SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)
=======================

PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO ou PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL
A SER PRESERVADO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

1. NOME do SÍTIO(*): 

COXILHA DAS LOMBAS / RS

2. PROPONENTE

Nome completo: Carlos Augusto Mennet Marchiori, geólogo
Endereço p/ postagem: rua Riachuelo, 956/34, Centro, Porto Alegre/RS

CEP 90010 272
Instituição:
Fax:
Telefone: 51 99868482
e-mail: carlos@saalve.org.br , cmarchiori@cpovo.net, carlos.marchiori@ufrgs.br


Endereço curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1908249039138111

Marque a alternativa correta abaixo:
você está propondo:
[   ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP e candidatando-se à sua descrição;
x ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP sem candidatar-se à sua descrição; 
[   ] candidatar-se à descrição de sítio geológico/paleobiológico já aprovado pela SIGEP.

Data da proposta:  18  / 08   / 2007      

3. CASO ESTEJA SOMENTE PROPONDO SÍTIO e não esteja se candidatando à descrição para elaborar artigo científico, preencha o formulário no que puder com os dados que tem disponíveis e informe:


a) Como teve conhecimento do sítio? Pesquisas acadêmicas, em pós graduação e em consultorias ambientais.

b) Caso conheça geocientista(s) que tenha(m) estudado (tese, pesquisas,..) o sítio e, por conseguinte, possa(m) descrevê-lo com artigo científico, informe(*):

José Luis Flores Machado (machado@pa.cprm.gov.br) e Marcos Alexandre de Freitas (marcos@pa.cprm.gov.br), ambos da CPRM.

 (*) Nome completo, instituição, e-mail de pesquisador(es) de seu conhecimento que tenha estudado o sítio

4. CASO TENHA ESTUDADO O SÍTIO e esteja se candidatando a descrevê-lo com artigo científico, informe:

a) DATA PROVÁVEL de entrega da 1a minuta    /  /  
b) CO-AUTORES(*): 

 (*)Autor principal é o proponente; Informar co-autores previstos em ordem de importância com Nome Completo, Instituição, e-mail

5. TIPOLOGIA DO SÍTIO (marque com X os tipos e com XX o tipo mais característico do sítio):

[   ]Astroblema                 
[   ]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[ x]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[ x]Paleoambiental           
[ x]Sedimentar                  
[   ]Outro(s):

[   ]Espeleológico  
[ x]Geomorfológico
[xx]Hidrogeológico
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[ x]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [   ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [   ] Interesse Histórico/Cultural

 

6. LOCALIZAÇÃO


a. Município(s)/UF: Viamão, Capivari e Santo Antônio da Patrulha/RS

b. Nome do local: Coxilha das Lombas/RS
c. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centróide da área do sítio: 

          
Latitude: 30o 05' 31,97" S - Longitude: 50o 55' 18,19" W  

7. JUSTIFICATIVAS(*):

 

O reconhecimento da Coxilha das Lombas como Sítio Geológico e Paleobiológico seria de colunar importância na consolidação da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, criada pelo decreto estadual 38971/98 com objetivo de preservar o conjunto de nascentes da região hidrográfica do Gravataí, da qual dependem para seu abastecimento, estimamos, 2,5 milhões de habitantes.

  (*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

8. BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

 

A Unidade geomorfológica Coxilha das Lombas, correlacionável ao Sistema Aqüífero Cenozóico Coxilha das Lombas – SACL, está inserida na Planície Costeira do Rio Grande do Sul e estende-se por dezenas de quilômetros, na forma de um corpo alongado de direção NE, desde Tapes até a Lagoa dos Barros em Santo Antonio da Patrulha e localiza-se a cerca de 20 km da região metropolitana de Porto Alegre.

Este Sistema Aqüífero, que associa-se a Barreira Marinha I, Villwock & Tomazelli (1995), terceiro em ordem de importância no RS, e primeiro no aspecto estratégico do abastecimento da população da região metropolitana de Porto Alegre, ocorre entre os depósitos de terraço lagunar em uma posição topográfica mais elevada, o que lhe conferiu a denominação de Coxilha das Lombas.

Seu comportamento hidrogeológico é bastante diferenciado dos terraços lagunares, pois a presença de litologias de origem eólica, associada à topografia elevada e levemente ondulada, proporciona fluxos subterrâneos rápidos, com reflexos diretos na qualidade da água subterrânea e a ocorrência de faixas de artesianismo surgente bem definidas.

Trata-se do terceiro maior aquífero do Estado do Rio Grande do Sul, apresentando valor estratégico relevante no que concerne ao abastecimento das populações da região metropolitana de Porto Alegre/RS.

A unidade geomorfológica Coxilha das Lombas é o divisor de águas superficiais entre as bacias hidrográficas do Gravataí e do Litoral Médio, e também o limite sudeste da Área de Protecão Ambiental do Banhado Grande, unidade de conservação de uso sustentável de 133000 hectares, implantada pelo decreto já citado, mas ainda dependente de efetiva implementação( conselho gestor deliberativo, plano de manejo e zoneamento econômico ecológico). A figura 1 indica a localização da Coxilha das Lombas.

Figura 1. Situação da Coxilha das Lombas em relação ao RS e municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

(*) anexar ao e-mail até 2 fotos significativas do sítio proposto e,  se disponíveis, capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio

9. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:

 A unidade geomorfológica Coxilha das Lombas, a qual propomos transformar em Sítio Geológico e Paleobiológico, tem boa parte de sua superfície coincidente com a da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, implantada pelo Decreto Estadual 38.971/98, Unidade de Conservação de uso sustentável, criada com o propósito de preservar o conjunto de nascentes da bacia hidrográfica do Rio Gravataí, mas ainda não implementada através de seu plano de manejo e zoneamento econômico ecológico.

Hoje o responsável pela sua preservação, órgão gestor, é o Departamento de Floretas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – DEFAP/SEMA/RS. Tramita naquela secretaria de meio ambiente, processo administrativo criando o Conselho Gestor Deliberativo, já tendo sido constituída uma comissão provisória para a criação do Conselho Gestor Deliberativo da APA do Banhado Grande, da qual o signatário é membro integrante. 

10. BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

ACCORDI, I.A.; HARTZ, S.M. & OHLWEILER, A. O Sistema Banhado Grande como uma área úmida de importância internacional. In: SIMPÓSIO DE ÁREAS PROTEGIDAS: Conservação no âmbito do Cone Sul, 2., 2003, Pelotas. Biologia da Conservação. p. 56-63;

ARIENTI. L.M. 1986. Evolução Paleogeográfica da Bacia do Rio Gravataí. Curso de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. 182 p.;

FREITAS M.A. 2002. Estudo do Comportamento e Potencialidade do Aqüífero Relacionado à Barreira Marinha em Viamão-RS. Utilizando Modelagem Computacional. Congresso  Brasileiro de Águas Subterrâneas Florianópolis;

MACHADO, J. L. F. . Características Hidrolitológicas dos Sistemas Aqüíferos Quaternários da Região Adjacente à Porto Alegre - RS. In: 8º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 1994, Recife. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 1994.

MACHADO, J. L. F. ; FREITAS M. A. DE ; VIERO, A. C. ; TRAININI, D. R. ; GERMANO, A. O. ; GUGLIOTTA, A. P. ; CAYE, B. ; PIMENTEL, G. ; MARQUES, J. L. ; GOFFERMANN, M. . Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul: Um Avanço no Conhecimento Hidrogeológico no Estado.. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004

MARCHIORI C.A.M. 2004. Estudo do Comportamento Espectral da Superfície de Recarga de Aqüífero Cenzóico Coxilha das Lombas, Barreira Marinha em Viamão-RS;

VILLWOCK. J.A..; TOMAZZELI. L.J. 1995. Geologia Costeira do Rio Grande do Sul. Notas técnicas no. 8.Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

(*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e co-autor

11. SINOPSE DO CURRICULUM VITAE DOS CANDIDATOS A AUTORES(*):

(*)Sinopse bilíngüe (em Português e em Inglês) dos currículos dos autores com uma fotografia pequena tipo 3x4. Cada "minicurrículo" deverá ter no máximo 120 palavras e servirá para a publicação futura como apêndice do artigo se a candidatura for aprovada e o artigo aceito para publicação.


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 23 de agosto de 2007 08:53
Assunto: SIGEP: Novas propostas de Sítios Geológicos do Brasil
 
Prezado colega geocientista,
 
    propostas de sítios geológicos e de sua descrição científica sistematizada, com vistas a compor base de dados dos MONUMENTOS GEOLÓGICOS DO BRASIL, vêm sendo submetidas, através de formulário padronizado (http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm), por geocientistas que defenderam tese ou pesquisaram as áreas dos sítios.
    Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP (*) mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral. Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página da proposta na Internet.
    Recentemente a SIGEP, com vistas a acelerar a elaboração do cadastro de sítios geológicos brasileiros a serem preservados, adotou nova sistemática na qual o geocientista proponente pode se candidatar a descrever o sítio ou não, neste caso simplesmente propondo o sítio sem se candidatar à descrição do mesmo.
 
 
    Veja e avalie as novas propostas de sítios geológicos encaminhadas à SIGEP, bem como outras mais antigas em análise, em http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/:
 
  •  
       A SIGEP aguarda seus comentários, a favor e contra, bem como sugestões adicionais a essas duas novas  propostas que foram formuladas sem candidatura à descrição. Assim, se aprovadas, elas passarão a fazer parte da listagem das propostas aprovadas de sítios, mas carecendo de autores para descrevê-los (ver quadro: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm#2). Se você estudou algum desses sítios e esteja interessado em preparar artigo descrevendo-o, preencha o formulário indicado atrás conforme as instruções indicadas no site do  próprio formulário.
        
     
    Comissão EDITORIAL da SIGEP
    ======================
     
        (*) A SIGEP objetiva o cadastro de sítios geológicos e paleobiológicos que se caracterizem como MONUMENTOS NATURAIS DO BRASIL e a sua publicação na forma de artigos científicos. Nestes artigos científicos são também indicadas possíveis situações de risco e feitas recomendações para a conservação/preservação desses sítios
        Essa base de dados, disponibilizada em livros e na Internet, em portugues e em inglês, é amplamente divulgada para atingir a comunidade em geral e os órgãos federais, estaduais e municipais encarregados da preservação de sítios naturais.
        A partir desse cadastro deverão ser selecionados sítios a serem propostos à UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
        Cada sítio aprovado e descrito constitui um capítulo de livro "SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL". Os novos artigos aprovados serão publicados no Volume III (o Volume II já foi encaminhado para a impressão).
    As instruções para os autores podem ser vistas em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
       
        Os artigos dos sítios já publicados podem ser acessados em:
     
    ou "linkados" via mapa de localização no Brasil em:
    http://www.unb.br/ig/sigep/mapindex/mapindex.htm

     => favor repassar a geocientistas de sua lista de e-mails : Geocientista: Atualize seu e-mail


    COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
    E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
    E RÉPLICAS DO PROPONENTE


    De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
    Enviada em: quinta-feira, 30 de agosto de 2007 16:25
    Para: geólogo Carlos Marchiori
    Assunto: Re: PROPOSTA SÍTIO GEOLÓGICO E PALEOBIOLÓGICO

    Prezados Colegas da SIGEP e Carlos Marchiori,
    Acho que a proposta pode ser interessante, embora me pareça ainda embrionária.
    A importância geológico-geomorfológica poderia estar no fato de que somente no RS são encontrados esses registros mais antigos de NM Quaternário mais elevado (sistema Barreira-Laguna I).
    Abraços,
    Celia


