SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IBGE-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBGeo-SBP)
=======================

PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO ou PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL
A SER PRESERVADO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

1. NOME do SÍTIO(*):     Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI
 
(*)nome consagrado (se não existir proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio) seguido do local e da sigla do estado
2. PROPONENTE
Nome completo:
Mario Vicente Caputo
Endereço p/ postagem:
Av. Governador Magalhães Barata, 1012 – CEP 66063-240 Belém – PA
Telefone: (91) 3249-6184 e (91) 9637-0007
e-mail:  caputo@interconect.com.br   
Endereço curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1028384858323270

Data da proposta:  11/03/10       

Marque a alternativa correta abaixo:
você está propondo:
X] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP e candidatando-se à sua descrição (*);
[  ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP sem candidatar-se à sua descrição; 
[  ] candidatar-se à descrição (*) de sítio geológico/paleobiológico já sugerido e aprovado pela SIGEP.

(*) - o sítio deverá ser descrito em duas versões, português e em inglês, e de acordo com as Instruções aos Autores.

4. CASO tenha estudado o sítio e ESTEJA SE CANDIDATANDO A DESCREVÊ-LO com artigo científico, informe:

a) Tempo previsto para ENTREGA da MINUTA(*), após a aprovação da proposta:    3 MESES   

b) Sugestão preliminar de TÍTULO e de SUBTÍTULO de artigo sobre o sítio (*):

Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI - Evidência de glaciação devoniana no Nordeste do Brasil

c) CO-AUTORES(**):  Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano, IGEO-UFRJ, luizaponciano@gmail.com

(*) Consulte as Instruções aos Autores: http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm 
(**)
Autor principal é o proponente. Informar co-autores com participação efetiva nos estudos e elaboração do artigo em ordem de importância, indicando Nome Completo, Instituição, curriculum Lattes, e-mail

5. TIPOLOGIA(s) DO SÍTIO (marque com XX o tipo mais característico do sítio e com X os demais):
[   ]Astroblema                 
[ X]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[XX]Paleoambiental           
X]Sedimentar                  
[   ]Outro(s):
[   ]Espeleológico  
[ X]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico (somente casos especiais e com outra tipologia significativa associada)
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[   ]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [   ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [   ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
a. Município(s)/UF:
Brejo do Piauí/PI
b. Nome do local:
 Povoado de Calembe - 19 km após Canto do Buriti, em direção a Brejo do Piauí. Após a cidade de Canto do Buriti, seguir por 13 km na PI-140 (Canto do Buriti - São Raimundo Nonato), e entrar à esquerda na PI-141. Nesta, continuar por 5 km para leste e tomar a primeira estrada de terra à direita por mais 1 km, em direção ao povoado de Calembe. Localmente, o sítio é conhecido pelos moradores como o campo de futebol da vila de Calembe ou Calemba (denominação antiga).
c. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centróide da área do sítio: 
08o 15 ’ 02’’ S -  042o 52’ 57’’ W
7. JUSTIFICATIVAS(*):

Pavimentos estriados constituem a principal evidência de glaciação pretérita em uma região, indicando a direção e o sentido da movimentação das geleiras. Além disso, auxiliam o desenvolvimento de estudos sobre paleoambientes deposicionais e reconstituições paleogeográficas, tendo sua relevância paleoclimática muito valorizada.

No registro geológico, são raras as ocorrências de afloramentos com pavimentos estriados. Trata-se de um tipo de estrutura de difícil preservação, pois a espessura dos pavimentos geralmente é restrita a apenas uma fina superfície.

Este pavimento estriado deve ser protegido, pois, além do seu valor científico único, poderá ser utilizado na ampliação do roteiro turístico do estado do Piauí. Atualmente, passeios com enfoques educativos, turísticos e culturais são realizados principalmente no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município vizinho de São Raimundo Nonato (tendo como principais atrativos pinturas rupestres) e nos belos afloramentos da Formação Cabeças no Parque Nacional de Sete Cidades, no município de Piripiri.

(*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE - máximo de 150 palavras

8. BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

Apesar de o evento glacial neodevoniano ter abrangido todas as grandes bacias sedimentares paleozóicas brasileiras, pavimentos estriados do Devoniano superior foram identificados exclusivamente na Bacia do Parnaíba. Estes ocorrem em afloramentos nos arredores do município de Brejo do Piauí, sendo o pavimento encontrado no povoado de Calembe aquele que apresenta a maior dimensão (ocupando uma área com mais de 350 m2) e qualidade de preservação.  

O pavimento estriado de Calembe constitui um excelente registro da glaciação neodevoniana no supercontinente Gondwana. Trata-se de um pavimento polido, com estrias e sulcos subparalelos que apresentam espaçamento decimétrico e profundidade centimétrica, esculpido em arenitos conglomeráticos maciços ou com estratificação cruzada, na porção superior da Formação Cabeças, de idade neofameniana.

As estrias possuem uma orientação média de N60oW. Além das características vetoriais do pavimento, ocorrem na superfície do mesmo clastos de seixos a blocos (alinhados ou não e encravados no arenito), que exibem facetas, estrias e polimento, tendo sido moldados pela abrasão glacial. Os tilitos associados a estas feições indicam que o processo de abrasão glacial demarcou uma ampla discordância através da bacia (Caputo & Reis, 2006). O deslocamento das massas de gelo, de sudeste para noroeste, é coincidente com o sentido da paleocorrente principal do sistema fluvial do topo da Formação Cabeças.

No povoado de Calembe, tilitos bastante alterados estão dispostos acima do pavimento, nas regiões marginais do sítio. Estes depósitos apresentam vários metros de espessura, coloração castanha-amarelada e eventualmente são encontrados clastos facetados, estriados e polidos.  A estrada que leva ao afloramento passa sobre este tilito alterado.

VER ARTIGO: Late Devonian and Early Carboniferous glacial records of South America

(*)Máximo de 1.000 palavras. Anexar ao e-mail até 2 fotos (máximo 500 kbytes cada) significativas do sítio e, se disponíveis, links ou até capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio

9. VULNERABILIDADE DO SÍTIO A ATIVIDADES DE MINERAÇÃO OU DEGRADAÇÃO AMBIENTAL(*):

O sítio se encontra numa região rural e é utilizado atualmente como campo de futebol pelos moradores das redondezas. Não existem atividades de mineração na área, mas, devido à falta de esclarecimentos sobre sua importância, há marcas de clastos que foram arrancados do pavimento, possivelmente por atrapalharem o seu uso como área de lazer. Além disso, o aumento do fluxo de veículos e o contínuo asfaltamento das estradas da região também podem ser considerados como ameaças à preservação do citado pavimento, pois a estrada para o povoado de Calembe passa em cima do mesmo. 

(*)Caso o sítio esteja sob riscos iminentes ou já existentes de depredação ou de destruição natural, informe sucintamente quais são e as causas

10. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:

 O pavimento estriado de Brejo do Piauí ainda se encontra em bom estado, pois o tráfego de veículos sobre esta superfície é raro. Porém, como este local é utilizado como campo de futebol pelos moradores da região, tem sofrido certo desgaste pela ação antrópica.  Esta importante feição geológica não está incluída em uma unidade de conservação, nem existe um órgão responsável por sua proteção.

 

11. BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO ORDENADA POR DATA(*):

CAPUTO, M.V. 1984. Stratigraphy, tectonics, paleoclimatology and paleogeography of northern of Brazil. 1984. 583 f. PhD Thesis - University of California, Santa Barbara.

CAPUTO, M.V. Late Devonian glaciation in South America. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, Amsterdam, v. 51, p. 291–317, 1985.

CAPUTO M.V.; IANNUZZI R.; FONSECA V.M.M. Bacias sedimentares brasileiras: Bacia do Parnaíba. Phoenix, Aracaju, n. 81, p.1-6, 2005.

CAPUTO, M.V.; REIS, D.E.S. Discordância glacial na Formação Cabeças (margem oeste da Bacia do Parnaíba). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 43, 2006, Aracaju. Anais... Aracaju, Sociedade Brasileira de Geologia, 2006, p. 279.

CAPUTO, M.V.; MELO, J.H.G.; STREEL, M; ISBELL, J.L. Late Devonian and Early Carboniferous glacial records of South America. In: FIELDING, C.R; FRANK, T.D; ISBELL, J.L. (Eds). Resolving the Late Paleozoic ice age in time and space. Geological Society of America Special Paper, Boulder, n. 441, p.161-173, 2008.

PONCIANO, L.C.M.O. 2009. Tafofácies da Formação Cabeças, Devoniano da Bacia do Parnaíba, Piauí. Dissertação de Mestrado, Departamento de Geologia, Instituto de Geocências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 100p.

STREEL, M., CAPUTO, M. V., LOBOZIAK, S.; MELO, J. H. G. 2000. Late Frasnian - Famennian climates based on palynomorph analyses and the question of the Late Devonian glaciations. Earth Science Reviews, 52: 121 - 173.

(*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e co-autor

12. FOTO E SINOPSE DO CURRICULUM VITAE DO(S) CANDIDATO(S) A AUTOR(ES)(*):

Mario Vicente Caputo - Graduado em Geologia (1961 – UFRGS), com doutorado em Geologia (1984 – Universidade da Califórnia, Santa Barbara - EUA). Trabalhou na Petrobras de 1962 até 1992 e no mesmo ano ingressou como professor de Recursos Energéticos na Universidade Federal do Pará. Lecionou até 2008, quando se aposentou na mesma instituição. Na Petrobras, teve responsabilidade pela descoberta de petróleo (campos de gás e condensado da área do Juruá na Bacia do Solimões). Sua área de atuação, além de geologia do petróleo, inclui mapeamento de unidades geológicas das bacias do Solimões, Amazonas e Parnaíba, com ênfase em estratigrafia, geologia estrutural e paleoclimatologia. Evidenciou e estudou diversas glaciações nas bacias intracratônicas brasileiras de idade pré-neocarboníferas. Atualmente exerce consultoria sobre bens minerais das bacias sedimentares do norte do Brasil.

 

Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano - Atualmente realiza Doutorado em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, bolsista CNPq). Mestre em Ciências – Geologia pela UFRJ, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participa das exposições de Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ e de projetos do Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozóicas/UNIRIO. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Invertebrados Paleozóicos, atuando principalmente no seguinte tema: Tafonomia e Paleoecologia dos macroinvertebrados das bacias do Parnaíba e Amazonas. Também realiza trabalhos associados às áreas de Geoconservação e Museus.

(*)Sinopse do(s) currículo(s) do(s) candidato(s) a autor(es) que efetivamente participaram das pesquisas. Cada "minicurrículo" deverá ter no máximo 120 palavras e ser acompanhado de fotografia pequena tipo 3x4. Constituirá apêndice do artigo se a candidatura for aprovada e o artigo aceito para publicação.

RESERVADO À SIGEP:
DATA APROVAÇÃO DA PROPOSTA:   30/03/ 10        -   MINUTA PREVISTA PARA:   30/06/10       

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 12 de março de 2010 21:48
Assunto:  SIGEP- Mais um sítio geológico publicado na Internet e Nova proposta de sítio
Prezado colega geocientista,
a SIGEP (*) informa:
.............................
2- formulada nova proposta (**)  de sítio geológico candidato a Patrimônio Natural da Humanidade:

Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI
http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/PavimentoEstriado_Calembe_Brejo_do_Piaui_PI.htm
Proposta de:

Mario Vicente Caputo; Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano 

    A SIGEP aguarda seus comentários, a favor ou contra, críticas e sugestões a esta proposta.

Comissão Editorial da SIGEP
= = = = = =
(**)  Propostas de sítios brasileiros e de sua descrição científica sistematizada, com vistas a compor base de dados de nossos MONUMENTOS GEOLÓGICOS, vem sendo submetidas através de formulário padronizado.
Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral.
Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página da proposta.
................


COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


De: annabelp@igeologico.sp.gov.br [mailto:annabelp@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 15 de março de 2010 13:21
Assunto: Re: ENC: SIGEP- Mais um sítio geológico publicado na Internet e Nova proposta de sítio 

Manifesto-me a favor da aprovação da proposta referente ao belíssimo Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI, do  Devoniano.
É uma superfície enorme, relativamente bem preservada, rica em sulcos, estrias e clastos de grande valor geológico e didático.
Annabel Pérez Aguilar,
geóloga do Instituto Geológio/Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: sábado, 13 de março de 2010 21:54
Assunto: Re: ENC: SIGEP- Mais um sítio geológico publicado na Internet e Nova proposta de sítio

Estou de acordo com a inclusão do sítio Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI
Saudações

Ricardo Latgé Azevedo
Representante da Petrobras


De: william sallun filho [mailto:wsallun@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 15 de março de 2010 22:27
Assunto: Re: Proposta de Sítio:Pavimento estriado de Brejo do Piauí;

Sou favorável a aprovação do sítio.
William
Representante da SBE


De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celiagouveia@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 15 de março de 2010 19:14
Assunto: Re: Proposta de Sítio:Pavimento estriado de Brejo do Piauí;

Sou favorável à aprovação desse sítio também. Muito importante!
Celia
ABEQUA


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 18 de março de 2010 14:24
Assunto: Re: Proposta de Sítio:Pavimento estriado de Brejo do Piauí;

 Da mesma forma, sou favorável à aprovação desse geossítio.
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP


De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: sábado, 20 de março de 2010 06:08
Para: Manfredo Winge; 'Mario Caputo'; luizaponciano@gmail.com
Cc: dac@abc.org.br; celia@igeologico.sp.gov.br; celiagouveia@gmail.com; jwacastro@gmail.com; emanuel@dnpm.gov.br; gilberto.derze@dnpm.gov.br; sidney.gonzalez@ibge.gov.br; ricardo.marra@ibama.gov.br; cfmd@oi.com.br; isoldah@iphan.gov.br; ricardolatge@petrobras.com.br; rlantunes@petrobras.com.br; wagnersl@petrobras.com.br; wsallun@gmail.com; cflino@uol.com.br; eloi@unb.br; btsimoes@ibb.unesp.br; mclanger@ffclrp.usp.br
Assunto: Re: RES: Proposta de Sítio:Pavimentoestriado de Brejo do Piauí;

Prezado Manfredo e demais colegas,
sou favorável à aprovação do sítio esperando que o texto final seja enviado com a maior brevidade possível.
Atenciosamente,
Antonio Carlos S. Fernandes (Representante da SBP na SIGEP)


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 20 de março de 2010 14:21
Para: SIGEP
Cc: Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano (luizaponciano@gmail.com); Mario Vicente Caputo (caputo@interconect.com.br)
Assunto: RES: SIGEP- Nova proposta de sítio - PARECER DA SBG

 Prezados colegas da SIGEP e prezados colegas proponentes,
a  proposta
Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI   é de grande importância no entendimento da evolução paleoambiental/paleoclimática dos terrenos devono-carboníferos na região sul do Piauí.
O parecer, representando a SBG, é FAVORÁVEL a aprovação como sítio a ser preservado e aos autores que se propõem a descrevê-lo como artigo científico no padrão da SIGEP.
Adicionalmente, este sítio é de grande importância para ser descrito na versão popular conforme outros já forma descritos e disponibilizados no site da SIGEP (http://www.unb.br/ig/sigep/apresenta.htm#Boa_leitura ).

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP

Clique abaixo e visite:
SIGEP_Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos


De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:emanuel.queiroz@dnpm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 29 de março de 2010 18:11
Assunto: ENC: Proposta de Sítio:Pavimento estriado de Brejo do Piauí;
Prioridade: Alta

 .........
 venho manifestar a minha aprovação pela inclusão da proposta “Pavimento Estriado de Brejo do Piauí” na relação de sítios da SIGEP.
Att.,
Emanuel T. de Queiroz
Membro Representante do DNPM na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 30 de março de 2010 20:43
Para: Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano (luizaponciano@gmail.com); Mario Vicente Caputo (caputo@interconect.com.br)
Assunto: Proposta: Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI - APROVADA

REF: Sítio:   Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI
 Proponentes:  Mario Vicente Caputo; Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano

 Prezados Mário e Luiza, 

seguindo as normas da SIGEP, comunicamos, com satisfação, que a proposta de vocês de registro de sítio geológico com compromisso de descrição foi aprovada.

Assim, o sítio " Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI ", passa a ser relacionado na lista de sítios aprovados e com autores comprometidos com a sua descrição que pode ser acessada em: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm.

Isto considerado, solicitamos confirmar se a data mais provável de submissão (*) do artigo é a que consta na página da proposta. O artigo científico, uma vez aprovado juntamente com o elenco de recomendações de vocês para a preservação/conservação como patrimônio geológico, registrará em definitivo o sítio no inventário da SIGEP através de publicação na Internet e, futuramente, como um capítulo, em volume de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL da SIGEP.

Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar,
cordiais saudações
Manfredo
p/corpo editorial
c/c SIGEP
Manfredo Winge
Representante da SBG

(*) Observações sobre as Instruções  para os autores
A elaboração da minuta do artigo deve seguir as instruções para os autores (*http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm *) e considerar as sugestões e recomendações eventualmente apresentadas pela comunidade geocientífica e pelos membros da SIGEP na página Internet da proposta em questão.
Solicitamos leitura atenta das instruções aos autores e destacamos alguns pontos importantes:
- o roteiro básico do artigo (itens principais) deve ser seguido visto que organiza as informações facilitando o seu acesso;
- enviar o texto em Word em uma coluna só, mas já no formato geral especificado e tipos de letras determinados (faremos a editoração final do pre print em duas colunas após a revisão final e aprovação do artigo);
- atentar para a escolha adequada de título e subtítulo para o artigo, concisos mas que deem clara idéia do sítio descrito e de sua tipologia principal, ou seja, podem ser mudados os títulos sugeridos na proposta se julgado pertinente;
- a elaboração da versão em inglês é recomendável e até obrigatória para a divulgação internacional de nosso patrimônio geológico; ela  somente deve ser encaminhada depois do artigo ser aprovado;
- a elaboração de versão popular (com linguagem acessível e vibrante) do artigo para a divulgação de nossos sítios junto à sociedade em geral é considerada de grande relevância para a divulgação das geociências;
- é recomendável o uso de uma (ou duas) foto significativa e bonita (Fig. 1) em página inteira, com ou sem encarte, que retrate da melhor forma possível o sítio nas primeiras páginas do artigo;
- rigorosa seleção das figuras e fotos em termos de qualidade e significância, evitando repetições;
- todas as figuras e fotos, com ótima resolução e QUALIDADE a melhor possível, deverão ser enviadas em arquivos separados logo após a aprovação do artigo; entretanto, sugerimos que elas devem ser incluídas inicialmente no texto da minuta com resolução rebaixada (~ 100 dpi; largura maior 170mm) evitando-se, nesta fase inicial, arquivos muito grandes na internet;
- se ainda não foi encaminhado na proposta, providenciar minicurrículo (até 120 palavras) e uma foto  tipo 3x4 de cada  um dos autores ;
- desdobrar, na medida do possível, o capítulo MEDIDAS DE PROTEÇÃO nos ítens indicados;
- sobre o capítulo SINOPSE SOBRE A ORIGEM, EVOLUÇÃO GEOLÓGICA E IMPORTÂNCIA DO SÍTIO: deve ser conciso e, na medida do possível, de linguagem acessível a não especialistas. O seu objetivo é apresentar, em um único local do artigo, uma síntese da história geológica pondo em destaque os eventos geológicos, paleobiológicos, paleoclimáticos, geotectônicos..., de preferência cronologicamente organizados, que estiveram ligados à formação e à evolução do sítio até a sua presente ocorrência. Uma certa redundância até poderá ocorrer com relação a aspectos apresentados com mais detalhe em outros ítens como o da DESCRIÇÃO DO SÍTIO, mas aqui devem ser abordados de forma enxuta/concisa e organizada (sinóptica) que enfatize os fenômenos evolutivos que sejam relevantes em qualquer dimensão e conceito (físico/químico, micro a macro até de tectônica global se for o caso).  Estima-se que para este ítem seja suficiente uma página de texto (sem contar eventuais figuras adicionais inseridas) mas, conforme a complexidade evolutiva, poderá se ter até duas páginas, finalizando-se com um parágrafo que, também de forma concisa, indique claramente o porquê da importância extraordinária do sítio.=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=


 

AVALIAÇÃO DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:   Pavimento Estriado de Calembe, Brejo do Piauí, PI
Proponentes:
 Mario Vicente Caputo; Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe. 

INSTITUIÇÃO
PARECER
Favorável
Não favorável 
Abstenção
Restrições/Exigências
Academia Brasileira de Ciências – ABC  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Favorável
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Favorável
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE  
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN  
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRAS Favorável
Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Favorável

Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE

Favorável

Sociedade Brasileira de Geologia – SBG

Favorável

Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP

Favorável