SÍTIO DISPONÍVEL PARA CANDIDATURA À DESCRIÇÃO USANDO FORMULÁRIO
e observando que o sítio a ser descrito deve ser o mesmo sítio já aprovado quanto a área abrangida, tipologia... Se houver diferenças significativas, deve ser proposto novo sítio

PROPOSTA de SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL PARA REGISTRO NO
PATRIMÔNIO MUNDIAL(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

PROPONENTE -

LEONARDO FONSECA BORGHI DE ALMEIDA

Endereço: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Geociências Departamento de Geologia 21949-900 Rio de Janeiro - RJ

Fax: (21)2598-9465

Telefone: (21)2598-9464

email: lborghi@geologia.ufrj.br

Data da proposta: 08SET2003


1.Sugestão de AUTOR(ES) para eventual descrição detalhada do sítio:

LEONARDO BORGHI


2.NOME do SÍTIO (use nome consagrado. Se este não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ ou o local): 

CHAPADA DOS GUIMARÃES


3. TIPO DE SÍTIO: ____[ ]Espeleológico _______[ ]Paleontológico ______[X]Geomorfológico

[X] Paleoambiental ____[ ]Ígneo ______________[X]Sedimentar ________[ ]Metamórfico

[ ] Mineralógico ______[X]Estratigráfico _______[ ]Tectono-estrutural ___[ ]Metalogenético

[ ] História da Geologia [ ]Astroblema _________[ ]Outro:___________________________

[ ] Marinho-submarino______________ Obs.[ ]Inclui vestígios arqueológicos


4. LOCALIZAÇÃO
4.1. Município(s)/UF: CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT
4.2. Lat/long(centro da área):
15º 25¢ S e 55º 50¢ W.
4.3. Nome do local:
CHAPADA DOS GUIMARÃES


5. JUSTIFICATIVAS para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL:

(1) Na Chapada dos Guimarães, a Formação Furnas apresenta o registro impressionante de antigas tempestades (tempestitos) devonianas;

(2) a Formação Ponta Grossa apresenta o registro da renomada Fauna Malvinocáfrica interposto entre os registros da Bolívia e do Estado do Paraná, além de conter o braquiópode _Tropidoleptus carinatus_, elemento de ligação paleobiogeográfica da bacia do Paraná com a bacia do Parnaíba durante um máximo transgressivo; e

(3) a Formação Botucatu apresenta belíssimas estratificações cruzadas de um paleodeserto jurássico, representativo de uma longa fase de desertificação Gondvana reunido ao Pangea.


6.BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO:

Apesar da bacia do Paraná apresentar um bom nível de conhecimentos geológicos, em muito alcançados em afloramentos de sua porção meridional (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo), em mais de um século de estudo, tanto os afloramentos de suas bordas Oeste e Noroeste (estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), quanto as de Nordeste (Estado de Goiás) ainda são bem pouco conhecidos e discutidos. A região da Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso, a cerca de 60 km a nordeste de Cuiabá, representa um extremo da borda Noroeste da bacia sedimentar do Paraná e envolve um parque nacional (PN de Chapada dos Guimarães). Segundo a literatura geológica, afloram os intervalos estratigráficos do Devoniano (formações Furnas e Ponta Grossa), do Juro-Cretáceo (Formação Botucatu) e do Cretáceo (Formação Bauru). Esta região foi alvo de mapeamento pela Petrobrás na década de 1960 (Oliveira & Muhlmann, Bol. Paran. geoci, 21/22, 1967), em esc ala ~1:450.000, porém cabendo revisão, em virtude de novas informações estratigráficas.


7. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL P/PROTEÇÃO:  

                      IBAMA-MT


From: Manfredo Winge
Sent: Friday, September 05, 2003 6:33 PM
Subject: RES: Versões para leigos - SIGEP

Prezado Leonardo,
não conheço a região, mas, acho que, sendo a sua área de doutorado, vc é que deve melhor saber se merece ou não constar como sítio geológico a ser relacionado no GILGES e, eventualmente, proposto como Patrimônio da Humanidade à UNESCO. Penso que vc deve propor o sítio (formulário em: http://www.unb.br/ig/sigep/index.htm#form ) com vistas à formalização da proposta e análise por todos os membros da SIGEP com eventuais sugestões, inclusive da comunidade geo-científica.
Abraço
Manfredo
************************************************************

De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 9 de setembro de 2003 18:09
Assunto: Re: Versões para leigos - SIGEP

