SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)

PROPOSTA DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL
PARA REGISTRO NO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE
(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

1. PROPONENTE (candidato a autor principal)
Nome completo: André Jasper
Endereço p/ postagem: Avenida Avelino Tallini, 171, Bairro Universitário, Lajeado, RS, BRASIL.
Instituição: UNIVATES
Fax: 051-3714-7001
Telefone: 051-3714-7001
email: ajasper@univates.br
Data da proposta:  26/06/2007
Data provável de entrega do artigo:    16/07/2007

2. COAUTORES(*)
Rualdo Menegat
, IG/UFRGS, rualdo.menegat@ufrgs.br,
Margot Guerra-Sommer
, IG/UFRGS, margot.sommer@ufrgs.br,
Miriam Cazzulo-Klepzig
, IG/UFRGS, miriam.klepzig@ufrgs.br,
Fresia Soledad Ricardi Torres Branco, IG/UNICAMP,
fresia@ige.unicamp.br,
Juliana Salvi, PPGAD/UNIVATES,
jusalvi@univates.br  
(*)Informar em ordem de importância: Nome completo, instituição, e-mail

3. NOME do SÍTIO(*): Afloramento Quitéria

 (*)nome consagrado; se não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ou o local

4. SUGESTÃO DE TÍTULO E SUBTÍTULO DO ARTIGO A SER ESCRITO - VER EXEMPLOS
(a)TÍTULO(*): Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS
(b) 
SUBTÍTULO(**): Sedimentos lagunares com singular associação fitofossilífera da Formação Rio Bonito

(*)deve ser conciso e, preferencialmente, integrar o nome do Sítio):
(**)deve ser conciso e complementar ao título):

5. TIPO DE SÍTIO:

[   ]Astroblema                 
[   ]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[   ]Paleoambiental           
[   ]Sedimentar                  
[   ]Outro(s) :_________

[   ]Espeleológico  
[   ]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[ X ]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [   ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [   ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
1. Município(s)/UF: Encruzilhada do Sul/RS
2. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centro da área: 
30o 13' S - 52o 10' W  
3. Nome do local: Quitéria.

7. JUSTIFICATIVAS(*):

O Afloramento Quitéria é um dos poucos da Bacia do Paraná que possui um típico nível de roof-shale com uma paleoflora extremamente diversa (variando de licófitas arborescentes a coníferas) preservada in situ. Além disso, é o primeiro que teve registrado de forma definitiva e comprobatória a ocorrência de charcoal fóssil no Brasil (in press.), o que é indício direto da ocorrência de incêndios vegetacionais durante o Paleozóico Superior na Bacia do Paraná. Há, ainda, informações relevantes em relação ao sítio que podem ser utilizadas para o enriquecimento do conhecimento científico sobre a paleobotânica do Paleozóico Superior da Porção Sul da Bacia do Paraná.

(*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

8) BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

O Afloramento Quitéria se constitui em uma exposição isolada, fragmentada da Formação Rio Bonito sobre o Escudo Sul Rio-Grandense, preservada em um bloco abatido segundo direção Norte/Oeste, com morfologia de Falsa Cuesta. A seção aflorante é pouco espessa (6,40 m) e não exibe contato com o intervalo superposto, erodido, e nem com aquele sotoposto, que se encontra encoberto (Figura). Essa característica torna difícil a sua correlação com as exposições contínuas da Formação Rio Bonito no Bordo Sul da Bacia do Paraná. Podem ser identificados no afloramento dois intervalos deposicionais, sendo um basal de cor cinza claro a cinza escuro, onde análises palinológicas confirmaram a presença de assembléias esporopolínicas bem preservadas, e outro no topo de cores amareladas, estéril em palinomorfos. A fácies basal do intervalo superior corresponde a uma camada arenítica onde estão preservadas as lícófitas arborescentes com bases cormofíticas in situ, associadas a outros fragmentos vegetais preservados como impressões. Taxa importantes preservados no nível de roof-shale são Brasilodendron pedroanum, Coricladus quiteriensis, Botrychiopsis valida e Lycopodites riograndensis.

 

Figura: Fotocomposição do Afloramento Quitéria com destaque para bases caulinares de Brasilodendron pedroanum, Botrychiopsis valida e Coricladus quiteriensis (da esquerda para a direita, a partir de seu ponto de ocorrência).

 

Ver artigos: (1) Jasper et al 2003; (2) Jasper et al 2005; (3) Jasper et al 2006; (4) Jasper et al 2007

(*) anexar também ao email foto signficativa do sítio proposto e/ou capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio, se disponíveis):

9) SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO: Conservação sob responsabilidade do proprietário da área o qual tem grande interesse em preservá-lo para estudos científicos e como representante importante dos sistemas permianos.

10) BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

1. SALVI, Juliana, JASPER, André, RICARDI-BRANCO, Fresia, GUERRA-SOMMER, Margot, BERNARDES-DE-OLIVEIRA, Mary, E. The Lycopodites genus in the Lower Permian of the Paraná Basin, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, in press.

2. JASPER, André, GUERRA-SOMMER, Margot, CAZZULO-KLEPZIG, Miriam, IANNUZZI, Roberto. Biostratigraphic and paleoclimatic significance of Botrychiopsis fronds in the Gondwana realm. In: Proceedings of the XVth International Congress on Carboniferous and Permian Stratigraphy. Utrecht, 10-16 August 2003..1 ed.Amsterdam : Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, 2007, v.1, p. 379-388.

3. JASPER, André, MENEGAT, Rualdo, GUERRA-SOMMER, Margot, CAZZULO-KLEPZIG, Miriam, SOUZA, Paulo Alves de. Depositional cyclicity and paleoecological variability in Quitéria Outcrop - Rio Bonito Formation, Paraná Basin, Brazil.. Journal of South American Earth Sciences. , v.21, p.276 - 293, 2006.

4. JASPER, André, RICARDI-BRANCO, Fresia, GUERRA-SOMMER, Margot Coricladus quiteriensis gen. et sp. nov., a new conifer in Southern-Brazil Gondwana (Lower Permian,Paraná Basin).. Anais da Academia Brasileira de Ciências. , v.77, p.157 - 168, 2005.

5. JASPER, André, GUERRA-SOMMER, Margot, CAZZULO-KLEPZIG, Miriam, MENEGAT, Rualdo. The Botrychiopsis genus and its chronostratigraphic implication in Southern Paraná Basin. Anais da Academia Brasileira de Ciências. , v.75, p.513 - 535, 2003.

6. JASPER, André, GUERRA-SOMMER, Margot. Licófitas arborescentes in situ como elementos importantes na definição de modelos deposicionais (Formação Rio Bonito - Bacia do Paraná - Brasil). Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. , v.26, p.49 - 58, 1999.

7. JASPER, André, GUERRA-SOMMER, Margot. Licófitas cormofíticas arborescentes do Afloramento Quitéria, Formação Rio Bonito (Bacia do Paraná), RS. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. , v.25, p.43 - 60, 1998.

(*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e coautor


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 29 de junho de 2007 11:27
Assunto: Nova Proposta de Sítio: Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS

Prezado colega geocientista,

 
    Veja e avalie a nova proposta de sítio geológico encaminhada à SIGEP:
 
Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS
 
Sedimentos lagunares com singular associação fitofossilífera da Formação Rio Bonito
 
    A SIGEP (*) aguarda seus comentários, críticas e sugestões adicionais à proposta formulada.
 
    Propostas de sítios brasileiros e de sua descrição científica sistematizada, com vistas a compor base de dados de nossos MONUMENTOS GEOLÓGICOS vem sendo submetidas, através de formulário padronizado (http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm), por geocientistas que defenderam tese ou pesquisaram as áreas dos sítios.
    Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral. Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página da proposta.
 
    Ver outras propostas em estudo  http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/  
 
    Propostas já aprovadas, mas carecendo de autores para descrever os sítios, podem ser vistas no quadro: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm#2. Se você estudou algum desses sítios e esteja interessado em preparar artigo descrevendo-o, preencha o formulário indicado atrás. 
   
A SIGEP está definindo um formulário simplificado, análogo ao citado acima, para que o colega possa nos encaminhar SUGESTÃO PRELIMINAR de qualquer sítio que julgar deva ser preservado como monumento geológico, mesmo que no momento não tenha realizado pesquisas suficientes nesses sítio para assumir o compromisso de sua descrição com artigo científico. 
 