    De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
    Enviada em: sexta-feira, 31 de agosto de 2007 15:55
    Cc: Marcos Alexandre de Freitas; Carlos Augusto Mennet Marchiori ; José Luis Flores Machado
    Assunto: ENC:Proposta COXILHA DAS LOMBAS, RS - análise preliminar
    Prezados colegas da SIGEP,
     Trata-se, segundo as informações registradas na proposta,  de um aquifero muito importante e que deve ser protegido por alimentar nascentes de águas para abastecimento de regiões metropolitanas, ocorrendo no limite sudeste de área de proteção ambiental já instituída (Banhado Grande) mas carecendo de implementação. Ver: COXILHA DAS LOMBAS, RS
     O que está em questão, segundo consegui depreeender da descrição do sítio, é a necessidade de apôio para que se fortaleçam os mecanismos de proteção do aquifero como manancial hidrogeológico. Certamente todos os nossos mananciais hídricos do Brasil, subterrâneos ou expostos, merecem proteção, mas não estou convencido da caracterização do  AQUIFERO Coxilha das Lombas como um sítio a ser cadastrado segundo os critérios da SIGEP (singularidade do sítio na representação de sua tipologia ou categoria; importância na caracterização de processos geológicos-chave regionais ou globais, períodos geológicos e registros expressivos na história evolutiva da Terra; expressão cênica; bom estado de conservação, e existência de mecanismos que lhes assegure conservação).
     Gostaria de ouvir a palavra de pessoal da hidrogeologia (prof. Elói??) a respeito.
     Aproveito para questionar a multiplicidade tipológica expressa na proposta, principalmente como sítio: Marinho-Submarino, Paleontológico, Paleoambiental?
     Manfredo
    c/c proponentes e autores sugeridos

    De: machado@pa.cprm.gov.br [mailto:machado@pa.cprm.gov.br]
    Enviada em: domingo, 9 de setembro de 2007 18:05
    Assunto: Coxilha das Lombas
    ...
    Tenho acompanhado a proposição de sítios geológicos, inclusive fui convidado para a descrição do sítio proposto da Coxilha das Lombas. Como hidrogeólogo, realmente não consegui entender a importância do aqüífero da Coxilha das Lombas como sítio geológico e paleoambiental, já que inclusive temos outros de muito maior quilate, como por exemplo, o Sistema Aqüífero Guarani (objeto de minha tese de doutorado, mas nem por isso acho que possa ser considerado como um sítio geológico bem definido). A proposição deveria ser melhor fundamentada para ser apreciada. Aqui no RS certamente existem outros sítios de maior importância. Um abraço,
    José Luiz F. Machado
    Hidrogeólogo da CPRM/SGB/Porto Alegre


    De: Eloi Campos [mailto:eloi@unb.br]
    Enviada em: segunda-feira, 10 de setembro de 2007 13:46
    Assunto: Re: Proposta COXILHA DAS LOMBAS, RS - análise preliminar
     
    Acho que o Sítio merece ser considerado pela SIGEP, mas provavelmente não seria um sítio hidrogeológico, isto é, onde os aspectos relacionados à água subterrânea sejam os mais relevantes. Como citado pelo proponente, que o sistema apresenta "fluxos rápidos" isso indica a presença de fluxos hidrogeológicos locais predominantes sobre os fluxos intermediários e regionais. Ao meu ver os sistemas aqüíferos que merecem maior atenção (do ponto de vista de proteção e estudos estratégicos) são os vinculados a fluxos regionais.
    Talvez o Sítio poderia ser descrito sob a ótica mais geomorfológica ou sedimentológica.
    Eloi

    De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
    Enviada em: segunda-feira, 10 de setembro de 2007 18:15
    Cc: Marcos Alexandre de Freitas; Carlos Augusto Mennet Marchiori ; José Luis Flores Machado
    Assunto: Re: ENC:Proposta COXILHA DAS LOMBAS, RS - análise preliminar
     
    Prezados colegas,
     
    De fato,  o Manfredo tem razão. O que nos falta na realidade é a definição precisa do que seja um sítio hidrogeológico no conceito da SIGEP. Exorto o nosso colega José Eloi Campos, professor de hidrogeologia da UnB, membro da SIGEP,  a fazê-lo, ou a outros que se proponham a ajudar. Se não houver uma definição clara sempre nos depararemos com questões desse tipo.
    No presente caso, trata-se de um aqüífero de valor estratégico para o abastecimento e já existe um órgão responsável por sua preservação.
    Na realidade, aqui não se propõe descrever um sítio geológico de interesse para a preservação da memória geológica, mas sim pretende-se proteger uma substância (no caso a água) armazenada em um corpo de rocha,  que provavelmente não tem interesse sob o ponto de vista do patrimônio geológico. Faria sentido se a rocha armazenadora da água fosse importante para a preservação da memória. Nesse caso, o seu valor como aqüífero seria referido como um atributo adicional ou secundário.
    Vale mencionar que a Database on Geological Sites da International Union of Geological Sciences - IUGS não contempla sítios hidrogeológicos.
    Assim, no  caso da SIGEP,   vejo duas alternativas para solucionar o caso:
    Alternativa 1: um sítio hidrogeológico deve estar atrelado a uma categoria ou tipologia geológica mais importante que define o sítio. Por exemplo: Sedimentar, Estratigráfico, Paleoambiental, Tectono-estrutural). Assim, o seu interesse hidrogeológico será um atributo secundário a ser referido na Tipologia do Sítio. Por exemplo, um sítio contemplando um arenito (tipologia Sedimentar) da Formação Botucatu do Juro-Cretáceo (tipologia Estratigráfico) com belíssimas exposições de feições de origem eólica (tipologia Paleoambiental) apresenta importância hidrogeológica por fazer parte do Aqüífero Guaraní (tipologia secundária).
    Alternativa 2:  um sítio hidrogeológico entra como tipologia primária (do modo como hoje está no formulário). Nesse caso o tipo Hidrogeológico precisa ser definido com precisão,  para que a avaliação da proposta possa ser feita com clareza.
     
    SDS,
    Schobbenhaus
    Membro da CPRM na SIGEP

    De: antonio2673 [mailto:antonio2673@terra.com.br]
    Enviada em: terça-feira, 11 de setembro de 2007 10:13
    Assunto: Re: ENC:Proposta COXILHA DAS LOMBAS, RS - análise preliminar
    Prezados colegas,
     
    em face do exposto, sou a favor da alternativa 1 proposta pelo Schobbenhaus.
    Atenciosamente,
    Antonio Carlos

    De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
    Enviada em: quarta-feira, 10 de outubro de 2007 08:14
    Assunto: Re: ENC: Análise de propostas pendentes

    Seguem nossas avaliações:
    ...........
    Coxilha das Lombas / RS: CONTRÁRIO, em função dos comentários do Geólogo e pelo fato do proponente não oferecer-se para a descrição do sítio, não obstante no local existam um "conjunto de nascentes da região hidrográfica do Gravataí, da qual dependem para seu abastecimento, estimamos, 2,5 milhões de habitantes".
    ............
    Saudações
    Ricardo
    Representante da PETROBRAS


    De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
    Enviada em: quarta-feira, 10 de outubro de 2007 12:03
    Cc: Marcos Alexandre de Freitas; Carlos Augusto Mennet Marchiori ; José Luis Flores Machado
    Assunto: RES: Análise da proposta COXILHA DAS LOMBAS / RS
     
    Colegas da SIGEP,
    considerando as questões básicas que vários de nós já levantamos com relação ao tipo de sítio hidrogeológico que seria a motivação para classificação do sítio proposto como monumento natural a ser preservado (ver http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Coxilha_das_Lombas_RS.htm ) e considerando que o próprio autor sugerido para descrever o sítio posicionou-se contra a proposta,
    nossa posição é de NÃO APROVAÇÃO e que a proposta seja CANCELADA.
     
    Manfredo Winge
    Representante da SBG na SIGEP:
    Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil

    De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
    Enviada em: quarta-feira, 10 de outubro de 2007 12:06
    Assunto: Re: ENC: Análise de propostas pendentes

    Prezados Colegas,
    Seguem as avaliações (ABEQUA) dos sítios que não havia me pronunciado ainda:

    COXILHA DAS LOMBAS / RS FAVORÁVEL. ESTE SÍTIO POSSUI UM ATRIBUTO GEOLÓGICO (SEDIMENTAR) MUITO IMPORTANTE, POIS A BARREIRA I É O REGISTRO MAIS ANTIGO DE EVENTOS TRANSGRESSIVOS-REGRESSIVOS DO QUATERNÁRIO BRASILEIRO, O QUAL FOI DESCRITO APENAS NO RS. ASSIM, SUGIRO QUE O VILLWOCK  E O TOMAZELLI TAMBÉM PARTICIPEM DA SUA DESCRIÇÃO, QUE LHE DARIA UM CARÁTER NÃO SOMENTE HIDROGEOLÓGICO.

    ............

    Celia


    De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
    Enviada em: terça-feira, 23 de outubro de 2007 11:02
    Assunto: Re:  - QUORUM PARA APROVAÇÕES DE PROPOSTAS

    Seguem meus votos:

    ..............
    COXILHA DAS LOMBAS, RS : NÃO FAVORÁVEL (Eu já havia dado meu parecer em mensagem anterior)
    ...............

    Carlos Schobbenhaus
    Representante da CPRM na SIGEP

    De: antonio2673 [mailto:antonio2673@terra.com.br]
    Enviada em: domingo, 28 de outubro de 2007 06:43
    Assunto: Re:ENC: DUNAS DO ALBARDÃO, RS - Parecer e questões

    ...........
     Quanto às propostas que ainda não tinham sido analisadas por mim e cujos pareceres não foram enviados, seguem as seguintes informações:
    Sou favorável as propostas "Estrias glaciais de Witmarsum, PR", "Dunas do Albardão, Santa Vitória do Palmar, RS", "Mina de Passagem, Mariana, MG" e "Furna marinha de Sombrio, SC".
    Não sou favorável à "Coxilha das Lombas, RS". Curiosamente, apesar de ser proposta como também um sítio paleontológico, não observei qualquer informação a esse respeito.
    Abraços,
    Antonio Carlos
    Representante da SBP


    De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:emanuel.queiroz@dnpm.gov.br]
    Enviada em: quinta-feira, 8 de novembro de 2007 10:12
    Assunto: RES: SIGEP: Novas propostas de Sítios Geológicos do Brasil
     

    Abaixo as considerações minhas e de Rodrigo Santucci sobre a proposta de sítio: COXILHA DAS LOMBAS / RS

     

    Emanuel

     

    Concordo com as observações e posicionamentos já levantados por outros membros da SIGEP, quanto à caracterização principal do sítio centrada no critério hidrogeológico. Apenas como foco maior nesse atributo, não sou favorável à proposta.

    Por outro lado, faço aqui um questionamento: não poderia tal proposta ser redirecionada para ressaltar outro atributo tipológico que venha, de fato, caracterizar a singularidade do sítio e a sua importância para inclusão na SIGEP, sendo o aqüífero um componente adicional e também significativo ?

    Nessa direção, proponho que o autor reanalise a proposta adequando-a aos critérios SIGEP. Quem sabe na linha já manifestada pela Drª Célia: “A importância geológico- geomorfológica poderia estar no fato de que somente no RS são encontrados esses registros mais antigos de NM Quaternário mais elevado (sistema Barreira–Laguna I)”.
    Não será esse um dos critérios determinantes da
    singularidade do sítio na representação de sua tipologia ou categoria” ?

