SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)
=======================

PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO ou PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL
A SER PRESERVADO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

1. NOME do SÍTIO(*): Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge
 
(*)nome consagrado; se não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ou o local

2. PROPONENTE
Nome completo: Mário Sérgio de Melo
Endereço p/ postagem: Rua Nestor Guimarães, 157 - CEP 84.040-130 Ponta Grossa - PR
Instituição: UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
Fax: (42)3220-3042
Telefone: (42)3220-3046
e-mail: msmelo@br10.com.br
Endereço curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8770611527194943

Marque a alternativa correta abaixo:
você está propondo:
[X ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP e candidatando-se à sua descrição;
[  ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP sem candidatar-se à sua descrição; 
[  ] candidatar-se à descrição de sítio geológico/paleobiológico já aprovado pela SIGEP.

Data da proposta:  04/ 09/ 2007      

3. CASO ESTEJA SOMENTE PROPONDO SÍTIO e não esteja se candidatando à descrição para elaborar artigo científico, preencha o formulário no que puder com os dados que tem disponíveis e informe:
a) Como teve conhecimento do sítio? (pessoalmente, artigo científico, televisão, jornal, Internet, outro.):

b) Caso conheça geocientista(s) que tenha(m) estudado (tese, pesquisas,..) o sítio e, por conseguinte, possa(m) descrevê-lo com artigo científico, informe(*):

(*) Nome completo, instituição, e-mail de pesquisador(es) de seu conhecimento que tenha estudado o sítio

4. CASO TENHA ESTUDADO O SÍTIO e esteja se candidatando a descrevê-lo com artigo científico, informe:
a) DATA PROVÁVEL de entrega da 1a minuta 28/ 02/ 2008 Atualizado p/ 31/8/08 (comun. p/ e-mail)
b) CO-AUTORES(*): 
Gilson Burigo Guimarães (UEPG, gburigo@ig.com.br);
Lilian Patricia Massuqueto (Colégio Estadual Professora Elzira Correa de Sá, mmassuqueto6@yahoo.com.br
):
Mario Cezar Lopes (UEPG, mclopes@uepg.br)

(*)Autor principal é o proponente; Informar co-autores previstos em ordem de importância com Nome Completo, Instituição, e-mail

5. TIPOLOGIA DO SÍTIO (marque com X os tipos e com XX o tipo mais característico do sítio):

[   ]Astroblema                 
[X]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[   ]Paleoambiental           
[X]Sedimentar                  
[   ]Outro(s):

[   ]Espeleológico  
[XX]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[   ]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [X ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [ X] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
a. Município(s)/UF: Ponta Grossa,PR
2. Nome do local: Rio São Jorge
3. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centróide da área do sítio: 

          
Latitude: 25o 02' 00" S - Longitude: 50o 03' 26" W  (substitua gg ,mm, ss e N ou S)

7. JUSTIFICATIVAS(*): Trata-se de local com marcantes atrativos geológicos, geomorfológicos, arqueológicos e históricos. Está englobado dentro do recém-criado Parque Nacional dos Campos Gerais. Pela sua beleza cênica, é um local muito procurado por turistas. O proprietário atual mantém uma precária estrutura para os visitantes. Não há preocupação ambiental, e o local, embora ainda preservado, encontra-se sob risco de degradação, se o parque nacional não for logo implantado.
(*)
para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

8. BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*): Aparecem no local granitos do Complexo Granítico Cunhaporanga (Proterozóiso Superior - Eopaleozóico), paleo-regolitos do granito, diamictitos da Formação Iapó (Ordoviciano-Siluriano), conglomerados e arenitos da base da Formação Furnas (Siluriano-Devoniano). O Rio São Jorge corre inicialmente sobre lajeados da Formação Furnas, depois despenca-se em queda de aproximadamente 20 metros, ao longo da qual aparecem os conglomerados da base da Formação Furnas, a Formação Iapó e o Granito Cunhaporanga, numa bela exposição do contato entre rochas da Bacia do Paraná e seu embasamento. A jusante da cachoeira o rio corre num pequeno canyon controlado por uma estrutura de direção NW-SE, do sistema paralelo ao eixo do Arco de Ponta Grossa. Nos topos aparece vegetação de campo, típica da região dos Campos Gerais. No vale do rio ao longo do canyon e em capões aparece a mata com araucária, compondo vegetação heterogênea. Em abrigos nas lapas de arenito existem pinturas rupestres de povos indígenas pré-históricos. Nas proximidades (2 km a oeste) localiza-se a Capela de Santa Bárbara, do tempo dos tropeiros (século XVIII), monumento histórico que dá nome à cachoeira do Rio São Jorge, e que constitui também motivo de interesse para os visitantes.

 

 

 

Ver minuta complementar:  CACHOEIRA DE SANTA BÁRBARA NO RIO SÃO JORGE

(*) anexar ao e-mail até 2 fotos significativas do sítio proposto e,  se disponíveis, capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio

9. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:

 O local é hoje uma propriedade particular, mas em 2006 foi decretada a criação do Parque Nacional dos Campos Gerais, que inclui o Rio São Jorge. O proprietário continua explorando o local para acampamentos, caminhadas, escaladas e piqueniques. Não há controle nem orientação da visitação, nem limitação em relação a capacidade de carga. Já se observam alguns impactos: erosão ao longo de trilhas, depredação da vegetação e de paredões rochosos. Entretanto, no geral o local encontra-se preservado.

10. BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

MASSUQUETO, L. P. 2003. Potencialidades de turismo e uso acadêmico no sítio natural Cachoeira do Rio São Jorge - Ponta Grossa - PR. Ponta Grossa, 2003, 104p. Monografia (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Setor de Ciências Exatas e Naturais, UEPG.

 (*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e co-autor

11. SINOPSE DO CURRICULUM VITAE DOS CANDIDATOS A AUTORES(*):

 

Mário Sérgio de Melo é graduado em Geologia (1975 - IGUSP), com pós-doutorado em Geologia Sedimentar (2004 - IGUSP). Atuou por 20 anos (1976-1996) como geólogo pesquisador do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Transferiu-se para a UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - em 1996, onde atualmente é professor associado junto ao Departamento de Geociências. Na UEPG, em conseqüência de marcante singularidade regional, nos últimos anos sua atuação tem se concentrado no estudo de monumentos geológicos, patrimônio natural e unidades de conservação, com vistas à disseminação do conhecimento das Geociências e suas implicações práticas e de conceitos de conservação e desenvolvimento sustentável.

 

Gilson Burigo Guimarães é graduado em Geologia (1988 – UFPR), com doutorado em Petrologia (2000 – IGUSP). É docente do sistema de ensino superior paranaense desde 1988, integrando os quadros da UEPG a partir de 1991, sendo atualmente professor adjunto do Departamento de Geociências. Sua área de atuação inclui estudos petrológicos, geofísicos e de mapeamento de unidades geológicas brasilianas no Paraná e, mais recentemente, aspectos diversos ligados à caracterização e valorização da geodiversidade, especialmente na região dos Campos Gerais do Paraná.

 

Lilian Patricia Massuqueto é graduada em Geografia (2003 - UEPG), com especialização em Educação e Gestão Ambiental (2005 - ESAP). Inclui em seus estudos temas como patrimônio natural, unidades de conservação e ecoturismo.

Mario Cezar Lopes possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004). Atualmente é Professor Assistente em Estágio Curricular Supervisionado em Geografia na UEPG e Assessor Psicopedagógico do Colégio Marista Pio XII, da Associção Brasileira de Educação e Cultura.

 (*)Sinopse bilíngüe (em Português e em Inglês) dos currículos dos autores com uma fotografia pequena tipo 3x4. Cada "minicurrículo" deverá ter no máximo 120 palavras e servirá para a publicação futura como apêndice do artigo se a candidatura for aprovada e o artigo aceito para publicação.

 

Enviada em: sábado, 29 de setembro de 2007 17:09
Para:
Assunto: Nova Proposta: Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR

Prezado colega geocientista,
 
    Veja e avalie a nova proposta de sítio geológico encaminhada à SIGEP:
 
Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR
 
 
    A SIGEP (*) aguarda seus comentários, críticas e sugestões adicionais à proposta formulada.
 
    Propostas de sítios brasileiros e de sua descrição científica sistematizada, com vistas a compor base de dados de nossos MONUMENTOS GEOLÓGICOS vem sendo submetidas, através de formulário padronizado (http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm).
    Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral. Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página da proposta.
 
    Ver outras propostas em estudo  http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/  
 
    Propostas já aprovadas, mas carecendo de autores para descrever os sítios, podem ser vistas no quadro: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm#2. Se você estudou algum desses sítios e esteja interessado em preparar artigo descrevendo-o, preencha o formulário indicado atrás. 
   
    A SIGEP está recebendo, também, SUGESTÕES EM CARÁTER PRELIMINAR de qualquer sítio que o colega julgar deva ser preservado como monumento geológico, mesmo que no momento não tenha realizado pesquisas suficientes nesses sítio para assumir o compromisso de sua descrição com artigo científico. 
Antes de propor qualquer novo sítio, entretanto, veja se ele já não foi elencado em:
Comissão EDITORIAL da SIGEP
======================
 
    (*) A SIGEP objetiva o cadastro de sítios geológicos e paleobiológicos a serem preservados como MONUMENTOS NATURAIS DO BRASIL e a sua publicação na forma de artigos científicos que incluem recomendações de preservação desses sítios.  A partir dessa base de dados, disponibilizada em livros e na Internet, em portugues e em inglês, serão selecionados sítios a serem propostos à UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
    Cada sítio aprovado e descrito constitui um capítulo de livro "SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL". Os novos artigos aprovados serão publicados no Volume III (o Volume II já foi encaminhado para a impressão).
As instruções para os autores podem ser vistas em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
   
    Os artigos dos sítios já publicados podem ser acessados em:
 
ou "linkados" via mapa de localização no Brasil em:
http://www.unb.br/ig/sigep/mapindex/mapindex.htm

=> favor repassar a geocientistas de sua lista de e-mails


COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: sábado, 29 de setembro de 2007 17:30
Assunto: Re: Nova Proposta: Cachoeira deSanta Bárbara no Rio São Jorge, PR

Prezados colegas,

sou facvorável à proposta.
Abraços,
Antonio Carlos
Representante da SBP


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: sábado, 29 de setembro de 2007 19:48
Assunto: Re: Proposta Cachoeira de Santa Bárbara, PR - RECEBIDA

Muito bem elaborada a proposta. Pelas aspectos geológicos, paisagísticos e de preservação ambiental apresentados manifesto favoravelmente pela aprovação da proposta
Saudações Ricardo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 1 de outubro de 2007 15:38
Assunto: RES: PARECER - Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR
 
 Prezados colegas da SIGEP,
 
o sítio proposto apresenta geologia interessante e didaticamente importante de acordo com as informações fornecidas no formulário e em anexos. A isto aliam-se a beleza cênica com geomorfologia em escarpa e cachoeiras. Aspectos hitóricos e pinturas rupestres valorizam o local do sítio que está sofrendo, superficialmente, degradação pelo excesso de atividades ligadas a um turismo desordenado como descrito no texto complementar ao formulário SIGEP.
 
Em vista destas considerações, sou favorável à aprovação da proposta e dos autores
Manfredo
c/c proponentes
 
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 1 de outubro de 2007 15:50
Assunto: Re: Nova Proposta: Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR

Caros colegas,
Aprovo o sítio.
Celia
Representante da ABEQUA


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 1 de outubro de 2007 17:27
Assunto: Re: Nova Proposta: Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR
 
O sítio proposto possui interesse especialmente estratigráfico, por ser uma exposição didática do contato de unidades da base do Paleozóico da Bacia do ´Paraná com o embasamento, acrescido de interesse relacionado a aspectos da sedimentação dessas unidades e sua expressão geomorfológica. Esta última lhe dá  beleza cênica, valorizando o sítio como atrativo geo- e ecoturístico. Adicionalmente, as impressões ruprestes existentes no sítio, muito sensíveis à depredação,  e aspectos histórico-culturais valorizam-no ainda mais, caracterizando-o  como um sítio do patrimônio natural e cultural.
As perspectivas de proteção são boas, dado a sua inserção no Parque Nacional dos Campos Gerais.
O Prof. Mário Sérgio Melo e sua equipe dispensam maiores comentários quanto à sua competencia na descrição do  sítio proposto. Vale destacar que o Prof. Mário Sérgio já é autor de tres sítios descritos e publicados pela SIGEP.
Em conclusão, aprovo a proposta "Cachoeira de Santa bárbara no Rio São Jorge, PR".
 
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP

De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:emanuel.queiroz@dnpm.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 8 de novembro de 2007 11:37
Assunto: RES: Análise de propostas pendentes

Manifesto posição favorável à aprovação da proposta de sítio CACHOEIRA DE SANTA BÁRBARA NO RIO SÃO JORGE, PR , inclusive dos autores responsáveis pela elaboração do texto
(Emanuel Teixeira de Queiroz)
Representante do DNPM na SIGEP

 

 Favorável. Os autores parecem ter não apenas grande conhecimento sobre a geologia do local, mas também sobre seus aspectos turísticos
(Rodrigo Miloni Santucci).
 


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 3 de novembro de 2007 15:52
Para: Mário Sérgio de Melo (msmelo@uepg.br); Gilson Burigo Guimarães (gburigo@ig.com.br); Lilian Patricia Massuqueto (mmassuqueto6@yahoo.com.br); Mario Cezar Lopes (mlopes@marista.org.br)
Assunto: Proposta: Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR - APROVADA
 
Prezados proponentes,
 
seguindo as normas da SIGEP, comunico com satisfação que a proposta de sítio e de compromisso de descrição foram aprovados conforme pode ser visto na página:
http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Cachoeira_de_SantaBarbara.htm
 
Sugerimos verificar e anotar os comentários e as sugestões dos membros da SIGEP e da comunidade geocientífica disponibilizadas na própria página da proposta.
 
Desta forma, o sítio Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR, passa a ser relacionado na lista de propostas aprovadas pela SIGEP (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm).
Isto considerado, aguardamos a elaboração da minuta em Word e o encaminhamento na data aprazada por vocês; o artigo, assim que aprovado, registrará em definitivo o sítio no cadastro da SIGEP, juntamente com o elenco de propostas de preservação como patrimônio geológico, através de sua publicação na Internet (bilingüe) e no volume III de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.

Solicitamos leitura atenta das instruções para os autores visto que elas sofreram algumas adições e pequenas modificações recentes (ex. gr. especificações quanto à qualidade e resolução de figuras com vistas à futura impressão gráfica, inclusão de breve capítulo sobre SINOPSE SOBRE A ORIGEM, EVOLUÇÃO GEOLÓGICA E IMPORTÂNCIA DO SÍTIO, desdobramento do tópico sobre a Proteção do Sítio, encaminhamento de minicurrículo do autor com foto,..); acessar em: http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.

Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.

Saudações geológicas

Manfredo
p/corpo editorial 
c/c SIGEP

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP

 

AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  Cachoeira de Santa Bárbara no Rio São Jorge, PR
Proponentes:  
Mário Sérgio de Melo, Gilson Burigo Guimarães, Lilian Patricia Massuqueto, Mario Cezar Lopes

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE(S)

PARECER
  Favorável
  Não favorável 
  Abstenção
Em banco: Não se pronunciou

Academia Brasileira de Ciências – ABC Diógenes de Almeida Campos  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Célia Regina de Gouveia Souza

Favorável

Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Emanuel Teixeira de Queiroz
Gilberto Ruy Derze
Rodrigo Miloni Santucci
Favorável
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA Ricardo José Calembo Marra  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Carlos Fernando de Moura Delphin Isolda dos Anjos Honnen  
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS Ricardo Latgé Milward de Azevedo
Rogério Loureiro Antunes
Wagner Souza Lima
Favorável
Serviço Geológico do Brasil – CPRM Carlos Schobbenhaus
Antônio Ivo de Menezes Medina
Mylène Luíza Cunha Berbert-Born

Favorável

Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE Angelo Spoladore
Clayton Ferreira Lino

 

Sociedade Brasileira de Geologia – SBG Manfredo Winge
José Elói Guimarães Campos

Favorável

Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP Antônio Carlos S. Fernandes
Marcello Guimarães Simões
Max Cardoso Langer

Favorável