Dunas do Araçá, AM

SÍTIO DISPONÍVEL PARA CANDIDATURA À DESCRIÇÃO USANDO FORMULÁRIO
e observando que o sítio a ser descrito deve ser o mesmo sítio já aprovado quanto a área abrangida, tipologia... Se houver diferenças significativas, deve ser proposto novo sítio

 

PROPOSTA de SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL PARA REGISTRO NO
PATRIMÔNIO MUNDIAL(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

PROPONENTE -

Nome: Arnaldo Carneiro Filho  (Obs. desistiu de descrever o sítio: e-mail de 16/08/07)

Endereço: INPA – Ecologia - cx. postal 478   - 69083-000 Manaus – AM

Fax: 0926421838 Telefone:0926431823  email: carneiro@wanadoo.fr


1.Sugestão de AUTOR(ES) para eventual descrição detalhada do sítio: Arnaldo Carneiro Filho


2.NOME do SÍTIO (use nome consagrado. Se este não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ ou o local):

Dunas do Araçá, AM


3. TIPO DE SÍTIO: ____[ ]Espeleológico _______[ ]Paleontológico ______[ ]Geomorfológico

[x] Paleoambiental ____[ ]Ígneo ______________[ ]Sedimentar ________[ ]Metamórfico

[ ] Mineralógico ______[ ]Estratigráfico _______[ ]Tectono-estrutural ___[ ]Metalogenético

[ ] História da Geologia [ ]Astroblema _________[ ]Outro:___________________________

[ ] Marinho-submarino______________ Obs.[ ]Inclui vestígios arqueológicos


4. LOCALIZAÇÃO

4.1. Município(s)/UF: Barcelos / AM

4.2. Lat/long(centro da área): 00° 23' 41,1" S - 64° 33' 15,3" W

4.3. Nome do local: Campinas do Araca


5. JUSTIFICATIVAS para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL:

Por se tratar de uma paisagem relitual ou fóssil e pela quantidade de arquivos sedimentares e pedologicos, que estas paisagens contém, parece evidente o interesse de proteger uma porção destas paisagens, no intuito de preservar e manter alguns estudos, que visem reconstruir a história evolutiva da bacia do Rio Negro, e porque não amazônica, nos últimos 40.000 anos.

As dunas que tem sua origem estimada em 13-15.000 anos BP (aguardo as datações finais), foram sem dúvida formadas num contexto climático diferente do atual e numa paisagem despida de vegetação, ou ralamente recoberta, o que permitiu a ação mobilizadora dos ventos. Talvez um período mais seco que o atual, segundo alguns climatólogos ou quem sabe um aumento da sazonalidade, tenha beneficiado a expansão das Campinas (formação savanóide local), a despeito do tipo florestal Campinarana.

Outros achados interessantes na região das dunas, são os níveis de madeira fóssil, cuja idade foi calculada (C14) em 38.000 anos BP. Alguns paleosolos também se encontram dispersos pela área, mostrando seqüências poligenéticas, bastante reveladoras para a história da região. Finalmente nos lagos temporários que acompanham as dunas, alguns estudos de diatomáceas e palinologia estão em andamento e podem revelar importantes informações sobre a retomada do clima úmido na região.


6.BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO:

Os Campos de dunas do Aracá estão situados entre o front dos Tepwis do lado brasileiro, representado pela Serra do Aracá e o final dos depósitos da Formação Solimões. A orientação dos cordões de dunas (NE-SW) pode ser facilmente identificada através das imagens de satélite, em particular por se tratarem de zonas atualmente mal drenadas, onde as depressões interdunares são sazonalmente inundadas.

Outros campos de dunas ocorrem na bacia dos rios Catrimani e Água Boa do Univini, assim como no estado de Roraima, entre a Serra do Tucano e o rio Takutu. Alguns cordões isolados também podem ser encontrados ao longo do Rio Negro entre Barcelos e Sta Isabel. Se nos referirmos ao contexto Sul Americano, situação semelhante pode ser encontrada nos Llanos Colombianos e Venezuelanos. Visto a orientação geral destes campos ser coincidente (NE-SW), isto nos leva a pensar em um evento contemporâneo e portanto de grande extensão.


7. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL P/PROTEÇÃO:

Nenhum dos campos de dunas referidos foram incluidos nas unidades de conservação (federais ou estaduais) ora existentes na bacia do Rio Negro.


Prezados colegas da Sigep
enviei para voces a poposta abaixo e a disponibilizei na página NovasPropostas no nosso site. Ninguem da comunidade se manifestou até a presente data.
O registro paleoclimático quaternário da Amazônia e a preservação dos sitios gologicos relacionados parece-me justificar a aceitação da proposta para a inserção no banco de dados na Internet.
Se algum dos colegas tiver restrições a respeito favor manifestar em email circular para a Comissão SIGEP.
Manfredo Winge
Representante da SBG

-----Mensagem Original-----
De: Arnaldo Carneiro Filho
Para: mwinge@zaz.com.br
Enviada em: Quinta-feira, 10 de Agosto de 2000 06:03
Assunto: Dunas do Araca


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 2 de agosto de 2006 11:13
Assunto: SIGEP - Compromisso de descrição
Prezado colega,

na lista abaixo estão os sítios aprovados pela SIGEP para serem descritos pelos autores relacionados, entre os quais consta o colega como autor principal ou como coautor.

Isto posto, gostaríamos de saber:
1- se pretende elaborar o capítulo sobre o sítio;
2- caso positivo, se poderia encaminhar o artigo até outubro próximo, já prevendo a sua incorporação no volume II do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL e, se isto não for possível, quando pretende realmente encaminhar o artigo;
3- caso não pretenda mais elaborar o artigo, favor informar logo para disponibilizarmos o SÍTIO para outros autores descreverem, visto que já houveram consultas nesse sentido para alguns dos sítios;
4- mesmo que o colega não seja o autor principal na lista, favor informar se pretende continuar relacionado como coautor comprometido com a descrição, pois em caso de sua desistência/impossibilidade, retiraremos o seu nome da lista.

Agradecemos antecipadamente a pronta resposta, pois dessas respostas dependerá o andamento da montagem e publicação do volume II da SIGEP
COMISSÃO EDITORIAL


De: Arnaldo Carneiro Filho [mailto:carneiro@inpa.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 2 de agosto de 2006 11:51
Assunto: Re: SIGEP - Compromisso de descrição

Caros, gostaria de informar que posso enviar um capítulo descrevendo as Dunas do Aracá até o prazo de outubro. Queiram por favor me enviar mais informações sobre o formato desejado.

amitiés,
Arnaldo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 2 de agosto de 2006 16:13
Para: 'carneiro@inpa.gov.br'
Assunto: Sítio 100 - Instruções p/ elaboração
Prezado Arnaldo,
merci bien pela pronta resposta e esperamos contar com seu importante artigo sobre as Dunas do Araçá, já no volume II.
No nosso site vc encontra as informações necessárias:
sugiro, inicialmente, dar uma "navegada" para ver o formato e padrão dos artigos já publicados (vol I) e os revisados em "pré print"(para o Volume II) em http://www.unb.br/ig/sigep/sitios.htm .
Após esta visão geral, favor ver as instruções para os autores em: http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm .
São cerca de 10 (até) páginas com um roteiro mínimo obrigatório conforme as instruções, mas ao qual podem ser agregados capítulos pertinentes ao tipo de sítio. Deve ser elaborado em português inicialmente e, após a aprovação do artigo, secundado por uma versão em inglês para divulgação internacional. Dentre as figuras, selecionar uma ou duas fotos mais importantes do sítio para apresentação em página inteira, 1/2 pg ou em prancha de pg inteira. Detalhes sobre resolução de figuras, ver nas instruções; destaco que serão necessários - quando da impressão gráfica do livro - os arquivos gráficos com resolução maior do que à de inclusão no texto do Word que vc deverá nos enviar para a editoração em pré-print na internet.
Após a elaboração do artigo, pode ser oportuanmente elaborada, com formato mais livre, uma versão "light" para leigos, com vistas à divulgação mais popular dos sítios e das propostas de preservação (ver http://www.unb.br/ig/sigep/apresenta.htm#Boa_leitura  ).
Qualquer dúvida, favor nos contactar
Manfredo Winge
Representante da SBG
c/co proponentes sítios aprovados


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 14:25
Para: Arnaldo Carneiro Filho
Assunto: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

    REFERÊNCIA - proposta de descrição aprovada:
    sítio Dunas do Araçá
, Mun. Barcelos, AM 
     http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/DunasAraca.htm 

PREZADO  COLEGA ARNALDO,

estamos programando a organização do volume III da SIGEP para ser publicado o mais breve possível, mas para isto necessitamos confirmar os compromissos assumidos pelos proponentes de SÍTIOS GEOLÓGICOS COM DESCRIÇÃO APROVADA.

Assim, solicito que nos informe se ainda pretende descrever o importante sítio referido acima ou se não poderá fazê-lo.

Caso pretenda, favor informar a  DATA  mais provável para a entrega da primeira minuta de acordo com as Instruções aos Autores (ver emails abaixo), anexando uma sinopse do currículo do(s) autor(es) juntamente com uma fotografia pequena tipo 3x4 para constar como adendo ao artigo.  

FAVOR CONFIRMAR O RECEBIMENTO DESTE EMAIL

Cordiais saudações
Manfredo
p/ corpo editorial


-----Mensagem original-----
De: Arnaldo Carneiro Filho [mailto:carneiro@inpa.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 17:24
Para: 'Manfredo Winge'
Assunto: RES: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

Caro Manfred, estou distante dos trabalhos que realizei no campo de dunas do Aracá e completamente sem tempo para retomar e redigir algo atual a respeito. Me sinto impossibilitado de participar desta edição.
lamento,
saudações amazônicas,
Arnaldo

Arnaldo Carneiro Filho
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INPA / CPEC & SIGLAB
Av. André Araújo, 2936, Petrópolis
69006-001 Manaus - Amazonas - Brasil
Fone: (92) 36431823 / 91287436
carneiro@inpa.gov.br


-----Mensagem original-----
De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 15 de junho de 2007 09:57
Para: 'Arnaldo Carneiro Filho'
Assunto: RES: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações
Prezado Arnaldo

Gostaria inicialmente de salientar que a nosso pedido de informar a data mais provável de submissão do artigo não teve o intuito de apressá-lo, mas sim de a SIGEP poder programar todos os artigos que deverão entrar no volume III e a data mais adequada para ser programada a licitação da impressão.

Isto considerado, solicito confirmar se está desistindo de descrever o sítio que o próprio colega propôs??

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 15 de agosto de 2007 17:17
Para: Arnaldo Carneiro Filho (carneiro@inpa.gov.br)
Assunto: sítio100. Dunas do Araçá, Mun. Barcelos, AM - Solicita Informações
Prioridade: Alta

Prezado colega Arnaldo,
 
estamos revisando as propostas aprovadas pela SIGEP cujas descrições, expressas em artigos científicos, poderiam compor capítulos do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.
 
Assim, verificamos que o e-mail abaixo não foi retornado de sua parte (ou houve extravio).
 
Desta maneira, solicitamos informar:
1) se ainda pretende, oportunamente, descrever o sítio, ou
2) caso esteja desistindo de vez de descrever o sítio, poderia indicar alguem que trabalhou na área e que poderia descrevê-lo? ou,
3) caso tenha informações de que esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido e, eventualmente, ser alçado a patrimônio da Humanidade, favor nos comunicar dessa situação.
 
Agradeço antecipadamente
Manfredo
p/ Comissão Editorial do Volume III

De: carneiro@inpa.gov.br [mailto:carneiro@inpa.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2007 09:21
Assunto: Re: sítio100. Dunas do Araçá, Mun. Barcelos, AM - Solicita Informações
Prioridade: Alta

Caro Manfred, creio ter respondido ao seu mail anterior, mas em todo vamos lá. Não tenho m ais pretensões de atualizar as descrições feitas par as Dunas do Aracá, pois por diversas razões não trabalho mais na área. Não tenho portanto nada de novo a acrescentar. Desconheço algum colega que tenha trabalhado na área e que possa dar sequência à demanda de vocês.

Felizmente o sítio não recebe pressão humana, pois por tratar-se de chão areno-quartzoso, não oferece possibilidade de uso do solo. Ademais a vegetação rala da campina não representa nanhum atrativo para os caboclos na região, senão como território de caça.
saudações amazonicas,
Arnaldo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2007 10:46
Para: 'carneiro@inpa.gov.br'
Assunto: RES: sítio100. Dunas do Araçá, Mun. Barcelos, AM -
Prezado Arnaldo,
obrigado por ter esclarecido que não pretende mais descrever o sítio que propôs.
Vou retirar o seu nome como o candidato a autor aprovado para descrever o sítio e disponbilizá-lo na lista de propostas aprovadas sem autor previsto.
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP