SIGEP - COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS
(ABC-ABEQUA-CPRM-DNPM-IBAMA-IBGE-IPHAN-PETROBRÁS-SBE-SBG-SBP)
=======================

PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO ou PALEOBIOLÓGICO DO BRASIL
A SER PRESERVADO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

1. NOME do SÍTIO(*):Turfeira da Campina do Encantado, Pariquera-Açu, SP                                 

2. PROPONENTE
Nome completo: Alethéa Ernandes Martins Sallun
Endereço p/ postagem: Avenida Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo -SP
Instituição: Instituto Geológico
Fax:(11) 50772019
Telefone: (11) 50735511 – ramal 2033
e-mail: alethea@igeologico.sp.gov.br
Endereço curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8837136090645387

Marque a alternativa correta abaixo:
você está propondo:
[X] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP e candidatando-se à sua descrição (*);
[  ] sítio geológico/paleobiológico ainda não sugerido à SIGEP sem candidatar-se à sua descrição; 
[  ] candidatar-se à descrição (*) de sítio geológico/paleobiológico já aprovado pela SIGEP.
(*) - o sítio deverá ser descrito em duas versões, português e em inglês, e de acordo com as Instruções aos Autores.

Data da proposta:   22/10/2008       

4. CASO TENHA ESTUDADO O SÍTIO e esteja se candidatando a descrevê-lo com artigo científico, informe:
a) DATA PROVÁVEL de entrega da minuta do artigo:   20/01/2009  (3 meses após aprovação proposta) 
b) CO-AUTORES(*)

Kenitiro Suguio – IGc/USP – kenitirosuguio@hotmail.com

William Sallun Filho – IG/SMA-SP – wsallun@igeologico.sp.gov.br

Márcia Santana de Lima– IF/SMA-SP - marcia.par@hotmail.com

5. TIPOLOGIA DO SÍTIO (marque com X os tipos e com XX o tipo mais característico do sítio):

[   ]Astroblema                 
[X]Estratigráfico              
[   ]História da Geologia, Mineração, Paleontologia..
[   ]Marinho-submarino  
[   ]Metamórfico                
[XX]Paleoambiental           
[X]Sedimentar                  
[   ]Outro(s):

[   ]Espeleológico  
[   ]Geomorfológico
[   ]Hidrogeológico
[   ]Ígneo
[   ]Metalogenético
[   ]Mineralógico
[X]Paleontológico
[   ]Tectono-estrutural

Observação: [X] Inclui vestígios arqueológicos  -  [  ] Interesse Histórico/Cultural

6. LOCALIZAÇÃO
a. Município(s)/UF: Pariqüera-Açu/SP
2. Nome do local: Parque Estadual Campina do Encantado
3. Coordenadas geográficas (Lat/Long) do centróide da área do sítio: 

          
Latitude: 24o 38'45.9"S - Longitude: 47o 46'32.7"S

7. JUSTIFICATIVAS(*): Na Campina do Encantado está preservado um conjunto de indicadores paleoambientais em área continental que indicam padrões de mudanças ambientais de escalas milenares correlacionáveis com os estágios marinhos isotópicos e variações relativas do nível do mar reconhecidos mundialmente. A Campina do Encantado abriga uma grande turfeira com mais de 6 m de espessura que contêm gás metano estocado no subsolo passível de ser canalizado para a superfície e entrar em combustão naturalmente.

8. BREVE DESCRIÇÃO DO SÍTIO(*):

 

A Campina do Encantado está situada no vale do Baixo Rio Ribeira de Iguape, entre os rios Pariquera-Açu e Pariquera-Mirim, na Planície Cananéia-Iguape no sudeste do Estado de São Paulo (SP), cerca de 19 km de distância da linha de praia atual. A Campina do Encantado abriga uma turfeira com mais de 6 m de espessura que contêm gás metano estocado no subsolo, passível de ser canalizado para a superfície e entrar em combustão naturalmente. A turfeira ocupa uma área superior a 28 km2, sobre sedimentos da Formação Pariquera-Açu e depósitos paleolagunares da Formação Ilha Comprida (Suguio 2004). A turfeira apresenta idades máximas de 3560 a 3380 cal. anos A.P. Pelos resultados obtidos da composição de δ13C da turfeira, conclui-se que os sedimentos tem muita contribuição de plantas do ciclo fotossintético C3 (arbóreas) durante todo o registro obtido exibindo valores de -24.5‰ (3,65 m de profundidade) até -29.3‰ (0 m de profundidade). Atualmente a área da turfeira é drenada pelo Baixo Rio Ribeira de Iguape que desemboca no Oceano Atlântico a SE. Além de sua importância ambiental, a Campina do Encantado apresenta importantes vestígios arqueológicos e interesse histórico-cultural. No entorno da turfeira ocorrem vários sambaquis, vinculados pelas suas posições geográficas e idades, à evolução geológica holocênica da paleolaguna (Suguio et al. 1992). Sambaquis são utilizados na reconstrução de antigos níveis marinhos e paleolinhas de praia em diversos locais no mundo, associados a indicadores geológicos e biológicos. Adjacente a turfeira, os sambaquis apresentam idades de 5870 a 5600 cal. anos A.P., 5923 a 5272 cal. anos A.P. e 5670 a 4974 cal. anos A.P. Para as amostras de conchas de sambaquis os valores de δ13C oscilam entre -3.00‰ a -3.66‰. As idades radiocarbono de sambaquis e turfeira, localizados a uma distância de 25 a 19 km da linha de praia atual e com elevação de 8 a 7 m acima do nível relativo do mar atual, sugerem padrões de mudanças ambientais de escalas milenares correlacionáveis com os estágios marinhos isotópicos e variações relativas do nível do mar reconhecidos mundialmente. Quando o nível marinho em ascensão atingiu o presente nível, entre 7000 e 6500 anos A.P. (no Brasil denominada de Transgressão Santos) formou-se um sistema lagunar muito extenso, com máxima extensão em 5.100 anos A.P., com desenvolvimento de sambaquis que hoje estão há mais de 20 km da linha de praia. Mais tarde, o nível relativo do mar desceu mais ou menos regularmente, com duas importantes flutuações negativas, entre 4100 e 3600 anos A.P. e 3000 e 2500 anos A.P., que favoreceu a deposição da turfeira da Campina do Encantado, francamente continental.

 

 

 

Figura 1: Imagem LANDSAT da turfeira da Campina do Encantado, adjacente ao Rio Ribeira de Iguape..

 

9. SITUAÇÃO ATUAL DE CONSERVAÇÃO E ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO: O Parque Estadual Campina do Encantado é uma Unidade de Conservação sob administração da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. 
10. BIBLIOGRAFIA REFERENTE AO SÍTIO PROPOSTO(*):

Suguio K., Martin L., Flexor J.M. 1992. Paleoshorelines and the sambaquis of Brazil. In: L.L. Johnson & M. Stright (eds.) Paleoshorelines and prehistory: An investigation of method: CRC, Boca Raton, pp: 83-99

Suguio K. 2004. O papel das variações do nível relativo do mar durante o Quaternário tardio na origem da Baixada Litorânea de Juréia, SP. In: O.A.V. Marques & W. Duleba (eds.) Estação Ecológica Juréia-Itatins – Ambiente Físico, Flora e Fauna. Holos Ed., Ribeirão Preto, 34-41 pp.

11. FOTO E SINOPSE DO CURRICULUM VITAE DO(S) CANDIDATO(S) A AUTOR(ES)(*):

 

 

Alethéa Ernandes Martins Sallun - Geóloga, Mestre e Doutora em Geociências pelo Instituto de Geociências da USP. Tem como áreas de atuação a Estratigrafia e Geologia do Quaternário. Atualmente é Pesquisadora Científica na área de Geologia Geral no Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

Kenitiro Suguio - Geólogo e Doutor pela Fac. Filos. Ciências e Letras da USP. Pós-doutor em Oceanografia pela Tokyo University, Japão. Livre-docente e Professor Emérito do Instituto de Geociências da USP. Durante os últimos 25 anos é um ativo participante dos projetos IGCP e IGBP em Geologia do Quaternário. Ele recebeu em 1993 o Prêmio Jabuti (Área de Ciências Naturais e Medicina) da Câmara Brasileira do Livro, e em 1998 a Comenda da Ordem Nacional de Mérito Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele é também Professor Titular da Universidade de São Paulo e do CEPPE (Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) da Universidade Guarulhos (SP).

 

 

 

William Sallun Filho - Geólogo, Mestre e Doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da USP. Tem como áreas de atuação a Paleontologia do Pré-cambriano e a Geologia de Terrenos Cársticos. Atualmente é Pesquisador Científico na área de Geologia Geral no Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

Márcia Santana de Lima - Diretora do Parque Estadual Campina do Encantado, possui ampla experiência em gerenciamento ambiental e desenvolvimento sustentável em Unidades de Conservação e Educação Ambiental. Implantou o Programa Jovens Econscientes, produzindo mais de 60 mil mudas nativas/ano para  recuperação de áreas degradadas, além de capacitar jovens como agentes multiplicadores de educação ambiental para atuarem junto a comunidade.

RESERVADO À SIGEP:
DATA APROVAÇÃO DA PROPOSTA:      20/12/2008                      -           MINUTA PREVISTA PARA: 20/03/2009                REVISADA P/ 31/3/2010

COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES DA SIGEP
E DA COMUNIDADE GEOCIENTÍFICA
E RÉPLICAS DO PROPONENTE


De: Isolda Honnen [mailto:isoldah@iphan.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 23 de outubro de 2008 13:05
Assunto: Re: Proposta de Sitio Geologico - DISPONIBILIZADA

.....

Votamos favoravelmente à inclusão do sítio "campina do encantado" sobretudo pela presença dos sambaquis, importantes testemunhos arqueológicos existentes na área, mas também pelo fato do sítio ser há muito conhecido através de histórias e lendas associadas a efeitos da perfuração do solo causados pela presença de metano no subsolo (a combustão natural, conforme se menciona na "breve descrição do sítio"). O fato de já ser uma unidade de conservação protegida é também muito positivo do nosso ponto de vista, pois acreditamos que, paulatinamente, sítios relevantes como patrimônio geológico e/ou paleobiológico devam ter alguma forma de proteção que garanta a sua preservação. Sugerimos que seja marcado no formulário de proposta, no item 5, o campo "Interesse histórico/cultural".

......

Isolda dos Anjos Honnen

Iphan


De: fernande [mailto:fernande@acd.ufrj.br]
Enviada em: sexta-feira, 24 de outubro de 2008 19:37
Assunto: Re: RES: Proposta de Sitio Geologico - DISPONIBILIZADA

 ...........
as características da turfeira e a presença dos sambaquis justificam plenamente a aprovação do sítio que, por sinal, já se encontra em área protegida. Sou integralmente a favor da aprovação.

Antonio Carlos Sequeira Fernandes (Representante da SBP na SIGEP)


De: João Wagner Alencar Castro [mailto:castro@mn.ufrj.br]
Enviada em: quarta-feira, 5 de novembro de 2008 10:45
Assunto: ABEQUA PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO: Turfeira da Campina do Encantado

 

A ABEQUA vota favoravelmente pela proposta de sitio geológico "Turfeira da Campina do Encantado", situada no vale do rio Ribeira de Iguape - SP, tendo em vista a preservação  patrimonial e ambiental  desse importante registro quaternário (Holoceno).  O tombamento do sitio de valor geológico-histórico-cultural, representa não só a preservação de um depósito de tufeira em si, mais também, o registro de antigos niveis marinhos nesse trecho do litoral sul do Estado de São Paulo.

Prof. João Wagner Alencar Castro, Dr.
Representando a ABEQUA

De: Norma Cruz [mailto:ncruz@rj.cprm.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 10 de novembro de 2008 14:31
Assunto: Re: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO: Turfeira da Campina do Encantado

 

Obrigada  pelo envio do sítio. Achei muito interessante e é muito importante o seu estudo e conhecimento.

Abraços

Norma


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 28 de novembro de 2008 09:51
Cc: Alethéa Ernandes Martins Sallun (alethea@igeologico.sp.gov.br); Kenitiro Suguio (kenitirosuguio@hotmail.com); Márcia Santana de Lima (marcia.par@hotmail.com)
Assunto: VOTO da SBGeo: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO: Turfeira da Campina do Encantado

 

parece-me que esta é a primeira vez em que uma turfeira está sendo proposta à SIGEP como sítio a ser preservado.

A SBGeo acompanha o parecer e voto da ABEQUA, aproveitando para sugerir que os autores abram um tópico no artigo referente à palinologia.

 

Manfredo Winge
Representante da SBGeo na SIGEP

2008 - ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA - AIPT


De: Carlos Schobbenhaus [mailto:schobben@df.cprm.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 19 de dezembro de 2008 15:58
Cc: Alethéa Ernandes Martins Sallun; Kenitiro Suguio; Márcia Santana de Lima
Assunto: VOTO da CPRM: PROPOSTA DE SÍTIO GEOLÓGICO: Turfeira da Campina do Encantado

 Prezados colegas da SIGEP,
A CPRM acompanha os pareceres da ABEQUA, IPHAN e SBGeo, votando favoravelmente pela aprovação da proposta Turfeira da Campina do Encantado, Pariquera-Açu, SP.
Considerando que a área proposta é relativamente grande (2.800 ha), sugiro que na sua descrição seja destacado um sítio-tipo, além da indicação de outros sítios com características semelhantes, mas de importância secundária.
Carlos Schobbenhaus
Membro da CPRM na SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 19 de dezembro de 2008 17:21
Para: Alethéa Ernandes Martins Sallun (alethea@igeologico.sp.gov.br); Kenitiro Suguio (kenitirosuguio@hotmail.com); Márcia Santana de Lima (marcia.par@hotmail.com); William Sallun Filho (wsallun@gmail.com)
Assunto: Sítio Turfeira da Campina do Encantado, SP - Proposta APROVADA

 

Prezada Alethea e demais proponentes, 

seguindo as normas da SIGEP, comunico, com satisfação, que a proposta de vocês com compromisso de descrição foram aprovados.

