusão de material magmático (lava, cinzas, gases) derramado ou ejetado a partir de um conduto de forma cilíndrica na crosta (chaminé) junto a boca ou orifício (vent) do qual se acumula, construindo um depósito com forma mais ou menos cônica, de complexidade variável que depende do tipo de vulcanismo, se mais ou menos explosivo.

Com magmatismo ácido a intermediário, mais viscoso e que dificulta o escoamento e a saída de gases, o vulcanismo tende a ser explosivo e piroclástico, do tipo peleano; fragmentos de rochas não vulcânicas existentes junto ao duto vulcânico podem, inclusive, ser ejetados junto com o material vulcânico no cone de ejeção.
Com magmatismo básico, mais fluido e com menos gases, o aparelho vulcânico tende a ser do tipo hawaiano ou de escudo, mais espraiado, e o magma que irrompe espalha-se por área mais extensa, formando um relevo mais suave e com altura relativamente baixa relativamente ao diâmetro.
Em um terceiro tipo intermediário, as condições de magmatismo intercalam fases mais explosivas e fases mais fluidas, dando origem a estrato vulcões.
Os vulcões podem ser ativos, dormentes ou extintos, os dois primeiros tendo câmara magmática em profundidade a partir da qual irrompe o magma através da chaminé  sempre que tectonismo ou pressão do magma e gases associados forçar a saída da lava. Os extintos são aqueles que não tem mais magmatismo ou cujo magmatismo associado não seja mais significativo. 

[Ver em Photo glossary of volcano terms - USGS: Volcano]
[Ver em Photo glossary of volcano terms - USGS: Vent]
[Ver edição on line de Tilling,R.I. 1997 Volcanoes - USGS publ.]
[Ver Geoparque do Vulcão de Nova Iguaçu no site Caminhos Geológicos do Rio de Janeiro]
[Ver Volcano World - University of South Dakota]

 

[Autor: Winge,M.]
Home page Glossário Geológico