Bacia do Gandarela, MG

SÍTIO DISPONÍVEL PARA CANDIDATURA À DESCRIÇÃO USANDO FORMULÁRIO
e observando que o sítio a ser descrito deve ser o mesmo sítio já aprovado quanto a área abrangida, tipologia... Se houver diferenças significativas, deve ser proposto novo sítio

 

PROPOSTA de SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL PARA REGISTRO NO
PATRIMÔNIO MUNDIAL(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

PROPONENTE -José Ricardo Maizatto (maizatto@degeo.ufop.br) em 12/09/2000 

Endereço:Universidade Federal de Ouro Preto/Escola de Minas/Departamento de Geologia/Campus Universitário-Morro do Cruzeiro. Ouro Preto - Minas Gerais. CEP 35400-000.
Fax:  (0XX31)559-1606

Telefone: (0XX31)559-1605. R. 261

email:(maizatto@degeo.ufop.br)


1.Sugestão de AUTOR(ES) para eventual descrição detalhada do sítio:

* José Ricardo Maizatto - maizatto@degeo.ufop.br
* Maria Paula Delicio - mpaula@degeo.ufop.br
* Paulo de Tarso Amorim Castro - paulo@degeo.ufop.br
* Issamu Endo - issamu@degeo.ufop.br


2.NOME do SÍTIO (use nome consagrado. Se este não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ ou o local):

Bacia do Gandarela, MG


3. TIPO DE SÍTIO: ____[ ]Espeleológico _______[ ]Paleontológico ______[ ]Geomorfológico

[x] Paleoambiental ____[ ]Ígneo ______________[ x]Sedimentar ________[ ]Metamórfico

[ ] Mineralógico ______[ x]Estratigráfico _______[ ]Tectono-estrutural ___[ ]Metalogenético

[ ] História da Geologia [ ]Astroblema _________[x]Outro: Ecoturístico e Educação

[ ] Marinho-submarino______________ Obs.[ ]Inclui vestígios arqueológicos


4. LOCALIZAÇÃO
4.1. Município(s)/UF:
Rio Acima  UF: MG

4.2. Lat/long(centro da área):

4.3. Nome do local: Bacia do Gandarela


5. JUSTIFICATIVAS para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL: 

No Brasil são reconhecidos diversos depósitos sedimentares continentais de idade terciária amplamente descritos na literatura especializada.
A Bacia do Gandarela apresenta um conjunto de rochas sedimentares formadas entre o   Neoeoceno ao Eomioceno. Nas rochas depositadas neste intervalo de tempo foram identificadas, através da análise palinológica, três biozonas pertencentes à três unidades cronoestratigráficas distintas, a saber: Retibrevitricolpites triangulatus (Eoceno Superior), Dacrydiumites florinii (Oligoceno) e Crassoretitriletes vanraadshooveni (Mioceno Inferior). Em se tratando de depósitos sedimentares continentais, a Bacia do Gandarela apresenta uma posição de destaque pelo fato da ocorrência única de três unidades cronoestratigráficas empilhadas.
Além disso, este depósito possui um valor histórico científico visto que nos idos de 1884 o francês Gorceix, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto, foi o primeiro pesquisador a identificar e descrever uma seqüência sedimentar cenozóica no Estado de Minas Gerais. Mais recentemente, durante a década de 70, a empresa Minerações Brasileiras Reunidas (M.B.R.) desenvolveu uma intensa pesquisa no intuito de caracterizar as jazidas de linhito na região. Dessa forma, a Bacia do Gandarela dispõe de excelentes cavas abandonadas e testemunhos de sondagem, que retratam um riquíssimo acervo de sedimentos, nos quais encontra-se um vasto registro paleobotânico da flora terciária da região.
O linhito é provido de um abundante registro fóssil de vegetais representado por impressões foliares carbonizadas dos mais variados grupos vegetais e elementos microscópicos como por exemplo grãos de pólen, esporos e algas.
Devido a importância desta bacia sedimentar, diversas universidades, freqüentemente realizam visitas técnicas à região tais como: Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Viçosa e pesquisadores do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Atualmente estão sendo realizados pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto estudos integrando diversas áreas do conhecimento geológico que vem frutificando em monografias de graduação e teses de mestrado e doutorado. A Bacia do Gandarela representa, atualmente, um dos locais do Estado de Minas Gerais com maior potencialidade para o desenvolvimento destas áreas do conhecimento científico.
Além do inegável potencial no campo científico, fatores como educação ambiental e desenvolvimento social podem emergir com a preservação deste sítio geológico através de sua inclusão no programa de sítios geológicos e paleobiológicos. Tal inclusão poderá incrementar as atividades associadas a educação e ao ecoturismo.
As atividades relacionadas a área de educação poderão abranger aspectos ambientais, como também estimular o interesse pelas Ciências Naturais, visto que, esta região apresenta uma grande riqueza paleontológica, geológica, botânica e zoológica. De um modo geral, os estudantes de todas as faixas etárias possuem interesse e curiosidade pela natureza e atividades realizadas no campo, ou seja, em contato com o objeto real de estudo, proporcionando um indiscutível enriquecimento no processo de aprendizagem. Assim sendo, estudantes do Ciclo Fundamental, Médio e Superior poderão ser beneficiados com a possibilidade de vivenciar atividades realizadas nesta localidade.
Dessa forma, a proposta de inclusão da Bacia do Gandarela como sítio geológico, baseado neste amplo universo de informações, pode ser considerada relevante e extremamente importante no que concerne à contribuição desta bacia sedimentar no entendimento sobre o Cenozóico no Brasil, sua potencialidade educativa e para o desenvolvimento social desta região..


6.BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO:

A Bacia do Gandarela encontra-se localizada na porção sudoeste do Sinclinal Gandarela, ao norte do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Trata-se de um pequeno depósito sedimentar cuja extensão não ultrapassa os 9km2 com pelo menos 125m de espessura. A distância do afloramento até Belo Horizonte é de cerca de 50km sendo o acesso fácil e seguro. Próximo à este depósito existe um pequeno conjunto de casas, denominado Fazenda Gandarela, pertencente à Minerações Brasileiras Reunidas (M.B.R.), as quais poderão ser utilizadas, no futuro, como um ponto de apoio, tanto para o desenvolvimento de atividades científicas e educacionais, como também um pólo logístico para o incremento do ecoturismo na região.
Através da análise sedimentológica dos afloramentos e dos testemunhos de sondagem foi possível definir a ocorrência de sete fácies sedimentares associadas a um ambiente deposicional alúvio-lacustre.
No afloramento localizado próximo à Fazenda Gandarela é possível observar uma seqüência sedimentar representada por arenitos, argilitos e um espesso pacote de linhito com cerca de 15m de espessura com grande quantidade de impressões foliares carbonizadas.
De acordo com a análise palinológica foi possível identificar a ocorrência de oscilações climáticas durante este intervalo de tempo que afetaram as condições paleoambientais da Bacia do Gandarela.
Este fato foi constatado, mais detalhadamente, na passagem do Neoeoceno para o Oligoceno, na qual observa-se o início do resfriamento cujo ápice ocorreu durante o Oligoceno. Na passagem Neoeoceno/Oligoceno as condições paleoclimáticas quentes e úmidas que vigoraram durante o Neoeoceno, foram substituídas por climas subtropicais frios e secos. Neste contexto, ocorreu uma modificação da paleoflora tropical para uma vegetação mais adaptada ao clima subtropical que começava a vigorar durante o Oligoceno. Com a queda da temperatura e da umidade, o paleolago Gandarela começou a sofrer um aumento na taxa de evaporação causando uma elevação na salinidade da água, criando um ambiente adequado para a formação de argilo-minerais característicos de condições semi-áridas, além do desenvolvimento de dinoflagelados continentais. Esta foi a primeira citação no Brasil, de acordo com a literatura especializada, da ocorrência de cistos de dinoflagelados fósseis, em ambiente deposicional continen!
tal, durante o Terciário. Na Bacia do Gandarela os cistos de dinoflagelados foram utilizados como excelentes bioindicadores de estresse ambiental.
Através da análise sedimentológica verificou-se que durante o Neoeoceno ao Eomioceno a Bacia do Gandarela apresentou uma interessante evolução paleogeográfica representada pela migração de depocentros indicando variações nas direções dos aportes sedimentares que alimentavam este depósito..


7. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL P/PROTEÇÃO:

 A extração do linhito na região cessou a partir da década de 80 estando os afloramentos em bom estado de preservação. Atualmente, estão sendo explotados os dolomitos proterozóicos na área próxima à Bacia do Gandarela, causando um impacto ambiental considerável na região.
Não existe, no momento, nenhum órgão responsável para a proteção da área em questão. Dessa maneira, sendo a Bacia do Gandarela promovida à categoria de sítio geológico, poderia ser evitada uma possível descaracterização deste importante registro sedimentar Cenozóico brasileiro.

