Sítio Guaritas de Camaquã, RS
Paulo Sérgio Gomes Paim; Claus Fallgatter

To: Paulo Sérgio Gomes Paim
Sent: Tuesday, October 25, 2005 6:54 PM
Subject: Sitio 076. Guaritas de Camaquã, Rio Grande do Sul
 
Prezado Paim 
dos sítios aprovados pela SIGEP, temos o abaixo listado que foi, ao que me consta, sugestão sua.
 
Pergunto:
1- estaria disposto a retomar a descrição do mesmo ?
2- caso negativo, poderia indicar alguem que trabalhou na área e que poderia descrevê-lo?
 
Se houver decisão positiva, favor acessar e preencher o formulário em http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm 
 
Caso tenha informações de que esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido e, eventualmente, ser alçado a patrimônio da Humanidade, favor nos comunicar dessa situação.
 
Aguardamos
Manfredo
p/ Comissão Editorial do Volume II 
 
76. Guaritas de Camaquã, Rio Grande do Sul
Paulo Sérgio Gomes Paim
Sedimentar Geomorfológico Formações areníticas. Beleza cênica

De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 26 de outubro de 2005 11:16
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Sitio 076. Guaritas de Camaquã, Rio Grande do Sul
 
Prezado Manfredo,
 
A área que inclui esse sítio está sendo proposta como Parque Geológico Minas do Camaquã (em avaliação), no Projeto Geoparques da CPRM.
Teríamos duas opções:
 
a) manter o sítio Guaritas do Camaquã  na SIGEP e descrevê-lo de forma separada;
 
b) cancelar o sítio Guaritas do Camaquã  na SIGEP e incluí-lo como um sítio dentro  do futuro Geoparque Minas do Camaquã (nome final ainda não decidido), que incluirá roteiros com diversos sítios (inclusive a mina), dentro dos limites ainda a serem definidos do parque geológico.
 
Eu acho que a segunda opção seria a mais lógica, até porque o próprio colega Paim provavelmente vai participar da definição e descrição desse geoparque, por ser uma das pessôas que mais conhece essa área.
 
Abr. Schobbenhaus

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 3 de novembro de 2005 14:45
Para: 'Carlos Schobbenhaus'; Paulo Sérgio Gomes Paim (ppaim@euler.unisinos.br)
Assunto: RES: Sitio 076. Guaritas de Camaquã, Rio Grande do Sul

 
Prezados Carlos e Paim,
 
esta situação é análoga à do sitio 083-Monte Roraima definido como uma mesa de rara beleza cênica, constituída por rochas precambrianas, e incluído em uma área maior referente a um GeoParque (Parque Nacional de Roraima).
 
Salvo engano, um GeoParque, oficial ou potencial, diverge no conceito de sítio geológico por ser mais abrangente, de dimensões normalmente maiores e poder abrigar vários sítios geológicos de mesma natureza ou de natureza diversificada, podendo, entretanto, em casos excepcionais, corresponder a um sítio geológico único.
 
Assim, não vemos motivo para esperar a consagração oficial de um parque e/ou a definição de uma nova linha editorial da SIGEP referente a GeoParques; podemos descrever, de imediato, todos os sítios contidos em qualquer geoparque, inclusive se ele representar o geoparque propriamente dito. Oportunamente, tais descrições de sítios geológicos dentro de geoparques, poderão ser incorporadas ou referenciadas na descrição completa do GeoParque que demandará, certamente, mais do que as 10 páginas que tem sido definidas para cada sítio pela SIGEP.
 
Gostaria de ouvir do colega Paim se teria interesse em descrever e, assim, consagrar as "Guaritas de Camaquã" como um sítio geológico. Caso positivo, pediria que preenchesse o formulário com a proposta de descrição: http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm e nos informasse quando poderíamos contar com o primeiro draft (ver instruções para os autores: http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm ).
 
Cordiais saudações
Manfredo
c/c SIGEP
 
Manfredo Winge
mwinge@terra.com.br - manfredo@unb.br 
Fone/Fax (51) 32687077 

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 15 de agosto de 2007 16:33
Para: Paulo Sérgio Gomes Paim (ppaim@unisinos.br)
Assunto: Sitio 076. Guaritas de Camaquã - Solicita Informações
Prioridade: Alta
 

Prezado colega Paim,
 
estamos revisando as propostas aprovadas pela SIGEP cujas descrições, expressas em artigos científicos, poderiam compor capítulos do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.
 
Assim, verificamos que os e-mails abaixo não foram retornados de sua parte (ou houve extravio).
 
Pedimos o especial obséquio de responder ao solicitado, em especial no e-mail mais antigo abaixo:
" 1- estaria disposto a retomar a descrição do mesmo ?
2- caso negativo, poderia indicar alguem que trabalhou na área e que poderia descrevê-lo?
Se houver decisão positiva, favor acessar e preencher o formulário em http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm "
 
Manfredo
p/ Comissão Editorial do Volume III
 
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:

De: Paulo Paim [mailto:Ppaim@unisinos.br]
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2007 17:42
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Sitio 076. Guaritas de Camaquã - Solicita Informações
Caro Manfredo,
Por algum motivo que desconheço não havia recebido as comunicações abaixo transcritas. Agradeço pela lembrança de meu nome e me coloco a disposição para retomar a descrição do mesmo desde que exista um tempo razoável para isto. Vou acessar o link informado logo e preencher o formulário.
Abraços,
Paulo Paim


De: Paulo Paim [mailto:Ppaim@unisinos.br]
Enviada em: sexta-feira, 24 de agosto de 2007 09:55
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Sitio 076. Guaritas de Camaquã - Solicita Informações

Caro Manfredo,

Revisando os mails repassados por você, entendi melhor o problema acerca do sítio 76 (Guaritas de Camaquã, Rio Grande do Sul) que propus por sua beleza cênica. Conforme o Schobbenhaus a área que inclui esse sítio está sendo proposta como Parque Geológico Minas do Camaquã do Projeto Geoparques da CPRM.
O próprio Schobbenhaus faz duas sugestões: manter o sítio Guaritas do Camaquã na SIGEP e descrevê-lo de forma separada ou cancelar o mesmo na SIGEP e incluí-lo como um sítio dentro do futuro Geoparque Minas do Camaquã, que incluirá roteiros com diversos sítios (inclusive a mina). Concordo com o ele que a segunda opção seria a mais lógica na medida em que as Guaritas ficariam incluídas dentro de um projeto maior (Geoparque) onde vários sítios ficariam integrados.
Assim sendo, abro mão da descrição em separado do mesmo. Caso, no futuro, o Geoparque  Minas do Camaquã não saia do papel, poderíamos retornar a proposta original.
Atenciosamente.
Paulo Paim


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 24 de agosto de 2007 12:27
Assunto: ENC: Guaritas de Camaquã - cancelar como sítio da SIGEP??

Prezados Carlos e demais colegas da SIGEP,
o colega Paim apresenta no e-mail abaixo a desistência justificada em descrever o Sítio Guaritas de Camaquã,RS (http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Guaritas_Camaqua_RS.htm).
Estive uma vez, rapidamente, na região do sítio há muito tempo. Não me lembro das dimensões e da complexidade geológica, mas Guaritas de Camaquã seria mesmo um geoparque?? e, mesmo que fosse, ele não poderia ser descrito imediatamente como um sítio geológico da SIGEP da mesma forma como tem sido feito com outros casos sítios cadastrados pela SIGEP (Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional de Sete Cidades, Atol das Rocas, Fernando de Noronha e muitos outros)??
De acordo com o que já debatêramos há dois anos (?) sobre a questão de diferenciação entre GeoParque e Sítio Geológico (tarefa nem sempre fácil), vejo que nada impede de que neste nosso cadastro de sítios, os geoparques, mesmo os de grandes extensões, que apresentem uma certa constância geológica (pouca geodiversidade), sejam cadastrados como sítios pela SIGEP.
Oportunamente, com a oficialização do geoparque, outra sistemática de publicação pode ser desenvolvida, de natureza multidisciplinar abrangendo as facilidades, trilhas, equipamentos,.. além do ecossistema como um todo e não somente a geologia, na forma de fascículos (?) um para cada geoparque do Brasil(inclusive aproveitando essas descrições geocientíficas dos sítios).
Manfredo
c/c colega Paulo Paim


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 28 de agosto de 2007 11:53
Para: Paulo Sérgio Gomes Paim (ppaim@unisinos.br)
Cc: Carlos Schobbenhaus (schobben@df.cprm.gov.br)
Assunto: ENC: Sitio Guaritas de Camaquã -
Prezado Paim,
discutida com Schobbenhaus a questão se Gauritas é um geoparque (ver cópias de e-mails trocados abaixo), concluímos que os terrenos com as guaritas com sua morfologia característica deverá ser descrita como um sítio. Na verdade, achamos que toda a região das Minas de Camaquã e circunvizinhanças poderá, oportunamente, reivindicar, junto à UNESCO, a condição de geoparque contendo vários sítios geológicos, entre eles o das Guaritas e a própria Mina (objeto de artigo de sua autoria no Volume I da SIGEP). Daí a importância de se ter sistematizadas, desde logo, as descrições desses sítios em forma de artigos científicos . Isto posto, solicitamos que reveja a sua decisão, abaixo postada, para que venhamos a contar, mais uma vez, com sua colaboração na tarefa de cadastro dos sítios geológicos importantes do Brasil, elaborando o artigo sobre esse sítio que, esperamos, vá fazer parte já do Volume III da SIGEP.
Saudações geológicas
Manfredo
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
=========================================================
CÓPIAS DE E-MAILS: ==========================================================
De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 28 de agosto de 2007 10:05
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Minas do Camaquã
Manfredo,
No livro só tem isso. Tem algo mais light no site de Geoturismo. Penso que faz sentido descrever as Guaritas como um sítio. Se for criado futuramente um Geoparque na região, as Guaritas (descritas como um sítio) estarão inseridas e farão parte desse geoparque.
Abr. cs


----- Original Message -----
From: Manfredo Winge
To: 'Carlos Schobbenhaus'
Sent: Monday, August 27, 2007 3:16 PM
Subject: RES: Minas do Camaquã
Carlos,
somente encontrei no síte o livro sobre as Minas de Camaquâ - copiei 2 páginas que apresentam poucas informações e nenhuma foto (anexo) das Guaritas. teria outros dados? Pela localização (ponto 1) as Guaritas ficam rente à Vila da Mina.. creio que está mais para sítio do que para geoparque

Manfredo Winge


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 27 de agosto de 2007 10:25
Para: Manfredo Winge
Assunto: Minas do Camaquã
Manfredo,
Entre outros, para avaliação do caso das Guaritas. Veja no site abaixo da Unisinos livro online com estudo mutidisciplinar sobrea as Minas do Camaquã. Aborda também assuntos como as Guaritas e o ecoturismo.
http://www.unisinos.br/graduacao/bacharelado/geologia/
Abr. cs
================================================
FIM DAS CÓPIAS
================================================


De: Paulo Paim [mailto:Ppaim@unisinos.br]
Enviada em: terça-feira, 28 de agosto de 2007 13:37
Para: Manfredo Winge
Cc: Carlos Schobbenhaus
Assunto: Re: ENC: Sitio Guaritas de Camaquã -
Caro Manfredo,
Minha idéia inicial foi a de não sobrepor trabalhos similares. No entanto,
considerando as ponderações abaixo, estou de acordo quanto a descrição
das Guaritas como um novo sítio que poderá, no futuro, vir a fazer parte do acervo de um Geoparque.
Como devo então proceder e quais são os prazos para a organização deste artigo? Sds,
Paulo Paim


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 28 de agosto de 2007 16:41
Para: 'Paulo Paim'
Assunto: RES: ENC: Sitio Guaritas de Camaquã -
Prezado Paulo,
ótimo.. estou passando o sítio da condição de disponível para a de sítio com autor(es) confirmado(s). Como registrado no site (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm) Guaritas é um sítio sedimentar e geomorfológico, eu consideraria que a ênfase melhor seria em desenvolvimento geomorfológico, obviamente considerando, também, o controle litoestrutural responável pela morfologia típica das guaritas com porções ruiniformes (??).
Poderiamos ter na descrição do sítio: um mapa geológico regional esquemático mostrando com destaque a unidade psefito-psamítica que "sustenta as guaritas" e suas principais ocorrências com esta morfologia característica; uma apreciação geral da coluna geológica regional (já tem no sítio sobre a mineração??) e, com destaque, a unidade sedimentar geradora da morfologia das guaritas descrevendo seus ambientes de sedimentação com estruturas primárias típicas (fotos são bem vindas), etc.. O artigo deve seguir as linhas básicas das Instruções
(http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm) das quais destaco:

1- a minuta em WORD, formatada na configuração de página e tamanhos e tipo de letra indicados, deve ser entregue em uma coluna somente para facilitar o trabalho de análise e revisão e as figuras devem ser inseridas em sua posição mais adequada e com seu tamanho de apresentação final, seja na largura útil da página (fotos ou figuras mais importantes ou que exigem), seja de 1/2 página (prevendo texto em duas colunas). Após aprovado o artigo faremos a editoração final.
2- A versão em inglês para divulgação internacional deve ser enviada somente após a aprovação do artigo e com conteúdo idêntico ao da versão aprovada em português.
3- recomendamos que seja selecionada uma foto bonita e representativa do sítio (Fig. 01) para ser exibida em página inteira ou 2 fotos de 1/2 página, de preferência logo nas primeiras páginas do artigo;
4- todas as figuras/fotos.. devem ser significativas, de qualidade e boa resolução. As figuras inseridas no texto da minuta podem ter resolução rebaixada (~100 DPI) própria para a internet, mas os seus arquivos digitais originais, em alta resolução, devem ser preservados e encaminhados ao corpo editorial tão logo o artigo seja aprovado. Cada arquivo de figura deve ser identificado com número do sítio e da figura; por exemplo, Sitio201_Fig_01.jpg; Sitio201_Fig_03_Ingles.jpg; Sitio201_Fig_07.cdr; Sitio201_Fig_07.gif (os arquivos gráficos vetoriais utilizados devem ser encaminhados juntamente com os de bitmaps)"
5- nos tópicos obrigatórios do artigo:

"Título, sub-título, autoria e informações associadas
Resumo (Abstract)
Palavras-chave (Key words)
INTRODUÇÃO (INTRODUCTION)
LOCALIZAÇÃO (LOCATION)
DESCRIÇÃO DO SÍTIO (SITE DESCRIPTION)
SINOPSE SOBRE A ORIGEM, EVOLUÇÃO GEOLÓGICA E IMPORTÂNCIA DO SÍTIO
(SYNOPSIS ON THE ORIGIN, GEOLOGICAL EVOLUTION AND IMPORTANCE OF THE SITE):
MEDIDAS DE PROTEÇÃO (SITE PROTECTION)
REFERÊNCIAS (REFERENCES)
Curriculum vitae sinóptico de cada autor com foto"

consta, agora separado do da Descrição do Sítio como tópico maior, uma sinopse em que o autor sintetiza, na medida do possível em linguagem acessível, a origem e evolução do sítio e o porquê ele é considerado relevante e deve ser preservado como monumento geológico.
 Outras questões:
1 - prazo: dependemos do encaminhamento dos trabalhos de descrição dos sítios para podermos fechar o volume III - temos atualmente 2 trabalhos prontos (em pre print na internet: ver http://www.unb.br/ig/sigep/sitios.htm#Internet) e mais 5 ou 6 em andamento; outros estão prometidos para breve. Assim que tivermos cerca de 30 trabalhos aceitos e publicados na internet, prepararemos a "boneca" do volume III para ser licitada a impressão do livro. Esperamos fechar esse volume no fim deste ano a inicio do ano que vem contando, obviamente, com o seu trabalho. 2 - se tiver co-autores, é sempre interessante que os demais autores já estejam elencados para acompanharem todo o desenrolar dos trabalhos e facilitar nossa comunicação com todos (afinal devem ser autores atuantes).
Desculpe a extensão do e-mail, mas qualquer dúvida favor contactar
Abraço
Manfredo
p/ corpo editorial


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 28 de setembro de 2009 22:08
Para: Paulo Sérgio Gomes Paim (ppaim@unisinos.br)
Assunto: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

Prezado colega,

estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;
2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;
3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 Agradecemos antecipadamente
Comissão Editorial do Volume III da SIGEP
Ref. Sítio aprovado


De: ppaim@unisinos.br [mailto:ppaim@unisinos.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 17:54
Para: mwinge@terra.com.br
Assunto: Re: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Caro Manfredo,

 Desde já peco escusas pela minha falta pois já deveria ter realizado este trabalho. Mas, para meu consolo, informo que nao foi por preguica. Vamos combinar uma minuta para Abril de 2010 (estou com uma agenda, que inclui diversas e longas viagens, lotadíssima), o que lhe parece?

Saudacoes,
Paulo Paim


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 2 de outubro de 2009 17:19
Para: 'ppaim@unisinos.br'
Assunto: RES: Anotado na página da proposta - chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Prezado Prof. Paulo Paim,
agradecemos a pronta resposta.
A data de abril de 2010 está muito boa para a entrega do artigo sobre o sítio Guaritas de Camaquã, RS (http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Guaritas_Camaqua_RS.htm .

Como esse sítio foi proposto antes da implantação do formulário, solicito encaminhar as seguintes informações para nosso registro:

 1 - co-autores se previstos com indicação da instituição e e-mail mais adequado para nossas comunicações;
2- a tipologia principal deverá ser sedimentar ou geomorfológica?
3 - Município e lat-long aproxiamadas do centróide do sítio;
4 - justificativas para a preservação do sítio, visto que às que temos no site são vagas: "Formações areníticas. Beleza cênica."

 Finalmente, lembramos que os artigos devem seguir um padrão básico definido nas instruções aos autores: http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm

 Cordiais saudações
Manfredo
c/co SIGEP

 Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP


De: ppaim@unisinos.br [mailto:ppaim@unisinos.br]
Enviada em: sábado, 3 de outubro de 2009 19:03
Para: mwinge@terra.com.br
Cc: Claus Fallgatter
Assunto: Re: RES: Anotado na página da proposta - chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Caro Manfredo,
De acordo. Abaixo as informaçoes solicitadas:

Autores: Paulo Sérgio Gomes Paim (ppaim@unisinos.br) e Claus Fallgatter (clausf@unisinos.br)

Tipologia: Sedimentar, mas também enfatizando aspectos geomorfológicos

Município: Caçapava do Sul

Lat-long aproximada do centróide do sítio - vou pedir ao co-autor paraenviar pois estou no campo até 28 de outubro.

Justificativas para preservação: Relevo ruiniforme com belos conjuntos de torres expondo, em excelentes afloramentos, rochas sedimentares ordovicianas de origem eólica e fluvial.

Sds,
Paulo Paim


De: claus . [mailto:claus.geologia@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 29 de outubro de 2009 14:35
Para: mwinge@terra.com.br; Paulo Paim
Assunto: Re: Paper Guaritas

Caro Manfredo,
repasso abaixo as coordenadas do centróide da área, para o artigo sobre o sítio Guaritas, RS.
obrigado

Informacoes solicitadas:

Autores: Paulo Sérgio Gomes Paim (ppaim@unisinos.br) e Claus Fallgatter (claus.geologia@gmail.com)
Tipologia: Sedimentar, mas também enfatizando aspectos geomorfológicos
Município: Caçapava do Sul
Lat-long aproximada do centróide do sítio: 30°50'45.41''S 53°23'8.88''O 

Justificativas para preservação: Relevo ruiniforme com belos conjuntos   de torres expondo, em excelentes afloramentos, rochas sedimentares   ordovicianas de origem eólica e fluvial.


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 30 de outubro de 2009 09:33
Para: 'claus .'; Claus Fallgatter (clausf@unisinos.br); Paulo Sérgio Gomes Paim (ppaim@unisinos.br)
Cc:
Assunto: RES: SÍTIO GUARITAS DE CAMAQUÃ, RS - Informações para a elaboração do artigo

 Prezados professores Paulo e Claus,
recebemos as informações que estão sendo disponibilizadas no site:
 http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Guaritas_Camaqua_RS.htm .
Aguardamos, assim, para abril de 2010 a submissão do artigo científico o qual, uma vez aprovado, registrará, através de publicação na Internet e em volume do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL, o sítio no INVENTÁRIO DE GEOSSÍTIOS DO BRASIL A SEREM PRESERVADOS com indicação das medidas de proteção existentes, a vulnerabilidade do sítio e o elenco de propostas dos autores para a preservação/conservação como patrimônio geológico.
A elaboração do artigo deve seguir as instruções para os autores que definem um padrão específico de organização de dados com tópicos obrigatórios visando a descrição científica do sítio geológico e de medidas de proteção para fins de cadastro no inventário:
- ver em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm   

 Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.
Sds geológicas
Manfredo Winge
Representante da SBG
p/corpo editorial
c/c SIGEP