Prezados Manfredo e Leonardo,

A Chapada dos Guimarães na realidade envolve diversos sítios e poderia merecer um tratamento diferenciado. Tratando-se de um parque nacional do IBAMA, esse "mega" sítio poderia ser descrito no contexto de um geoparque, ou seja, seria apresentada a geologia do parque, destacando diversos sítios incluidos em roteiros geológicos.
Na CPRM estamos elaborando um projeto geologia dos parques nacionais/estaduais, selecionados por sua importancia geológica. Estamos montando protótipos de sua descrição e procurando apoio do IBAMA. Esse trabalho a meu ver deverá ser executado em consonância com a SIGEP.
Abr.
Carlos Schobbenhaus
schobben@df.cprm.gov.br
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Chefe do Departamento de Geologia - DEGEO
SGAN 603 Conj. J Parte A 1º andar - Brasília - DF
Fones: (61) 223.1166/224.7846/223.1059
Fax: (61) 224.1616
************************************************************

De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 9 de setembro de 2003 10:24

Assunto: RE: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLOGICO/PALEONTOLOG ICO

Colegas da SIGEP,
Este sítio realmente estava faltando. Acho a proposta ótima.
Celia

Dra. Celia Regina de Gouveia Souza

************************************************************
De: Antonio Carlos Sequeira Fernandes [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: quinta-feira, 18 de setembro de 2003 18:24
Assunto: Re: ENC: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLOGICO/PALEONTOLOGICO

Prezado Manfredo,

Esta é uma excelente proposta que deve ser incluída no SIGEP. Estou totalmente de acordo com a sua inclusão. Abraços, Antonio Carlos

************************************************************

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 25 de outubro de 2003 13:35
Para: 'Borghi Leonardo'
ssunto: RES: Propostas de Sítios e Volume II da SIGEP

Prezado Leonardo,
a sua proposta já foi objeto de aprovação por vários membros da SIGEP. Pessoalmente, acho que ela é de extrema importância e merece ser aprovada, mas, como o Schobbenhaus sugeriu e tendo em vista nossa experiência com outros parques (Chapada dos Veadeiros), talvez devam ser descritos vários sítios geológicos de contexto diferenciado na grande área do Parque. Se existirem vários sítios de mema gênese e feições espalhados por vários pontos, a sugestão é selecionar o(s) afloramento(s) mais importante(s) ou um grupo que esteja esteja próximo e descrevê-los como um sítio, citando somente as demais ocorrências. Assim, minha sugestão é que indique sítios específicos, a não ser que, realmente, a proposta envolva a evolução geomorfológica do conjunto da Chapada dos Guimarães e/ou do sistema deposicional e paleoambiental de extensão regional como um todo. Veja instruões para os autores em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.

Abraço
Manfredo
c/c SIGEP

************************************************************

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 26 de outubro de 2006 10:23
Para: 'Leonardo Borghi'
Assunto: RES: Publicação do Volume II

Prezado Leonardo,

 Inicialmente, devo dizer que o registro - o mais cedo possível - do Sítio 112-Chapada dos Guimarães é muito importante para a SIGEP.

Solicito que envie a minuta do artigo de meados a, no máximo, fim de novembro para termos tempo de analisá-lo e, eventualmente, ser revisto pelos autores, visto que pretendemos fechar a "boneca" do Volume II até meados de dezembro para ser submetida à licitaçao.

Vários  prazos já foram fixados mas não têm sido atendidos por alguns colegas comprometidos com suas atividades profissionais inadiáveis e, assim, temos hoje um número ainda escasso de artigos para o Volume II.
A minha preocupação é que cheguem os trabalhos de enxurrada na última hora e tenhamos de deixar alguns para o volume III cuja publicação em livro deverá demorar.
Abraço
Manfredo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 11 de maio de 2007 11:32
Para:
Assunto: Submissão dos artigos da SIGEP - Instruções

Prezados autores de propostas aprovadas,
alguns dos colegas já confirmaram as datas de compromisso de encaminhamento da 1a minuta do artigo sobre o sítio com vistas ao cadastro de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL e publicação do Volume III da SIGEP.

Assim, cabe relembrar as instruções que devem ser seguidas pelos autores e que são encontradas na página  http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.  Essa página sofreu pequenos acréscimos recentemente como, por exemplo, desdobramento do capítulo sobre Medidas de Proteção e orientação para encaminhamento da documentação das figuras.

 Com o objetivo de simplificar o encaminhamento e prever problemas com a documentação, destacamos dessas instruções os seguintes pontos:

 1- a minuta em WORD, formatada na configuração de página e tamanhos e tipo de letra indicados, deve ser entregue em uma coluna somente para facilitar o trabalho de análise e revisão e as figuras devem ser inseridas em sua posição mais adequada e com seu tamanho de apresentação final, seja na largura útil da página, seja de 1/2 página (prevendo texto em duas colunas). Após aprovado o artigo faremos a editoração final.
2- A versão em inglês para divulgação internacional deve ser enviada logo após a aprovação do artigo e com conteúdo idêntico ao da versão aprovada em português.
3- recomendamos que seja selecionada uma foto bonita e representativa do sítio (Fig. 01) para ser exibida em página inteira ou 1/2 página, de preferência logo nas primeiras páginas do artigo;
4- todas as figuras/fotos.. devem ser significativas, de qualidade e boa resolução. As figuras inseridas no texto da minuta podem ter resolução rebaixada (~100 DPI) própria para a internet, mas os seus arquivos digitais originais, em alta resolução, devem ser preservados e encaminhados ao corpo editorial tão logo o artigo seja aprovado. Cada arquivo de figura deve ser identificado com número do sítio e da figura; por exemplo, Sitio201_Fig_01.jpg; Sitio201_Fig_03_Ingles.jpg; Sitio201_Fig_07.cdr; Sitio201_Fig_07.gif (os arquivos gráficos vetoriais utilizados devem ser encaminhados juntamente com os de bitmaps).

Qualquer dúvida ou sugestão, favor contactar-nos.
Corpo editorial
SIGEP - Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 11:43
Para: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida (lborghi@geologia.ufrj.br)
Assunto: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

    REFERÊNCIA - proposta de descrição aprovada:
    sítio Chapada Dos Guimarães
- MT
   http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/ChapadaGuimaraes.htm

 PREZADO  COLEGA  LEONARDO BORGHI,
estamos programando a organização do volume III da SIGEP para ser publicado o mais breve possível, mas para isto necessitamos confirmar os compromissos assumidos pelos proponentes de SÍTIOS GEOLÓGICOS COM DESCRIÇÃO APROVADA.
Assim, solicito que nos informe se ainda pretende descrever o importante sítio referido acima ou se não poderá fazê-lo.
Caso pretenda, favor informar a data mais provável para a entrega da primeira minuta de acordo com as Instruções aos Autores (ver emails abaixo, anexando uma sinopse do currículo do(s) autor(es) juntamente com uma fotografia pequena tipo 3x4 para constar como adendo ao artigo.  

 FAVOR CONFIRMAR O RECEBIMENTO DESTE EMAIL
 Cordiais saudações
Manfredo
p/ corpo editorial

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:


De: Leonardo Borghi [mailto:lborghi@geologia.ufrj.br]
Enviada em: sexta-feira, 15 de junho de 2007 18:17
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

Caro Manfredo, apesar de eu não ter cumprido o prazo para o v.2 do SIGEP, mantenho ainda o firme interesse em elaborar o artigo para o v.3, para o qual consultarei um colega meu (Geólogo) que eu gostaria que participasse comigo dele. Penso em abordar 2 sítios: (1) cretácico (Cidade de Pedra) e (2) Devoniano (Cachoeira Véu da Noiva/PN de Chapada dos Guimarães). A primeira quinzena de agosto para a minuta é muito tarde? Sds, LB


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 16 de junho de 2007 10:25
Para: 'Leonardo Borghi'
Assunto: RES: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

 Prezado Leonardo Borghi,
que ótima notícia.
Depreeendo pelo seu email que teremos de cancelar a proposta de descrição do "Sítio" Chapada Dos Guimarães
; na realidade, ela já estava parcialmente prejudicada pois, conforme analisado e discutido na própria página da proposta, trata-se mais de um geoparque potencial no sentido de abarcar vários sítios geológicos por extensa área.
Em contrapartida a esse cancelamento, necessitaremos, para nossos registros, da formulação das duas propostas com preenchimento, mesmo que sumário, de formulários definindo claramente os "novos" sítios a serem descritos.
Assim,  favor preencher os formulários confirmando coautores, data provável de entrega, etc.. como compromisso de descrição desses dois sítios existentes na Chapada dos Guimarães; ver http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm;
 A data de agosto ou setembro próximo para a submissão dos artigos está ótima; favor indicar no formulário.
Desculpe a burocracia, mas necessitamos de todos os registros bem definidos das propostas de  sítios e de seu compromisso de descrição para amplo conhecimento da SIGEP e da comunidade geocientífica, evitando-se, entre outras coisas, superposições de propostas.