Comissão EDITORIAL da SIGEP
======================
 
    (*) A SIGEP objetiva o cadastro de sítios geológicos e paleobiológicos a serem preservados como MONUMENTOS NATURAIS DO BRASIL e a sua publicação na forma de artigos científicos que incluem recomendações de preservação desses sítios.  A partir dessa base de dados, disponibilizada em livros e na Internet, em portugues e em inglês, serão selecionados sítios a serem propostos à UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
    Cada sítio aprovado e descrito constitui um capítulo de livro "SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL". Os novos artigos aprovados serão publicados no Volume III (o Volume II já foi encaminhado para a impressão).
As instruções para os autores podem ser vistas em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
   
    Os artigos dos sítios já publicados podem ser acessados em:
 
ou "linkados" via mapa de localização no Brasil em:
http://www.unb.br/ig/sigep/mapindex/mapindex.htm

=> favor repassar a geocientistas de sua lista de e-mails


COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 29 de junho de 2007 12:14
Assunto: Re: Nova Proposta de Sítio: Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS

Caros colegas da SIGEP,
Aprovo o sítio.
Celia
Representante da ABEQUA


De: André Jasper [mailto:ajasper@univates.br]
Enviada em: segunda-feira, 2 de julho de 2007 16:32
Assunto: Lsita de autores
................
Gostaria de verificar a inclusão de mais autores para o Capítulo referente ao Afloramento Quitéria.
Estes autores colaboraram de forma significativa para a constituição do panorama atual do conhecimento relacionado ao referido sítio e foi uma grande falha de minha parte não incluí-los na versão inicial do formulário.
Assim, a ordem dos autores é a seguinte:
André Jasper;
Rualdo Menegat (rualdo.menegat@ufrgs.br);
Margot Guerra-Sommer (margot.sommer@ufrgs.br)
Miriam Cazzulo-Klepzig (miriam.klepzig@ufrgs.br)
Fresia Ricardi-Branco
Juliana Salvi
....
André Jasper


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 2 de julho de 2007 17:05
Para: 'André Jasper'
Cc: Rualdo Menegat (rualdo.menegat@ufrgs.br); Fresia Soledad Ricardi Torres Branco (fresia@ige.unicamp.br); Juliana Salvi (jusalvi@univates.br); Margot Guerra-Sommer (margot.sommer@ufrgs.br); Miriam Cazzulo-Klepzig (miriam.klepzig@ufrgs.br)
Assunto: RES: Lsita de autores
Prezado André e coproponentes,
 
proposta atualizada com mais tres coautores; verificar em :
http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Afloramento_Quiteria_Encruzilhada_RS.htm
 
Tendo em vista a entrada de novos autores, colei abaixo cópia de email que lhe passei sobre as instruções para os autores...
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil
CÓPIA DE EMAIL:
De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 28 de junho de 2007 11:19

Prezado André,
 
obrigado por ter enviado a revisão da proposta com coautores e a foto do afloramento.
..........
Como é bem provável a aprovação da proposta e vendo a data de provavel entrega para daqui a poucos dias, sugiro dar uma boa olhada nas Instruções para os Autores, para facilitar a nossa futura análise do artigo; destaco das instruções o que se segue:
 
- enviar em Word em uma coluna só, mas já no formato geral especificado e tipos de letras determinados (faremos a editoração final em duas colunas após a revisão final e aprovação do artigo);
- versão em inglês somente depois do artigo ser aprovado;
- uma ou duas fotos de página inteira para Fig. 01 significativa e bonita que retrate da melhor forma possível o sítio;
- todas as figuras e fotos, com ótima resolução e QUALIDADE a melhor possível, deverão ser enviadas em arquivos separados após a aprovação e disponibilização do artigo na internet; entretanto, elas podem ser incluídas inicialmente no texto com resolução rebaixada (~ 100 dpi) para o pre print na internet;
- providenciar minicurrículo com uma foto de cada autor;
- desdobrar, na medida do possível, o capítulo MEDIDAS DE PROTEÇÃO nos ítens indicados;
- ver detalhes e todas outras orientações em:
http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
Informe se quer rever os títulos provisórios.
 .........
Manfredo  
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

De: antonio2673 [mailto:antonio2673@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 4 de julho de 2007 09:44
Assunto: Re:Nova Proposta de Sítio: Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS
...........
Trata-se de uma proposta importante e, portanto, sou a favor da aprovação da mesma.
Atenciosamente,
Antonio Carlos
Representante da SBP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 9 de julho de 2007 15:29
Cc: Rualdo Menegat (rualdo.menegat@ufrgs.br); André Jasper (ajasper@univates.br); Fresia Soledad Ricardi Torres Branco (fresia@ige.unicamp.br); Juliana Salvi (jusalvi@univates.br); Margot Guerra-Sommer (margot.sommer@ufrgs.br); Miriam Cazzulo-Klepzig (miriam.klepzig@ufrgs.br)
Assunto: ENC: Proposta: Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS - Voto SBG

Prezados colegas da SIGEP,

após análise da proposta Afloramento Quitéria, concluímos pela aprovação do mesmo, destacando a importância no registro de associações paleobotânicas do Paleozóico Superior na Bacia do Paraná e a caracterização paleoambiental com ambiente lagunar associado.
Manfredo
c/c proponentes
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 15:44
Assunto: Re: Nova Proposta de Sítio: Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS
 
Aprovo a proposta Afloramento Quitéria por sua importância paleontológica e cronoestratigráfica.
 
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP

De: spolador@uel.br [mailto:spolador@uel.br]
Enviada em: quarta-feira, 25 de julho de 2007 14:31
Assunto: voto SBE
 
Voto da SBE sobre a proposta do sítio:
AFLORAMENTO QUITÉRIA, ENCRUZILHADA DO SUL, RS
 
Face a importância do sítio, a SBE se manifesta FAVORÁVEL a aprovação do mesmo.
________________________________
Prof. Dr. Angelo Spoladore

De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:emanuel.queiroz@dnpm.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 26 de julho de 2007 12:37
Para: Manfredo Winge
Assunto: RES: Votos - Propostas em estudo e REVISÕES do sisitema

Com relação à proposta de sítio AFLORAMENTO QUITÉRIA, ENCRUZILHADA DO SUL, RS  para inclusão na SIGEP, manifesto a minha aprovação concordando com  o posicionamento do Paleontólogo Rodrigo Santucci abaixo explicitado.

Emanuel

Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS

Sedimentos lagunares com singular associação fitofossilífera da Formação Rio Bonito

 

Favorável - o local reúne uma associação vegetal interessante e o primeiro autor já possui trabalhos publicados em revistas indexadas sobre esses fósseis. Faço uma ressalva quanto ao subtítulo, entretanto. Os autores disseram que o afloramento é de difícil correlação com outras localidades da Fm. Rio Bonito. Neste caso, é possível ter certeza sobre a origem lagunar dos depósitos com base apenas nesse afloramento?

 

Rodrigo Miloni Santucci


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 26 de julho de 2007 20:58
Assunto: Sítio Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS - APROVADO
 
Prezados André e coproponentes,
 
Seguindo as normas da SIGEP, comunico, com satisfação, que a sua proposta de sítio e compromisso de descrição foram aprovados conforme pode ser visto na própria página da proposta:
 
Gostaria de lembrar que nessa página já constam sugestões aos autores e de que falta confirmar a data de provável entrega da 1a minuta do artigo.
Assim, o sítio "Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS", passa a ser relacionado na lista de propostas aprovadas (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm).

Isto considerado, aguardamos a elaboração do artigo o qual, uma vez aprovado, registrará em definitivo o sítio no cadastro da SIGEP, juntamente com o elenco de propostas de preservação como patrimônio geológico, através de sua publicação na Internet (bilingüe) e no volume III de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.

Solicitamos leitura atenta das instruções para os autores visto que elas sofreram algumas adições e pequenas modificações (ex. gr. especificações quanto à qualidade e resolução de figuras com vistas à futura impressão gráfica, desdobramento do tópico sobre a Proteção do Sítio, encaminhamento de minicurrículo do autor com foto,..); acessar em: http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.

Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.
Manfredo
p/corpo editorial 


AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  Afloramento Quitéria, Encruzilhada do Sul, RS
Proponentes:  
André Jasper, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco, Juliana Salvi

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE(S)

PARECER
Favorável
Não favorável 
Abstenção
Não se pronunciou(em branco)

Academia Brasileira de Ciências – ABC Diógenes de Almeida Campos  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Célia Regina de Gouveia Souza Favorável
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Emanuel Teixeira de Queiroz
Gilberto Ruy Derze
Rodrigo Miloni Santucci
Favorável
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA Ricardo José Calembo Marra  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Carlos Fernando de Moura Delphin Isolda dos Anjos Honnen  
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS Ricardo Latgé Milward de Azevedo
Rogério Loureiro Antunes
Wagner Souza Lima
 
Serviço Geológico do Brasil – CPRM Carlos Schobbenhaus
Antônio Ivo de Menezes Medina
Mylène Luíza Cunha Berbert-Born
Favorável
Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE Angelo Spoladore
Clayton Ferreira Lino
Favorável
Sociedade Brasileira de Geologia – SBG Manfredo Winge
José Elói Guimarães Campos
Favorável
Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP Antônio Carlos S. Fernandes
Marcello Guimarães Simões
Max Cardoso Langer
Favorável