Distrito Mineral do Alto Uruguai, RS

SÍTIO DISPONÍVEL PARA CANDIDATURA À DESCRIÇÃO USANDO FORMULÁRIO
e observando que o sítio a ser descrito deve ser o mesmo sítio já aprovado quanto a área abrangida, tipologia... Se houver diferenças significativas, deve ser proposto novo sítio

PROPOSTA de SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL PARA REGISTRO NO
PATRIMÔNIO MUNDIAL(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

PROPONENTE : Pedro Luiz Juchem
Endereço: Endereco: Laboratório de Gemologia - Departamento de Mineralogia e Petrologia
Instituto de Geociências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Campus do Vale - Av. Bento Gonçalves, 9500
Prédio 43126 - salas 107/109
Cx. Postal 15.001
CEP 91540-000 - Porto Alegre, RS
Fax: 51-3316-7302
Telefone: 51-3316-6375
email: labogem@ufrgs.br
DataDaProposta: 23/10/2003


1.Sugestão de AUTOR(ES) para eventual descrição detalhada do sítio:

Pedro Luiz Juchem - labogem@ufrgs.br
Tania Mara Martini de Brum - labogem@ufrgs.br
Adriane Comin Fischer - adriane.fischer@ufrgs.br


2.NOME do SÍTIO (use nome consagrado. Se este não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ ou o local):

Distrito Mineral do Alto Uruguai, RS


3. TIPO DE SÍTIO: ____[ ]Espeleológico _______[ ]Paleontológico ______[ ]Geomorfológico

[ ] Paleoambiental ____[ ]Ígneo ______________[ ]Sedimentar ________[ ]Metamórfico

[ X ] Mineralógico ______[ ]Estratigráfico _______[ ]Tectono-estrutural ___[ X ]Metalogenético

[ ] História da Geologia [ ]Astroblema _________[ ]Outro:___________________________

[ ] Marinho-submarino______________ Obs.[ ]Inclui vestígios arqueológicos


4. LOCALIZAÇÃO
4.1. Município(s)/UF: Ametista do Sul, Planalto, Iraí e Frederico Westphalen
4.2. Lat/long(centro da área): 27  22'  00"S -  53 11'  00" W
4.3. Nome do local:
Região do Alto Uruguai, RS.


5. JUSTIFICATIVAS para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL:

Na Região do Alto Uruguai, RS, existem cerca de 350 áreas de garimpos de ametista, que se concentram principalmente nos 4 municípios antes citados - Ametista do Sul, Planalto, Iraí e Frederico Westphalen. Essa região é coniderada hoje a maior jazida de ametista do planeta.
Associado à ametista podem ocorrer ágata, quartzo cristal de rocha, quartzo leitoso, quartzo róseo euédrico, calcita, gipsita (variedade selenita)e mais raro barita, formando agregados mineralógicos belíssimos que são disputados por Museus de Mineralogia e colecionadores de todas as partes do planeta.


6.BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO:

A ametista da região do Alto Uruguai, RS, ocorre em depósitos do tipo geodo em basalto nas rochas da Formação Serra Geral (Jurássico-Cretáceo) da Bacia do Paraná. Os geodos mineralizados a ametista são extraídos por garimpeiros, em galerias horizontais subterrâneas abertas na rocha inalterada com ferramentas manuais e explosivos caseiros. Esses túneis tem em média 50 a 100 metros de comprimento, podendo por vezes atingir mais de 200 metros de extensão.
São comuns nessa região, geodos cilíndricos alongados com dimensões métricas, podendo por vezes ulltrapassar 3 metros de comprimento. A maioria dos geodos apresenta a seguinte seqüencia de mineralização: uma primeira camada milimétrica a centimétrica de calcedônia maciça, por vezes ágata, seguida de quartzo incolor a esbranquiçado que grada progressivamente para ametista. Calcita e mais raro gipsita (selenita) e barita representam os minerais tardios.
Estudos geológicos e mineralógicos, incluindo análises químicas e estudos de inclusões cristalinas e fluidas e de isótopos de oxigênio nos minerais dos geodos, indicam que se trata de um depósito epitermal, formado a temperaturas próximas da temperatura ambiente, a partir de um fluido que pelo menos em parte foi de origem meteórica.


7. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL P/PROTEÇÃO:

Atualmente está em construção um Museu em frente a uma área de garimpo, cujo objetivo é preservar e expor amostras excepcionais (em tamanho, beleza e agregados mineralógicos)de geodos extraídos na região. O Museu dá acesso a uma galeria horizontal subterrânea bem iluminada, com cerca de 180 m de extensão e várias bifurcações, além de grandes salões, onde foram extraídos geodos durante cerca de 15 anos. Muitos geodos inteiros ou fragmentos de geodos que não foram extraídos à época porque não tinham valor econômico, mas que hoje poderiamm ser explorados, estão mantidos nas paredes das galerias, mostrando como ocorriam dentro da rocha. Na parte mais profunda da galeria existe uma passagem, de acesso restrito, para túneis que ainda estão em exploração.
A iniciativa de construir o Museu é de um comerciante de gemas da região. Segundo informado verbalmente, até o momento este não recebeu nenhuma ajuda financeira de nenhum órgão público. A inauguração está prevista para o final de 2003 ou início de 2004.
 


-----Mensagem original-----
De: Pércio [mailto:pmbranco@pa.cprm.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 24 de outubro de 2003 08:35
Assunto: Proposta de Sítio Geológico - Distrito Mineral do Alto Uruguai

Aprovo a proposta do colega Pedro Juchen e o parabenizo pela iniciativa. De fato, a região produtora de gemas e outros minerais de valor museológico do Alto Uruguai tem importância e é conhecida em nível internacional.
Pode-se acrescentar à descrição feita na proposta que a área em lavra tem forma aproximadamente circular, com 20 km de diâmetro. Além dos quatro municípios citados, outros quatro produzem ametista também.
Nessa área está também uma reserva indígena, o que aumenta sua importância em termos de preservação.
Talvez convenha acrescentar também que até mesmo o rejeito das muitas frentes de lavra oferece minerais de valor gemológico.
Geól. Pércio de Moraes Branco


De: schobben@df.cprm.gov.br [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 24 de outubro de 2003 13:43
Assunto: Fw: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLOGICO/PALEONTOLOGICO

Prezado Manfredo,

É uma iniciativa que eu aprovo, no entanto, trata-se de outro exemplo de proposta de sítio que tem o caráter de um parque geológico ou geoparque e não de um sítio geológico sensu stricto, ou seja, um parque geológico normalmente abrange diversos sítios. Penso que a idéia de a SIGEP separar as duas coisas (sítios específicos e parques geológicos), como já temos conversado, torna-se madura. No ambito do Serviço Geológico do Brasil-SGB tenho me preocupado há algum tempo com a questão dos parques geológicos (os Geoparks da Unesco), que podem coincidir ou não com os parques nacionais do Ibama ou outras unidades de conservação. No caso do Ibama seria importante o apoio desse órgão para a divulgação da cartografia geológica e descrição de sítios geológicos/paleontológicos marcantes de parques selecionados, promovendo assim o geoturismo e a divulgação científica. Além das áreas de conservação governamentais, existem inúmeras outras áreas de interesse geológico que merecem ser definidas, descritas e divulgadas. Essa tarefa caberia perfeitamente à SIGEP em consonância com o trabalho que pretendemos realizar no SGB, com necessário apoio do Ibama (na parte que lhe toca nas unidades de conservação) e toda comunidade geocientífica do país. Nesse sentido, sugiro que criemos no âmbito da SIGEP uma área específica dos Parques Geológicos ou Geoparques, dentro do conceito de Geoparks da Unesco. Penso que a presente proposta das ametistas do Alto Uruguai e outras como por exemplo a Chapada dos Guimarães, etc., poderiam ser avaliadas por nossa comissão com esse espírito. O Parque Geológico das Ametistas?

Um abraço, Schobbenhaus
+++++++++++++++++++++++++++++++
Carlos Schobbenhaus
schobben@df.cprm.gov.br
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Chefe do Departamento de Geologia - DEGEO


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 24 de outubro de 2003 17:10
Para: 'schobben@df.cprm.gov.br'
Assunto: RES: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLOGICO/PALEONTOLOGICO

Carlos,
tambem aprovo a proposta. Mesmo sendo arealmente extenso e com várias ocorrências, o sítio proposto refere-se a um mesmo tipo genético de ocorrência, no que se distingue da descrição do Dardenne e Elói do Parque da Chapada dos Veadeiros, por exemplo, que congrega feições e processos geológicos distintos, ou seja vários sítios de naturezas diferentes. Assim, creio que a descrição deste sítio (Parque das Ametistas?) pode enfocar as ocorrências mais importantes genéticamente e/ou em termos de produção, além da galeria associada ao Museu particular citado. Como o proponente deve já ter estudado geologicamente a região e o tema, creio que a ele caberá selecionar as principais ocorrências para descrição (são somente 10 páginas A4 com fotos, gráficos, texto e etc). Caso venhamos a diferenciar as descrições em sítios, mais ou menos puntuais, e em geo-parques, creio que bastará ampliar essa descrição e acrescentar, talvez, mapa geológico regional e todas as ocorrências do parque a ser proposto, mas o essencial da descrição já estará realizado.

Manfredo Winge
c/c Pedro Luiz e SIGEP


De: Labogem [mailto:labogem@ufrgs.br]
Enviada em: quinta-feira, 23 de outubro de 2003 04:55
Assunto: Re: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLOGICO/PALEONTOLOGICO

Prezado Manfredo Winge,

Lendo a sua correspondência, informo que realizei minha tese de doutoramento nos processos de mineralização da área e existem 2 teses desenvolvidas em estratigrafia e petrologia dos derrames. Continuo a desenvolver pesquisas na região, tendo inclusive orientado um trabalho de conclusão do curso de Geologia/UFRGS em 2002. Dessa forma, não haverá problema em delimitar uma área para descrição mais detalhada. Inclusive lendo o e-mail abaixo do colega Schobbenhaus que discute as definições de sítio geológico e parques geológicos, tomo a liberdade de descrever uma particularidade da região, que não soube como colocar no formulário da proposta original. Existem na região cerca de 350 áreas de garimpo, sendo que uma área em geral é constituída por vários túneis de exploração. Em apenas 2 dessas áreas (separadas por uma estrada) ocorrem geodos com gipsita, variedade selenita, em cristais de até 1 m de comprimento e em quantidade suficiente para ser explorada econômicamente (Juchem, et al, 2000. 31st Internacional Congress, Rio de Janeiro, Anais, General Symposium 8-1- CD-ROOM). Belíssimos agregados cristalinos são vendidos para o mundo todo, como material de coleção e/ou ornamentação. Não encontrei depósito semelhante de gipsita descrito na literatura, o que o torna único no planeta. Assim, teríamos quem sabe um outro sítio geológico (este sim um sítio?!) dentro do que seria um parque geológico (?!).

Abraços
Prof. Pedro


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 14:21
Para: Tania Mara Martini de Brum (labogem@ufrgs.br); Adriane Comin Fischer (adriane.fischer@ufrgs.br)
Assunto: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

    REFERÊNCIA - proposta de descrição aprovada:
    sítio 
 Distrito Mineral do Alto Uruguai, RS
    http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/DistritoMineralAltoUruguai.htm

PREZADOS COLEGAS PEDRO LUIZ, TÂNIA MARA E ADRIANE,

estamos programando a organização do volume III da SIGEP para ser publicado o mais breve possível, mas para isto necessitamos confirmar os compromissos assumidos pelos proponentes de SÍTIOS GEOLÓGICOS COM DESCRIÇÃO APROVADA.
Assim, solicito que nos informem se ainda pretendem descrever o importante sítio referido acima ou se não poderão fazê-lo.
Caso pretendam, favor informar a  DATA  mais provável para a entrega da primeira minuta de acordo com as Instruções aos Autores (ver emails abaixo), anexando uma sinopse do currículo do(s) autor(es) juntamente com uma fotografia pequena tipo 3x4 para constar como adendo ao artigo.  

FAVOR CONFIRMAREM O RECEBIMENTO DESTE EMAIL

Cordiais saudações
Manfredo
p/ corpo editorial
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil

 Cópias de emails:
=============
De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 11 de maio de 2007 11:32
Para:
Assunto: Submissão dos artigos da SIGEP - Instruções
Prezados autores de propostas aprovadas,
alguns dos colegas já confirmaram as datas de compromisso de encaminhamento da 1a minuta do artigo sobre o sítio com vistas ao cadastro de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL e publicação do Volume III da SIGEP.

Assim, cabe relembrar as instruções que devem ser seguidas pelos autores e que são encontradas na página  http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.  Essa página sofreu pequenos acréscimos recentemente como, por exemplo, desdobramento do capítulo sobre Medidas de Proteção e orientação para encaminhamento da documentação das figuras.

Com o objetivo de simplificar o encaminhamento e prever problemas com a documentação, destacamos dessas instruções os seguintes pontos:

1- a minuta em WORD, formatada na configuração de página e tamanhos e tipo de letra indicados, deve ser entregue em uma coluna somente para facilitar o trabalho de análise e revisão e as figuras devem ser inseridas em sua posição mais adequada e com seu tamanho de apresentação final, seja na largura útil da página, seja de 1/2 página (prevendo texto em duas colunas). Após aprovado o artigo faremos a editoração final.

2- A versão em inglês para divulgação internacional deve ser enviada logo após a aprovação do artigo e com conteúdo idêntico ao da versão aprovada em português.

3- recomendamos que seja selecionada uma foto bonita e representativa do sítio (Fig. 01) para ser exibida em página inteira ou 1/2 página, de preferência logo nas primeiras páginas do artigo;

4- todas as figuras/fotos.. devem ser significativas, de qualidade e boa resolução. As figuras inseridas no texto da minuta podem ter resolução rebaixada (~100 DPI) própria para a internet, mas os seus arquivos digitais originais, em alta resolução, devem ser preservados e encaminhados ao corpo editorial tão logo o artigo seja aprovado. Cada arquivo de figura deve ser identificado com número do sítio e da figura; por exemplo, Sitio201_Fig_01.jpg; Sitio201_Fig_03_Ingles.jpg; Sitio201_Fig_07.cdr; Sitio201_Fig_07.gif (os arquivos gráficos vetoriais utilizados devem ser encaminhados juntamente com os de bitmaps).

Qualquer dúvida ou sugestão, favor contactar-nos.
Corpo editorial
SIGEP - Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil

-----Mensagem original-----
De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 8 de maio de 2007 15:37
Assunto: Email aos proponentes de Sítios ainda não descritos

Prezado(s) proponente(s)

na lista "sítios aprovados com autores definidos" (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm), alguns referem-se a propostas feitas em formulário como compromisso de descrição do sítio e outros não, pois os autores foram indicados e aceitaram descrever o sítio antes da implantação do formulário. Mesmo nas propostas  via formulário, exceto as mais recentes, não se tem data de compromisso para a conclusão do artigo.

Tendo em vista os objetivos da SIGEP de realizar rapidamente o cadastro dos sítios geológicos do Brasil que devem ser preservados e, mais imediatamente, publicar o Volume III de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, solicitamos ao colega:

1 - informar se esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos informar dando detalhes dessa situação para ele ser cancelado;

2 - informar se ainda existe o interesse do colega em elaborar o artigo referente ao sítio indicado como sob sua responsabilidade.  

     Observação - confirmado o desinteresse ou não havendo resposta, retiraremos o (s)  seu (s)  nome (s)  como autor previsto para o artigo sobre o sítio que será, então, listado como disponível para outros candidatos a descrevê-lo;

3 - caso exista interesse e não tenha preenchido formulário, favor preencher o formulário confirmando coautores, data provável de entrega, etc.. como compromisso de descrição; ver http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm;

4 - caso exista interesse e tenha preenchido o formulário antigo (sem data de provável entrega), favor confirmar os dados  (coautores, etc..) e informar a data provável de entrega como compromisso de descrição

 Aguardamos
Cordiais saudações,
Carlos Schobbenhaus
_______________________________
Carlos Schobbenhaus
Presidente da SIGEP
==========================================

De: labogem@ufrgs.br [mailto:labogem@ufrgs.br]
Enviada em: segunda-feira, 16 de julho de 2007 12:04
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Relatório gerencial p/ Volume III da SIGEP
Referência: Distrito Mineral do Alto Urugia, RS

Prezado Manfredo Winge,

 Eu havia entendido que o texto deveria ser em uma linguagem mais  popular e isso acabou me atrasando. Depois passei um tempo na Alemanha  em um estágio de pós-doutorado. Agora estou de volta e retomei o  texto, o qual devo lhe enviar até o final deste mes de julho.

Abraços,
Prof. Dr. Pedro Luiz Juchem


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 16 de julho de 2007 15:03
Para: 'labogem@ufrgs.br'; Adriane Comin Fischer (adriane.fischer@ufrgs.br)
Assunto: RES: Sitio Distrito Mineral Alto Uruguai, RS - Data Minuta

 Prezado Pedro Luiz e coproponentes,
realmente tem sido incentivada a apresentação de uma "versão para leigos" (ver sítios http://www.unb.br/ig/sigep/apresenta.htm#Boa_leitura) mas baseada no artigo científico já disponibilizado e com linguagem e ilustração dirigidas para a popularização das geociências e, mais especificamente, para a divulgação junto à comunidade em geral das medidas de proteção que se fazem necessárias para o sítio em questão e, também, para todos os demais sítios e monumentos geológicos do Brasil.

Obrigado pela informação sobre a data de encaminhamento da 1a minuta do artigo sobre o sítio.
Das Instruções aos Autores, que tiveram algumas complementações recentes (ver http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm), gostaria de destacar:

- a minuta deve ser encaminhada em Word no formato recomendado de página, margens e tipos de letras, mas  em uma coluna somente (para facilitar as nossas anotações de sugestões e eventuais correções) e com as figuras já no tamanho final pretendido (largura de página inteira ou de 1/2 página para duas colunas);

- das figuras selecionar uma (Fig. 01) ou duas que melhor represente o sítio em página inteira;

- as figuras devem ter a qualidade e resolução recomendadas nas instruções, mas cópias deverão ser inseridas no texto com resolução rebaixada (~100dpi para diminuir o tamanho do arquivo) com vistas a disponibilização do artigo em pre-print na Internet, observando que após a aprovaçao do artigo serão requeridos os arquivos das figuras com a qualidade e alta resolução necessárias para a impressão gráfica;

- após a aprovação do artigo deverá ser elaborada uma versão em inglês para divulgação internacional na Internet e, se julgado oportuno pela SIGEP, para publicação futura de volumes na língua inglesa para divulgação internacional;

- deve ser enviado minicurrículo dos autores junto com uma foto.

 Aproveito para lembrar que este sítio, pela sua importância com ocorrências extraordinárias de minerais e pedras preciosas, é um dos que merecem uma versão em linguagem popular para a divulgação das geociências e das medidas de preservação dos sítios geológicos junto à comunidade em geral. No momento não há uma formatação especial para esses artigos para leigos, mas estamos estudando um padrão mínimo e recomendações com vistas a uma possível futura publicação em fascículos ou como capítulos de livro de ampla divulgação dos sítios cadastrados com descrição em linguagem científica.

Saudações geológicas
Manfredo
p/ corpo editorial
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 17 de novembro de 2009 15:43
Para: 'Adriane Comin Fischer (adriane.fischer@ufrgs.br)'; 'Pedro Luiz Juchem (labogem@ufrgs.br)'
Cc: 'Antonio Carlos Sequeira Fernandes (fernande@acd.ufrj.br)'; 'Carlos Schobbenhaus (schobben@df.cprm.gov.br)'; 'Célia Regina de Gouveia Souza (celiagouveia@gmail.com)'; 'Emanuel Teixeira de Queiroz (emanuel@dnpm.gov.br)'; 'Mylène Luíza Cunha Berbert-Born (mylene@df.cprm.gov.br)'; William Sallun Filho (wsallun@gmail.com)
Assunto: ENC: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

Prezados autores,
tendo em vista a programação de publicação do volume III em 2010, favor acusarem o recebimento deste e-mail.

 Sds
Manfredo
p/corpo editorial

 PS – Seguir instruções aos autores: www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm

 Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 08:24
Para: 'Adriane Comin Fischer (adriane.fischer@ufrgs.br)'; 'Pedro Luiz Juchem (labogem@ufrgs.br)'
Assunto: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Prezado colega,

 estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;

2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;

3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 Agradecemos antecipadamente
Comissão Editorial do Volume III da SIGEP

Ref. Sítio aprovado

Distrito Mineral do Alto Uruguai, RS
Pedro Luiz Juchem; Tania Mara Martini de Brum; Adriane Comin Fischer

Mineralógico; Metalogenético

A região é coniderada hoje a maior jazida de ametista do planeta. Em associação ocorrem ágata, quartzo cristal de rocha, quartzo leitoso, quartzo róseo euédrico, calcita, gipsita (variedade selenita) e mais raro barita.


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 16 de outubro de 2010 12:45
Para: SIGEP
Cc: PROPONENTES CANDIDATOS À descrição dos sítios aprovados
Assunto: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES
Prioridade: Alta

Prezados colegas da SIGEP,

 anexo lista de propostas aprovadas com as datas que foram previstas pelos proponentes para a SUBMISSÃO DO CAPÍTULO sobre o sítio, sendo que algumas dessas datas já foram reformuladas pelos proponentes e que para alguns sítios nem datas foram apresentadas, configurando uma espécie de “reserva” para o sítio ser descrito quando os proponentes bem desejarem.

Apesar de reiterados apelos (ex.gr. e-mail copiado abaixo), vários proponentes não têm respondido à solicitação de apresentação de uma data (no formulário antigo não se pedia data de submissão) ou de revisão de data já vencida.

A sugestão que cabe, então, é de se passar esses sítios APROVADOS sem resposta de data para a categoria de “DISPONÍVEIS” o que significa que qualquer interessado que tenha estudado o sítio DEVERÁ apresentar formulário com nova proposta de descrição segundo as diretrizes expressas em  www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm .

Aguardo as ponderações dos colegas.
Sds
Manfredo
c/c proponentes
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP

cópia de e-mail:

De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 8 de maio de 2007 15:37
Assunto: Email aos proponentes de Sítios ainda não descritos

Prezado(s) proponente(s)
na lista "sítios aprovados com autores definidos" (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm), alguns referem-se a propostas feitas em formulário como compromisso de descrição do sítio e outros não, pois os autores foram indicados e aceitaram descrever o sítio antes da implantação do formulário. Mesmo nas propostas  via formulário, exceto as mais recentes, não se tem data de compromisso para a conclusão do artigo.

Tendo em vista os objetivos da SIGEP de realizar rapidamente o cadastro dos sítios geológicos do Brasil que devem ser preservados e, mais imediatamente, publicar o Volume III de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, solicitamos ao colega:

1 - informar se esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos informar dando detalhes dessa situação para ele ser cancelado;
2 - informar se ainda existe o interesse do colega em elaborar o artigo referente ao sítio indicado como sob sua responsabilidade.  
     Observação - confirmado o desinteresse ou não havendo resposta, retiraremos o (s)  seu (s)  nome (s)  como autor previsto para o artigo sobre o sítio que será, então, listado como disponível para outros candidatos a descrevê-lo;
3 - caso exista interesse e não tenha preenchido formulário, favor preencher o formulário confirmando coautores, data provável de entrega, etc.. como compromisso de descrição; ver http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm;
4 - caso exista interesse e tenha preenchido o formulário antigo (sem data de provável entrega), favor confirmar os dados  (coautores, etc..) e informar a data provável de entrega como compromisso de descrição

 Aguardamos
Cordiais saudações,
Carlos Schobbenhaus
______________________________
Carlos Schobbenhaus
Presidente da SIGEP
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
SGAN 603 Conj. A 1º andar
70830-030 - Brasília - DF
Tel.: (61) 3223.1166/3224.7846
Fax: (61) 3224.1616


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: domingo, 17 de outubro de 2010 20:35
Para:SIGEP
Assunto: Re: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES

Acho apropriada a sua sugestâo. Só considero necessário que antes de tornar o sítio disponível mandar uma última mensagem ao proponente informando que este procedimento será adotado caso não mande uma resposta em uma semana.
Saudações
Ricardo
 


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 22 de outubro de 2010 17:04
Para: 'SIGEP
Cc: PROPONENTES
Assunto: RES: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES
Prioridade: Alta

 Prezado Ricardo e demais colegas da SIGEP,
temos tido cuidado de  sempre avisar – e repetidas vezes - ao autor de que o prazo que ele mesmo definiu já venceu.
Caso voces estejam de acordo passarei as propostas sem resposta de datas finais para a categoria de “DISPONÍVEIS” .
Se os mesmos proponentes tiverem interesse (e tiverem os dados, claro), poderão ressubmeter a proposta, agora com a vantagem de preencherem o formulário atualizado com os coautores e todos novos prerrequisitos da SIGEP.

Sítios aprovados a serem disponibilizados (*) de imediato para propostas de descrição (os autores previstos não apresentaram data de previsão finais em todas as várias consultas que fizemos):

Geossítios

situacao

nome_sitio

Previsão_Submissão

Histórico

2-Proposta aprovada

Bacia do Gandarela

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Cachoeira do Rio das Almas, Cavalcante, GO

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Chapada dos Guimarães - MT

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Córrego Alagadinho, Crixás, Goiás

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Distrito Mineral do Alto Uruguai, RS

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Mafra-Rio Negro, Santa Catarina e Paraná

 

Histórico

2-Proposta aprovada

Pico do Itacolomy de Buritizeiro - MG

 

Histórico

 (*) caso os mesmos proponentes ou autores sugeridos estiverem interessados e já tiverem os dados, poderão apresentar formulário preenchido candidatando-se a descrição do capítulo)

Aguardo posições do colega,
Sds
Manfredo
c/c proponentes
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celiagouveia@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 22 de outubro de 2010 17:15
Para: SIGEP
Cc:PROPONENTES
Assunto: Re: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES

De acordo!
Celia
Representante da ABEQUA na SIGEP


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 26 de outubro de 2010 17:17
Para: SIGEP
Cc: PROPONENTES
Assunto: Re: DISPONIBILIZAÇÃO DE SÍTIOS APROVADOS - SEM RESPOSTAS DE PROPONENTES

 Prezado Manfredo e demais colegas da SIGEP,
Concordo que as propostas abaixo indicadas sejam colocadas na categoria de "DISPONÍVEIS".

Abr. Schobbenhaus
---------------------------------------------------
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 26 de outubro de 2010 20:38
Para: SIGEP
Assunto: ENC: PRAZO de SUBMISSÃO nos pré-requisitos para a candidatura descrição de sítios para a SIGEP
Prioridade: Alta

Prezados colegas da SIGEP,

1)    Como houve apoio de colegas e nenhuma objeção à proposta do e-mail abaixo de 22/10, passarei a implementá-la, passando a valer o pré-requisito do prazo máximo para submissão do capítulo após a disponibilização na página do formulário para qualquer nova proposta;

2)    Com relação às propostas aprovadas nas quais o proponente não nos apresentou até hoje nem data de previsão para a submissão nem desistência, apesar dos inúmeros apelos por e-mail, a solução é aquela já aprovada por vários colegas: tais sítios passam a ser disponíveis a novas candidaturas de descrição sendo obrigatório, para tanto, o encaminhamento do formulário da SIGEP; observa-se que os mesmos proponentes (descontinuados) poderão vir a se candidatar também; em qualquer caso deverão ser atendidos os pré-requisitos expressos na página do formulário;

3)    Com relação às demais propostas já aprovadas com autores comprometidos, considerando-se também que um dos pré-requisitos das propostas é de que o proponente candidato à descrição já tenha os dados necessários para a descrição do sítio, será coerente e justo darmos um prazo máximo de 6 meses para a submissão dos capítulos desses sítios que ainda tenham datas a redefinir;

4)    Com relação à implantação de “comments & replies” (e-mail de 18/10 abaixo) e revisões ou complementações de descrições de sítios, creio que seria importante ouvir também os autores dos vol I e II e os futuros autores; assim, se algum/a colega da SIGEP tiver sugestões de como podem ser implementadas essas medidas, favor encaminhar ao corpo editorial (e-mails a copiar na Home-page). Após decisão, poderemos – em futura circular aos geocientistas – divulgar essa nova linha de crítica e eventual revisão científica de sítios já publicados.

Sds
Manfredo
c/c proponentes atuais
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP