SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)

PROPOSTA DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL
PARA REGISTRO NO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE
(WORLD HERITAGE COMMITEE - UNESCO)

1. PROPONENTE (candidato a autor principal)
Nome completo:
Miguel Antonio Tupinambá Araújo Souza
Endereço p/ postagem:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Geologia

Instituição: UERJ
Fax: 021-
2587-7704
Telefone: 021-
2587-7704
email:  
diorito@uol.com.br

Data da proposta:  30/06/2007
Data provável de entrega do artigo:    

2. COAUTORES(*)
Marcelo Ambrosio Ferrassoli (Pós-graduação em Análise de Bacias e Evolução de Faixas Móveis – FGEL/ UERJ) - ambrosio@predialnet.com.br

Luiz Guilherme Almeida do Eirado Silva - lgeirado@gmail.com

(*)Informar em ordem de importância: Nome completo, instituição, e-mail

3. NOME do SÍTIO(*): Parque Estadual dos Três Picos

 (*)nome consagrado; se não existir, proponha um nome conciso que indique o tipo de sítio e/ou o local

4. SUGESTÃO DE TÍTULO E SUBTÍTULO DO ARTIGO A SER ESCRITO - VER EXEMPLOS
(a)TÍTULO(*): Maciço dos Três Picos, RJ
(b) 
SUBTÍTULO(**): A mais alta barreira da Serra do Mar

(*)deve ser conciso e, preferencialmente, integrar o nome do Sítio):
(**)deve ser conciso e complementar ao título):

5. TIPO DE SÍTIO:

[   ]Astroblema                 
[   ]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[   ]Paleoambiental           
[   ]Sedimentar                  
[   ]Outro(s) :_________

[   ]Espeleológico  
[X]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[X]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[   ]Paleontológico
[X]Tectono-estrutural

Observação: [   ] Inclui vestígios arqueológicos  -  [   ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
1. Município(s)/UF: Nova Friburgo e Teresópolis / RJ
2. Nome do local:
Parque Estadual dos Três Picos - Núcleo Nova Friburgo
3. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centro da área: 
22o 19' S / 42o 41' W

7. JUSTIFICATIVAS(*):

A localidade dos Três Picos concentra um conjunto de enormes montanhas de grande expressão cênica, com picos acima dos 2000m, sendo uma delas, o Pico Maior de Friburgo (2318m), o ponto culminante de toda a Serra do Mar (Fig. 1).

  

Figura 1: Os Três Picos, da esquerda para a direita:
Pico Menor, Pico Médio e Pico Maior. Foto: Marcelo Ambrosio Ferrassoli.

 

            Tais montanhas são verdadeiros monumentos geológicos, devido a sua imponência e ao grande volume de rochas graníticas expostas em suas íngremes escarpas, que abrigam nascentes de importantes bacias hidrográficas.

            Outro aspecto fundamental deste maciço granítico é que ele está inserido no Parque Estadual dos Três Picos, a maior unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro, que apresenta ecossistemas associados à Mata Atlântica, abrigando uma rica biodiversidade.

            Devido ao grande desnível das escarpas, da qualidade e volume de rocha exposta, e das enormes fendas que cortam os maciços, o conjunto de montanhas do Maciço dos Três Picos tornou-se uma referência da escalada em grandes paredes do Brasil, com longas vias com até 700m de comprimento sendo também reconhecidas internacionalmente.

            O turismo é outra atividade que vem ganhando cada vez mais espaço como fonte de renda da população local, e reforçando assim a importância do sitio como patrimônio mundial da humanidade. Neste sentido, a região apresenta um potencial para o desenvolvimento do turismo ecológico, que se implementado, seguirá as regras de mínimo impacto previstas para as unidades de conservação.

(*)para a inclusão como PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

8) BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

            O sitío proposto situa-se na porção central da Serra do Mar, entre as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Está inserido integralmente dentro do Parque Estadual dos Três Picos (IEF-RJ).