 Aguardamos retorno com os formulários
Abraço
Manfredo
c/co SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 28 de setembro de 2009 19:43
Para: 'Leonardo Fonseca Borghi de Almeida (lborghi@geologia.ufrj.br)'
Assunto: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Prezado colega,
estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.
Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;
2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;
3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 Agradecemos antecipadamente
Comissão Editorial do Volume III da SIGEP
Ref. Sítio aprovado


De: acsfernandes@pq.cnpq.br [mailto:acsfernandes@pq.cnpq.br]
Enviada em: sexta-feira, 22 de outubro de 2010 18:22
Para: SIGEP
Assunto: Re: RES: DISPONIBILIZAÇÃO DESÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES

 Prezado Manfredo e demais colegas,
com base na argumentação do Manfredo e na análise dos históricos de cada um dos sítios citados, sou de opinião de que devam ser disponibilizados, sendo que os proponentes podem ainda resgatá-los caso desejem.
No caso do sítio de Chapada dos Guimarães, consegui um contato telefônico com o proponente, Prof. Leonardo Borghi, que solicitou o prazo de uma semana para dar uma resposta definitiva à SIGEP. Creio que podemos lhe dar esse prazo.
Concordam?
Atenciosamente,
Antonio Carlos S. Fernandes (Representante da SBP na SIGEP)


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 25 de outubro de 2010 17:15
Para: SIGEP
Cc: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida (lborghi@geologia.ufrj.br)
Assunto: ENC: DISPONIBILIZAR ? - Sítio Chapada dos Guimarães
Prioridade: Alta
 

Prezado Antônio Carlos e demais colegas da SIGEP,
favor verificarem na pg da proposta acima e da qual retirei trechos de trocas de e-mails (anexo) destacando trechos em vermelho muito importantes pois demonstram que o sítio, como originalmente proposto iria ser desdobrado em dois pelo proponente; e-mails nossos posteriores ao do proponente L.Borghi, de 15/6/07 não foram respondidos, ao que me consta.
Assim, aguardamos as duas novas propostas em substituição (ou seriam complementares ?) à original “Chapada dos Guimarães” acima.
Sds
Manfredo
c/c proponente
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 26 de outubro de 2010 15:12
Para: SIGEP
Cc: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida; jmoraes@go.cprm.gov.br; Jamilo; hamilcar@go.cprm.gov.br
Assunto: Re: DISPONIBILIZAR ? - Sítio Chapada dos Guimarães

Caro Manfredo e demais colegas,

Recomendo que a proposta desse sítio seja retirada e substituída pela descrição de geossítios específicos situados na Chapada dos Guimarães, como proposto pelo próprio Prof. Leonardo Borghi em mensagem  que lhe foi enviada em junho de 2007. Nessa mensagem é proposta a descrição de dois geossítios: Cidade de Pedra e Cachoeira Véu da Noiva/ PN Chapada dos Guimarães.

Por oportuno, tenho a informar que a área da Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e parte da APA Estadual contígua está em estudo  visando a proposição de um geoparque no contexto do Projeto Geoparques da CPRM (ver anexo). Prof. Borghi já vem estudando a Chapada dos Guimarães desde longa data e seus trabalhos contribuiram para o enriquecimento da proposta desse geoparque.  

Abraço,
Schobbenhaus
------------------------------------------------
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 26 de outubro de 2010 20:29
Para:SIGEP
Assunto: RES: DISPONIBILIZAR ? - Sítio Chapada dos Guimarães

 Prezados Carlos e demais colegas,

é fundamental que todas as novas propostas, propostas antigas adaptadas ou candidaturas à descrição de sítio de proposta já aprovada sejam formalizadas de acordo com as regras da SIGEP via FORMULÁRIO da SIGEP.

Lembro (é so ver os históricos das propostas) que temos muitos casos enrolados porque não foram formatados e formalizados com formulário (e haja troca de e-mails para desenrolar) sendo apresentada proposta meio fluida sem definições de área, justificativas,... e que nos tem dado uma trabalheira danada para - eventualmente - arrancar  compromissos, datas, área exata, coautores, justificativas, etc.. etc..

O formulário define melhor os COMPROMISSOS  e os dados que os autores já obtiveram (bibliografia, etc..). Para quem já tem os dados, o que é um pré-requisito definido pela SIGEP,  é muito fácil preencher o formulário; agora, para quem não tem esses dados é que é difícil. Assim, solicito que o colega Borghi formalize as propostas conforme já solicitei via e-email de 16/8/07 (ver abaixo).

Sds
Manfredo
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: acsfernandes@pq.cnpq.br [mailto:acsfernandes@pq.cnpq.br]
Enviada em: quarta-feira, 27 de outubro de 2010 05:35
Para: SIGEP
Cc: 'Leonardo Fonseca Borghi de Almeida'; jmoraes@go.cprm.gov.br; 'Jamilo'; hamilcar@go.cprm.gov.br
Assunto: Re: RES: DISPONIBILIZAR ? - Sítio Chapada dosGuimarães

 Prezado Manfredo e demais colegas,
conversei por telefone ontem com o colega Leonardo Borghi e ele concordou na disponibilização do sítio de Chapada dos Guimarães. Ele ficou então de enviar um comunicado à SIGEP.
Abraços,
Antonio Carlos S. Fernandes (Representante da SBP na SIGEP)


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 27 de outubro de 2010 09:04
Para:SIGEP
Cc: 'Leonardo Fonseca Borghi de Almeida'; jmoraes@go.cprm.gov.br; 'Jamilo'; hamilcar@go.cprm.gov.br
Assunto: Re: DISPONIBILIZAR ? - Sítio Chapada dos Guimarães
Caro Manfredo e demais colegas,
Quando
recomendei que a proposta do megageossítio Chapada dos Guimarães fosse  retirada e substituída pela descrição de dois  geossítios específicos situados na área do PARNA Chapada dos Guimarães, subentendi que para cada um fosse preenchido formulário próprio,  conforme pré-requisito da SIGEP.
Abr. CS
---------------------------------
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP


De: Leonardo Borghi [mailto:lborghi@geologia.ufrj.br]
Enviada em: quarta-feira, 27 de outubro de 2010 12:01
Para: acsfernandes@pq.cnpq.br; 'Manfredo Winge'
Cc: 'Carlos Schobbenhaus'; 'Carlos Fernando de Moura Delphim'; 'Cassio Roberto da Silva'; 'Célia Regina de Gouveia Souza'; 'Célia Regina de Gouveia Souza'; 'Clayton Ferreira Lino'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Emanuel Teixeira de Queiroz'; 'Gilberto Ruy Derze'; 'Isolda dos Anjos Honnen'; 'João Wagner de Alencar Castro'; 'José Eloi Guimarães Campos'; 'Marcello Guimarães Simões'; 'Max Cardoso Langer'; 'Mylène Luíza Cunha Berbert-Born'; 'Ricardo Latgé Milward de Azevedo'; 'Rogério Loureiro Antunes'; 'Sidney Ribeiro Gonzalez'; 'Wagner Souza Lima'; 'William Sallun Filho'; jmoraes@go.cprm.gov.br; 'Jamilo'; hamilcar@go.cprm.gov.br
Assunto: RES: RES: DISPONIBILIZAR ? - Sítio Chapada dos Guimarães

Prezados,
Referendo a informação do prof Antonio Carlos.
Agradeço a compreensão e paciência recebida dessa Comissão, à qual faço meus maiores elogios pela transparência e proatividade.
Espero poder colaborar mais efetivamente nesse importantíssimo projeto de reconhecimento do nosso Patrimônio Geocientífico no futuro.

Cordiais geossaudações,
LB
Leonardo Borghi, D.Sc.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
CCMN - IGEO - Departamento de GeologiaLaboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 sala J1-011
21.941-916 - Rio de Janeiro - RJ


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 27 de outubro de 2010 22:09
Para: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida (lborghi@geologia.ufrj.br)
Cc: SIGEP
Assunto: ENC: FORMULÁRIOS COM PROPOSTAS EM SUBSTITUIÇÃO à do Sítio Chapada dos Guimarães -

 Prezado Leonardo,

aguardamos a apresentação de formulários das propostas de sítios específicos da Chapada sugeridos em e-mail de 15/7/07:
“(1) cretácico (Cidade de Pedra) e (2) Devoniano (Cachoeira Véu da Noiva/PN de Chapada dos Guimarães”).

Sds
Manfredo
p/ corpo editorial
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 15:40
Para:SIGEP
Cc: 'Leonardo Fonseca Borghi de Almeida (lborghi@geologia.ufrj.br)'
Assunto: ENC: Sítio Chapada dos Guimarães - DISPONIBILIZAÇÃO
Prioridade: Alta

Prezados colegas da SIGEP,
conforme e-mails trocados abaixo e outros disponíveis na página da proposta, o Sítio Chapada dos Guimarães (aprovado, mas com dúvidas quanto à extensão e tipologia) passa a ser disponível a outro candidato que formalize compromisso de descrição com o preenchimento e envio do formulário SIGEP e atendendo as regras explicitadas na página:
www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm

 Sds
Manfredo
c/c proponente
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP