SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)
=======================

PROPOSTA DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO ou PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL
A SER PRESERVADO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

1. NOME do SÍTIO: Lajedo do Pai Mateus, Cabaceiras, PB (sítio já aprovado pela SIGEP)

2. PROPONENTE
Nome completo: Geysson de Almeida Lages
Endereço p/ postagem: Av. Sul, 2291 Afogados – Recife – PE CEP 50770-011
Instituição: Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Fax: (81) 3316-1403
Telefone: (81) 3316-1436
e-mail: glages@re.cprm.gov.br

Endereço curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6913069022321460

Marque a alternativa correta abaixo:
você está propondo:
[  ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP e candidatando-se à sua descrição;
[  ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP sem candidatar-se à sua descrição; 
[ X ] candidatar-se à descrição de sítio geológico/paleobiológico já aprovado pela SIGEP.

Data da proposta: 02/06/2008

4. CASO TENHA ESTUDADO O SÍTIO e esteja se candidatando a descrevê-lo com artigo científico, informe:
a) DATA PROVÁVEL de entrega da minuta do artigo:  31/08/2008
b) CO-AUTORES(*)

Marcelo de Souza Marinho, CPRM, mmarinho@re.cprm.gov.br

Marcos Antônio Leite do Nascimento, CPRM, mnascimento@re.cprm.gov.br

Vladimir Cruz de Medeiros, CPRM, vladimir@re.cprm.gov.br

5. TIPOLOGIA DO SÍTIO (marque com X os tipos e com XX o tipo mais característico do sítio):

[   ]Astroblema                 
[   ]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[   ]Paleoambiental           
[   ]Sedimentar                  
[   ]Outro(s):

[   ]Espeleológico  
[XX]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[X]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[   ]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [ X ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [  X ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
a. Município(s)/UF: Cabaceiras/PB
2. Nome do local: Lajedo do Pai Mateus
3. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centróide da área do sítio: 
 

Latitude: 7o 22' 50" S - Longitude: 36o 17' 51" W  

7. JUSTIFICATIVAS(*):

Excelente exposição de matacões esfoliados com variadas formas, dimensões e graus de arredondamento, resultantes da termoclastia e esfoliação esferoidal sobre lajedo de monzogranitos/granodioritos porfíriticos brasilianos com estruturas de mistura de magma; Natureza intocada característica do ecossistema de caatinga. Riqueza cultural, vestígios arqueológicos e centros vulcânicos nas proximidades.

Facilidade de acesso e infra-estrutura para visitação e hospedagem. Rota conhecida por turistas nacionais e estrangeiros em sua passagem pelo Nordeste. Vale lembrar que a região também foi palco de inúmeros filmes, com destaque para o Auto da Compadecida.

8. BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

O Lajedo de Pai Mateus localiza-se no centro-leste da Paraíba, em domínios do Planalto da Borborema. Compreende uma exposição rochosa com cerca de 2 km² de extensão,  parte do conjunto de inselbergs do plutão Bravo. Sobre este lajedo, dispõem-se centenas de imensos blocos e matacões esfoliados com diferentes graus de arredondamento e formas, caracterizando um “Mar de Bolas” no coração do Sertão do Cariri Paraibano.

  

Visão geral do “Mar de Bolas” formado pelos boulders de granitos (foto a esquerda). Detalhe de um dos bolders, conhecido na região como Pedra do Capacete (foto a direita).

 

Esses imensos boulders são compostos por monzogranitos/granodioritos porfiríticos de granulação grossa, não raro, com enclaves dioríticos associados. Os referidos bolders possuem correspondentes geomorfológicos em poucas regiões do mundo, dentre os quais se destacam: Devil's Marbles no Outback Australiano, Erongo Mountains na Namíbia e a região do Hoggar na Argélia.

 Inserido nesse contexto, a 2 km do lajedo ocorre o local denominado Saca de Lã. Trata-se de feições geomorfológicas ímpares, que fazem alusão ao empilhamentos de imensos blocos em estágio inicial de diaclasamento, que assemelham-se às sacas de lã que eram empilhadas na região após o tosquio de rebanhos. Em distancia similar pode-se visitar os lajedos de Manoel de Souza, no qual observa-se inscrições em tinta ocre de figuras zoomorfas, e o Lajedo do Bravo que porta sinais e figuras da tradição Itaquatiaras, a exemplo da Pedra do Ingá neste mesmo Estado.

 A uma distância de 10 km, situa-se a Bacia Boa Vista de idade Meso-cenozóica. Essa bacia preserva episódios de derrames basálticos fissurais, ricos em estruturas de lava almofadadas, brechas vulcânicas, campos de silexitos, além de pacotes bentoníticos  com abundante conteúdo fossílifero, exemplificado por gastropodas, impressões de folhas de vegetais superiores e troncos arbóreos silicificados

 

A Feição geomorfológica denominada de Saca de Lã, representando um dos principais atrativos geoturísticos da região.

 

Inscrições rupestres em tinta ocre de figuras zoomorfas e inscrições em baixo relevo tipo itaquatiaras no lajedo de Bravo.

 

O cenário local é ainda contemplado pelo aspecto quase intocado da natureza, em que elementos da fauna e flora da caatinga são observados. O modo de vida dos sertanejos, sua cultura, artesanato e culinária são outro fator de destaque. Muitas lendas e “histórias” são contadas e fazem parte do mítico dos moradores da região. A incursão neste mundo nos leva as histórias do curandeiro ermitão Pai Mateus, antigos índios cariris e cangaceiros, dentre os quais se destaca o grupo rival de Lampião, liderado por Antônio Silvino.

9. VULNERABILIDADE DO SÍTIO A ATIVIDADES DE MINERAÇÃO OU DEGRADAÇÃO AMBIENTAL(*)

 

O Lajedo Pai Mateus foi outrora explorado para fins de rocha ornamental, porém está atividade foi suplantada pelo turismo ecológico. Na Fazenda Sede da Unidade de conservação encontra-se planta de beneficiamento para rochas ornamentais abandonada há dez anos, quando o proprietário sob orientação abandonou a lavra de pedras ornamentais e decidiu enfocar a geodiversidade do local sem degrada-la, quando  então surgiu o Hotel Fazenda Pai Mateus.

 As Jazidas com conteúdo bentonítico da Bacia Boa Vista, exploradas comercialmente na área, não trazem vulnerabilidade ao Lajedo do Pai Mateus pois a Formação Campos Novos no qual estes folhelhos bentoníticos estão inseridos está condicionada a uma calha E-NE a sudeste do lagedo. Infelizmente o mesmo não pode ser dito para o conteúdo fossílifero, que em parte constitui o próprio minério, a exemplo dos moldes de folhas e gastropodas. Tão pouco para as fantásticas estruturas vulcânicas existentes, que formam o capeamento desses folhelhos.

10. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:

 

Apresenta-se em ótimo estado de conservação, apto a tornar-se um sítio geoturístico, onde aliás, já recebe ampla visitação. O acesso é controlado pelos proprietários do Hotel Fazenda Pai Mateus que dispõe de toda estrutura para visitação de mínimo impacto, incluindo guias fluentes em língua estrangeira e conhecedores da geodiversidade e biodiversidade da região. A infra-estrutura viária, apesar de não pavimentada, é constantemente patrolada dispondo de excelente banda de rodagem e fácil acesso pelas rodovias BR-412 e PB-160.

O Lajedo do Pai Mateus situa-se em Reserva Particular de Patrimônio Natural, ainda não regulamentada pertencente à Fazenda Tapera., mas que conta com parecer favorável da ASECTMA/PB, o órgão ambiental deste Estado.

11. BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

CALDASSO, A.L.S. 1968. Geologia da Quadrícula E-088, Folha São João do Cariri, PB. Recife, SUDENE, Geologia Regional, no. 10, 50p.

 

DIAS, L.G.S. 2004. Mapeamento geológico de centros vulcânicos das regiões de Cubati, Boa Vista e Queimadas, centro-leste da Paraíba. Relatório de Graduação,  Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 132p.

 

SOUZA, Z.S.; NASCIMENTO, M.A.L.; BARBOSA, R.V.N.; DIAS, L.G.S. 2005. Geology and tectonics of the Boa Vista Basin (Paraíba, northeastern Brazil) and geochemistry of associated Cenozoic tholeiitic magmatism. Journal of South American Earth Sciences. 18: 391-405.

 

LAGES, G. A. Nordeste Viver e Preservar, Rede Globo - Pedra do Ingá e Lajedo do Pai Mateus, 2007. (Entrevista, Programa de TV) exibido em 27/10/2007. Duração: 12 min.

 

LAGES, G. A. Jornal Nacional, Rede Globo - Pedras e fósseis pré-históricos estão desprotegidos no sertão paraibano, 2007. (Reportagem, Programa de TV) exibido em 27/12/2007. Duração: 4 min. 

 

LAGES, G.A. & NASCIMENTO, M.A.L. 2008. Potencial geoturístico ao longo do Plutão Bravo (e arredores), Cabaceiras-Paraíba, Nordeste do Brasil. In: SBGeo/Núcleo PR, Cong. Bras. Geol., 44, Curitiba (aceito para publicação).

12. SINOPSE DO CURRICULUM VITAE DOS CANDIDATOS A AUTORES(*):

Geysson de Almeida Lages – Atualmente no Serviço Geológico do Brasil -CPRM onde é responsável pelo mapeamento geológico da Foha SB.24-Z-D-III Boqueirão/Paraíba, na (escala 1:100.000), folha esta, na qual se insere o Lajedo do Pai Mateus. É graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde participou de pesquisas sobre metalogênese de manganês e prospecção de ouro e esmeraldas.

 

 

Marcos Antonio Leite do Nascimento – Geólogo da CPRM / Serviço Geológico do Brasil, atualmente desenvolvendo atividades de mapeamento geológico da Folha Currais Novos (escala 1:100.000) e coordenação do Projeto Monumentos Geológico do Rio Grande do Norte. É graduado (em 1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre (em 2000) e Doutor (em 2003) pela Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN (PPGG-UFRN), desenvolvendo pesquisas na área de petrologia ígnea.

 

 

Marcelo de Souza Marinho – Geólogo do Serviço Geológico do Brasil – CPRM.Atualmente desenvolve atividades de mapeamento geológico da Folha Boqueirão(escala 1:100.000) e cadastro de recursos minerais nas folhas Boqueirão e Santa Cruz do Capibaribe. É graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde participou de pesquisas nas áreasde petrologia ígnea, geologia estrutural e história da mineração.

 

 

 

Vladimir Cruz de Medeiros – Geólogo da CPRM / Serviço Geológico do Brasil, atualmente desenvolvendo atividades de Supervisão de projetos da Gerencia de Recursos Minerais da SUREG/RE. É graduado (em 1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre (em 1995) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor (em 2004) pela Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da UFRN (PPGG-UFRN), desenvolvendo pesquisas nas áreasde cartografia geológica, sensoriamento remoto e evolução geodinâmica.

RESERVADO À SIGEP:
DATA APROVAÇÃO DA PROPOSTA:   22/06/08        MINUTA PREVISTA PARA:  16/11/2008  REVISADA PARA:      

COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


From: Manfredo Winge
To: 'Geysson de Almeida Lages'
Cc: Vladimir Cruz de Medeiros ; Marcelo de Souza Marinho ; Marcos Antonio Leite do Nascimento
Sent: Monday, June 02, 2008 3:59 PM
Subject: RES: Proposta de descrição de sítio: Lajedo do Pai Mateus
 
Prezado Geysson e coproponentes,
 recebemos com satisfação a proposta de descrição do sítio disponibilizada em
http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Lajedo_do_Pai_Mateus_PB.htm para conhecimento, críticas e sugestões da SIGEP  e da comunidade geocientífica.
 
Cabe relembrar que o sítio, JÁ APROVADO em reuniões da SIGEP, foi tornado disponível para candidatos a sua descrição, conforme indicado em http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm#2 :
 
Pai Mateus, Cajazeiras, PB Geomorfológico Importante por sua beleza cênica (formas de erosão de granito: "Mar de Bolas".), paleontológica (Pleistoceno) e arqueológica (pinturas rupestres).
Aproveito para colocar aos candidatos à descrição as seguintes questões/ perguntas:
 1- o sítio fossilífero na Bacia de Boa Vista que está a 10 km de distância desta ocorrência talvez possa se constituir em um sítio importante e distinto deste sítio Pai Mateus (nas justificativas acima ele faria parte deste sítio) visto que apresenta vulcanismo cenozóico com lavas em pillows, bentonita e estratos sedimentares fossilíferos. Que é que os proponentes acham a respeito??
 2- a formação dos boulders  arredondados não teria como explicação uma origem por esfoliação esferoidal relacionada a intemperismo químico durante paleoclima mais úmido?
(ver http://www.unb.br/ig/glossario/fig/boulder_esfoliacao_esferoidal.htm ) 
 
Aguardamos
Manfredo
c/co SIGEP
 Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP
2008 - ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA - AIPT 

De: Geysson de Almeida Lages [mailto:glages@re.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 2 de junho de 2008 17:03
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Proposta de descrição de sítio: Lajedo do Pai Mateus
Prezado Manfredo, obrigado pelas boas vindas.
 
respondendo ao seu questionamento:
1 - No caso de tratar este sítio em separado, é preciso antes de tudo, sensibilizar institucionalmente as empresas privadas que exploram o minério. Embora não termos ilustrado as feições almofadadas e brechas inter-almofadas, estas merecem tal abordagem devido ao alto grau de preservação. Na questão do conteúdo fossílifero ainda presente como constitui parte do minério pode-se tentar delimitar uma área para tal. A descrição deste, como sítio separado só é possível se estas empresas particulares mostrarem interesse em tal preservação.
2 - Embora impere clima semi-árido na região atualmente, muito provavelmente os boulders foram esculpidos em paleoclima mais úmido sendo frutos de intemperismo químico. Pretendemos abordar este paleoclima linkando informações sobre botânica/paleobotânica visto que, a própia bacia Boa Vista, que se portou como um sistema flúvio-lacustre perene (datação relativa de 23Ma), encerra exemplares fósseis vegetais de grande porte;Na caatinga arbustiva existente hoje,ainda é possível encontrar de forma isolada espécies adultas de vegetação típicas de mata atlântica. Agora neste mesmo sítio pode-se abordar e ilustrar de forma mais recente, diversos exemplos de partição de matacões por termoclastia.
atenciosamente,
Geysson Lages

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 3 de junho de 2008 10:27
Para: 'Geysson de Almeida Lages'
Cc: Vladimir Cruz de Medeiros (vladimir@re.cprm.gov.br); Marcelo de Souza Marinho (mmarinho@re.cprm.gov.br); Marcos Antonio Leite do Nascimento (mnascimento@re.cprm.gov.br)
Assunto: RES: Proposta de descrição de sítio: Lajedo do Pai Mateus - questões
Prezados proponentes,
 
realmente, na região o manto de intemperismo deve ser ralo e, em consequência, o processo de termoclastia tende a formar extensos afloramentos rochosos sobressaindo blocos angulosos (foto na proposta) ou monolitos mais resistentes, estes algumas  vezes com a forma de pão de açúcar e inselbergs. Já o arredondamento total dos blocos formando "mar de bolas" deve-se, possívelmente, a processos de esfoliação esferoidal resultante de intemperismo químico com formação de solo compatível com paleoclima mais úmido do que o atual. Entretanto, será que a formação desses boulders teria ocorrido durante o desenvolvimento da bacia terciária (miocênica??) ou em tempos mais recentes?? 
Intependentemente da possibilidade da Bacia de Boa Vista vir a se constituir em um sítio da SIGEP distinto deste (afinal está a 10 km de distância e sua tipologia é bem diferente), caso a proposta de voces seja aprovada, sugiro abordar, de forma sintética, a ocorrência e significado geológico dela no subtópico da geologia regional ou contexto geológico, tendo em vista a sua importância.
 
Saudações
Manfredo
 
Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP

De: Geysson de Almeida Lages [mailto:glages@re.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 3 de junho de 2008 12:14
Assunto: Re: Proposta de descrição de sítio: Lajedo do Pai Mateus - questões
 
Prezado Manfredo,
1- A menção da bacia, foi somente para aludir a instalação de um clima úmido na região naquela época, porém ao que tudo indica, houve clima quente e úmido na região da Paraíba registrado em sedimentos da Fm. Barreiras entre o plioceno/pleistoceno e também concordando que a formação desses boulders se deram em paleoclima mais recente, não é possível precisar quão mais recente ocorreu o processo devido a este longo intervalo. O plutão Bravo onde está o Lajedo do Pai Mateus fica a oeste da Bacia de Boa Vista, que possui indícios sugestivos que o aporte de sedimentos proviram de Noroeste. Pode-se tentar revisitar alguns conglomerados da bacia neste limite, em busca de extraclastos destes metagranitóides que portassem faces não angulosas visto que, devido a proximidade não seria possível arredonda-los somente pelo transporte. Creio contudo, numa idade mais jovem para os processos intempéricos que resultaram no lajedo.
2- Concordo que a Bacia de Boa Vista deve ser abordada neste trabalho, o que não impede que a mesma seja descrita posteriormente caso consiga algum mecanismo de proteção e ou delimitação das partes mais didáticas da mesma. Para isso avento a possibilidade de incluir mais um autor, que num trabalho conjunto de detalhamento, está de posse de 74 amostras fósseis para catalogação e efetuará um estudo palinológico dos seus sedimentos. Caso seja possível os dados são:
Cleide Regina Moura da Silva, CPRM - cmoura@re.cprm.gov.br
 saudações geológicas,
Geysson

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 5 de junho de 2008 15:21
Para: 'Geysson de Almeida Lages'
Cc: Vladimir Cruz de Medeiros (vladimir@re.cprm.gov.br); Marcelo de Souza Marinho (mmarinho@re.cprm.gov.br); Marcos Antonio Leite do Nascimento (mnascimento@re.cprm.gov.br)
Assunto: RES: Proposta de descrição de sítio: Lajedo do Pai Mateus - VOTO da SBGeo
 
Prezado Geysson e coproponentes,
 
o foco ou objeto do artigo que vocês se comprometeram a escrever deverá ser o sítio geomorfológico com os matacões redondos ("Mar de Bolas") e, em sendo aprovada a proposta de vocês, é muito importante que ele seja muito bem descrito (incluindo boa documentação fotográfica) e sua origem, inclusive a idade provável, bem definida com base em dados geológico/geomorfológicos (superfícies de aplainamento??) ou outros obtidos pelos vários estudos da área.
Penso que a Bacia de Boa Vista, como dito antes em outro e-mail, deverá ser abordada somente de forma sintética devido a sua proximidade e sua importância geológica regional, a não ser que voces tenham algum elemento de informação que a correlacione com a formação ou evolução dos boulders do "mar de bolas".
 
Isto posto, apresento o meu voto, representando a SBGeo, como FAVORÁVEL à proposta apresentada.
 
Saudações
Manfredo
c/co SIGEP
 
Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP

De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: sexta-feira, 6 de junho de 2008 08:20
Para: Manfredo Winge; 'Geysson de Almeida Lages'
Cc: Vladimir Cruz de Medeiros; Marcelo de Souza Marinho; Marcos Antonio Leite do Nascimento; joao.coimbra@ufrgs.br
Assunto: Re: RES: Proposta de descrição de sítio: Lajedo doPai Mateus - VOTO da SBGeo

Prezado Manfredo e demais colegas,
após a leitura da proposta e do debate que se seguiu entre o Manfredo e os autores, concluo por expressar o meu voto FAVORÁVEL à proposta. Com certeza a sua descrição auxiliará no conhecimento mais detalhado do sítio pela comunidade acadêmica como incentivará ainda mais o geoturismo na região.
Atenciosamente,
Antonio Carlos Sequeira Fernandes (Representante da SBP na SIGEP)


De: wsallun@igeologico.sp.gov.br [mailto:wsallun@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 16 de junho de 2008 13:17
Assunto: Lajedo do Pai Mateus, Cabaceiras, PB

Caros colegas
Pela descrição do sítio me parece ser um local bastante importante e muito peculiar.
Desta forma meu parecer é FAVORÁVEL.

Como sugestão, se aprovada a proposta, de se for possível e viável a apresentação de um mapa no artigo com a localização das feições dentro da área a ser descrita..
Att,
William Sallun Filho
IG/SMA
Representante da SBE


De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 20 de junho de 2008 11:05
Assunto: Re: ENC: Quadro de votação - + uma proposta em estudo

Prezados colegas,
Me recordo que esse foi um dos sítios propostos pela ABEQUA (consulta ao Prof. Ab'Saber há anos atrás) e estava aguardando autores. A área é bastante interessante e  merece esse destaque.
Concordo com as observações feitas pelo Manfredo em relação à origem dos boulders. Neste sentido, os autores deveriam tentar explicar os processos de geração dos mesmos, que certamente envolvem mudanças climáticas.
Celia,
Representante da ABEQUA  


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: domingo, 22 de junho de 2008 16:13
Assunto: Re: ENC: Quadro de votação - + uma proposta em estudo

Sou favorável a aprovação do Sítio Lajedo do Pai Mateus, Cabaceiras, PB (sítio já aprovado pela SIGEP). Sugiro aos autores que façam referência ao processo de "conversão" do proprietário da área, optanto pela preservação à extração. Recomento conversarem com o Geólo Eduardo Bagnoli, que conhece bem esta história. Acho que esta experiência merece ser destacada à título de exemplo.
Saudaões
Ricardo
Representante da PETROBRAS


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: domingo, 22 de junho de 2008 19:07
Para: Geysson de Almeida Lages (glages@re.cprm.gov.br); Marcelo de Souza Marinho (mmarinho@re.cprm.gov.br); Marcos Antonio Leite do Nascimento (mnascimento@re.cprm.gov.br); Vladimir Cruz de Medeiros (vladimir@re.cprm.gov.br)
Assunto: Sítio Lajedo do Pai Mateus, Cabaceiras, PB - Proposta APROVADA
 
 Prezado Geysson e demais proponentes
seguindo as normas da SIGEP, comunico, com satisfação, que a proposta de vocês com compromisso de descrição foram aprovados.
Ver site http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Lajedo_do_Pai_Mateus_PB.htm
.
 
Assim, o sítio "Lajedo do Pai Mateus, Cabaceiras, PB", passa a ser relacionado na lista de sítios aprovados e com autores comprometidos com a sua descrição: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm.
 
Isto considerado, solicitamos confirmar a data mais provável de entrega da primeira minuta do artigo com o qual, uma vez aprovado, se registrará em definitivo o sítio junto à SIGEP, juntamente com o elenco de propostas de preservação/conservação como patrimônio geológico, através de publicação na Internet e, eventualmente, em volume de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.
 
A elaboração da minuta do artigo deve seguir as instruções (*) para os autores.
 
Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.
 
Manfredo Winge
Representante da SBGeo
p/corpo editorial
c/c SIGEP
 
(*)
Observações sobre as Instruções  para os autores
 
Solicitamos leitura atenta das instruções aos autores que sofreram algumas pequenas inclusões; destacamos:
- enviar em Word em uma coluna só, mas já no formato geral especificado e tipos de letras determinados (faremos a editoração final em duas colunas após a revisão final e aprovação do artigo);
- atentar para a escolha adequada de título e subtítulo para o artigo, concisos mas que deem clara idéia do sítio descrito e de sua tipologia principal;
- versão em inglês é obrigatória mas somente deve ser encaminhada depois do artigo ser aprovado;
- uma ou duas fotos de página inteira para Fig. 1 significativa e bonita, com ou sem encarte, que retrate da melhor forma possível o sítio nas primeiras páginas do artigo;
- rigorosa seleção das figuras e fotos em termos de qualidade e significância, evitando repetições;
- todas as figuras e fotos, com ótima resolução e QUALIDADE a melhor possível, deverão ser enviadas em arquivos separados após a aprovação e disponibilização do artigo na internet; entretanto, elas podem ser incluídas inicialmente no texto com resolução rebaixada (~ 100 dpi; largura maior 170mm) para o pre print na internet;
se ainda não foi encaminhado na proposta, providenciar minicurrículo (até 120 palavras) e uma foto  tipo 3x4 de cada  um dos autores ;
- desdobrar, na medida do possível, o capítulo MEDIDAS DE PROTEÇÃO nos ítens indicados;
- sobre o capítulo SINOPSE SOBRE A ORIGEM, EVOLUÇÃO GEOLÓGICA E IMPORTÂNCIA DO SÍTIO: deve ser conciso e, na medida do possível, de linguagem acessível a não especialistas. Recentemente instituído, já com vistas ao Volume III da SIGEP, o seu objetivo é apresentar, em um único local do artigo, uma síntese da história geológica pondo em destaque os eventos geológicos (e paleobiológicos), de preferência cronologicamente organizados, que estiveram ligados à formação e à evolução do sítio até a sua presente ocorrência. Uma certa redundância até poderá ocorrer com relação a aspectos apresentados com mais detalhe em outros ítens como o da DESCRIÇÃO DO SÍTIO, mas aqui devem ser abordados de forma enxuta/concisa e organizada (sinóptica) que enfatize os fenômenos evolutivos que sejam relevantes em qualquer dimensão e conceito (físico/químico, micro a macro até de tectônica global se for o caso).  Estima-se que para este ítem seja suficiente uma página de texto (sem contar eventuais figuras adicionais inseridas) mas, conforme a complexidade evolutiva, poderá se ter até duas páginas, finalizando-se com um parágrafo que, também de forma concisa, indique claramente o porquê da importância extraordinária do sítio;
- ver detalhes e todas outras orientações em:
http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm 
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

De: glages@re.cprm.gov.br [mailto:glages@re.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 28 de julho de 2008 21:59
Para: Manfredo Winge
Cc: vladimir@re.cprm.gov.br; mnascimento@re.cprm.gov.br; mmarinho@re.cprm.gov.br
Assunto: Data da Minuta Lajedo do Pai Mateus

Prezados colegas,

conforme solicitado no e-mail de aprovação do sítio, informo que a data precisa do envio do artigo é 16/11/2008. Devido a carga de trabalho de campo executada neste e prevista para os próximos meses impossibilita a entrega da minuta no fim de agosto embora, tenha conhecimento do patrocínio da CPRM para o terceiro volume do SIGEP. Mais importante que a publicação neste, penso ser o compromisso com a qualidade do trabalho.
Saudações geológicas,
Geysson Lages


From: Manfredo Winge

To: 'Geysson de Almeida Lages' ; 'Marcelo de Souza Marinho' ; 'Marcos Antonio Leite do Nascimento' ; 'Vladimir Cruz de Medeiros'

Sent: Monday, September 28, 2009 5:44 PM

Subject: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 

Prezado colega,

 

estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 

Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 

1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;

2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;

3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 

Agradecemos antecipadamente

 Comissão Editorial do Volume III da SIGEP

 Ref. Sítio aprovado


De: Geysson Lages [mailto:glages@re.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 15:25
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 

Prezado Manfredo,

Temos interesse em descrever o sítio. Todo o levantamento estrutural, geoquímico, petrográfico e isotópico que compoem as rochas do Lajedo foram analisados.

Você possui uma data final para a versão pre-print? Para que eu possa posicionar a melhor data para entrega.

 

Saudações,

Geysson Lages


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 2 de outubro de 2009 16:34
Para: 'Geysson Lages'
Cc: 'Marcelo de Souza Marinho (mmarinho@re.cprm.gov.br)'; 'Marcos Antonio Leite do Nascimento (mnascimento@re.cprm.gov.br)'; 'Vladimir Cruz de Medeiros (vladimir@re.cprm.gov.br)'
Assunto: RES:Anotado na página da proposta - chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 

Prezado Geysson e demais co-autores,

e-mail recebido e anotado na página da proposta.

 

A data de entrega depende de vocês terem os dados necessários para a elaboração do artigo. A minuta sofre a análise do corpo editorial com anotações para a revisão normalmente em cerca de um mes. Caso a minuta enviada à SIGEP não mereça maiores reparos, o que tem sido raro, a formatação para o pre print de nossa parte é relativamente rápida e com uma semana ou duas o artigo está sendo publicado na internet.

 

Saudações geológicas

Manfredo

c/co SIGEP

 

Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP
Lajedo do Pai Mateus-PB


De: Geysson Lages [mailto:glages@re.cprm.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 27 de outubro de 2010 10:02
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: PRAZO de SUBMISSÃO nos pré-requisitos para a candidatura descrição de sítios para a SIGEP

 

Prezado Manfredo e demais colegas do SIGEP,

Devido a indisponibilidade momentânea de concluir a minuta. Tendo de posse levantamento em detalhe do sítio Lajedo do Pai Mateus-PB, disponibilizo o mesmo entendendo que o mesmo não pode se constituir em uma "reserva particular" de nenhum pesquisador. Num momento oportuno, de posse da minuta concluída ensejo a recandidatura caso o mesmo esteja disponível àquela data.

saudações,

Geysson Lages


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 27 de outubro de 2010 21:42
Para: 'Geysson Lages'
Cc: 'Marcelo de Souza Marinho (mmarinho@re.cprm.gov.br)'; 'Marcos Antonio Leite do Nascimento (mnascimento@re.cprm.gov.br)'; 'Vladimir Cruz de Medeiros (vladimir@re.cprm.gov.br)'
Assunto: RES: DISPONIBILIZAÇÃO do SÍTIO Lajedo do Pai Mateus-PB
Prezados proponentes,

de acordo com a solicitação abaixo o sítio será disponibilizado.

Sds

Manfredo

p/corpo editorial

 

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 1 de novembro de 2010 17:58
Para: 'Geysson de Almeida Lages (glages@re.cprm.gov.br)'; 'Marcelo de Souza Marinho (mmarinho@re.cprm.gov.br)'; 'Marcos Antonio Leite do Nascimento (mnascimento@re.cprm.gov.br)'; 'Vladimir Cruz de Medeiros (vladimir@re.cprm.gov.br)'
Cc: SIGEP
Assunto: ENC: PRAZO PARA SUBMISSÃO CAPÍTULO - SÍTIO Lajedo do Pai Mateus-PB ??
Prioridade: Alta

EM TEMPO:

Prezados proponentes,

se vocês já tem os dados e um modelo genético e evolutivo do sítio, consistente com estes dados, porque não informam a data mais provável para a submissão da minuta do capítulo sobre o Sítio Lajedo do Pai Mateus, PB??

Aguardamos

Manfredo

p/corpo editorial da SIGEP

Manfredo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 14:56
Para: SIGEP
Cc: 'Geysson de Almeida Lages (glages@re.cprm.gov.br)'; 'Marcelo de Souza Marinho (mmarinho@re.cprm.gov.br)'; 'Marcos Antonio Leite do Nascimento (mnascimento@re.cprm.gov.br)'; 'Vladimir Cruz de Medeiros (vladimir@re.cprm.gov.br)'
Assunto: ENC: SÍTIO Lajedo do Pai Mateus-PB - DISPONÍVEL A NOVO COMPROMISSO DE DESCRIÇÃO
Prioridade: Alta

 

Prezados colegas,

atendendo ao pedido do proponente (e-mail de 27/10/10 abaixo) e às diretrizes da SIGEP, o SÍTIO Lajedo do Pai Mateus-PB passa a SITUAÇÃO DE DISPONÍVEL A NOVO COMPROMISSO DE DESCRIÇÃO inclusive aos próprios proponentes caso retomem o interesse em descrever este interessante sítio geomorfológico.

 

Sds

Manfredo

c/c proponentes

 

 

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP


AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:   Lajedo do Pai Mateus, Cabaceiras, PB (sítio já aprovado pela SIGEP)
Proponentes: 
Geysson de Almeida Lages; Marcelo de Souza Marinho; Marcos Antônio Leite do Nascimento;  Vladimir Cruz de Medeiros

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO          PARECER
Favorável
Não favorável 
Abstenção
Restrições/Exigências

Em branco: Não se pronunciou
Academia Brasileira de Ciências – ABC  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Favorável
Departamento Nacional de Produção Mineral–DNPM  
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE  
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN  
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS Favorável
Serviço Geológico do Brasil – CPRM  
Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE

Favorável

Sociedade Brasileira de Geologia – SBGeo Favorável
Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP Favorável