Assim, o sítio " Turfeira da Campina do Encantado, Pariquera-Açu, SP", passa a ser relacionado na lista de sítios aprovados e com autores comprometidos com a sua descrição: http://www.unb.br/ig/sigep/quadro.htm.

 Isto considerado, solicitamos confirmar a data mais provável de entrega da primeira minuta do artigo com o qual, uma vez aprovado, se registrará em definitivo o sítio junto à SIGEP, juntamente com o elenco de propostas de preservação/conservação como patrimônio geológico, através de publicação na Internet e, eventualmente, em volume de SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL.

 A elaboração da minuta do artigo deve seguir as instruções (*) para os autores e considerar as sugestões e recomendações apresentadas pela comunidade geocientífica e pelos membros da SIGEP expressas na página da proposta:

http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Turfeira_Campina_Encantado_SP.htm

 Qualquer dúvida a respeito favor nos contactar.

Manfredo Winge
Representante da SBGeo
p/corpo editorial

c/c SIGEP


De: Manfredo Winge [mailto:mwinge@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 29 de setembro de 2009 08:30
Para: Alethéa Ernandes Martins Sallun (alethea@igeologico.sp.gov.br); Kenitiro Suguio (kenitirosuguio@hotmail.com); Márcia Santana de Lima (marcia.par@hotmail.com); William Sallun Filho (wsallun@gmail.com)
Assunto: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Prezado colega,

 estamos revisando as propostas aprovadas cujas descrições, a serem expressas em artigos científicos no padrão da SIGEP, poderão compor capítulos (previstos 30) do Volume III do livro SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS DO BRASIL cuja publicação está sendo programada para 2010 com o apoio da CPRM.

Lembramos que os artigos, à medida que forem sendo aprovados, serão publicados na Internet em “pre print”, garantindo a sua publicação nesse próximo volume.

 

Isto posto, solicitamos informar alternativamente:

 

1) se ainda pretendem descrever o sítio e, neste caso, quando poderemos contar com a 1ª minuta para análise;

2) caso estejam desistindo de descrever o sítio, se poderiam indicar geocientista(s) que trabalhou na área e que poderia eventualmente descrevê-lo;

3) se esse sítio, por desastre natural, depredação  e/ou outras causas, perdeu suas características originais, não se justificando mais cadastrá-lo como sítio a ser protegido. Neste caso, favor nos comunicar essa situação com os devidos detalhes que serão transcritos na página da proposta a ser então cancelada.

 

Agradecemos antecipadamente

Comissão Editorial do Volume III da SIGEP

Ref. Sítio aprovado


De: aletheamartins@hotmail.com [mailto:aletheamartins@hotmail.com] Em nome de Alethea Martins
Enviada em: segunda-feira, 5 de outubro de 2009 12:05
Para: mwinge@terra.com.br; kenitirosuguio@hotmail.com; marcia.par@hotmail.com; wsallun@gmail.com
Assunto: RE: INVENTÁRIO SÍTIOS GEOLÓGICOS DO BRASIL e chamada para os capítulos do Volume III da SIGEP

 Prezado Manfredo,
 Confirmamos a descrição do sítio "Turfeira da Campina do Encantado" para até março/2010. Desculpe-me a demora mas estávamos esperando o plano de manejo ser aprovado para melhor descrição da preservação do sítio.

Abs
Alethéa


AVALIAÇÃO DE PROPOSTA
DE DESCRIÇÃO DE SÍTIO GEOLÓGICO - PALEOBIOLÓGICO

Nome do Sítio:  Turfeira da Campina do Encantado, Pariquera-Açu, SP 
Proponentes:
Alethéa Ernandes Martins Sallun; Kenitiro Suguio; William Sallun Filho; Márcia Santana de Lima

Considerando os pareceres, comentários e réplicas constantes na página da proposta, as instituições membros da SIGEP, assim se pronunciam, através de seus representantes, quanto à proposta em epígrafe

 

INSTITUIÇÃO PARECER
Favorável
Não favorável 
Abstenção
Restrições/Exigências
Não se pronunciou[
Em banco]
Academia Brasileira de Ciências – ABC  
Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA Favorável
Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM  
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE  
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis– IBAMA  
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Favorável
Petróleo Brasileiro SA - PETROBRÁS  
Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Favorável

Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE

 

Sociedade Brasileira de Geologia – SBGeo

Favorável

Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP

Favorável