RESERVADO À SIGEP:
DATA APROVAÇÃO DA PROPOSTA:  7/5/2003     -   MINUTA PREVISTA PARA:  31
/10/2006    nova data revisada:    /      /  

**********************************

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 7 de maio de 2003 15:25
Assunto: NOVAS PROPOSTAS

Ao Presidente e demais membros da COMISSÃO SIGEP
apresento meu parecer sucinto referente as PROPOSTAS DE NOVOS SÍTIOS disponibilizadas no site da Sigep:

A- APROVO COM VISTAS AO REGISTRO EM BANCO DE DADOS NA INTERNET E POSTERIOR ANÁLISE E EVENTUAL SELEÇÃO PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO:
...................................

5 - Bacia do Gandarela - Rio Acima, MG - José Ricardo Maizatto - maizatto@degeo.ufop.br ; Maria Paula Delicio - mpaula@degeo.ufop.br; Paulo de Tarso Amorim Castro - paulo@degeo.ufop.br; Issamu Endo - issamu@degeo.ufop.br
...................................

Manfredo Winge


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 26 de novembro de 2005 13:12
Para: José Ricardo Maizatto (maizatto@degeo.ufop.br)
Cc: Maria Paula Delicio (mpaula@degeo.ufop.br); Paulo de Tarso Amorim Castro (paulo@degeo.ufop.br); Issamu Endo (issamu@degeo.ufop.br)
Assunto: Sítio 105. Bacia do Gandarela
 
Prezado  colega José Ricardo 
das propostas de descrições de sítios aprovadas pela SIGEP, temos a abaixo listada em que o colega foi confirmado como autor principal.
  
105. Bacia do Gandarela
José Ricardo Maizatto; Maria Paula Delicio; Paulo de Tarso Amorim Castro; Issamu Endo
Paleoambiental; Sedimentar; Estratigráfico Depósitos sedimentares continentais de idade terciária formados entre o Neoeoceno ao Eomiocenocom  - ocorrência única de três unidades continentais cronoestratigráficas empilhadas. Possui valor histórico científico com Gorceix, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto, em 1884 sendo o primeiro pesquisador a identificar e descrever uma seqüência sedimentar cenozóica no Estado de Minas Gerais.
 
 
Solicito as seguintes informações, com vistas à programação dos artigos que virão a compor os volumes II e III dos Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, livro publicado sob a égide da SIGEP:
1- data mais provável em que submeterá o artigo na versão em português?
2- caso não pretenda mais preparar o artigo, poderia informar o Porquê e, se for o caso, indicar alguem que trabalhou na área e que teria condições de descrever o sítio??
 
E, finalmente, caso tenha informações de que esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido e, eventualmente, ser alçado a Patrimônio da Humanidade, solicitamos nos comunicar dessa situação, com detalhes se possível, para a decisão de cancelamento ou não da condição de sítio aprovado.
 
Aguardamos
Cordiais saudações
Manfredo
p/ Comissão Editorial

De: Paulo de Tarso [mailto:paulo@degeo.ufop.br]
Enviada em: quinta-feira, 8 de dezembro de 2005 15:49
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Sítio 105. Bacia do Gandarela

Caro Manfredo,
de fato os trabalhos relacionados ao sítio Gandarela estão atrasados por dois motivos:
o sítio fica dentro da área de uma mineradora (propietária superficiária também) e o acesso ao sítio depende de autorização da mineração);
alguns desmoronamentos atingiram o sítio, que fica em um região muito montanhosa e obstruiu parte dos afloramentos.
Estou negociando a possibilidade de a empresa facilitar o acesso e contribuir para a redução dos desmoronamentos, mas o avanço é lento e a diretoria muito sensível a modificação das condições atuais.
Peço, se possível, um pouco mais de tempo para conseguir o apoio da empresa.
Abraço
Paulo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 2 de agosto de 2006 11:13
Assunto: SIGEP - Compromisso de descrição
 
Prezado colega,
 
na lista abaixo estão os sítios aprovados pela SIGEP para serem descritos pelos autores relacionados, entre os quais consta o colega como autor principal ou como coautor.
 
Isto posto, gostaríamos de saber:
 
1- se pretende elaborar o capítulo sobre o sítio;
2- caso positivo, se poderia encaminhar o artigo até outubro próximo, já prevendo a sua incorporação no volume II do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL e, se isto não for possível, quando pretende realmente encaminhar o artigo;
3- caso não pretenda mais elaborar o artigo, favor informar logo para disponibilizarmos o SÍTIO para outros autores descreverem, visto que já houveram consultas nesse sentido para alguns dos sítios;
4- mesmo que o colega não seja o autor principal na lista, favor informar se pretende continuar relacionado como coautor comprometido com a descrição, pois em caso de sua desistência/impossibilidade, retiraremos o seu nome da lista.
 
Agradecemos antecipadamente a pronta resposta, pois dessas respostas dependerá o andamento da montagem e publicação do volume II da SIGEP

COMISSÃO EDITORIAL
Manfredo Winge
(mwinge@terra.com.br)
Antônio Carlos S. Fernandes (fernande@acd.ufrj.br)
Carlos Schobbenhaus (schobben@df.cprm.gov.br)
Célia Regina de Gouveia Souza (celia@igeologico.sp.gov.br)
Diogenes de Almeida Campos (dac@abc.org.br)
Emanuel Teixeira de Queiroz (emanuel@dnpm.gov.br)
Mylène Berbert-Born (berbert@terra.com.br)


De: Paulo de Tarso [mailto:paulo@degeo.ufop.br]
Enviada em: quarta-feira, 2 de agosto de 2006 10:33
Assunto: Re: SIGEP - Compromisso de descrição

Caro manfredo,
conforme solicitado, seguem as respostas:
1 - sim
2 - farei o possível para encaminhar o texto até outubro próximo
3 - pretendo eleaborar o artigo
4 -


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 14:31
Para: Paulo de Tarso Amorim Castro (paulo_de_tarso@degeo.ufop.br); Issamu Endo (issamu@degeo.ufop.br); José Ricardo Maizatto (maizatto@degeo.ufop.br); José Ricardo Maizatto (maizatto@yahoo.com.br); Maria Paula Delicio (mpaula@degeo.ufop.br)
Assunto: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

    REFERÊNCIA - proposta de descrição aprovada:

    sítio  Bacia do Gandarela, MG 
     http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/BaciaGandarela.htm
  
PREZADOS COLEGAS   MAIZATTO, MARIA PAULA, PAULO DE TARSO E ISSAMU ENDO,
 
estamos programando a organização do volume III da SIGEP para ser publicado o mais breve possível, mas para isto necessitamos confirmar os compromissos assumidos pelos proponentes de SÍTIOS GEOLÓGICOS COM DESCRIÇÃO APROVADA.
Assim, solicito que nos informem se ainda pretendem descrever o importante sítio referido acima ou se não poderão fazê-lo.
Caso pretendam, favor informar a  DATA  mais provável para a entrega da primeira minuta de acordo com as Instruções aos Autores (ver emails abaixo), anexando uma sinopse do currículo do(s) autor(es) juntamente com uma fotografia pequena tipo 3x4 para constar como adendo ao artigo.  
 
FAVOR CONFIRMAREM O RECEBIMENTO DESTE EMAIL
 
Cordiais saudações
Manfredo
p/ corpo editorial
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

 Cópias de emails:

=============
De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 11 de maio de 2007 11:32
Para:
Assunto: Submissão dos artigos da SIGEP - Instruções
 
Prezados autores de propostas aprovadas,
 
alguns dos colegas já confirmaram as datas de compromisso de encaminhamento da 1a minuta do artigo sobre o sítio com vistas ao cadastro de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL e publicação do Volume III da SIGEP.
 
Assim, cabe relembrar as instruções que devem ser seguidas pelos autores e que são encontradas na página  http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.  Essa página sofreu pequenos acréscimos recentemente como, por exemplo, desdobramento do capítulo sobre Medidas de Proteção e orientação para encaminhamento da documentação das figuras.
 
Com o objetivo de simplificar o encaminhamento e prever problemas com a documentação, destacamos dessas instruções os seguintes pontos:
 
1- a minuta em WORD, formatada na configuração de página e tamanhos e tipo de letra indicados, deve ser entregue em uma coluna somente para facilitar o trabalho de análise e revisãoas figuras devem ser inseridas em sua posição mais adequada e com seu tamanho de apresentação final, seja na largura útil da página, seja de 1/2 página (prevendo texto em duas colunas)Após aprovado o artigo faremos a editoração final.
 
2- A versão em inglês para divulgação internacional deve ser enviada logo após a aprovação do artigo e com conteúdo idêntico ao da versão aprovada em português.
 
3- recomendamos que seja selecionada uma foto bonita e representativa do sítio (Fig. 01) para ser exibida em página inteira ou 1/2 página, de preferência logo nas primeiras páginas do artigo;
 
4- todas as figuras/fotos.. devem ser significativas, de qualidade e boa resolução. As figuras inseridas no texto da minuta podem ter resolução rebaixada (~100 DPI) própria para a internet, mas os seus arquivos digitais originais, em alta resolução, devem ser preservados e encaminhados ao corpo editorial tão logo o artigo seja aprovado. Cada arquivo de figura deve ser identificado com número do sítio e da figura; por exemplo, Sitio201_Fig_01.jpg; Sitio201_Fig_03_Ingles.jpg; Sitio201_Fig_07.cdr; Sitio201_Fig_07.gif (os arquivos gráficos vetoriais utilizados devem ser encaminhados juntamente com os de bitmaps).
 
Qualquer dúvida ou sugestão, favor contactar-nos.
 
Corpo editorial
SIGEP - Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil
 
-----Mensagem original-----
De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 8 de maio de 2007 15:37
Assunto: Email aos proponentes de Sítios ainda não descritos

 
Prezado(s) proponente(s)
na lista "sítios aprovados com autores definidos" (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm), alguns referem-se a propostas feitas em formulário como compromisso de descrição do sítio e outros não, pois os autores foram indicados e aceitaram descrever o sítio antes da implantação do formulário. Mesmo nas proposta via formulário, exceto as mais recentes, não se tem data de compromisso para a conclusão do artigo.
Tendo em vista os objetivos da SIGEP de realizar rapidamente o cadastro dos sítios geológicos do Brasil que devem ser preservados e, mais imediatamente, publicar o Volume III de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, solicitamos ao colega:
1 - informar se esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos informar dando detalhes dessa situação para ele ser cancelado;
2 - informar se ainda existe o interesse do colega em elaborar o artigo referente ao sítio indicado como sob sua responsabilidade.  
     Observação - confirmado o desinteresse ou não havendo resposta, retiraremos o (s)  seu (s)  nome (s)  como autor previsto para o artigo sobre o sítio que será, então, listado como disponível para outros candidatos a descrevê-lo;
3 - caso exista interesse e não tenha preenchido formulário, favor preencher o formulário confirmando coautores, data provável de entrega, etc.. como compromisso de descrição; ver http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm;
4 - caso exista interesse e tenha preenchido o formulário antigo (sem data de provável entrega), favor confirmar os dados  (coautores, etc..) e informar a data provável de entrega como compromisso de descrição
 
Aguardamos
 
Cordiais saudações,
 
Carlos Schobbenhaus
_______________________________
Carlos Schobbenhaus
Presidente da SIGEP
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
SGAN 603 Conj. A 1º andar
70830-030 - Brasília - DF
Tel.: (61) 3223.1166/3224.7846
Fax: (61) 3224.1616
_______________________________

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 15 de agosto de 2007 17:23
Para: Paulo de Tarso Amorim Castro (paulo_de_tarso@degeo.ufop.br); Issamu Endo (issamu@degeo.ufop.br); José Ricardo Maizatto (maizatto@degeo.ufop.br); José Ricardo Maizatto (maizatto@yahoo.com.br); Maria Paula Delicio (mpaula@degeo.ufop.br)
Assunto: sítio 105- Bacia do Gandarela, MG - Solicita Informações
Prioridade: Alta
Prezados colegas MAIZATTO, MARIA PAULA, PAULO DE TARSO E ISSAMU ENDO,
 
estamos revisando as propostas aprovadas pela SIGEP cujas descrições, expressas em artigos científicos, poderiam compor capítulos do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.
 
Assim, verificamos que o e-mail abaixo não foi retornado de sua parte (ou houve extravio).
 
Desta maneira, solicitamos informar:
1) se ainda pretendem, oportunamente, descrever o sítio, ou
2) caso estejam desistindo de vez de descrever o sítio, poderiam indicar alguem que trabalhou na área e que poderia descrevê-lo? ou,
3) caso tenham informações de que esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido e, eventualmente, ser alçado a patrimônio da Humanidade, favor nos comunicar dessa situação.
 
Agradeço antecipadamente
 
Manfredo
p/ Comissão Editorial do Volume III
 
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

De: ptacastro@gmail.com [mailto:ptacastro@gmail.com] Em nome de Paulo de Tarso A. Castro
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2007 15:11
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: [SPAM] sítio 105- Bacia do Gandarela, MG - Solicita Informações

Olá Manfredo,
..........
Quanto ao sítio Gandarela, como te havia escrito antes, ele situa-se ao sopé de uma área de mineração em direitos minerários que hoje fazem parte da CVRD e outrora era a MBR. Houve há alguns anos o soterramento parcial dos afloramentos feito pela MBR. Paralelamente, a comunidade do município e de municípios vizinhos se  movimentaram no sentido de garantir a sua integridade.
Na última vez que o visitei jan/07 o local já tinha perdido parte da estrada de acesso e se encontrava bem isolado em meio a mata e inacessível sem a permissão da empresa, que também detém o direito superficiário. Grande parte do afloramento está recoberto. É um afloramento importante, pois trata-se de o que resta de registro cenozóico nos domínios internos ao Quadrilátero Ferrífero.
Neste ponto eu fico em dúvida sobre a possibilidade de continuar  a tentar incluí-lo no rol dos sítios SIGEP. Gostaria de tentar um último contato com a CVRD no intuito de tentar preservá-lo. Para isto peço um pouco mais de tempo, fixando o prazo até meados de outubro. Se eu não obtiver sucesso na tentativa de envolver a CVRD na preservação do sítio eu desistirei de tentar incluí-lo no SIGEP.
No aguardo de sua resposta e mais uma vez desculpando-me por não respondê-lo anteriormente
abraço
Paulo de Tarso


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2007 16:56
Para: 'ptacastro@gmail.com'; Paulo de Tarso Amorim Castro (paulo_de_tarso@degeo.ufop.br); Issamu Endo (issamu@degeo.ufop.br); José Ricardo Maizatto (maizatto@degeo.ufop.br); José Ricardo Maizatto (maizatto@yahoo.com.br); Maria Paula Delicio (mpaula@degeo.ufop.br)
Assunto: RES:sítio 105- Bacia do Gandarela, MG -
Prioridade: Alta
 
Prezado Paulo de Tarso e demais proponentes a autores,
é de lastimar quando empresas de mineração não demonstram sensibilidade pela preservação de monumentos geológicos em áreas em que tem CONCESSÃO.
Estou repassando este email c/c para os demais colegas da SIGEP, onde temos representantes do DNPM que talvez possam oficiar a CVRD consultando-a sobre a possibilidade de "limpar" e preservar a área do afloramento, além de dar pleno acesso a ela para vocês finalizarem os seus estudos.
Abraço
Manfredo
 
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2007 16:58
Para: 'ptacastro@gmail.com'
Assunto: RES: [SPAM] sítio 105- Bacia do Gandarela, MG - Solicita Informações
Prezado Paulo,
o email do Maizzato que consta como autor principal é recusado.. Ele continua como o lider do trabalho??
 
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

De: Paulo De Tarso [mailto:ptacastro@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2007 20:42
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: [SPAM] sítio 105- Bacia do Gandarela, MG - Solicita Informações

O Maizatto terminou o doutorado onde estudou a Bacia do Gandarela. Atualmente ele trabalha no setor de palinologia da Petrobrás.


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 17 de agosto de 2007 10:08
Para: 'Paulo De Tarso'
Assunto: RES: [SPAM] sítio 105- Bacia do Gandarela, MG - Solicita Informações
 
Sim,.. então ele passaria  a ser co-autor, deixando de ser o autor principal caso o artigo venha a ser elaborado por vocês??
Manfredo Winge

De: Paulo De Tarso [mailto:ptacastro@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 17 de agosto de 2007 11:10
Assunto: Re: [SPAM] sítio 105- Bacia do Gandarela, MG - Solicita Informações

É isto.


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 17 de novembro de 2009 15:38
Para: 'Issamu Endo (issamu@degeo.ufop.br)'; 'José Ricardo Maizatto (maizatto@degeo.ufop.br)'; 'José Ricardo Maizatto (maizatto@yahoo.com.br)'; 'Maria Paula Delicio (mpaula@degeo.ufop.br)'; 'Paulo de Tarso Amorim Castro (paulo@degeo.ufop.br)'
Cc: 'Antonio Carlos Sequeira Fernandes (fernande@acd.ufrj.br)'; 'Carlos Schobbenhaus (schobben@df.cprm.gov.br)'; 'Célia Regina de Gouveia Souza (celiagouveia@gmail.com)'; 'Emanuel Teixeira de Queiroz (emanuel@dnpm.gov.br)'; 'Mylène Luíza Cunha Berbert-Born (mylene@df.cprm.gov.br)'; William Sallun Filho (wsallun@gmail.com)
Assunto: ENC: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP
Prioridade: Alta

 Prezados autores,
tendo em vista a programação de publicação do volume III em 2010, favor acusarem o recebimento deste e-mail

Sds
Manfredo
p/corpo editorial
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 08:26
Para: 'Issamu Endo (issamu@degeo.ufop.br)'; 'José Ricardo Maizatto (maizatto@degeo.ufop.br)'; 'José Ricardo Maizatto (maizatto@yahoo.com.br)'; 'Maria Paula Delicio (mpaula@degeo.ufop.br)'; 'Paulo de Tarso Amorim Castro (paulo@degeo.ufop.br)'
Assunto: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Prezado colega,

 estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;

2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;

3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

Agradecemos antecipadamente
Comissão Editorial do Volume III da SIGEP

Ref. Sítio aprovado

Bacia do Gandarela, MG
Tarso Amorim Castro; José Ricardo Maizatto; Maria Paula Delicio; Paulo de  Issamu Endo

Paleoambiental; Sedimentar; Estratigráfico

Depósitos sedimentares continentais de idade terciária formados entre o Neoeoceno ao Eomiocenocom  - ocorrência única de três unidades continentais cronoestratigráficas empilhadas. Possui valor histórico científico com Gorceix, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto, em 1884 sendo o primeiro pesquisador a identificar e descrever uma seqüência sedimentar cenozóica no Estado de Minas Gerais.


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 16 de outubro de 2010 12:45
Para: SIGEP
Cc: PROPONENTES CANDIDATOS À descrição dos sítios aprovados
Assunto: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES
Prioridade: Alta

Prezados colegas da SIGEP,

 anexo lista de propostas aprovadas com as datas que foram previstas pelos proponentes para a SUBMISSÃO DO CAPÍTULO sobre o sítio, sendo que algumas dessas datas já foram reformuladas pelos proponentes e que para alguns sítios nem datas foram apresentadas, configurando uma espécie de “reserva” para o sítio ser descrito quando os proponentes bem desejarem.

Apesar de reiterados apelos (ex.gr. e-mail copiado abaixo), vários proponentes não têm respondido à solicitação de apresentação de uma data (no formulário antigo não se pedia data de submissão) ou de revisão de data já vencida.

A sugestão que cabe, então, é de se passar esses sítios APROVADOS sem resposta de data para a categoria de “DISPONÍVEIS” o que significa que qualquer interessado que tenha estudado o sítio DEVERÁ apresentar formulário com nova proposta de descrição segundo as diretrizes expressas em  www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm .

Aguardo as ponderações dos colegas.
Sds
Manfredo
c/c proponentes
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP

cópia de e-mail:

De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 8 de maio de 2007 15:37
Assunto: Email aos proponentes de Sítios ainda não descritos

Prezado(s) proponente(s)
na lista "sítios aprovados com autores definidos" (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm), alguns referem-se a propostas feitas em formulário como compromisso de descrição do sítio e outros não, pois os autores foram indicados e aceitaram descrever o sítio antes da implantação do formulário. Mesmo nas propostas  via formulário, exceto as mais recentes, não se tem data de compromisso para a conclusão do artigo.

Tendo em vista os objetivos da SIGEP de realizar rapidamente o cadastro dos sítios geológicos do Brasil que devem ser preservados e, mais imediatamente, publicar o Volume III de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, solicitamos ao colega:

1 - informar se esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos informar dando detalhes dessa situação para ele ser cancelado;
2 - informar se ainda existe o interesse do colega em elaborar o artigo referente ao sítio indicado como sob sua responsabilidade.  
     Observação - confirmado o desinteresse ou não havendo resposta, retiraremos o (s)  seu (s)  nome (s)  como autor previsto para o artigo sobre o sítio que será, então, listado como disponível para outros candidatos a descrevê-lo;
3 - caso exista interesse e não tenha preenchido formulário, favor preencher o formulário confirmando coautores, data provável de entrega, etc.. como compromisso de descrição; ver http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm;
4 - caso exista interesse e tenha preenchido o formulário antigo (sem data de provável entrega), favor confirmar os dados  (coautores, etc..) e informar a data provável de entrega como compromisso de descrição

 Aguardamos
Cordiais saudações,
Carlos Schobbenhaus
______________________________
Carlos Schobbenhaus
Presidente da SIGEP
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
SGAN 603 Conj. A 1º andar
70830-030 - Brasília - DF
Tel.: (61) 3223.1166/3224.7846
Fax: (61) 3224.1616


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: domingo, 17 de outubro de 2010 20:35
Para:SIGEP
Assunto: Re: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES

Acho apropriada a sua sugestâo. Só considero necessário que antes de tornar o sítio disponível mandar uma última mensagem ao proponente informando que este procedimento será adotado caso não mande uma resposta em uma semana.
Saudações
Ricardo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 22 de outubro de 2010 17:04
Para: 'SIGEP
Cc: PROPONENTES
Assunto: RES: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES
Prioridade: Alta

 Prezado Ricardo e demais colegas da SIGEP,
temos tido cuidado de  sempre avisar – e repetidas vezes - ao autor de que o prazo que ele mesmo definiu já venceu.
Caso voces estejam de acordo passarei as propostas sem resposta de datas finais para a categoria de “DISPONÍVEIS” .
Se os mesmos proponentes tiverem interesse (e tiverem os dados, claro), poderão ressubmeter a proposta, agora com a vantagem de preencherem o formulário atualizado com os coautores e todos novos prerrequisitos da SIGEP.

Sítios aprovados a serem disponibilizados (*) de imediato para propostas de descrição (os autores previstos não apresentaram data de previsão finais em todas as várias consultas que fizemos):

Geossítios

situacao

nome_sitio

Previsão_Submissão

Histórico

2-Proposta aprovada

Bacia do Gandarela

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Cachoeira do Rio das Almas, Cavalcante, GO

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Chapada dos Guimarães - MT

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Córrego Alagadinho, Crixás, Goiás

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Distrito Mineral do Alto Uruguai, RS

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Mafra-Rio Negro, Santa Catarina e Paraná

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Pico do Itacolomy de Buritizeiro - MG

 

Histórico

 (*) caso os mesmos proponentes ou autores sugeridos estiverem interessados e já tiverem os dados, poderão apresentar formulário preenchido candidatando-se a descrição do capítulo)

Aguardo posições do colega,
Sds
Manfredo
c/c proponentes
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celiagouveia@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 22 de outubro de 2010 17:15
Para: SIGEP
Cc:PROPONENTES
Assunto: Re: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES

De acordo!
Celia
Representante da ABEQUA na SIGEP


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 26 de outubro de 2010 17:17
Para: SIGEP
Cc: PROPONENTES
Assunto: Re: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES

 Prezado Manfredo e demais colegas da SIGEP,
Concordo que as propostas abaixo indicadas sejam colocadas na categoria de "DISPONÍVEIS".

Abr. Schobbenhaus
---------------------------------------------------
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 26 de outubro de 2010 20:38
Para: SIGEP
Assunto: ENC: PRAZO de SUBMISSÃO nos pré-requisitos para a candidatura descrição de sítios para a SIGEP
Prioridade: Alta

Prezados colegas da SIGEP,

1)    Como houve apoio de colegas e nenhuma objeção à proposta do e-mail abaixo de 22/10, passarei a implementá-la, passando a valer o pré-requisito do prazo máximo para submissão do capítulo após a disponibilização na página do formulário para qualquer nova proposta;

2)    Com relação às propostas aprovadas nas quais o proponente não nos apresentou até hoje nem data de previsão para a submissão nem desistência, apesar dos inúmeros apelos por e-mail, a solução é aquela já aprovada por vários colegas: tais sítios passam a ser disponíveis a novas candidaturas de descrição sendo obrigatório, para tanto, o encaminhamento do formulário da SIGEP; observa-se que os mesmos proponentes (descontinuados) poderão vir a se candidatar também; em qualquer caso deverão ser atendidos os pré-requisitos expressos na página do formulário;

3)    Com relação às demais propostas já aprovadas com autores comprometidos, considerando-se também que um dos pré-requisitos das propostas é de que o proponente candidato à descrição já tenha os dados necessários para a descrição do sítio, será coerente e justo darmos um prazo máximo de 6 meses para a submissão dos capítulos desses sítios que ainda tenham datas a redefinir;

4)    Com relação à implantação de “comments & replies” (e-mail de 18/10 abaixo) e revisões ou complementações de descrições de sítios, creio que seria importante ouvir também os autores dos vol I e II e os futuros autores; assim, se algum/a colega da SIGEP tiver sugestões de como podem ser implementadas essas medidas, favor encaminhar ao corpo editorial (e-mails a copiar na Home-page). Após decisão, poderemos – em futura circular aos geocientistas – divulgar essa nova linha de crítica e eventual revisão científica de sítios já publicados.

Sds
Manfredo
c/c proponentes atuais
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP