SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(DNPM-CPRM-SBG-ABC-SBP-IPHAN-IBAMA-SBE-ABEQUA)

PROPOSTA DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL
PARA REGISTRO NO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE
(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

1. PROPONENTE (candidato a autor principal)
Nome completo: Alvaro Penteado Crósta
Endereço p/ postagem: Cx. Postal 6152
Instituição: Instituto de Geociências - UNICAMP
Fax: (19) 3289-1562
Telefone: (19) 3521-5120
email: alvaro@ige.unicamp.br
Data da proposta:  19/12 /2006
Data provável de entrega do artigo:  30/ 10 / 2007 (corrigido por e-mail)

2. COAUTORES(*)

Rafael de Aguiar Furuie – IG/Unicamp (rafaelfuruie@gmail.com)

Alfonso Schrank – IG/Unicamp (aschrank@ige.unicamp.br)

César Kazzuo Vieira – IG/Unicamp (Cesar.Vieira@ige.unicamp.br)

3. NOME do SÍTIO:

Astroblema de Vista Alegre

 

4. SUGESTÃO DE TÍTULO E SUBTÍTULO  DO ARTIGO A SER ESCRITO

(a) TÍTULO: Astroblema de Vista Alegre, PR

(b) SUBTÍTULO: Registro de impacto meteorítico sobre rochas vulcânicas da Bacia do Paraná

5. TIPO DE SÍTIO:

[X]Astroblema                 
[   ]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[   ]Paleoambiental           
[   ]Sedimentar                  
[   ]Outro(s) :_________

[   ]Espeleológico  
[   ]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[   ]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [   ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [   ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
1. Município(s)/UF:  Coronel Vivida, PR
2. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centro da área :  25o 57' S - 52o 41' W
3. Nome do local: Bairro de Vista Alegre

7. JUSTIFICATIVAS(*):

 

Crateras formadas pelo impacto de corpos celestes (meteoritos, asteróides ou cometas) contra a superfície da Terra são feições intrinsecamente raras, sendo conhecidas 172 delas em todo o planeta e apenas 5 em território brasileiro. Além disso, são também feições geológicas com características bastante singulares, inclusive em decorrência das escalas de energia e de tempo envolvidas no processo. O astroblema de Vista Alegre representa o remanescente erosivo de uma cratera de idade máxima atribuível ao Cretáceo, formada sobre rochas basálticas da Fm. Serra Geral da Bacia do Paraná, com características similares ao astroblema de Vargeão, distante apenas cerca de 100km, no estado de Santa Catarina (sítio 114 do vol. II do SIGEP). Essas duas crateras de impacto possuem ainda a característica de serem, junto com a pequena e moderna cratera Lonar na Índia (0,5km de diâmetro), as únicas crateras terrestres formadas sobre rochas basálticas, o que em outros corpos planetários sólidos (como a Lua, Marte e Vênus) é relativamente comum. Contribui ainda para justificar a presente proposição o fato de que a cratera de Vista Alegre foi recentemente incluída na relação oficial dos sítios geológicos de interesse turístico do estado do Paraná, no âmbito do programa de Sítios Geo-Turísticos da Mineropar-Minerais do Paraná.

(*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

8) BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

 

O astroblema de Vista Alegre é a cratera de impacto brasileira cuja descoberta ocorreu mais recentemente (Crósta et al., 2004). Trata-se de uma cratera erodida, ou “astroblema”, com 9,5 km de diâmetro, formado sobre rochas vulcânicas da Fm. Serra Geral. A feição morfológica correspondente à cratera é bastante marcante na região, com formato quase perfeitamente circular e bordas íngremes com desníveis abruptos de até 120m entre a parte externa e interna da cratera (Kazzuo-Vieira et al., 2004), conforme mostra a figura a seguir.

 

 

 

O relevo do interior da cratera, constituído por colinas suavemente onduladas, apresenta um contraste destacado com o relevo regional, bastante irregular e acidentado, como pode ser notado pela análise da imagem Landsat combinada com o modelo digital de elevação mostrada a seguir:

 

 

A identificação da natureza dessa feição se deu a partir da identificação de brechas polimícticas de impacto em seu interior, constituídas por fragmentos de basalto, gabro, diabásio e arenitos, de tamanhos e formas variadas, em meio a uma matriz detrítica muito final. Foram identificadas feições típicas e diagnósticas de metamorfismo de impacto nessas brechas, entre as quais a presença de shatter cones e de feições planares de deformação em grãos de quartzo (Crósta et al, 2004; Furuie et al., 2006).

 (*) anexar também ao email foto signficativa do sítio proposto e/ou capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio, se disponíveis):

9) SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:

O estado de conservação do sítio proposto é adequado. A cratera de impacto de Vista Alegre foi recentemente inserida na relação de sítios geológicos de interesse turístico do estado do Paraná, no âmbito do programa respectivo da Mineropar. Em dezembro de 2006 foram inaugurados dois painéis informativos sobre a origem e características desta singular feição geológica, elaborados por iniciativa conjunta da Unicamp e da Mineropar. Um deles está localizado no Centro Cultural de Coronel Vivida, sede do município do onde se localiza a cratera, e o segundo no bairro rural de Vista Alegre, situado no interior da cratera. Um terceiro painel deverá ser instalado num mirante, situado em um dos pontos topograficamente mais destacados da borda da cratera. Tais iniciativas contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Coronel Vivida, que assim atua como órgão responsável pela proteção do sítio.

 

10) BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

Crósta, A. P.; Kazzuo-Vieira, C.; Schrank, A. – 2004 – Vista Alegre: a newly discovered impact crater in Southern Brazil. Meteoritics & Planetary Science, v. 39, Supplement, pp. A-28. Abstract.

 

Kazuo-Vieira, C.; Crósta, A. P. – 2004 – Utilização de modelos digitais de elevação na caracterização de estruturas geológicas: o exemplo dos astroblemas de Vargeão (SC) e Vista Alegre (PR). XLII Congresso Brasileiro de Geologia, Araxá, 17-22 de outubro de 2004. Anais (em CD-ROM).

 

Furuie, R.A.; Crósta, A.P.; Kazzuo-Vieira, C. – 2006 - Astroblema de Vista Alegre, PR: Análise das Características Geológicas e das Feições de Impacto. XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, Aracaju, 03-08 de setembro de 2006. Anais, p. 113.

(*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e coautor

RESERVADO À SIGEP:

DATA APROVAÇÃO DA PROPOSTA:  2/3/2007     -   MINUTA PREVISTA PARA:   31 /3/ 2010    data revisada:  31/12/2010 

 

COMENTÁRIOS E RÉPLICAS:


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 3 de janeiro de 2007 15:36
Assunto: SIGEP - NOVA PROPOSTA: ASTROBLEMA DE VISTA ALEGRE, PR
 
Prezado colega geocientista,
 
A SIGEP objetiva o cadastro de sítios geológicos e paleobiológicos do Brasil a serem preservados e a sua publicação na forma de artigos científicos que incluem recomendações de preservação desses sítios
 
A partir dessa base de dados(ver sítios já publicados: http://www.unb.br/ig/sigep/sitios.htm), disponibilizada em livros e na Internet, em portugues e em inglês, serão selecionados sítios a serem propostos à UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
 
Propostas de sítios brasileiros e de sua descrição sistematizada, com vistas a compor base de dados global (Global Indicative List of Geological Sites - GILGES),  vem sendo submetidas, através de formulário padronizado (http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm), por geocientistas que trabalharam nas áreas dos sítios.
Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral. Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página da proposta.
 
(Ver propostas  em estudo  http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/   
 e propostas já aprovadas: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm)
 
 
É com satisfação que informamos o recebimento de mais uma proposta de sítio com compromisso de sua descrição (clique abaixo):
 
 
Aguardamos seus comentários, a favor e contra, sugestões e críticas que embasarão a aprovação ou não dessas propostas.
 
Saudações
Manfredo  Winge 
Representante da  SBG
P/corpo editorial

De: antonio2673 [mailto:antonio2673@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 3 de janeiro de 2007 17:36
Assunto: Re:SIGEP - NOVA PROPOSTA: ASTROBLEMA DE VISTA ALEGRE, PR

Sou favorável à proposta que entendo atender às exigências solicitadas pela SIGEP. Além disso temos caso semelhante de outro sítio já aprovado pela Comissão.
Um grande abraço,
Antonio Carlos
[Representante SBP]


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 4 de janeiro de 2007 10:47
Assunto: RES: SIGEP - NOVA PROPOSTA: ASTROBLEMA DE VISTA ALEGRE, PR

Prezados colegas da SIGEP,
é fora de dúvidas de que este sítio, pela sua importância geológica e pelas qualificações dos seus proponentes, deve ser aprovado.
Cabe lembrar que o sítio já vem tendo divulgação junto à comunidade e com perspectiva de ser rapidamente adequado às atividades de desenvolvimento sustentável de eco-geoturismo, conforme pode se ver em matéria de divulgação da FAPESP: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=6556

Representando a SBG, sou favorável a aprovação do sítio e de sua descrição

Manfredo Winge
c/c proponentes


De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:emanuel.queiroz@dnpm.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 5 de janeiro de 2007 12:06
 

.......... informo o meu voto para a nova proposta de Sítio da SIGEP.
“ASTROBLEMA DE VISTA ALEGRE, PR”
Aprovo a proposta em referência ressaltando a sua importância do ponto de vista do conhecimento científico e, sobretudo, pela singularidade que representa tal estrutura de impacto nesse tipo de ambiência geológica. Ou seja, apenas duas estruturas (“crateras”) no mundo, sobre coberturas basálticas, foram identificadas e reconhecidas até o presente, sendo uma delas no Brasil, o que ressalta mais ainda o interesse e expectativa da Comissão em cadastrar e divulgar para a comunidade científica esse diferenciado exemplo de sítio, considerado raro no contexto geológico citado.
Os autores, pela longa e conhecida experiência no tema, dispensa comentários. Portanto, concordo sem restrição pela inclusão dessa nova proposta na relação de Sítios da SIGEP.
Emanuel
Membro Titular, representante do DNPM.


From: Carlos Schobbenhaus
Sent: Wednesday, February 07, 2007 10:21 AM
Subject: Re: ENC: SIGEP - NOVA PROPOSTA: ASTROBLEMA DE VISTA ALEGRE, PR

Reitero minha posição favorável à aprovação desse sítio.
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM


De: Carlos Fernando [mailto:mouradelphim@oi.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007 17:32
Assunto: Fw: ENC: SIGEP - NOVA PROPOSTA: ASTROBLEMA DE VISTA ALEGRE, PR

Voto favoravelmente à inclusão desrte sítio na Lista da SIGEP.
Carlos Fernando de Moura Delphim
IPHAN


De: Angelo Spoladore [mailto:spolador@uel.br]
Enviada em: sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007 15:52
Assunto: Astroblema de Vista Alegre, PR
...

Repasso a nossa posição a respeito do Astroblema de Vista Alegre, PR.

Considerando a importância do sítio proposto, considerando os dados
apresentados, somos pela aprovação do mesmo.
________________________________
Prof. Angelo Spoladore
spolador@uel.br
Universidade Estadual de Londrina
 


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 2 de março de 2007 16:19
Assunto: Sitio 133 - Astroblema de Vista Alegre, PR - Proposta Aprovada
Prezados proponentes do Sítio,
Seguindo as normas da SIGEP, comunico, com satisfação, que a sua proposta de sítio e compromisso de descrição foram aprovados conforme pode ser visto na página da proposta:
http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/PropostaSitio_VistaAlegre_PR.htm sendo a Data provável de entrega do artigo: 30/ 06 / 2006.
Assim, o sítio "Astroblema de Vista Alegre, PR", passa a ser relacionado na lista de sítios aprovados, sob número 133 (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm).
As instruções para os autores podem ser vistas em: http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm cabendo lembrar que a versão em inglês deverá ser preparada após a aprovação final do artigo em português.
Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.
Manfredo Winge
Representante da SBG
p/corpo editorial
c/c SIGEP


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: terça-feira, 14 de agosto de 2007 17:31
Para: SIGEP
Assunto: Re: Inclusão da Situação na lista de propostas aprovadas
Seguem as minhas observações sobre alguns dos sítios listados. Espero poder amanhã estar completando a minha análise. Saudações Ricardo
Representante da Petrobrás

Astroblema de Vista Alegre, PR| Apóio a aprovação, em que pese a descrição ainda por demais técnica
............................


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 28 de setembro de 2009 17:26
Para: 'Alfonso Schrank (alfonso@ige.unicamp.br)'; 'Alvaro Penteado Crósta (alvaro@ige.unicamp.br)'; 'César Kazzuo-Vieira (cesar.vieira@ige.unicamp.br)'; 'Rafael de Aguiar Furuie (rafaelfuruie@gmail.com)'
Assunto: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 

Prezado colega,

 

estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 

Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 

1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;

2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;

3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 

Agradecemos antecipadamente

 Comissão Editorial do Volume III da SIGEP

Ref. Sítio aprovado


De: Alvaro Penteado Crósta [mailto:alvaro@ige.unicamp.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 10:26
Para: Manfredo Winge
Cc: 'Alfonso Schrank'; 'César Kazzuo-Vieira'; 'Rafael de Aguiar Furuie'
Assunto: Re: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada par aos capítulos do Volume III da SIGEP

 Prezado Manfredo,
Venho reiterar nossa intenção de submter um artigo sobre a estrutura de impacto meteorítico de Vista Alegre (PR), conforme proposta submetida à SIGEP. O cronograma previsto para a conclusão do texto é de 6 meses, prevendo-se portanto que o mesmo possa ser enviado à SIGEP no final de março de 2010.

Atenciosamente,
Alvaro P. Crósta


AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  Astroblema de Vista Alegre, PR
Proponentes: 
Alvaro Penteado Crósta,  Rafael de Aguiar Furuie; Alfonso Schrank; César Kazzuo Vieira

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE(S) PARECER
Favorável;
Não favorável;
Abstenção / Não se pronunciou
Academia Brasileira de Ciências – ABC Diógenes de Almeida Campos  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Célia Regina de Gouveia Souza  
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Emanuel Teixeira de Queiroz Favorável
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA Ricardo José Calembo Marra  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Carlos Fernando de Moura Delphim
 
Isolda dos Anjos Honnen
Favorável
Serviço Geológico do Brasil – CPRM Carlos Schobbenhaus Favorável
Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE Angelo Spoladore 
Clayton Ferreira Lino
Favorável
Sociedade Brasileira de Geologia – SBG Manfredo Winge
José Elói Guimarães Campos
Favorável
Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP Antônio Carlos S. Fernandes
Favorável