            O clima predominante na região é tropical de altitude com temperaturas amenas, onde a estação chuvosa é concentrada nos meses da primavera-verão, enquanto o inverno é seco e com temperaturas baixas, podendo ocasionalmente cair geadas.

            O conjunto das imponentes montanhas formadas pelo Maciço dos Três Picos (Pico Maior, Pico Médio e Pico Menor) faz parte de um conjunto granítico conhecido como Maciço dos Frades e ocorre encaixado em ortognaisses neoproterozóicos relacionados às etapas pré (arco magmático) e sin-colisionais da Faixa Ribeira, quando a margem retrabalhada do Cráton de São Francisco, ou seja, o Terreno Ocidental, encontrava-se em convergência com o Terreno Oriental (Heilbron et al., 2000).

            O maciço eleva-se acima da escarpa principal da Serra do Mar em um conjunto de paredões subverticais e contém o pico de maior altitude da região (Pico Maior dos Três Picos, 2318 m). Sua idade de cristalização é correlacionável àquela obtida para o Maciço de Nova Friburgo (ca. 500 Ma, Tupinambá 1999), tendo sido gerado na fase tardia da Orogênese Ribeira. É constituído por granitos equigranulares e porfiríticos, quartzo dioritos e dioritos (Ferrassoli 2006), e encontra-se encaixado em gnaisses do Batólito da Serra dos Órgãos.

            A geração de granitos tardios pós-colisionais, normalmente, está associada à etapa distensiva dos orógenos, num ambiente de deformação dúctil-rúptil que envolve o colapso da faixa orogênica (Heilbron et al., 2004). Portanto, o estudo destes plútons graníticos contribui para a compreensão do comportamento do magmatismo e da tectônica na etapa final dos orógenos brasilianos.

            Eirado et al.(2006) concluíram que as estruturas geológicas planares (foliação, falhas e fraturas) condicionam a orientação da rede de drenagem e possuem um papel fundamental na atuação dos processos erosivos nas encostas (movimentos de massa), principalmente as fraturas, tanto subverticais como as sub-horizontais. As formas de relevo que são representadas pelas montanhas do Maciço dos Três Picos foram moldadas pela conjunção dos fatores litológicos e estruturais expostos anteriormente.

(*) anexar também ao email foto signficativa do sítio proposto e/ou capítulo de tese ou de artigo do proponente sobre o sítio, se disponíveis):

9) SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO:

            Criado pelo Decreto Estadual Nº 31.343 de 06 de Junho de 2002, o Parque Estadual dos Três Picos, onde estão localizadas todas as montanhas do sitio proposto, está em fase de implementação final de seu plano diretor e é administrado pelo IEF - Instituto Estadual de Florestas.

            É a maior unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro com área total aproximada de 46.350 hectares, abrangindo terras dos Municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. As rochas do Maciço dos Três Picos encontram-se em excelente estado de conservação, pois não é um local de fácil acesso (depredações humanas) e relativamente com pouca atividade erosiva.

            Somente poucos montanhistas têm acesso a essas montanhas, exercendo um papel fundamental na conservação das trilhas e seu entorno, devido a uma conduta de mínimo impacto amplamente difundida entre os praticantes de atividades outdoor.

10) BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

Eirado, L.G., Motta, M., Tupinambá, M., Almeida, C.G. 2006. Relatório Final: Geologia e Geomorfologia do Parque estadual dos Três Picos. In: Plano Diretor do Parque Estadual dos Três Picos, RJ. Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ) e Fundação Brasileira para Conservação da Natureza (FBCN), 45p e anexos.

Ferrassoli, M.A. 2006. Geologia do Maciço Granítico dos Frades, Parque Estadual dos Três Picos, Nova Friburgo - Teresópolis, (RJ). Monografia de Graduação. Faculdade de Geologia, UERJ. Rio de Janeiro, 65p

Heilbron M., Mohriak W., Valeriano, C.M., Milani, E.J., Almeida J., Tupinambá M. 2000. From collision to extension: the roots of the southeastern continental margin of Brazil.In: W. Mohriak,

Heilbron, M., Pedrosa-Soares, A.C., Campos-Neto, M., Silva, L.C., Trouw, R., Janasi, V. 2004. A Província Mantiqueira. In: V. Mantesso, A Bartorelli, C.D.R. Carneiro, B.B. Brito-Neves (eds) Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. Beca Produções Culturais Ltda, São Paulo, p. 203-235.

Junho, M.C.B. 1990. Contribuição à petrologia dos maciços graníticos de Pedra Branca, Nova Friburgo e Frades (RJ). Tese de Doutoramento, IGEO/UFRJ, Rio de Janeiro.

Grossi Sad, J.H., Barbosa, A.L.M., Pinto, C.P. 1982a. Mapa Geológico da Folha Teresópolis, escala 1:50.000. Projeto Carta Geológica do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Recursos Minerais, RJ. Niterói.

Grossi Sad, J.H., Barbosa, A.L.M., Hettich, M. 1982b. Mapa Geológico da Folha Nova Friburgo, escala 1:50.000. Projeto Carta Geológica do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Recursos Minerais, RJ. Niterói.

M. Talwani, (eds.): Atlantic Rifts and Continental Margins.American Geophysical Union Geophysical Monograph 115:1-31.

Rosier, G.F. 1957. A geologia da Serra do Mar, entre os picos de Maria Comprida e do Desengano (Estado do Rio de Janeiro). Bol DGM/DNPM.222

Rosier, G.F., 1965. Pesquisas geológicas na parte oriental do Estado do Rio de Janeiro e na parte vizinha de Minas Gerais, DNPM, Div. Geol. Min, Boletim 222, Rio de Janeiro.        

Tupinambá, M. 1999. Evolução tectônica e magmática da Faixa Ribeira na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Tese de Doutoramento. Instituto de Geociências, USP. São Paulo, 204 p.

(*)assinalar em destaque trabalhos dos candidatos a autor e coautor


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 3 de julho de 2007 15:04
Assunto: Nova Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ
 
 Prezado colega geocientista,
 
Veja e avalie a proposta de sítio geológico e compromisso de descrição encaminhada à SIGEP:
 
Parque Estadual dos Três Picos, RJ
http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Tres_Picos_RJ.htm
 
    A SIGEP (*) aguarda seus comentários, críticas e sugestões adicionais à proposta formulada.
 
    Propostas de sítios brasileiros e de sua descrição científica sistematizada, com vistas a compor base de dados de nossos MONUMENTOS GEOLÓGICOS vem sendo submetidas, através de formulário padronizado (http://www.unb.br/ig/sigep/formulario.htm), por geocientistas que defenderam tese ou pesquisaram as áreas dos sítios.
    A SIGEP está definindo também um formulário simplificado, análogo ao acima, para que o colega possa documentar SUGESTÃO PRELIMINAR de qualquer sítio que julgue deva ser preservado como monumento geológico, mesmo que no momento não tenha realizado pesquisas suficientes nesse sítio para assumir o compromisso de sua descrição com artigo científico. 
   
Tais propostas são disponibilizadas na Internet  para conhecimento e avaliação, não só por parte dos membros da  comissão SIGEP mas, tambem, da comunidade geocientífica em geral. Comentários, a favor e contra, sugestões e críticas pertinentes, juntamente com as réplicas e tréplicas, são veiculadas tambem na mesma página Internet da proposta.
 
    Ver outras propostas em estudo  http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/  
 
    Propostas já aprovadas, mas carecendo de autores para descrever os sítios, podem ser vistas no quadro: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm#2.
    Se você estudou algum desses sítios ou qualquer outro que julgue deva ser preservado como Patrimônio Natural e esteja interessado em preparar artigo descrevendo-o, preencha o formulário indicado atrás. 
   
 
Comissão EDITORIAL da SIGEP
======================
 
    (*) A SIGEP objetiva o cadastro de sítios geológicos e paleobiológicos a serem preservados como MONUMENTOS NATURAIS DO BRASIL e a sua publicação na forma de artigos científicos que incluem recomendações de preservação desses sítios.  A partir dessa base de dados, disponibilizada em livros e na Internet, em portugues e em inglês, serão selecionados sítios a serem propostos à UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
    Cada sítio aprovado e descrito constitui um capítulo de livro "SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL". Os próximos artigos aprovados serão publicados no Volume III a ser fechado assim que contarmos com cerca de 30 artigos aprovados (o Volume II já foi encaminhado para a impressão).
As instruções para os autores podem ser vistas em http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm
   
    Os artigos dos sítios já publicados podem ser acessados em:
 
ou "linkados" via mapa de localização no Brasil em:
http://www.unb.br/ig/sigep/mapindex/mapindex.htm
 
    Caso o colega tenha obtido dados que sejam relevantes para a correção ou complementação de artigo de algum dos sítios já disponibilizados na Internet e/ou publicados em livro, favor informar esta Comissão a respeito para as devidas análises e providências.
 
 Agradecimento:
A SIGEP agradece ao Instituto de Geociências da Universidade de Brasília a disponibilização de espaço e acesso para o seu website (
www.unb.br/ig/sigep/) no provedor da UnB para a rede Internet.

=> favor repassar a geocientistas de sua lista de e-mails.


COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: quarta-feira, 4 de julho de 2007 11:00
Assunto: Re: Nova Proposta de Sítio: Parque Estadualdos Três Picos, RJ
.......
sou a favor da proposta.
Atenciosamente,
Antonio Carlos
Representante da SBP


De: Norma Cruz [mailto:ncruz@rj.cprm.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 5 de julho de 2007 10:22
Assunto: Re: Nova Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ
.......
Muito interessante o sítio.
..........
Norma


De: Katia Mansur [mailto:kmansur@drm.rj.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 16 de julho de 2007 18:40
Assunto: Re: Nova Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ

Prezados Profs. Manfredo e Carlos Fernando,
Este é um daqueles casos em que a paisagem diz tudo! Trata-se de uma área-chave da evolução geológica de porção importante do território do Estado do Rio de Janeiro e com um apelo cênico fantástico! Os Três Picos (2 pontiagudos e 1 cortado) produzem lendas locais muito interessantes e aguçam a cuiriosidade do visitante: por que têm esta forma?
O Prof. Miguel Tupinambá e equipe são profundos conhecedores da região. Aguardamos ansiosos a aprovação do sítio pela SIGEP.
Da mesma forma, esperamos em breve poder sinalizar esta área com nosso Projeto Caminhos Geológicos.
um abraço,
Kátia Mansur


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 17 de julho de 2007 17:04
Assunto: RES: Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ - pareceres
Prezados colegas da SIGEP,

vi ontem em Porto Alegre o programa da TVE "Expedições" que apresentou os principais aspectos do Parque Estadual Tres Picos. Impressiona a beleza cênica dos Tres Picos com a Mata Atlântica emoldurando toda a região serrana, com rios e cachoeiras de grande beleza.
O programa de TV levanta o perigo incessante que o meio-ambiente da região passa com a especulação imobiliária construindo condomínios de luxo às custas de desmatamento e de patrolas cortando encostas e aterrando áreas para lazer de alguns poucos abastados.
Manfredo


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 18 de julho de 2007 15:38
Assunto: Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ - Voto da SBG
Colegas da SIGEP,
o sítio proposto é de grande beleza cênica e de grande importância geológica e geomorfológica, destacando-se o fato de que se trata de um parque natural recém-criado, importante corredor ecológico do bioma Mata Atlântica, que vem sendo assediado por interesses imobiliários.
Votamos a favor da aprovação
Manfredo
c/c proponentes

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP:
Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 18 de julho de 2007 16:11
Assunto: Re: Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ - Voto da SBG

Meu voto é a favor da aprovação.
Carlos Schobbenhaus
Representante da CPRM na SIGEP


De: wagnersl@petrobras.com.br [mailto:wagnersl@petrobras.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 18 de julho de 2007 16:43
Assunto: Re: Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ - Voto da SBG
....
Meu voto é favorável à aprovação da inscrição do sítio na SIGEP, o que espero venha fornecer peso auxiliar à sua manutenção e preservação.
....
Wagner


De: Celia Regina de Gouveia Souza [mailto:celia@igeologico.sp.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 19 de julho de 2007 13:13
Assunto: Re: RES: Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ - pareceres
.........
Voto a favor desse sítio. Aliás, áreas como essa estão acabando no RJ!
...
Celia
Representante titular da ABEQUA


De: ricardolatge@petrobras.com.br [mailto:ricardolatge@petrobras.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 19 de julho de 2007 14:00
Assunto: Re: RES: Proposta de Sítio: Parque Estadual dos Três Picos, RJ - pareceres

Apoio a indicação desse sítio
Ricardo
Representante da PETROBRÁS


De: spolador@uel.br [mailto:spolador@uel.br]
Enviada em: quarta-feira, 25 de julho de 2007 14:37
Assunto: voto SBE - Parque estadual dos Três Picos
 
A SBE se manifesta FAVORÁVEL  aprovação deste sítio.
________________________________
Prof. Dr. Angelo Spoladore

De: Bernardo Collares Arantes [mailto:bernardo@femerj.org]
Enviada em: quarta-feira, 25 de julho de 2007 12:23
Assunto: Parque Estadual dos Tres Picos

Ofício n° 057/2007/Presidência/FEMERJ

 

Rio de Janeiro, 23 de Julho de 2007.

 

Aos Ilmos Membros da SIGEP – Comissão Brasileira de Sítios Arqueológicos e Paleobiológicos

 

Assunto: Apoio à proposta de se reconhecer o Maciço dos Três Picos como Sítio Geológico.

A FEMERJ – Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, Órgão Regulamentador do Montanhismo no Estado do Rio de Janeiro e que congrega os clubes e profissionais de montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, através da presente, após minuciosa análise da proposta que nos foi apresentada pelo Sr. Marcelo Ambrosio Ferrassoli, com relação ao estudo geológico realizado no Maciço dos Três Picos, vem oferecer seu total apoio ao reconhecimento do mesmo como sítio geológico, ressaltando a importância de sua preservação, não só em razão de sua formação geológica, mas também pela rica biodiversidade que abriga. 

Atenciosamente,

Bernardo Collares Arantes

Presidente da FEMERJ


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 27 de julho de 2007 14:45
Assunto: Proposta Parque Estadual dos Três Picos, RJ - APROVADA
 
Prezados Miguel Antônio e coproponentes,
 
Seguindo as normas da SIGEP, comunico, com satisfação, que a sua proposta de sítio e compromisso de descrição foram aprovados conforme pode ser visto na própria página da proposta:
 
Assim, o sítio "Parque Estadual dos Três Picos, RJ", passa a ser relacionado na lista de propostas aprovadas (http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm).
Isto considerado, aguardamos a elaboração da minuta do artigo o qual, uma vez aprovado, registrará em definitivo o sítio no cadastro da SIGEP, juntamente com o elenco de propostas de preservação como patrimônio geológico, através de sua publicação na Internet (bilingüe) e no volume III de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.

Solicitamos leitura atenta das instruções para os autores visto que elas sofreram algumas adições e pequenas modificações, lembrando entre outros tópicos dessas instruções:
- enviar em Word (não em pdf) em uma coluna só, mas já no formato geral especificado de página e tipos de letras determinados (faremos a editoração final em duas colunas após a revisão final e aprovação do artigo);
- versão em inglês somente depois do artigo ser aprovado;
- uma ou duas fotos de página inteira para Fig. 01 significativa e bonita que retrate da melhor forma possível o sítio;
- todas as figuras e fotos, com ótima resolução e QUALIDADE a melhor possível, deverão ser enviadas em arquivos separados após a aprovação e disponibilização do artigo na internet; entretanto, elas podem ser incluídas inicialmente no texto com resolução rebaixada (~ 100 dpi) para o pre print na internet;
providenciar minicurrículo bilingüe com uma foto de cada autor;
- desdobrar, na medida do possível, o capítulo MEDIDAS DE PROTEÇÃO nos ítens indicados;
- ver detalhes e todas outras orientações em:
http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm

Favor confirmar o recebimento deste email e informar a data mais provável em que encaminharão a primeira minuta do artigo.

Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.

Saudações geológicas

Manfredo
p/corpo editorial 
 
c/co SIGEP

Manfredo Winge
Representante da SBG na SIGEP: 

De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 14 de junho de 2010 13:22
Para:
Assunto: SÍTIOS APROVADOS - COMPROMISSO DE DESCRIÇÃO COM VISTAS AO VOLUME III
Prezado proponente,
na lista de geossítios aprovados com compromisso de descrição no site da SIGEP consta (m) proposta(s) sua.
Algumas dessas propostas estão com data de compromisso de submissão vencidos ou a vencer; outras já estão até com minuta analisada.
Estamos definindo a viabilidade de o Volume III de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL ser publicado dentro do menor prazo possivel, prevendo como de 25 o número mínimo de sítios que tenham sua descrição submetida e aprovada para publicação pela SIGEP.
Assim, necessitamos que informe se a submissão do artigo referente a sua proposta consta REALMENTE de sua programação e a DATA MAIS PROVÁVEL de ocorrer para que possamos agendar o financiamento ou patrocínio da obra.
Cordiais saudações
Carlos Schobbenhaus
Presidente da SIGEP


De: Miguel Tupinambá [mailto:diorito@uol.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 16 de junho de 2010 00:51
Para: Manfredo Winge
Cc: schobben@df.cprm.gov.br
Assunto: Re: ENC: SÍTIOS APROVADOS - COMPROMISSO DE DESCRIÇÃO COM VISTAS AO VOLUME III

Prezados Manfredo e Schobbenhaus,
Estou ciente e consciente do atraso do documento do sítio Tres Picos, RJ, e mantenho o compromisso da submissão do texto até o dia 2 de julho, sexta-feira.
Agradeço de antemão a compreensão,
Miguel Tupinambá e colaboradores


AVALIAÇÃO FINAL DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  Parque Estadual dos Três Picos, RJ
Proponentes:  
Miguel Antonio Tupinambá Araújo Souza; Marcelo Ambrosio Ferrassoli; Luiz Guilherme Almeida do Eirado Silva

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE(S)

PARECER
Favorável
Não favorável 
Abstenção
Não se pronunciou

Academia Brasileira de Ciências – ABC Diógenes de Almeida Campos  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Célia Regina de Gouveia Souza Favorável
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM Emanuel Teixeira de Queiroz
Gilberto Ruy Derze
Rodrigo Miloni Santucci
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA Ricardo José Calembo Marra  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Carlos Fernando de Moura Delphin Isolda dos Anjos Honnen  
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS Ricardo Latgé Milward de Azevedo
Rogério Loureiro Antunes
Wagner Souza Lima
Favorável
Serviço Geológico do Brasil – CPRM Carlos Schobbenhaus
Antônio Ivo de Menezes Medina
Mylène Luíza Cunha Berbert-Born
Favorável
Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE Angelo Spoladore
Clayton Ferreira Lino

Favorável

Sociedade Brasileira de Geologia – SBG Manfredo Winge
José Elói Guimarães Campos
Favorável
Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP Antônio Carlos S. Fernandes
Marcello Guimarães Simões
Max Cardoso Langer

Favorável