SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)

PROPOSTA DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL
PARA REGISTRO NO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE
(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

1. PROPONENTE (candidato a autor principal)
Nome completo: Celso Lira Ximenes
Endereço p/ postagem: Rua Prof. Lino Encarnação, 928-A, Parquelândia. CEP 60.450-230 – Fortaleza, CE.
Instituição: Petrobras e Museu de Pré-história de Itapipoca.
Fax: (85) 3223.4640
Telefone: (85) 3223.4640
email: clximenes@oi.com.br  e  clximenes@petrobras.com.br 
Data da proposta:   11/05/2007.

Data provável de entrega do artigo: 30/08/2007 (informado por email em 12/6/07)  - 10/06/2008 (informado por email em 17/5/08)

2. COAUTORES(*)

(*)Informar em ordem de importância: Nome completo, instituição, e-mail

3. NOME do SÍTIO(*): Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE.

 (*)nome consagrado; se não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ou o local

4. SUGESTÃO DE TÍTULO E SUBTÍTULO  DO ARTIGO A SER ESCRITO - VER EXEMPLOS
(a)TÍTULO(*):
Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE.

(b) SUBTÍTULO(**): Grande concentração de megafauna pleistocênica no Nordeste do Brasil.

(*)deve ser conciso e, preferencialmente, integrar o nome do Sítio):
(**)deve ser conciso e complementar ao título):

5. TIPO DE SÍTIO:

[   ]Astroblema                 
[   ]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[X]Paleoambiental           
[   ]Sedimentar                  
[   ]Outro(s) :_________

[   ]Espeleológico  
[X]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[XX]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [   ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [   ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
1. Município(s)/UF: Itapipoca, CE.
2. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centro da área: 
03o 26' S - 39o 42' W  (substitua gg e mm e N ou S)
3. Nome do local: Cajazeiras, dentro do Assentamento do INCRA Taboca-Lajinhas.

7. JUSTIFICATIVAS(*):

 

        Os tanques naturais de Itapipoca formam a maior concentração desse tipo de depósito fossilífero no Nordeste do Brasil, representativos do Pleistoceno final–Holoceno. Foi nesse município, na localidade de João Cativo, que foi feita a primeira escavação científica desse tipo de depósito, comandada pelo ilustre paleontólogo Carlos de Paula Couto, em 1961, a serviço do Museu Nacional. Desde aquela época até hoje, já foram identificados mais de 50 tanques naturais no território de Itapipoca, alguns ainda intocados, distribuídos em seis conjuntos principais (sítios paleontológicos). Alguns deles já forneceram milhares de peças esqueletais e dentes fossilizados de animais da megafauna pleistocênica e espécies associadas (pequenos mamíferos, répteis e aves) já tendo sido identificado até o presente 15 espécies, inclusive uma nova espécie de preguiça terrícola (Xenocnus cearensis), provavelmente endêmica. Todo o material fóssil resgatado compõe uma fabulosa coleção paleomastozoológica com aproximadamente oito mil peças, depositadas a maior parte no Museu de Pré-história de Itapipoca – MUPHI e uma pequena parte no Museu Nacional do Rio de janeiro. Paralelamente, esses depósitos fornecem elementos geológicos (sedimentos) que podem contribuir com os estudos paleoambientais na época da extinção da megafauna. Temos como hipótese que esses fósseis podem representar uma das últimas concentrações de megafauna na América do Sul, antes de seu total desaparecimento.

(*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

8) BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

 

         Os tanques fossilíferos são depressões naturais formadas em rochas cristalinas, de composição granítica e idade pré-cambriana e que acumularam sedimentos de idade Neo-quaternária. Tais depressões se desenvolvem a partir de fraturas pré-existentes nas rochas que, por intemperismo químico e físico, sofrem alargamentos longitudinais e transversais, adquirindo formas variadas, porém predominando a elíptica. Como controle geomorfológico, os tanques são comuns em áreas de aplainamento de superfícies rochosas, formando os chamados lajedos. Em Itapipoca há seis sítios de tanques fossilíferos conhecidos até o momento, distribuídos em uma área de cerca de 800 km². O mais extenso e que concentra grande quantidade de tanques é o conjunto denominado Cajazeiras-Lajinhas, sendo este o que propomos para tombamento e recebimento do marco comemorativo dos 100 anos do DNPM. Este sítio paleontológico está localizado dentro do Assentamento Rural Taboca-Lajinhas, de propriedade do INCRA. Os tanques maiores possuem dimensões que variam entre 10 e 20m de comprimento, 5 a 8m de largura e profundidades de até 10m. Alguns já foram escavados e resgatados seu conteúdo fossilífero, servindo hoje como cisternas naturais de águas pluviais e há muitos outros ainda em estado intocado. Em alguns pontos os lajedos formam pequenos morrotes graníticos, de grande beleza cênica.

 

 

 

 

 

 

[Ver Dissertação de Mestrado - 1,3 Mb]

[Ver Texto sobre ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS DE ITAPIPOCA]

(*) anexar também ao e-mail foto significativa do sítio proposto e/ou capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio, se disponíveis):

9) SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:

         Os tanques fossilíferos de Itapipoca, no que diz respeito à conservação, encontram-se em bom estado. Porém, nem sempre foi assim. Até recentemente, a indústria de rochas ornamentais fez pesquisas geológicas para avaliação do potencial mineral das rochas graníticas da região. Houve um início de explotação, porém, no momento não há nenhuma atividade mineral ativa, mas a ameaça existe. Outro fator de perigo é o fato dos tanques naturais servirem para acumulação de águas pluviais e isso desperta o interesse dos moradores locais de desentulharem os mesmos para aumentarem sua capacidade de acumulação, promovendo a retirada descontrolada de fósseis. Felizmente este último risco já está mais controlado pelas atividades do Museu de Pré-história de Itapipoca (MUPHI), uma instituição criada em 2005 e vinculada à Prefeitura Municipal de Itapipoca. Também identificamos que no passado (há mais de vinte anos) alguns tanques foram saqueados, com o objetivo básico de se retirar o conteúdo fossilífero, que foi levado não se sabe para onde. Moradores da região falam da presença de estrangeiros nessa atividade. O órgão responsável pela proteção desses sítios é o DNPM, 10° distrito, o qual o MUPHI vem trabalhando em parceria. O INCRA também exerce atividade fiscalizadora, por se tratar de propriedade pública da união. O MUPHI contribui com atividades de conscientização e preservação do patrimônio. Também a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) já fez reconhecimentos em Itapipoca, demonstrando interesse em acompanhar as pesquisas e monitorar a integridade do patrimônio fóssil, principalmente no que diz respeito a qualquer atividade de tráfico. O fato do sítio Cajazeiras-Lajinhas estar inserido em uma área de domínio público federal facilita muito as ações de conservação dos jazigos fossilíferos.

 

10) BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

Bergqvist, L. P.; Gomide, M.; Cartelle, C.; Capilla, R. 1997. Faunas-locais de Mamíferos Pleistocênicos de Itapipoca/Ceará, Taperoá/Paraíba e Campina Grande/Paraíba. Estudo Comparativo, Bioestratinômico e Paleoambiental. Revista Universidade de Guarulhos. Guarulhos, II(6):23-32.

Bonfim Júnior, F. de C. 1984. Mamíferos Fósseis de Pedra d’Água, Pleistoceno de Itapipoca, CE. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 33., Rio de Janeiro-RJ. Resumos, p. 44.

Gomide, M.; Bergqvist, L. P.; Rego, D. D. 1987. O “Tigre-dente de sabre” (Smilodon populator) de Itapipoca, Ceará. In: Congresso Bras. de Paleontologia, 10. Rio de Janeiro-RJ, Anais, p. 197-204.

Gomide, M. 1989. Mamíferos pleistocênicos de Itapipoca, Ceará, Brasil, depositados no Museu Nacional, Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Zoologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado.