     Emanuel Teixeira de Queiroz

     

    Não Favorável. Com base na informação do colega Manfredo de que o autor sugerido para descrever o sítio se posicionou contra a proposta. Além disso, não ficou claro qual a importância paleontológica do sítio.

    Rodrigo Miloni Santucci


    De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
    Enviada em: quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 10:18
    Para: Jorge Alberto Villwock (javillwock@via-rs.net); Luiz José Tomazelli (tomazeli@pro.via-rs.com.br)
    Assunto: ENC: ENC: proposta de sítio Coxilha das Lombas, RS
    Prioridade: Alta
     
    Prezados Villwock e Tomazelli,
     
    A proposta de sítio Coxilha das Lombas, RS, segundo as normas internas da SIGEP, está em vias de ser cancelada. VER a proposta e análise com votos desfavoráveis de membros da comissão em:
    http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Coxilha_das_Lombas_RS.htm.
     
    Entretanto, a colega Célia posicionou-se favoravelmente, mas com enfoque diferente daquele dos proponentes, conforme pode ser visto no e-mail abaixo. Considerando que a colega aventa a participação essencial de voces, pergunto:
     
    1) vocês considerariam a ocorrência indicada como um sítio geológico relevante a ser preservado?? (ver pré-requisitos dos sítios geológicos em http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm )
    2) em caso positivo, voces teriam interesse em descrevê-lo como artigo da SIGEP para ser publicado na Internet e em livro (Vol III de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL) ?
     
    Caso um de voces dois tenha ou ambos tenham interesse em descrever, solicitamos preencher formulário cidado atrás e encaminhá-lo segundo as instruções.
     Forte abraço
     
    Aguardamos
    Manfredo
     
    Manfredo Winge
    Representante da SBG na SIGEP
    2008 - ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA - AIPT

    De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
    Enviada em: quarta-feira, 12 de março de 2008 12:10
    Para: Jorge Alberto Villwock (javillwock@pro.via-rs.com.br)
    Cc: Luiz José Tomazelli (tomazelli@pro.via-rs.com.br)
    Assunto: RES: proposta de sítio Coxilha das Lombas, RS
    Prioridade: Alta
     
    Prezado Vilwock,
     
    tudo bem?? eu também estava com teu e-mail errado assim como o do Tomazelli (devo ter tirado da listagem 50 Anos de Geologia enviada pelo Paulo Pinto).
     
    Abaixo transcrevo o último e-mail que enviei para voces e que ainda pode ser considerado válido, pois, na realidade, a proposta "Coxilha das Lombas" ainda não foi aprovada (ver análises e discussões na página da proposta:
    http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Coxilha_das_Lombas_RS.htm ).
     
    Aguardamos a resposta,
    grande abraço
     
    Manfredo
    c/co SIGEP
     
    Manfredo Winge
    Representante da SBG na SIGEP
    2008 - ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA - AIPT

    De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
    Enviada em: sábado, 22 de março de 2008 10:16
    Para: 'wsallun@igeologico.sp.gov.br'
    Assunto: sobre a proposta sítio COXILHA DAS LOMBAS

    Prezado William,
    estamos aguardando resposta do colega Villwock que conhece bem a região para saber o ponto de vista dele sobre a proposta: 1) se ele acha que pode corresponder a um sítio a ser preservado no conceito da SIGEP e 2) caso positivo, se estaria disposto a descrever o sítio
    Veja e-mails enviados nas próprias páginas das propostas; no caso: http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Coxilha_das_Lombas_RS.htm
    Manfredo
    c/c Célia; Villwock
    Manfredo Winge
    Representante da SBG na SIGEP


    De: Jorge Alberto Villwock [mailto:jorge.villwock@pucrs.br]
    Enviada em: segunda-feira, 31 de março de 2008 15:53
    Assunto: Proposta de sítio Coxilha das Lombas
     

    Prezados Manfredo e Célia,

     Apesar de realmente ter me empolgado com a possibilidade de incluir a Coxilha das Lombas no SIGEP, me vejo impossibilitado de fazer sua descrição  em tempo que permitisse a sua publicação neste ano. Não tenho condições.

    Deste modo, agradeço o convite.

    Um grande abraço do

     Villwock

     Prof. Dr. Jorge Alberto Villwock

    Diretor Instituto do Meio Ambiente

    PUCRS


    De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
    Enviada em: segunda-feira, 31 de março de 2008 17:10
    Assunto: RES: Proposta de sítio Coxilha das Lombas
     
    Caro Villwock,
    muito obrigado pela resposta.
    O cadastro da SIGEP de sítios geológicos/paleobiológicos a serem preservados é um "open end file" e, portanto, não estamos amarrados à publicação em livro que é uma decorrência da importante disponibilização bilingüe na Internet. Consequentemente, sempre teremos grande satisfação em contar, a qualquer hora que lhe for possível, com a sua experiência científica sobre a evolução neogênica aqui do Sul para a descrição de sítios selecionados.
     Grande abraço
    Manfredo
    Manfredo Winge
    Representante da SBG na SIGEP

    De: wsallun@igeologico.sp.gov.br [mailto:wsallun@igeologico.sp.gov.br]
    Enviada em: sexta-feira, 18 de abril de 2008 18:37
    Assunto: Coxilha das Lombas, RS

    Pelo descrição do sítio e palas exposições dos colegas não vejo a importância deste sítio. Desta forma NÃO SOU FAVORÁVEL.

    William Sallun Filho
    IG/SMA
    Representante da SBE na SIGEP


    De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
    Enviada em: quinta-feira, 29 de maio de 2008 15:25
    Assunto: Re: Quadro de votação - Propostas em estudo

    Meu voto de "Favorável" ao sítio Coxilha das Lombas foi condicionado: somente se ele fosse descrito em relação ao seu forte apelo de registro quaternário (nível mais alto de terraços marinhos conhecido no Brasil).
    Mas como autores em potencial que poderiam escrever o capítulo não podem fazê-lo no momento, meu voto deve ser trocado para "Não Favorável".
    Abraços,
    Celia
    Representante da ABEQUA


    De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
    Enviada em: sexta-feira, 30 de maio de 2008 10:26
    Assunto: RES: Proposta Coxilha das Lombas, RS - CANCELADA
     
    Caros colegas da SIGEP,
    tendo em vista o quadro de votação da proposta que, com esta revisão (e-mail abaixo) de voto justificada da colega Célia, conta agora com 7 votos contrários, sempre justificados, e nenhum favorável, estou, seguindo as normas da SIGEP, relacionando a proposta no cadastro de PROPOSTAS CANCELADAS
    (http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/cancelamentos.htm)
    Saudações
    Manfredo
    c/c proponentes e Profs. Villwock e Tomazelli
     
    Manfredo Winge
    Representante da SBGeo na SIGEP
    2008 - ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA - AIPT

    AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
    DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

    Nome do Sítio:  Coxilha das Lombas, RS
    Proponente:  
    Carlos Augusto Mennet Marchiori (sem compromisso de descrição)

    Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

    INSTITUIÇÃO

    PARECER:
    Favorável
    Não favorável 
    Abstenção
    Exigências/Restrições
    Não se pronunciou[em branco]

    Academia Brasileira de Ciências – ABC  
    Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA

    Não Favorável

    Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Não favorável
    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE  
    Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA  
    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN  
    Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS Não favorável
    Serviço Geológico do Brasil – CPRM

    Não favorável

    Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE

    Não favorável

    Sociedade Brasileira de Geologia – SBG

    Não favorável

    Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP

    Não favorável