Pedreira Lajinha, Corumbá, MS 

Pedreira Lajinha, Corumbá, MS
Paulo César Boggiani; Alcides Nóbrega Sial

Estratigráfico

"Seção Tipo da Formação Tamengo (Grupo Corumbá - Neoproterozóico III) - o entardecer do Précambriano."

Seção completa da formação Tamengo, uma das melhores do Neoproterozóico III (Pré-Cambriano Terminal). Provável sítio da passagem Pré-Cambriano-Cambriano.

 

Cópias de emails:
=============


De: Alcides Nobrega Sial [mailto:sial@ufpe.br]
Enviada em: quarta-feira, 2 de agosto de 2006 16:55
Para: Manfredo Winge
Assunto: Re: Sítio - Instruções p/ elaboração
Caro Manfredo,
Enviei uma mensagem ao Paulo Cesar Boggiani para saber sobre o artigo sobre a Mina  Laginha. Eu analisei cerca de 85 amostras daquela Mina (amostras que coletamos juntos em 2002).
Espero que ele decida escrever o artigo com minha ajuda e assim submetamos os mesmo em tempo.
Um forte abraço
A.N. Sial


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 8 de maio de 2007 15:37
Assunto: Email aos proponentes de Sítios ainda não descritos

Prezado(s) proponente(s)
na lista "sítios aprovados com autores definidos" (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm), alguns referem-se a propostas feitas em formulário como compromisso de descrição do sítio e outros não, pois os autores foram indicados e aceitaram descrever o sítio antes da implantação do formulário. Mesmo nas proposta via formulário, exceto as mais recentes, não se tem data de compromisso para a conclusão do artigo.
Tendo em vista os objetivos da SIGEP de realizar rapidamente o cadastro dos sítios geológicos do Brasil que devem ser preservados e, mais imediatamente, publicar o Volume III de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, solicitamos ao colega:
1 - informar se esse sítio, por desastre natural, por depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos informar dando detalhes dessa situação para ele ser cancelado;
2 - informar se ainda existe o interesse do colega em elaborar o artigo referente ao sítio indicado como sob sua responsabilidade.  
     Observação - confirmado o desinteresse ou não havendo resposta, retiraremos o (s)  seu (s)  nome (s)  como autor previsto para o artigo sobre o sítio que será, então, listado como disponível para outros candidatos a descrevê-lo;
3 - caso exista interesse e não tenha preenchido formulário, favor preencher o formulário confirmando coautores, data provável de entrega, etc.. como compromisso de descrição; ver http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm;
4 - caso exista interesse e tenha preenchido o formulário antigo (sem data de provável entrega), favor confirmar os dados  (coautores, etc..) e informar a data provável de entrega como compromisso de descrição
 
Aguardamos
 
Cordiais saudações,
 
Carlos Schobbenhaus
Carlos Schobbenhaus
Presidente da SIGEP
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
SGAN 603 Conj. A 1º andar
70830-030 - Brasília - DF
Tel.: (61) 3223.1166/3224.7846
Fax: (61) 3224.1616
_______________________________

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 11 de maio de 2007 11:32
Para:
Assunto: Submissão dos artigos da SIGEP - Instruções
 
Prezados autores de propostas aprovadas,
 
alguns dos colegas já confirmaram as datas de compromisso de encaminhamento da 1a minuta do artigo sobre o sítio com vistas ao cadastro de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL e publicação do Volume III da SIGEP.
 
Assim, cabe relembrar as instruções que devem ser seguidas pelos autores e que são encontradas na página  http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.  Essa página sofreu pequenos acréscimos recentemente como, por exemplo, desdobramento do capítulo sobre Medidas de Proteção e orientação para encaminhamento da documentação das figuras.
 
Com o objetivo de simplificar o encaminhamento e prever problemas com a documentação, destacamos dessas instruções os seguintes pontos:
 
1- a minuta em WORD, formatada na configuração de página e tamanhos e tipo de letra indicados, deve ser entregue em uma coluna somente para facilitar o trabalho de análise e revisãoas figuras devem ser inseridas em sua posição mais adequada e com seu tamanho de apresentação final, seja na largura útil da página, seja de 1/2 página (prevendo texto em duas colunas)Após aprovado o artigo faremos a editoração final.
 