Paula Couto, C. de 1962. Explorações paleontológicas no Pleistoceno do Nordeste. Anais da Academia Brasileira de Ciências. Rio de Janeiro, 34(3):19-20.

Paula Couto, C. de 1980. Fóssil Pleistocene to Sub-Recent Mammals From Northeastern Brasil: I – Edentata, Megalonychidae. Anais da Acad. Bras. de Ciências. Rio de Janeiro, 52(1): 144-151.

*Ximenes, C. L. 1993. Levantamento das ocorrências de fósseis de vertebrados no Estado do Ceará. In: Congresso Brasileiro de Paleontologia, 13, e Simpósio Paleontológico do Cone Sul, 1. São Leopoldo-RS, Resumos, p. 151.

*Ximenes, C. L. 1995. A Paleontologia no Ceará. Fortaleza, Museu do Ceará, 24p.

*Ximenes, C. L. 1996. Geologia de uma área localizada na porção norte dos municípios de Tururu e Itapipoca, CE, e caracterização de seus jazigos fossilíferos. Graduação em Geologia, Universidade Federal do Ceará, Relatório de Graduação.

*Ximenes, C. L. 2003. Proposta metodológica para um programa de micro-reservatórios alternativos de água nos sertões semi-áridos brasileiros, associado ao resgate de fósseis. Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, Universidade Federal do Ceará, Dissertação de Mestrado.

*Ximenes, C. L. 2006. A Área Paleontológica Quaternária de Itapipoca, Ceará. In: Paleo 2006 –Reunião Anual Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia. Sobral-CE, Resumos, p .26.

 (*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e coautor

De:
Enviada em: sábado, 12 de maio de 2007 14:38
Assunto: Nova Proposta de Sítio: Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE
 
Prezado colega geocientista,
 
    Veja e avalie a nova proposta de sítio geológico encaminhada à SIGEP:
 
Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE
 
    A SIGEP (*) aguarda seus comentários, a favor e contra, bem como sugestões adicionais à proposta formulada.
 
    Propostas de sítios brasileiros e de sua descrição sistematizada, com vistas a compor base de dados de nossos MONUMENTOS GEOLÓGICOS vem sendo submetidas, através de formulário padronizado (http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm), por geocientistas que trabalharam nas áreas dos sítios.
Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral. Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página da proposta.
 
    Ver outras propostas em estudo  http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/  
 
    Propostas já aprovadas, mas carecendo de autores para descrever os sítios, podem ser vistas no quadro: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm#2. Se você estudou algum desses sítios e esteja interessado em preparar artigo descrevendo-o, preencha o formulário indicado atrás.
   
    
    (*) A SIGEP objetiva o cadastro de sítios geológicos e paleobiológicos a serem preservados como MONUMENTOS NATURAIS DO BRASIL e a sua publicação na forma de artigos científicos que incluem recomendações de preservação desses sítios A partir dessa base de dados, disponibilizada em livros e na Internet, em portugues e em inglês, serão selecionados sítios a serem propostos à UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
    Cada sítio aprovado e descrito constitui um capítulo de livro "SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL". Os novos artigos aprovados serão publicados no Volume III (o Volume II já está fechado como minuta e sendo encaminhado para a impressão).
As instruções para os autores podem ser vistas em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
   
    Os sítios já publicados podem ser acessados em: http://www.unb.br/ig/sigep/sitios.htm
    A localização no Brasil pode ser vista em: http://www.unb.br/ig/sigep/mapindex/mapindex.htm
 
Comissão EDITORIAL da SIGEP

COMENTÁRIOS DA SIGEP E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 14 de maio de 2007 08:49
Assunto: Re: ENC: Nova Proposta de Sítio: Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE

Muito interessante esse sítio palentológico e geomorfológico. A proposta está apresentada de forma adequada. Apresento apenas a sugestão de destacar o aspecto geomorfológico no ítem TIPO DE SÍTIO.

Sou favorável a inclusão no SIGEP.
Ricardo
Representante da Petrobrás


De: Norma Cruz [mailto:ncruz@rj.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 14 de maio de 2007 10:22
Assunto: Re: Nova Proposta de Sítio: Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE

Achei a proposta muito interessante e deve ser aceita. É muito importante preservar esses depósitos que contêm tão importantes registros fossilíferos.
Abraços
Norma Cruz


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 15 de maio de 2007 13:13
Assunto: Re: Proposta para novo sítio do SIGEP e marcocomemorativo do DNPM.

Aprovo o sítio proposto pelo colega Celso Ximenes. É realmente muito importante sob diversos aspectos.
Vou recomendá-lo para a colocação de um marco comemorativo do centenário do SGMB, caso o local apresente condições de preservação do mesmo. Contatarei Celso diretamente para tratar desse assunto.

Abr. Schobbenhaus
Membro da CPRM na SIGEP


From: <clximenes@oi.com.br>
To: "Carlos Schobbenhaus" <schobben@df.cprm.gov.br>
Sent: Tuesday, May 15, 2007 8:27 PM
Subject: Re: Proposta para novo sítio do SIGEP emarcocomemorativo do DNPM.

Prezado Schobbenhaus,

Agradeço pela receptividade a nossa proposta ao SIGEP. Atendendo a sua indagação, há sim bons locais dentro do sítio Cajazeiras-Lajinhas que oferecem excelentes condições de preservação de uma marco comemorativo. Não faltará também pessoas que assumam a sua conservação, pois o sítio está dentro de um projeto de assentamento rural, administrado por uma associação dos próprios moradores. Há muitos projetos sociais, culturais e ambientais em pleno funcionamento dentro do assentamento. Com certeza esse marco será de grande orgulho para os assentados. Também concordo que o sítio, além de paleontológico, pode ser também de interesse geomorfológico, pois os pequenos morros graníticos com seus tanques são destaque na paisagem sertaneja. Grande abraço a todos.

Celso Ximenes


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 16 de maio de 2007 13:10
Assunto: Re: Proposta para novo sítio do SIGEP emarcocomemorativo do DNPM.

Prezado Celso,
Agradeço-lhe a informação. Acho que vai ser um ótimo local para a colocação
de um marco comemorativo. Ainda existem cacimbas no local contendo ossadas?
Ou as ossadas já foram todas removidas.
Abr. Schobbenhaus


Prezado Schobbenhaus,

Ainda há tanques intactos, ou seja, que nunca foram escavados. Estamos mantendo alguns deles assim para futuras pesquisas de detalhe. Um tanque só pode ser escavado quando está totalmente seco, o que ocorre entre os meses de setembro a dezembro, durante a estação seca do ano. Também há potencial para descoberta de novos tanques, pois o trabalho de mapeamento ainda continua. Há algumas áreas do município ainda não prospectadas. Também estamos tendo notícias de tanques no municípios vizinhos, limítrofes a Itapipoca. É realmente uma região muito especial para ocorrências de tanques fossilíferos. Estou enviando, em anexo, mais algumas fotos dos nossos trabalhos de campo. Uma das fotos mostra um tanque totalmente preenchido por sedimentos, com fósseis, ainda intacto. Grande abraço.

Celso Ximenes


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 19 de maio de 2007 15:15
Cc: Celso Lira Ximenes (clximenes@oi.com.br); Celso Lira Ximenes (clximenes@petrobras.com.br)
Assunto: Proposta - Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE
 
Caros colegas da SIGEP,
 
sem dúvida temos aqui um importante sítio a ser preservado e o voto da SBG é favorável à aprovação da proposta.
 
Gostaria de destacar que o sítio além de paleontológico é também geomorfológico e que por isso seria importante abordar, ao descrever o sítio, a gênese desses tanques naturais (intemperismo diferencial ou preferencial e ação fluvial tipo marmitas??)
 
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil

De: Emanuel Teixeira de Queiroz [mailto:emanuel.queiroz@dnpm.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 8 de junho de 2007 17:17
Assunto: RES: Nova Proposta de Sítio: Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE
 

Aprovamos a proposta de Sítio “Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE”.

 

Retransmito aqui a análise do nosso colega Rodrigo Santucci, representante também do DNPM na SIGEP, com a qual concordo.

 

Emanuel
Representante do DNPM

 

TANQUES FOSSILÍFEROS DE ITAPIPOCA, CE

 

Considero a descrição muito importante e também acho que existe uma importância paleoambiental que poderia ser realçada na descrição formal, já que o autor mesmo ressalta que os depósitos podem “conter o último registro da megafauna na América do Sul”.

Por outro lado, vejo com preocupação os pontos levantados quanto à preservação do local: interesse de mineradoras em explorar o granito, possibilidade de escavação dos tanques para permitir maior acúmulo de água e pela área estar dentro de um assentamento do INCRA. Particularmente tive uma experiência ruim em SP com uma localidade fossilífera que foi invadida pelos sem-terra. Neste caso, não havia qualquer controle e o assentamento acabou se expandindo sobre os afloramentos fossilíferos. 

Rodrigo Miloni Santucci
            Representante do DNPM
 


De: antonio2673 [mailto:antonio2673@terra.com.br]
Enviada em: domingo, 10 de junho de 2007 17:49
Assunto: Re:ENC: Nova Proposta de Sítio: Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE

concordo plenamente com a aprovação desta proposta.
Considero-a muito boa e de grande importância para a paleontologia do Nordeste.
Abraços, Antonio Carlos


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 11 de junho de 2007 12:00
Para: Celso Lira Ximenes (clximenes@petrobras.com.br); Celso Lira Ximenes (clximenes@oi.com.br)
Assunto: Sítio Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE - Proposta aprovada
Prezado Celso,
 
Seguindo as normas da SIGEP, comunico, com satisfação, que a sua proposta de sítio e compromisso de descrição foram aprovados conforme pode ser visto na própria página da proposta:
Gostaria de lembrar que nessa página constam sugestões ao autor e de que falta a data de provável entrega da 1a minuta do artigo.
Assim, o sítio "Tanques Fossilíferos de Itapipoca, CE", passa a ser relacionado na lista de propostas aprovadas (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm).
Isto considerado, aguardamos a elaboração do artigo o qual, uma vez aprovado, registrará em definitivo o sítio no cadastro da SIGEP, juntamente com o elenco de propostas de preservação como patrimônio geológico, através de sua publicação na Internet (bilingüe) e no volume III de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.

Solicitamos leitura atenta da
s instruções para os autores visto que elas sofreram algumas adições e pequenas modificações (ex. gr. especificações quanto à qualidade e resolução de figuras com vistas à futura impressão gráfica, desdobramento do tópico sobre a Proteção do Sítio, encaminhamento de minicurrículo do autor com foto,..); acessar em: 
http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm.
Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.

Saudações geológicas
Manfredo
p/corpo editorial 
 
c/co SIGEP
Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
 
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil

AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  TANQUES FOSSILÍFEROS DE ITAPIPOCA, CE
Proponentes:  
Celso Lira Ximenes

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE(S) PARECER
Favorável
Não favorável 
Abstenção
Não se pronunciou
Academia Brasileira de Ciências – ABC Diógenes de Almeida Campos  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Célia Regina de Gouveia Souza  
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Emanuel Teixeira de Queiroz
Gilberto Ruy Derze
Rodrigo Miloni Santucci
Favorável
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA Ricardo José Calembo Marra  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Carlos Fernando de Moura Delphin Isolda dos Anjos Honnen  
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS Ricardo Latgé Milward de Azevedo
Rogério Loureiro Antunes
Wagner Souza Lima
Favorável
Serviço Geológico do Brasil – CPRM Carlos Schobbenhaus
Antônio Ivo de Menezes Medina
Mylène Luíza Cunha Berbert-Born

Favorável

Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE Angelo Spoladore
Clayton Ferreira Lino

 

Sociedade Brasileira de Geologia – SBG Manfredo Winge
José Elói Guimarães Campos

Favorável

Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP Antônio Carlos S. Fernandes
Marcello Guimarães Simões
Max Cardoso Langer
Favorável