SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)
=======================

PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO ou PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL
A SER PRESERVADO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

  1. NOME do SÍTIO (*):

 Estromatólitos do Grupo Itaiacoca em Itapeva e Nova Campina, SP

 (*)nome consagrado; se não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ou o local .

2. PROPONENTE
Nome completo:
William Sallun Filho
Endereço p/ postagem: Av. Miguel Stéfano, 3900, CEP 04301-903
Instituição: Instituto Geológico – SMA/SP
Fax: (11) 5077-2219
Telefone: (11) 5073-5511 r.2073  -  (11) 9659-2215

e-mail: wsallun@igeologico.sp.gov.br   /  wsallun@uol.com.br
Endereço curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1650336456201415

Marque a alternativa correta abaixo:
você está propondo:
[ X ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP e candidatando-se à sua descrição;
[  ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP sem candidatar-se à sua descrição; 
[  ] candidatar-se à descrição de sítio geológico/paleobiológico já aprovado pela SIGEP.

Data da proposta: 01/11/2007       

4. CASO TENHA ESTUDADO O SÍTIO e esteja se candidatando a descrevê-lo com artigo científico, informe:
a) DATA PROVÁVEL de entrega da minuta do artigo: 15/08/2008
b) CO-AUTORES(*)

Thomas Rich Fairchild (Instituto de Geociências – USP),

Fernando Flávio Marques de Almeida (ffma@uol.com.br)

(*)Autor principal é o proponente; Informar co-autores previstos em ordem de importância com Nome Completo, Instituição, e-mail

5. TIPOLOGIA DO SÍTIO (marque com X os tipos e com XX o tipo mais característico do sítio):

[   ]Astroblema                 
[   ]Estratigráfico              
[X]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[X]Paleoambiental           
[X]Sedimentar                  
[   ]Outro(s):

[   ]Espeleológico  
[   ]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[XX]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [   ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [   ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
a. Município(s)/UF: Itapeva/SP; Nova Campina/SP

Figura 1 – Localização da área no Estado de São Paulo

 

b. Nome do local:

Local 1 – Pedreira Lavrinhas

Local 2 – Pedreira Indumine

Local 3 – Afloramento em Nova Campina

 

Figura 2 – Mapa geológico modificado de Theodorovicz et al. (1986), mostrando ocorrências de estromatólitos.

 

c. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centróide da área do sítio: 

Local 1 – Lat 24o 05' 55,9"S / Long 48o 48' 39,9" W

Local 2 – Lat 24o 08' 11,5"S / Long 48o 51' 49" W

Local 3 – Lat 24o 08' 51,3"S / Long 48o 55' 20,7" W

       Centróide da área do sítio
          
Latitude: 24o 08' 18"S - Longitude: 48o 51' 52" W  

7. JUSTIFICATIVAS(*):

- importantes sítios de ocorrência de estromatólitos proterozóicos no Brasil

- localidades clássicas de estromatólitos na Faixa Itaiacoca e no Brasil

- um dos locais é o afloramento onde foi descrito  pela primeira vez um fóssil do Pré-cambriano no Brasil e talvez na América do Sul por Almeida em 1944

- algumas áreas encontram-se em risco de degradação

(*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

8. BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):  

As rochas carbonáticas do Grupo Itaiacoca de idade proterozóica que afloram nos estados de São Paulo abrigam diversos sítios de ocorrências de estromatólitos. Os sítios propostos são as melhores ocorrências destes fósseis na unidade no estado. São três localidades: a Pedreira Lavrinhas (Itapeva, SP), a Pedreira Indumine e um afloramento em estrada, ambos em Nova Campina, SP.

 

Local 1 – Pedreira Lavrinhas

Nesta pedreira existem fósseis em algumas frentes abandonadas, que são constituídas quase que totalmente por estromatólitos (biohermas) do tipo Conphoyton e outras formas colunares não-cônicas.

 

Local 2 – Pedreira Indumine

Nesta pedreira existem fósseis em toda pedreira, constituída totalmente por estromatólitos do tipo Conphoyton. Toda a ocorrência deste calcário cinza escuro (que se estende além desta pedreira) pode ser um grande bioherma, com alguns quilômetros de extensão e algumas dezenas de metros de largura.

 

Local 3 – Afloramento em Nova Campina

Dois afloramentos pequenos, que constiruíram área de extração muito antigas, localizam-se na Estrada Municipal Itapeva-Grupo Orsa, a cerca de 3,5 quilômetros a sul do centro da cidade de Nova Campina. Estão próximos, a cerca de 30 metros entre si. Este local é reconhecido como uma das localidades descritas por Almeida em 1944. Neste local estuda-se a criação de um Monumento Natural Estadual na qual será gerenciado em parceria com a Prefeitura municipal. São constituídas quase que totalmente por estromatólitos de formas colunares não-cônicas.

 

Parátipo de estromatólito descrito
por F.F.M de Almeida na região.

Estromatólito do tipo Conophyton
da Pedreira  Lavrinhas
.

 

Pedreira Lavrinhas – frente abandonada

 

Links:

Sallun Filho, W. & Fairchild, T.R. 2005. Estudo comparativo entre estromatólitos do tipo Conophyton das faixas Ribeira (Grupo Itaiacoca, SP-PR) e Brasília (grupos Vazante, MG e Paranoá, GO). Revista do Instituto Geológico, 26(1/2): 1-18. http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/revista_ig/26_1-2_1.pdf  

Sallun Filho, W.; Campanha, G.A.da C.; Fairchild, T.R. 2005. Aspectos deformacionais em estromatólitos do Grupo Itaiacoca, a sul de Itapeva (SP). Revista Brasileira de Geociências, v. 35, n. 3, p. 333-340. http://www.sbgeo.org.br/rgb/vol35_down/3503/1503.pdf

Sallun Filho, W.; Fairchild, T.R. 2004. Estromatólitos do Grupo Itaiacoca ao sul de Itapeva, SP. Revista Brasileira de Paleontologia, 7(3): 359-370. http://www.sbpbrasil.org/revista/edicoes/7_3/sallun.pdf

(*)anexar ao e-mail até 2 fotos significativas do sítio e, se disponíveis, links ou até capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio

9. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:
 Os sítios não se encontram preservados e estão atualmente em fase de desenvolvimento de propostas para proteção.

 

10. BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):
 

Almeida, F.F.M. de 1944. Collenia itapevensis sp. n. - um fóssil pré-cambriano do Estado de São Paulo. Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Universidade de São Paulo XLV, Geologia, 1:89-106.

Almeida, F.F.M. de 1957. Novas ocorrências de fósseis no pré-cambriano brasileiro. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 29:63-72.

Fairchild, T.R.; Sallun Filho, W. 2004. Collenia itapevensis, o primeiro fóssil pré-cambriano brasileiro e sua importância no estudo de estromatólitos no Brasil. In: Mantesso Neto, V.; Bartorelli, A.; Carneiro, C.D.R.; Brito Neves, B.B. (eds.) Geologia do continente Sul-americano: evolução da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. Editora Beca, São Paulo. p. 177-186.

Fairchild, T.R. 1977. Conophyton and other columnar stromatolites from the Upper Precambrian Açungui Group near Itapeva, SP, Brazil. In: SBG, Simp. Reg. de Geologia, 1 , Atas,  p. 179-198.

Sallun Filho, W. & Fairchild, T.R. 2005. Estudo comparativo entre estromatólitos do tipo Conophyton das faixas Ribeira (Grupo Itaiacoca, SP-PR) e Brasília (grupos Vazante, MG e Paranoá, GO). Revista do Instituto Geológico, 26(1/2): 1-18.

Sallun Filho, W.; Campanha, G.A.da C.; Fairchild, T.R. 2005. Aspectos deformacionais em estromatólitos do Grupo Itaiacoca, a sul de Itapeva (SP). Revista Brasileira de Geociências, v. 35, n. 3, p. 333-340.

Sallun Filho, W.; Fairchild, T.R. 2004. Estromatólitos do Grupo Itaiacoca ao sul de Itapeva, SP. Revista Brasileira de Paleontologia, 7(3): 359-370.

(*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e co-autor

11. SINOPSE DO CURRICULUM VITAE DOS CANDIDATOS A AUTORES(*):

 

William Sallun Filho

Geólogo, Mestre e Doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da USP. Tem como áreas de atuação a Paleontologia do Pré-cambriano e a Geologia de Terrenos Cársticos. Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

Thomas Rich Fairchild

Possui graduação em Geology - Stanford University (1966) e doutorado em Geology - University of California at Los Angeles (1975). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: proterozóico, brasil, estromatólitos, bacia do paraná e microfósseis.

 

Fernando Flávio Marques de Almeida

Formado em Engenharia Civil em 1939, na Escola Politécnica da USP. Foi professor assistente e adjunto da EPUSP, livre-docente da USP, professor catedrático da Faculdade de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica, professor catedrático da EPUSP, professor do Instituto de Geociências da USP, professor do curso de pós-graduação em Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, engenheiro do DNPM e da divisão de Minas e Geologia aplicada do Instituto Tecnológico de São Paulo. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Associação dos Geógrafos Brasileiros, da Sociedade Brasileira de Geologia (sócio honorário), da Société Geologique de France (sócio correspondente) e da Academia de Ciências da América Latina. Em 68 anos de profícua atividade, o Prof. Fernando escreveu mais de 200 trabalhos, muitos dos quais são verdadeiros clássicos da literatura geológica brasileira.

(*)Sinopse bilíngüe (em Português e em Inglês) dos currículos dos autores com uma fotografia pequena tipo 3x4. Cada "minicurrículo" deverá ter no máximo 120 palavras e servirá para a publicação futura como apêndice do artigo se a candidatura for aprovada e o artigo aceito para publicação.

RESERVADO À SIGEP:
DATA APROVAÇÃO DA PROPOSTA:     17 /07 / 08        -   MINUTA PREVISTA PARA:    15/08 / 08   REVISADA P/    31/10/09   

 

Enviada em: quinta-feira, 1 de novembro de 2007 16:53
Assunto: SIGEP: Novas propostas de sítios geológicos
 
Prezado colega geocientista,
 
    Veja e avalie as novas propostas de sítios geológicos candidatos a Patrimônio Natural da Humanidade:
 
Fontes Hipotermais de Águas de Lindóia, SP
Proposta de: Sueli Yoshinaga Pereira; Mara Akie Iritani; Geraldo Hideo Oda; Luciana Martin Rodrigues Ferreira;
Antonio Luiz Teixeira; José Maria de Azevedo Sobrinho; Francisco de Assis Negri
 
Estromatólitos do Grupo Itaiacoca em Itapeva e Nova Campina, SP
Proposta de: William Sallun Filho, Thomas Rich Fairchild, Fernando Flávio Marques de Almeida
 
 
    A SIGEP (*) aguarda seus comentários, críticas e sugestões adicionais às propostas formuladas.
 
    Propostas de sítios brasileiros e de sua descrição científica sistematizada, com vistas a compor base de dados de nossos MONUMENTOS GEOLÓGICOS vem sendo submetidas, através de formulário padronizado.
Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral.
Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página da proposta.
 
    Ver outras propostas em estudo  http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/  
 
    Propostas já aprovadas, mas carecendo de autores para descrever os sítios, podem ser vistas no quadro: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm#2  
Se você estudou algum desses sítios ou tenha outro a propor e esteja interessado em preparar artigo descrevendo-o para ser publicadoacesse a página abaixo e preencha o formulário:
   
    A SIGEP está recebendo, também, SUGESTÕES EM CARÁTER PRELIMINAR de qualquer sítio que o colega julgar deva ser preservado como monumento geológico, mesmo que no momento não tenha realizado pesquisas suficientes nesses sítio para assumir o compromisso de sua descrição com artigo científico. 
Antes de propor qualquer novo sítio, entretanto, veja se ele atende aos pré-requisitos definidos na página de acesso ao formulário e se ele já não foi elencado em:
Comissão EDITORIAL da SIGEP
======================
 
    (*) A SIGEP objetiva o cadastro de sítios geológicos e paleobiológicos a serem preservados  como PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DO BRASIL e a sua publicação na forma de artigos científicos que incluem recomendações de preservação desses sítios.  A partir dessa base de dados, disponibilizada em livros e na Internet, em portugues e em inglês, serão selecionados sítios a serem propostos à UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
    Cada sítio aprovado e descrito constitui um capítulo de livro "SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL". Os novos artigos aprovados deverão ser publicados no Volume III.
 
As instruções para os autores podem ser vistas em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
   
    Os artigos dos sítios já publicados podem ser acessados em:
 
ou "linkados" via mapa de localização no Brasil em:
http://www.unb.br/ig/sigep/mapindex/mapindex.htm

 => favor repassar a geocientistas de sua lista de e-mails

 


COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 1 de novembro de 2007 11:35
Assunto: RES: Proposta Sitio-Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP -Recebida
 
Prezados William, Thomas e Prof Almeida,

............

Temos as seguintes observações/questões de imediato:
1- em termos geográficos, trata-se de um sítio ou de dois sítios muito afastados (> ~10 km) dentro do mesmo nível estratigráfico?
2- simplificamos o nome para Estromatólitos do Grupo Itaiacoca , SP visando a facilidade de referência mas,  no artigo, o título poderá ser estendido com a indicação de serem estromatólitos (Neo?) proterozóicos
3- estamos assinalando como tipologia principal: Paleontológico (agora indicado com XX) e acessóriamente (com X): Sedimentar e Paleoambiental que não estavam indicados. Veem algum problema nesta definição??

..........

Cordiais saudações
Manfredo
p/ SIGEP

De: William Sallun Filho [mailto:wsallun@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 1 de novembro de 2007 15:24
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: RES: Proposta Sitio-Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP
......
Em relação às questões:
1- são diversos locais em um mesmo nível estratigráfico. Selecionamos os três locais mais expressivos.
2- Este título simplificado é complicado pois excluiu outras ocorrências importantes mais distantes em outros municípios e no PR. O proterozóico poderia até sair mas as localidades acho importante. O que você acha?****
3- Sem problemas
4- Ok, já irei providenciar o mini CV mais reduzido e as fotos.
.........
William


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 1 de novembro de 2007 15:54
Assunto: RES: RES: Proposta Sitio-Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP -Recebida

Prezado William e co-proponentes,
o conceito de geossítio implica em uma delimitação geográfica; caso vocês julguem que o sítio possa ser delimitado seguindo o nível estratigráfico, poderemos considerar como um sítio único, mas se existirem descontinuidades significativas ou diferenças geológico/paleontológicas importantes, além de distâncias significativas dos afloramentos, talvez fosse importante ele ser desdobrado em mais de um sítio. Vamos deixar como está por enquanto, mas no artigo, se aprovada a proposta, em qualquer circustãncia, será muito importante contarmos com um mapa geológico regional, mesmo que esquemático, plotando e identificando as várias ocorrências de estromatólitos, mesmo que uma só seja eleita como o "sítio" a ser preservado.
Vou incluir a designação dos municípios no nome do sítio.
Abraços e parabens pela proposta
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: William Sallun Filho [mailto:wsallun@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 1 de novembro de 2007 16:08
Assunto: Re: RES: RES: Proposta Sitio-Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP
Manfredo
Está bem. Acho mais fácil assim, pois se desdobrarmos em tres sítios muitas coisas se repetirão. Não há necessidade.
Quando for feito o artigo elaboramos este mapa conforme sua proposta.
Um abraço
William


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 20 de novembro de 2007 10:46
Cc: William Sallun Filho (wsallun@igeologico.sp.gov.br); Fernando Flávio Marques de Almeida (ffma@uol.com.br); Thomas Rich Fairchild (trfairch@hotmail.com); Thomas Rich Fairchild (trfairch@usp.br)
Assunto: Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP - Análise e Voto SBG
Prioridade: Alta
 
Prezados colegas da SIGEP,
dentre os registros paleobiológicos/geológicos importantes sobre os primórdios da vida na Terra, constam os estromatólitos. Muitas vezes eles correm risco de serem destruídos nas jazidas de calcário em exploração. Já temos vários sítios (6) cadastrados com artigos científicos na SIGEP sobre essas interessantes estruturas de construção bioquímica propiciada por ciano-bactérias, com idades meso-proterozóica, neo-proterozóica e recente.
Infelizmente os proponentes apresentaram fotos antigas e de baixa qualidade, sendo uma, entretanto, de valor histórico.
Caso seja aprovada proposta, sugerimos aos autores buscarem fotos e demais figuras de qualidade que ilustrem adequadamente o sítio no artigo que cadastrará o sítio seguindo as Instruções aos Autores:
http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
 
O nosso voto representando a SBG é FAVORÁVEL
Manfredo
c/c proponentes
 
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

De: wsallun@igeologico.sp.gov.br [mailto:wsallun@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 20 de novembro de 2007 18:22
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP - Análise e Voto SBG
Prioridade: Alta

Caro Manfredo
Só para entender, quais são as etapas seguintes?
As fotos nem são antigas, são assim mesmo...
O problemas é que os sítios não são muito bonitos, os três são pedreiras. As amostras quando cortadas e polidas são legais, mas no local é difícil de ver algo. Mesmo assim são fósseis importantes que merecem ser preservados. Não sei como a proposta está, mas se você achar melhor (como você mesmo havia dito de início) fazer três sítios distintos, especialmente o sítio descrito pelo Prof. Fernando em 1944.
Aguardo instruções.
Um abraço
William


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 21 de novembro de 2007 08:52
Assunto: ENC: Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP - Análise e Voto SBG
Prezados William e co-proponentes,
com relação às etapas: - as propostas de sítios são disponibilizadas na Internet para a Comissão SIGEP e a comunidade geocientífica em geral conhecer e se manifestar. Os comentários são, via de regra disponibilizados na própria pagina da proposta juntamente com as respostas/réplicas dos autores significativas. A partir dos dados da proposta e desses comentários, críticas, sugestões e informações adicionais, os representantes titulares das várias instituições na SIGEP apresentam seu parecer e voto. Se o voto for negativo ele deve ser justificado. Atingindo-se maioria de votos favoráveis sem voto contrário justificado a proposta de sítio e de sua descrição é aprovada para a descrição.
Com relação às demais questões tenho as seguintes perguntas:
- essas pedreiras estão sendo exploradas e, se positivo, os afloramentos fossílíferos estão sendo depredados??
- as 3 ocorrências estão muito distantes? Caso a distância seja razoável, ultrapassando digamos 10 km, a minha sugestão é selecionar uma das ocorrências como referência do sítio para ser bem descrita e as demais ocorrencias podem ser apresentadas como "satélites" da principal, mostrando o conjunto das ocorrências em um mapa geológico esquemático mais regional.
Abraço
Manfredo

c/co SIGEP

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:


De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: sexta-feira, 23 de novembro de 2007 09:26
Assunto: Sítio Estromatólitos do Grupo Itaiacoca - parecer e voto da SBP

Prezado Manfredo,
considero de grande importância a proposta referente aos estromatólitos do Grupo Itaiacoca, para o qual a priori dou o meu voto favorável. Entretanto, estou de acordo com as observações feitas anteriormente por você, pela escolha de uma das ocorrências como o sítio a ser proposto e a indicação das  demais em um mapa geológico a ser incluído no manuscrito. Acredito que a localidade que deveria ser escolhida a Pedreira Lavrinhas (é a mesma do parátipo descrito na região?), mas sua escolha definitiva deve ser apresentada pelos autores da proposta com mais informações sobre a localidade e os estromatólitos presentes.
Atenciosamente,
Antonio Carlos

Representante da SBP na SIGEP


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 18 de janeiro de 2008 13:50
Assunto: Re: Parecer e votos das Propostas

Seguem minhas avaliações sobre às propostas de sítios para os quais não havia opinado:
- Estromatólitos do Grupo Itaiacoca em Itapeva e Nova Campina, SP- em tese, a proposta é pertinente, mas não está suficientemente apresentada para a sua aprovação no momento. Neste caso prefiro não aprová-la por questão de princípio, entendendo que se um sítio é importante, merece dos proponentes apresentar de forma mais cuidadosa, do que o foi neste caso.
............
Saudações
Ricardo
Representante da Petrobras na SIGEP


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 14 de abril de 2008 17:03
Assunto: Re: Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP - Análise e Voto
 
Prezado Manfredo e demais colegas,
Além do interesse científico da proposta, uma das 3 localidades refere-se a Itapeva, que tem como atributo adicional sua importância histórica para as pesquisas geológicas do Brasil. Sua descoberta, em 1944,  deve-se a um dos autores da presente  proposta, o iminente Prof. Fernando de Almeida, que iniciou o estudo dos estromatólitos na América do Sul com a sua famosa Collenia itapevensis. A descrição mais recente e bem ilustrada desse sítio paleontológico deve-se aos outros dois autores da proposta (Fairchild & Sallun Filho, 2004).
Em uma mensagem anterior,  o colega William Sallun informa que "das 3 localidades, uma não é explorada, outra foi bastante explorada mas está parada no momento (pode voltar) e outra está em atividade. Mesmo assim ainda existe bastante exposição dos fósseis, mas de qualquer forma medidas deverão ser tomadas para controlar."
 
Já não era sem tempo que esse sítio fosse incluído como área de interesse científico,  a ser preservado e protegido. Tratando-se de pedreira em exploração caberá notificar o DNPM sobre a importância do sítio, recomendando  o bloqueio de parte da área de exploração a ser preservada.
A dimensão da área de distribuição das 3 localidades propostas é importante para se definir melhor a categoria em que se enquadra a proposta de sítio geológico ou se a proposta extrapola o conceito de sítio geológico ou geossítio. Se se trata de um (i) sítio isolado ou pontual  ou  mesmo de um pequeno grupo de sítios isolados próximos (da ordem de alguns hectares) ou se se trata de (ii) de uma área de sítios de grande dimensão de diversos sítios em parte isolados e em parte compondo diversos grupos de sítios de mesma tipologia (algumas dezenas de km2). 
Peço uma confirmação aos autores sobre a área de distribuição das 3 localidades. Dentro dos limites de no máximo algumas dezenas de km2 , as 3 localidades poderão ser descritas como um único sítio. Nesse caso pode-se descrever as 3 localidades separadamente ou descrevê-las em conjunto. Pode-se também dar destaque  para um determinado sítio (sítio-tipo). Ao descrever as 3 localidades em conjunto,  pode-se indicar (se for o caso) as diferenças entre uma localidade e outra.
Áreas maiores (algumas centenas de km2) não mais se enquadram  nas dimensões de um sítio geológico. Os sítios deverão ser descritos como propostas separadas. Dependendo do caso, áreas com essas dimensões e outros atributos podem ser referidos a um  geoparque ou parque geológico.
 
Meu voto é favorável à aprovação da proposta.
  
Carlos Schobbenhaus
Membro da CPRM na SIGEP

De: wsallun@igeologico.sp.gov.br [mailto:wsallun@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 14 de abril de 2008 18:02
Assunto: Re: Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP - Análise e Voto SBG

Caro Schobbenhaus
Agradeço seus comentários.
Em relação a suas dúvidas.
Elas distam cerca de 6 km entre si, alinhadas no sentidos NE-SW, perfazendo 12 km entre as mais distantes. Uma delas é uma ocorrência menor, e as outras duas (nas áreas de mineração) são áreas maiores.
Na verdade entre elas exitem outras localidades, porém foram selecionadas as 3 mencionadas por serem as mais representativas. As formas de estromatólitos são diferentes entre elas, mas estão em um mesmo contexto geológico, assim seria mais adequado formar um sítio único mesmo. Acho que a sua sugestão é a melhor forma de proceder, com destaque para um sítio (sítio-tipo) e descrever as outras duas localidades ressaltando as diferenças entre uma localidade e outra. Este sítio-tipo seria uma loclidade em Nova Campina, que apesar de não possuir os melhores fósseis é aquela onde o Prof. Fernando descreveu as primeiras ocorrências em 1944 e onde pretendemos implantar um monumento natural estadual que a prefeitura pretende manter. As outras duas localidades são minerações e constituem boas exposições de outras formas de estromatólitos, também distintas entre si. Acho que não haverá problema em preservar parte das ocorrências nas lavras, pois as empresas já estão cientes destas ocorrências.
Só não consideraria, a princípio, o geoparque neste caso, pois acho que seria de uma dimensão maior.
Espero ter esclarecido.
William


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 15 de abril de 2008 11:26
Assunto: Re: Estromatólitos do Grupo Itaiacoca, SP - Análise e Vo to SBG

Caro William,
De fato, a proposta enquadra-se dentro das dimensões de uma feição linear de sítio geológico. Como além das 3 localidades de estromatólitos propostas, também existem outras localidades intercaladas, sugiro-lhe, quando de sua descrição, indicar todo conjunto em pequeno mapa, com destaque aos estromatólitos que são objeto da proposta.

Abr. Schobbenhaus


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 25 de junho de 2008 17:53
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: RES: ENC:... - Retirada de restrição

Manfredo
........
Para a proposta do Sítio ESTROMATÓLITOS DO GRUPO ITAIACOCA, o encaminhamento que deu ajuda na busca de uma solução. Acompanho sua proposta.
Saudações
Ricardo

Representante da Petrobras na SIGEP


De: João Wagner Alencar Castro Castro [mailto:jwacastro@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 15 de julho de 2008 14:19
Assunto: Re: Parecer e Voto da ABEQUA
...................
O parecer da ABEQUA em relação ao sitio "Estromatólitos do Grupo Itaiococa" é favorável desde que o autor defina as coordenadas geográfica dos afloramentos propostos. Apresente uma justificativa mais detalhada sobre a necessidade de tombamento e amplie o texto sobre a breve descrição. As informações apresentadas foram muito resumidas, impossibilitando no momento um parecer definitivo sobre a real necessidade de tombamento.
 
......... 
João Wagner Alencar Castro - ABEQUA

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 17 de julho de 2008 15:25
Para: Fernando Flávio Marques de Almeida (ffma@uol.com.br); Thomas Rich Fairchild (trfairch@hotmail.com); Thomas Rich Fairchild (trfairch@usp.br); William Sallun Filho (wsallun@gmail.com)
Assunto: Estromatólitos do Grupo Itaiacoca,SP - PROPOSTA APROVADA
 
 Prezado William e demais proponentes, 
 
atendida a exigência de informações complementares sobre a descrição do sítio e outras  e seguindo as normas da SIGEP, comunico, com satisfação, que a proposta de vocês com compromisso de descrição foram aprovados.
 
Assim, o sítio " Estromatólitos do Grupo Itaiacoca em Itapeva e Nova Campina, SP", passa a ser relacionado na lista de sítios aprovados e com autores comprometidos com a sua descrição: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm.
 
Isto considerado, solicitamos confirmar a data mais provável de entrega da primeira minuta do artigo com o qual, uma vez aprovado, se registrará em definitivo o sítio junto à SIGEP, juntamente com o elenco de propostas de preservação/conservação como patrimônio geológico, através de publicação na Internet e, eventualmente, em volume de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.
 
A elaboração da minuta do artigo deve seguir as instruções (*) para os autores e considerar as sugestões e recomendações apresentadas pela comunidade geocientífica e pelos membros da SIGEP expressas na página da proposta:
http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Estromatolitos_Grupo_Itaiacoca_SP.htm
 
 
Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.
 
Manfredo Winge
Representante da SBGeo
p/corpo editorial
c/c SIGEP
 

(*)
Observações sobre as Instruções  para os autores
 
Solicitamos leitura atenta das instruções aos autores que sofreram algumas pequenas inclusões; destacamos:
- enviar em Word em uma coluna só, mas já no formato geral especificado e tipos de letras determinados (faremos a editoração final em duas colunas após a revisão final e aprovação do artigo);
- atentar para a escolha adequada de título e subtítulo para o artigo, concisos mas que deem clara idéia do sítio descrito e de sua tipologia principal;
- versão em inglês é obrigatória mas somente deve ser encaminhada depois do artigo ser aprovado;
- uma ou duas fotos de página inteira para Fig. 1 significativa e bonita, com ou sem encarte, que retrate da melhor forma possível o sítio nas primeiras páginas do artigo;
- rigorosa seleção das figuras e fotos em termos de qualidade e significância, evitando repetições;
- todas as figuras e fotos, com ótima resolução e QUALIDADE a melhor possível, deverão ser enviadas em arquivos separados após a aprovação e disponibilização do artigo na internet; entretanto, elas podem ser incluídas inicialmente no texto com resolução rebaixada (~ 100 dpi; largura maior 170mm) para o pre print na internet;
- se ainda não foi encaminhado na proposta, providenciar minicurrículo (até 120 palavras) e uma foto  tipo 3x4 de cada  um dos autores ;
- desdobrar, na medida do possível, o capítulo MEDIDAS DE PROTEÇÃO nos ítens indicados;
- sobre o capítulo SINOPSE SOBRE A ORIGEM, EVOLUÇÃO GEOLÓGICA E IMPORTÂNCIA DO SÍTIO: deve ser conciso e, na medida do possível, de linguagem acessível a não especialistas. Recentemente instituído, já com vistas ao Volume III da SIGEP, o seu objetivo é apresentar, em um único local do artigo, uma síntese da história geológica pondo em destaque os eventos geológicos (e paleobiológicos), de preferência cronologicamente organizados, que estiveram ligados à formação e à evolução do sítio até a sua presente ocorrência. Uma certa redundância até poderá ocorrer com relação a aspectos apresentados com mais detalhe em outros ítens como o da DESCRIÇÃO DO SÍTIO, mas aqui devem ser abordados de forma enxuta/concisa e organizada (sinóptica) que enfatize os fenômenos evolutivos que sejam relevantes em qualquer dimensão e conceito (físico/químico, micro a macro até de tectônica global se for o caso).  Estima-se que para este ítem seja suficiente uma página de texto (sem contar eventuais figuras adicionais inseridas) mas, conforme a complexidade evolutiva, poderá se ter até duas páginas, finalizando-se com um parágrafo que, também de forma concisa, indique claramente o porquê da importância extraordinária do sítio;
- ver detalhes e todas outras orientações em:
http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
 
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 08:35
Para: 'Fernando Flávio Marques de Almeida (ffma@uol.com.br)'; 'Thomas Rich Fairchild (trfairch@hotmail.com)'; 'Thomas Rich Fairchild (trfairch@usp.br)'; 'William Sallun Filho (wsallun@igeologico.sp.gov.br)'
Assunto: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 

Prezado colega,

 estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 

Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 

1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;

2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;

3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 

Agradecemos antecipadamente

 Comissão Editorial do Volume III da SIGEP

 

Ref. Sítio aprovado


De: william sallun filho [mailto:wsallun@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 5 de outubro de 2009 09:19
Para: Manfredo Winge
Cc: Fernando Flávio Marques de Almeida; Thomas Rich Fairchild; Thomas Rich Fairchild; William Sallun Filho
Assunto: Re: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 

Caro Manfredo

A proposta está mantida e os sítios continuam da mesma forma.

O texto está pronto e deve ser enviado em no máximo uma semana.

 

Obrigado e um abraço

 William


AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  Estromatólitos do Grupo Itaiacoca em Itapeva e Nova Campina, SP
Proponentes:  
William Sallun Filho, Thomas Rich Fairchild, Fernando Flávio Marques de Almeida

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO PARECER
Favorável
Não favorável 
Abstenção
Restrições/Exigências
Não se pronunciou[
Em banco]
Academia Brasileira de Ciências – ABC  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Favorável
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM  
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE  
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN  
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS Favorável
Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Favorável

Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE

 

Sociedade Brasileira de Geologia – SBG

Favorável

Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP

Favorável