2- A versão em inglês para divulgação internacional deve ser enviada logo após a aprovação do artigo e com conteúdo idêntico ao da versão aprovada em português.
 
3- recomendamos que seja selecionada uma foto bonita e representativa do sítio (Fig. 01) para ser exibida em página inteira ou 1/2 página, de preferência logo nas primeiras páginas do artigo;
 
4- todas as figuras/fotos.. devem ser significativas, de qualidade e boa resolução. As figuras inseridas no texto da minuta podem ter resolução rebaixada (~100 DPI) própria para a internet, mas os seus arquivos digitais originais, em alta resolução, devem ser preservados e encaminhados ao corpo editorial tão logo o artigo seja aprovado. Cada arquivo de figura deve ser identificado com número do sítio e da figura; por exemplo, Sitio201_Fig_01.jpg; Sitio201_Fig_03_Ingles.jpg; Sitio201_Fig_07.cdr; Sitio201_Fig_07.gif (os arquivos gráficos vetoriais utilizados devem ser encaminhados juntamente com os de bitmaps).
 
Qualquer dúvida ou sugestão, favor contactar-nos.
 
Corpo editorial
SIGEP - Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil

De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 14 de junho de 2007 11:32
Para: Paulo César Boggiani (boggiani@usp.br); Alcides Nóbrega Sial (ans@ufpe.br)
Assunto: ENC: Submissão de artigo da SIGEP - Solicita Informações

     REFERÊNCIA - proposta de descrição aprovada:
     sítio
Pedreira Laginha, Corumbá, MS 
    [falta formulário com dados de coautores, datas, etc..]

PREZADOS COLEGAS  BOGGIANI E SIAL ,

 estamos programando a organização do volume III da SIGEP para ser publicado o mais breve possível, mas para isto necessitamos confirmar os compromissos assumidos pelos proponentes de SÍTIOS GEOLÓGICOS COM DESCRIÇÃO APROVADA.

Assim, solicito que nos informem se ainda pretendem descrever o importante sítio referido acima ou se não poderão fazê-lo.

Caso pretendam, favor  preencherem o mais breve possível o formulário de compromisso de descrição (http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm ) com vistas à entrega da primeira minuta do artigo de acordo com as Instruções aos Autores (ver emails abaixo), anexando uma sinopse do currículo do(s) autor(es) juntamente com uma fotografia pequena tipo 3x4 para constar como adendo ao artigo.  

 FAVOR CONFIRMAREM O RECEBIMENTO DESTE EMAIL

 Cordiais saudações
Manfredo
p/ corpo editorial
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil


De: Paulo Boggiani [mailto:boggiani@usp.br]
Enviada em: terça-feira, 19 de junho de 2007 08:16
Para: Manfredo Winge
Assunto: meus compromissos
Prezado Manfredo
Estou com um grande débito com vocês e espero saudá-lo até o final do ano - que é o que entendi como prazo para o volume III.
Para esse volume espero enviar os textos dos seguintes sítios, com estimativa de data:
Gruta do Lago Azul (Bonito, MS) - final de junho
Pedreira (Mina) Laginha, (Corumbá, MS) - final de agosto
Morraria de Urucum - final de agosto
Pedreira (Mina) Saladeiro - final de setembro
Geiseritos de Anhembi - (junto com kazuo Yamamoto) - essa semana!
Bom espero, definitivamente, estar cumprindo esses compromissos e agradeço pela compreensão.
com relação ao da Mina Saladeiro, onde se encontram os fósseis corumbella que o Detlef descobriu, vamos eu e o thomas conseguimos montar um rascunho e enviar para ele, para pedir a colaboração, afinal estamos totalmentereceptivos a participação dele.
Um abraço
Paulo Boggiani


From: Manfredo Winge
To: 'Alcides Nóbrega Sial' ; 'Paulo César Boggiani'
Sent: Monday, September 28, 2009 5:42 PM
Subject: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

Prezado colega,

estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;

2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;

3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 Agradecemos antecipadamente
Comissão Editorial do Volume III da SIGEP
 
Ref. Sítio aprovado 


De: Paulo Boggiani [mailto:boggiani@usp.br]
Enviada em: segunda-feira, 28 de setembro de 2009 17:47
Para: Manfredo Winge; 'Alcides Nóbrega Sial'
Assunto: Re: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP
..............
O detalhamento nos levantamentos da mina Laginha demonstraram a presença de falhamentos que não permitem colocá-la como uma das melhores exposições da Formação Tamengo. Os avanços da lavra tem colocado em exposição situações estratigráficas distintas, de tal forma que essa mina não tem mais a importância que dávamos no passado, apesar de ser ainda uma boa exposição.

Face ao exposto, considero que não deva mais ser considerada como um sítio geológico e, por isso, sugiro a retirada da proposta.

Obrigado
Paulo Boggiani


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 30 de setembro de 2009 16:04
Para:
Cc: 'Alcides Nóbrega Sial (ans@ufpe.br)'; 'Paulo César Boggiani (boggiani@usp.br)'
Assunto: ENC: SÍTIO Pedreira Lajinha, Corumbá, MS - CANCELAR ???
Prioridade: Alta
Prezados colegas da SIGEP,

o Prof. Boggiani nos informa que o sítio aprovado Pedreira Lajinha, Corumbá, MS deva ser CANCELADO como sítio a ser preservado conforme os motivos (avanços de frente de lavra) expostos no e-mail abaixo.

Sugiro que as manifestações a respeito sejam c/c para todos
Manfredo
Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP


De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: quarta-feira, 30 de setembro de 2009 19:10
Para: Manfredo Winge; Carlos Fernando de Moura Delphim; 'Carlos Schobbenhaus'; ' Célia Regina de Go uveiaSouza'; ' Célia Regina de Go uveiaSouza'; 'Clayton Ferreira Lino'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Emanuel Teixeira de Queiroz'; 'Gilberto Ruy Derze'; 'Isolda dos Anjos Honnen'; ' João Wagner de Ale ncar Castro'; ' José Eloi Guimarãe s Campos'; ' Marcello Guimarães Simões '; 'Max Cardoso Langer'; Mylène Luíza Cunha Berbert-Born; ' Ricardo Latgé Milw ard deAzevedo'; 'Rodrigo Miloni Santucci'; ' Rogério Loureiro A ntunes'; 'Sidney Ribeiro Gonzalez'; 'Wagner Souza Lima'; 'William Sallun Filho'
Cc: ' Alcides Nóbrega Si al'; ' Paulo César Boggia ni'; roberto.iannuzzi@ufrgs.br
Assunto: Re: ENC: SÍTIO Pedreira Lajinha, Corumbá,MS - CANCELAR ???

 Prezado Manfredo e demais colegas,

tendo em vista a informação passada pelo Prof. Boggiani e o fato do sítio em questão ter perdido a importância anteriormente levantada, somado ao fato do avanço da lavra e a pouca chance de preservação do sítio, sou a favor do seu cancelamento, até que uma nova localidade seja proposta.
Atenciosamente,
Antonio Carlos S. Fernandes (Representante da SBP na SIGEP)


De: boggiani@usp.br [mailto:boggiani@usp.br]
Enviada em: quarta-feira, 30 de setembro de 2009 19:30
Para: fernande
Cc: Manfredo Winge; Carlos Fernando de Moura Delphim; 'Carlos Schobbenhaus'; 'Célia Regina de Gouveia Souza'; 'Célia Regina de GouveiaSouza'; 'Clayton Ferreira Lino'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'EmanuelTeixeira de Queiroz'; 'Gilberto Ruy Derze'; 'Isolda dos Anjos Honnen'; 'João Wagner de Alencar Castro'; 'José Eloi Guimarães Campos'; 'Marcello Guimarães Simões'; 'Max Cardoso Langer'; Mylène Luíza Cunha Berbert-Born; 'Ricardo Latgé Milward deAzevedo'; 'Rodrigo Miloni Santucci'; 'Rogério LoureiroAntunes'; 'Sidney Ribeiro Gonzalez'; 'Wagner Souza Lima'; 'William Sallun Filho'; 'Alcides Nóbrega Sial'; roberto.iannuzzi@ufrgs.br
Assunto: Re: ENC: SÍTIO Pedreira Lajinha,Corumbá, MS - CANCELAR ???

