PROPOSTA de SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL PARA REGISTRO NO
PATRIMÔNIO MUNDIAL(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

PROPONENTE -Nome: Paulo César Boggiani
Endereço:Caixa Postal 549 - UFMS- Campo Grande - MS CEP 79070-900
Fax:(67) 726-4051
Telefone:(67) 726-4051
email:boggiani@nin.ufms.br
Data:17/02/2001


1.Sugestão de AUTOR(ES) para eventual descrição detalhada do sítioPaulo César Boggiani


2.NOME do SÍTIO (use nome consagrado. Se este não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ ou o local): Gruta do Lago Azul (Bonito - MS)


3. TIPO DE SÍTIO: ____[X]Espeleológico _______[X]Paleontológico ______[X]Geomorfológico

[X] Paleoambiental ____[ ]Ígneo ______________[ ]Sedimentar ________[ ]Metamórfico

[X] Mineralógico ______[ ]Estratigráfico _______[ ]Tectono-estrutural ___[ ]Metalogenético

[ ] História da Geologia [ ]Astroblema _________[ ]Outro:___________________________

[ ] Marinho-submarino______________ Obs.[ ]Inclui vestígios arqueológicos


4. LOCALIZAÇÃO
4.1. Município(s)/UF: Bonito - MS
4.2. Lat/long(centro da área): 21o 08'
31'' S - 56o 35' 33'' W (UTM Zona 21 N:7.661.789  E:542.515)
4.3. Nome do local: Núcleo Espeleológico Anhumas -Bonto - MS


5. JUSTIFICATIVAS para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL:
A Gruta do Lago Azul, juntamente com a Gruta Nossa Sra. Aparecida, foi tombada pelo IPHAN em 13/10/1978 (processo n. 979-T-1978) em função do valor paisagístico. Projetos de pesquisa em desenvolvimento têm revelado que esta caverna, além do valor paisagístico, tem significativo interesse científico expresso pelo conteúdo mineral e forma atípicas de seus espeleotemas, conteúdo paleontólogico (megafauna pleistocência) e bioespeleológico.


6.BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO:
A Gruta do Lago Azul é constituída por um salão principal com piso inclinado e lago subterrâneo ao fundo com mais de cinqüenta metros de profundidade de lâmina de água, apresenta entrada circular, com aproximadamente quarenta metros de diâmetro, o que permite a entrada dos raios solares até o lago. Com a incidência de luz, nos meses de setembro a fevereiro, as águas atingem coloração azul intensa, motivo do nome da gruta. A gruta é localidade de espécie troglóbia (restrita ao meio subterrâneo) da Ordem Spelaeogriphacea, constituída por crustáceos milmétricos, cegos e despigmentados
No fundo do lago, foram também encontradas inúmeras ossadas de mamíferos pleistocênicos, durante expedição de mergulho do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, em 1992, e existe concentração de espeleotemas atípicos e muito frágeis com formas botrioidais de nesquehonita com origem relacionada à atividade microbiana.


7. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL P/PROTEÇÃO:
A gruta encontra-se em terreno do Governo de Estado em áreas prestes a se tornar parque estadual. Situa-se 4 km a leste do limite do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e integra a área decretada em setembro de 2000 Reserva da Biosfera do Pantanal e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Por Ter sido tombada, encontra-se sob proteção da lei de tombamento e vem sendo objeto de estudo do projeto de pesquisa "Plano de Manejo e avaliação do impacto ambiental da visitação turística das grutas do Lago Azul e Nossa Sra. Aparecida, Bonito, MS" em realização com pesquisadores de diversas instituições como UFMS, USP, IPHAN e IBAMA. Através deste projeto, pretende-se aprimorar a atividade turística que vem sendo realizada nesta e demais cavernas vizinhas de tal forma a não causar degradação ambiental.
O aumento das atividades agropecuária no entorno das cavernas, intenso processo de desmatamento e aumento do interesse comercial pela exploração turística de cavernas em Bonito têm exigido a implementação de medidas que venham a controlar estas atividades no entorno, principalmente as que possam provocar alterações no nível freático.

*****************************

De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 19 de fevereiro de 2001 17:04
Assunto: RE: Propostas deSítios Geológicos como Patrimônio da Humanidade

Por mim está OK.
Abraços à SIGEP.
Celia

Celia Regina de Gouveia Souza
Pesquisador Científico - Instituto Geológico-SMA

> De: Manfredo Winge[SMTP:mwinge@zaz.com.br]
> Enviada: Domingo, 18 de Fevereiro de 2001 09:03
> Para: mwinge@zaz.com.br
> Assunto: Propostas deSítios Geológicos como Patrimônio da Humanidade
>
> Prezado geocientista
>  
> A SIGEP cataloga as novas propostas de Sítios Geológicos como
> Patrimônio da Humanidade no endereço abaixo:
> http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/propostas.htm
>  
> visando submetê-las à comunidade geocientífica. Se V. tiver restrições
> ou reparações a proposta do Prof. Boggiani de novo Sítio Gruta do Lago
> Azul ou a qualquer outra das relacionadas, favor enviar os seus
> comentários para a   SIGEP -Comissão dos Sítios Geológicos e
> Paleobiológicos do Brasil.


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 7 de maio de 2003 15:25
Assunto: NOVAS PROPOSTAS

Ao Presidente e demais membros da COMISSÃO SIGEP
apresento meu parecer sucinto referente as PROPOSTAS DE NOVOS SÍTIOS disponibilizadas no site da Sigep:

A- APROVO COM VISTAS AO REGISTRO EM BANCO DE DADOS NA INTERNET E POSTERIOR ANÁLISE E EVENTUAL SELEÇÃO PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO:
................................................
7- Gruta do Lago Azul (Bonito - MS) - Paulo César Boggiani email:boggiani@nin.ufms.br;
.....................................
Manfredo Winge


Gruta do Lago Azul (Bonito-MS).

Opino totalmente a favor do sítio e do autor. É o primeiro sítio espeleológico a contar com um plano de manejo elaborado segundo um esforço conjunto de diversas instituições, para atender a um altíssimo índice de visitação popular e a ser gerenciado pelo próprio poder público, em meio a várias outras cavernas da mesma região que vêm sendo exploradas pela iniciativa privada a preços nada acessíveis a pessoas de baixa renda. Trata-se realmente de um exemplar magnífico em termos de paisagem e morfologia cárstica. O Paulo Boggiani coordenou o EIA do uso turístico da caverna, é um fervoroso defensor de todo o carste da Serra da Bodoquena e um pesquisador atuante sobre diversas linhas das ciências geológicas e paleoambientais da região. É autor de dois capítulos do livro, o “Tufas calcárias da Serra da Bodoquena” e “Morraria do Puga, MS”, também versando sobre a região.

Mylène Berbert
21/5/2003


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 10:50
Para: Paulo César Boggiani (boggiani@usp.br)
Assunto: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

 
    REFERÊNCIA - proposta de descrição aprovada:
    sítio Gruta do Lago Azul, Bonito, MS
    http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/GrutadoLagoAzul.htm 
 
 
PREZADO  COLEGA  BOGGIANI ,
 
estamos programando a organização do volume III da SIGEP para ser publicado o mais breve possível, mas para isto necessitamos confirmar os compromissos assumidos pelos proponentes de SÍTIOS GEOLÓGICOS COM DESCRIÇÃO APROVADA.
Assim, solicito que nos informe se ainda pretende descrever o importante sítio referido acima ou se não poderá fazê-lo.
Caso pretenda, favor informar a data mais provável para a entrega da primeira minuta de acordo com as Instruções aos Autores (ver emails abaixo), anexando uma sinopse do currículo do(s) autor(es) juntamente com uma fotografia pequena tipo 3x4 para constar como adendo ao artigo.  
 
FAVOR CONFIRMAR O RECEBIMENTO DESTE EMAIL
 
Cordiais saudações
Manfredo
p/ corpo editorial
 
 Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
 
 Cópias de emails:
=============
De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 11 de maio de 2007 11:32
Para:
Assunto: Submissão dos artigos da SIGEP - Instruções
 
Prezados autores de propostas aprovadas,
 
alguns dos colegas já confirmaram as datas de compromisso de encaminhamento da 1a minuta do artigo sobre o sítio com vistas ao cadastro de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL e publicação do Volume III da SIGEP.
 
Assim, cabe relembrar as instruções que devem ser seguidas pelos autores e que são encontradas na página  http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.  Essa página sofreu pequenos acréscimos recentemente como, por exemplo, desdobramento do capítulo sobre Medidas de Proteção e orientação para encaminhamento da documentação das figuras.
 
Com o objetivo de simplificar o encaminhamento e prever problemas com a documentação, destacamos dessas instruções os seguintes pontos:
 
1- a minuta em WORD, formatada na configuração de página e tamanhos e tipo de letra indicados, deve ser entregue em uma coluna somente para facilitar o trabalho de análise e revisãoas figuras devem ser inseridas em sua posição mais adequada e com seu tamanho de apresentação final, seja na largura útil da página, seja de 1/2 página (prevendo texto em duas colunas)Após aprovado o artigo faremos a editoração final.
 
2- A versão em inglês para divulgação internacional deve ser enviada logo após a aprovação do artigo e com conteúdo idêntico ao da versão aprovada em português.
 
3- recomendamos que seja selecionada uma foto bonita e representativa do sítio (Fig. 01) para ser exibida em página inteira ou 1/2 página, de preferência logo nas primeiras páginas do artigo;
 
4- todas as figuras/fotos.. devem ser significativas, de qualidade e boa resolução. As figuras inseridas no texto da minuta podem ter resolução rebaixada (~100 DPI) própria para a internet, mas os seus arquivos digitais originais, em alta resolução, devem ser preservados e encaminhados ao corpo editorial tão logo o artigo seja aprovado. Cada arquivo de figura deve ser identificado com número do sítio e da figura; por exemplo, Sitio201_Fig_01.jpg; Sitio201_Fig_03_Ingles.jpg; Sitio201_Fig_07.cdr; Sitio201_Fig_07.gif (os arquivos gráficos vetoriais utilizados devem ser encaminhados juntamente com os de bitmaps).
 
Qualquer dúvida ou sugestão, favor contactar-nos.
 
Corpo editorial
SIGEP - Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil
 
-----Mensagem original-----
De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 8 de maio de 2007 15:37
Assunto: Email aos proponentes de Sítios ainda não descritos

 
Prezado(s) proponente(s)
na lista "sítios aprovados com autores definidos" (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm), alguns referem-se a propostas feitas em formulário como compromisso de descrição do sítio e outros não, pois os autores foram indicados e aceitaram descrever o sítio antes da implantação do formulário. Mesmo nas proposta via formulário, exceto as mais recentes, não se tem data de compromisso para a conclusão do artigo.
Tendo em vista os objetivos da SIGEP de realizar rapidamente o cadastro dos sítios geológicos do Brasil que devem ser preservados e, mais imediatamente, publicar o Volume III de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, solicitamos ao colega:
1 - informar se esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos informar dando detalhes dessa situação para ele ser cancelado;
2 - informar se ainda existe o interesse do colega em elaborar o artigo referente ao sítio indicado como sob sua responsabilidade.  
     Observação - confirmado o desinteresse ou não havendo resposta, retiraremos o (s)  seu (s)  nome (s)  como autor previsto para o artigo sobre o sítio que será, então, listado como disponível para outros candidatos a descrevê-lo;
3 - caso exista interesse e não tenha preenchido formulário, favor preencher o formulário confirmando coautores, data provável de entrega, etc.. como compromisso de descrição; ver http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm;
4 - caso exista interesse e tenha preenchido o formulário antigo (sem data de provável entrega), favor confirmar os dados  (coautores, etc..) e informar a data provável de entrega como compromisso de descrição
 
Aguardamos
 
Cordiais saudações,
 
Carlos Schobbenhaus
_______________________________
Carlos Schobbenhaus
Presidente da SIGEP
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
SGAN 603 Conj. A 1º andar
70830-030 - Brasília - DF
Tel.: (61) 3223.1166/3224.7846
Fax: (61) 3224.1616
_______________________________

De: Paulo Boggiani [mailto:boggiani@usp.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 11:21
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações
 
Caro Manfredo
 
Lamento profundamente não estar dando o devido retorno (texto prontos) a respeito de sítios propostos. Mas a respeito da Gruta do Lago Azul, temos muita coisa pronta, textos e figuras, muitos bem elaborados pelo Willian Sallun Filho, de tal forma que há possibilidade de encaminhar algo para breve.
 
Obrigado pela constante compreensão
 
Um abraço
 
Paulo Boggiani

De: Paulo Boggiani [mailto:boggiani@usp.br]
Enviada em: terça-feira, 19 de junho de 2007 08:16
Para: Manfredo Winge
Assunto: meus compromissos

Prezado Manfredo

Estou com um grande débito com vocês e espero saudá-lo até o final do ano - que é o que entendi como prazo para o volume III.
Para esse volume espero enviar os textos dos seguintes sítios, com estimativa de data:
Gruta do Lago Azul (Bonito, MS) - final de junho
Pedreira (Mina) Laginha, (Corumbá, MS) - final de agosto
Morraria de Urucum - final de agosto
Pedreira (Mina) Saladeiro - final de setembro
Geiseritos de Anhembi - (junto com kazuo Yamamoto) - essa semana!
Bom espero, definitivamente, estar cumprindo esses compromissos e agradeço pela compreensão.
Com relação ao da Mina Saladeiro, onde se encontram os fósseis corumbella que o Detlef descobriu, vamo se eu e o thomas conseguimos montar um rascunho e enviar para ele, para pedir a colaboração, afinal estamos totalmente receptivos a participação dele.
Um abraço
Paulo Boggiani


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: terça-feira, 14 de agosto de 2007 17:31
Para: SIGEP
Assunto: Re: Inclusão da Situação na lista de propostas aprovadas
Seguem as minhas observações sobre alguns dos sítios listados. Espero poder amanhã estar completando a minha análise. Saudações Ricardo
Representante da Petrobrás
.............
-------------------------+-----------------------------------------------
Gruta do Lago Azul (Bonito - MS)| Aprovação recomendada, com destaque para o texto, com a linguagem adequada ao grande público
-------------------------+-----------------------------------------------
...............................................