 Prezado Manfredo

 Reforçando minha argumentação inicial e frente à colocação do Antonio Carlos, esse sítio pode muito bem ser substituído pelo da Mina  Saladeiro, onde existem boas exposições do fóssil Corumbella.
O da Mina Saladeiro, pretendo ainda manter, com redação do texto junto  com o Detlef Walde e Thomas Fairchild, inclusive o Detlef já estaria  tomando a frente do texto, conforme sugestão antiga do Schobbenhaus,  que conhece a exposição.

 Um abraço
Paulo Boggiani


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 3 de outubro de 2009 20:27
Para: 'boggiani@usp.br'; 'fernande'
Cc: 'Carlos Fernando de Moura Delphim'; 'Carlos Schobbenhaus'; 'Célia Regina de Gouveia Souza'; 'Célia Regina de GouveiaSouza'; 'Clayton Ferreira Lino'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'EmanuelTeixeira de Queiroz'; 'Gilberto Ruy Derze'; 'Isolda dos Anjos Honnen'; 'João Wagner de Alencar Castro'; 'José Eloi Guimarães Campos'; 'Marcello Guimarães Simões'; 'Max Cardoso Langer'; 'Mylène Luíza Cunha Berbert-Born'; 'Ricardo Latgé Milward deAzevedo'; 'Rodrigo Miloni Santucci'; 'Rogério LoureiroAntunes'; 'Sidney Ribeiro Gonzalez'; 'Wagner Souza Lima'; 'William Sallun Filho'; 'Alcides Nóbrega Sial'; 'roberto.iannuzzi@ufrgs.br'
Assunto: RES: ENC: SÍTIO Pedreira Lajinha,Corumbá, MS - CANCELAR ???
Prioridade: Alta

 Prezados colegas,

se ninguém fizer objeção, o sítio Pedreira Lajinha,Corumbá, MS deverá passar para a categoria de CANCELADO por ter sido destruído com o avanço da lavra.

 Aproveito e pergunto se o sítio " Mina Saladeiro, onde existem boas exposições do fóssil Corumbella", em substituição a esse, é o mesmo JÁ APROVADO com o nome de " Pedreira Saleiro, Ladário, MS" ou é um outro sítio?
Principalmente se for um novo sítio, é recomendável que se siga a rotina da SIGEP apresentando-o e propondo-o via formulário: http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm 

 Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP


De: boggiani@usp.br [mailto:boggiani@usp.br]
Enviada em: domingo, 4 de outubro de 2009 12:41
Para: Manfredo Winge
Cc: 'fernande'; 'Carlos Fernando de Moura Delphim'; 'Carlos Schobbenhaus'; 'Célia Regina de Gouveia Souza'; 'Célia Regina deGouveiaSouza'; 'Clayton Ferreira Lino'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'EmanuelTeixeira de Queiroz'; 'Gilberto Ruy Derze'; 'Isolda dos Anjos Honnen'; 'João Wagner de Alencar Castro'; 'José Eloi Guimarães Campos'; 'Marcello Guimarães Simões'; 'Max Cardoso Langer'; 'Mylène Luíza Cunha Berbert-Born'; 'Ricardo Latgé MilwarddeAzevedo'; 'Rodrigo Miloni Santucci'; 'Rogério LoureiroAntunes'; 'Sidney Ribeiro Gonzalez'; 'Wagner Souza Lima'; 'William Sallun Filho'; 'Alcides Nóbrega Sial'; roberto.iannuzzi@ufrgs.br
Assunto: laginha - informacao importante

 Prezado Manfredo e demais membros do SIGEP

Desejo esclarecer que o motivo de sugerir o cancelamento da Mina  Laginha como sitio n~ao foi devido ao avanco da lavra. Eh que o avanco  da lavra demonstrou a presenca de falhamentos o que torna a exposicao  nao mais a ideal para a Formacao Tamengo, aliado ao fato de nao ter  sido mais encontrado fosseis la.Os responsaveis pela lavra (Votorantim) tem sido atenciosos com a  importancia do Patrimonio Geologico naquela regiao (Corumba) e a lavra  nao tem, ateh o momento, representado nenhuma ameaca a esse.

Jah a antiga Mina ou Pedreira Saladeiro (jah cadastrado como sitio,  respondendo a pergunta do Manfredo) eh onde se encontram as melhores  exposicoes dos fosseis metazoarios precambrianos (Cloudina e  Corumbella), sitio esse a ser descrito em conjunto com o Thomas  Fairchild e Detlef Walde.

Abraco a todos
Paulo Boggiani


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 3 de outubro de 2009 20:27
Para: 'boggiani@usp.br'; 'fernande'
Cc: SIGEP;'Alcides Nóbrega Sial'; 'roberto.iannuzzi@ufrgs.br'
Assunto: RES: ENC: SÍTIO Pedreira Lajinha,Corumbá, MS - CANCELAR ???
Prioridade: Alta

 Prezados colegas,
se ninguém fizer objeção, o sítio Pedreira Lajinha,Corumbá, MS deverá passar para a categoria de CANCELADO por ter sido destruído com o avanço da lavra.

 Aproveito e pergunto se o sítio " Mina Saladeiro, onde existem boas exposições do fóssil Corumbella", em substituição a esse, é o mesmo JÁ APROVADO com o nome de " Pedreira Saleiro, Ladário, MS" ou é um outro sítio? Principalmente se for um novo sítio, é recomendável que se siga a rotina da SIGEP apresentando-o e propondo-o via formulário: http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm

 Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP


De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: domingo, 4 de outubro de 2009 19:21
Para: Manfredo Winge; boggiani@usp.br
Cc: SIGEP; Alcides Nóbrega Si al'; roberto.iannuzzi@ufrgs.br
Assunto: Re: RES:ENC: SÍTIO Pedreira Lajinha,Corumbá,MS - CANCELAR ???

Prezados colegas,
 concordo com o cancelamento e a substituição.

Abraços,
Antonio Carlos S. Fernandes (Representante da SBP na SIGEP)


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 12 de outubro de 2009 18:50
Para: 'boggiani@usp.br'; 'fernande'; 'Carlos Fernando de Moura Delphim'; 'Carlos Schobbenhaus'; 'Célia Regina de Gouveia Souza'; 'Célia Regina deGouveiaSouza'; 'Clayton Ferreira Lino'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'Diogenes de Almeida Campos'; 'EmanuelTeixeira de Queiroz'; 'Gilberto Ruy Derze'; 'Isolda dos Anjos Honnen'; 'João Wagner de Alencar Castro'; 'José Eloi Guimarães Campos'; 'Marcello Guimarães Simões'; 'Max Cardoso Langer'; 'Mylène Luíza Cunha Berbert-Born'; 'Ricardo Latgé MilwarddeAzevedo'; 'Rodrigo Miloni Santucci'; 'Rogério LoureiroAntunes'; 'Sidney Ribeiro Gonzalez'; 'Wagner Souza Lima'; 'William Sallun Filho'; 'Alcides Nóbrega Sial'; 'roberto.iannuzzi@ufrgs.br'; Detlef Hans-Gert Walde (detlef@unb.br); Carlos Schobbenhaus (carlos.schobben@gmail.com)
Assunto: RES: sítio Pedreira Lajinha, Corumbá, MS - CANCELADO
Prioridade: Alta

Prezados colegas da SIGEP e interessados no sítio,

estou passando o sítio "Pedreira Lajinha, Corumbá, MS" para a condição de CANCELADO por, conforme e-mails anteriores, NÃO APRESENTAR MAIS EXPOSIÇÃO DE AFLORAMENTO ADEQUADA e, associadamente, poder ser substituído por outro sítio (Mina Saladeiro, também com fóssil Corumbella) já aprovado e que deverá ter seu artigo submetido em breve.

 Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP